segunda-feira, 29 de outubro de 2018

FESTIVAL ACORDES DO AMANHÃ LEVA MÚSICA PRA TODOS OS LADOS

Uma celebração entre a arte e a cidade, levando música a praças, feiras livres, terminais de ônibus, linhas de metrô, escolas e hospitais. É o que promove o Acordes do Amanhã – Festival Itinerante de Música. Em novembro, o evento chega à segunda edição passando por oito cidades cearenses. Começa em Fortaleza, no dia 9, e até o dia 17 acontecerá também em Itapajé, Guaramiranga, Caucaia, Aquiraz, Sobral, Orós e Paracuru. 

Em Fortaleza são cerca de 120 apresentações musicais em 36 locais, com sons dos mais diversos gêneros musicais, propondo à população uma reflexão sobre como os ritmos e melodias estão presentes em vários momentos do cotidiano. Do fone de ouvido no ônibus ao batuque na mesa do bar, da banda na casa de espetáculo ao artista que faz da rua o seu palco. Em diversas situações “Somos música”, lema desta edição.

Depois do Ceará, o Acordes do Amanhã pega a estrada em dezembro para proporcionar mais encontros musicais com a população em espaços públicos do Rio de Janeiro, da Bahia, de Goiás e do Rio Grande do Sul. 

O Acordes do Amanhã se espalha por terminais (Papicu, Siqueira, Parangaba, Lagoa,  Conjunto Ceará, Messejana, Antônio Bezerra),  rotas de ônibus e a linha de metrô Fortaleza - Maracanaú; além das Praças José de Alencar e do Ferreira, Praia de Iracema (Praia dos Crush e Espigão Beira Mar), dos Mercados dos Peixes, Central e São Sebastião, além de escolas, hospitais e feiras livres. 

Orquestra Popular do Nordeste

Entre as atrações, Ceará Brass Quinteto (grupo de sopros com repertório de jazz, erudito e MPB), Sax in Cena (quarteto de saxofone), Siara Quarteto (grupo de violino, viola e violoncelo com repertório erudito e popular), Giorgi Gelashvili e Liana Fonteles (cantores líricos), Duo Glière (formado pela violinista Liu Ying e a violoncelista Dora Utermohl, professoras da UFC), Escaleta com Charanga (jazz instrumental de Thiago Almeida, Mateus Farias e Michael Rodriguez), OPN – Orquestra Popular do Nordeste, dentre outros. 

A Plataforma Sinfonia do Amanhã é um projeto parceiro do festival. A iniciativa está voltada ao ensino de música e prática orquestral e coral para crianças e adolescentes de 8 a 18 anos, oferecendo ferramentas de inserção social, desenvolvimento educacional e cultural.  

SERVIÇO:
2º Festival Acordes do Amanhã – Fortaleza e Itapajé (9/11), Guaramiranga (10/11), Caucaia (13/11), Aquiraz e Sobral (13 e 14/11), Orós (16/11) e Paracuru (17/11).  www.festivalacordesdoamanha.com.br. Contatos: (85)3235-4063. @acordesdoamanha

Mandacaru Jazz


MATHEUS CEARÁ APRESENTA NOVO STAND UP NO VIA SUL

Em seu primeiro show de stand up comedy, Matheus Ceará aborda temas comuns à comédia de cara limpa: piadas, observações e comentários bem-humorados de questões do cotidiano, sempre com um ponto de vista particular, sábado, dia 3 de novembro, às 21h30min, no Theatro Via Sul Fortaleza.

Em uma nova fase, o comediante deixa de lado a sua característica indumentária para se mostrar por inteiro no palco. Agora ele chega sem personagem para contar sobre a sua infância no Nordeste, mostrando uma realidade muito diferente dos dias de hoje. Além de comentar sobre a mudança para São Paulo, família, casamento, filho e como é trabalhar na televisão. Também contará sobre a cirurgia bariátrica e as diferenças entre ser gordo e magro.

Matheus Martone nasceu em Fortaleza e mudou-se para o interior de São Paulo ainda criança. Começou a imitar os amigos e professores da escola e, percebendo o seu potencial para a comédia, lançou o seu primeiro show aos 14 anos. No começo da carreira, tinha vergonha de subir ao palco de cara limpa. Desse modo, adotou a indumentária comum do caipira nordestino. Assim surgiu o personagem Matheus Ceará.

Em 2010, Matheus venceu o quadro “Quem chega lá”, do “Domingão do Faustão”. Há quase cinco anos ele é um dos personagens mais queridos do humorístico “A Praça é Nossa”, onde é responsável por alguns dos picos de audiência do programa.

“Socano a Bucha” foi o show que rodou por todo o Brasil em 2015, com sessões lotadas. Em 2016, criou o show “Inédito Para Quem Nunca Viu”, com o qual fez turnê pelo país. A agora, apresenta um novo solo totalmente diferente do que já fez antes.

Mais informações: (85) 3099-1290 | Whatsapp: (85) 9 9105.0786.




sexta-feira, 26 de outubro de 2018

PROJETO IMAGINÁRIO LEVA MÚSICA INSTRUMENTAL AO IATE CLUBE DE FORTALEZA

A música instrumental aporta novamente no Iate Clube de Fortaleza. A bordo do projeto Imaginário, neste sábado, 27, a partir das 17h, o público é convidado a conferir os shows do músico Samuel Rocha e do grupo S.G 4tet. A entrada é gratuita.

Samuel Rocha é pernambucano residente no Ceará desde os quinze anos de idade e vem consolidando o seu trabalho no sentido de fortalecer o choro e a música regional. Nessa apresentação conta com Mateus Farias na flauta e Igor Ribeiro na percussão, trazendo os sucessos do choro e da bossa nova.

Samuel Rocha

S.G 4tet é um grupo comprometido com o autêntico jazz, com o núcleo do seu repertório  composto dos standards de jazz, assim como canções dos clássicos da bossa nova. Todas essas músicas, porém, são interpretadas da maneira própria desenvolvida pelo o grupo que elaboram arranjos moderno, reunindo a mais instigante arte da improvisação.

Em sua segunda edição em Fortaleza, o projeto Imaginário acontece mensalmente, no final de tarde de sábado. Recentemente, o projeto aconteceu em Natal (RN), reunindo o músico potiguar, Sibérius Lima, e os músicos de Cabedelo (PB), Júnior Mola e Clevaldo Rodrigues com as participações especiais dos jovens participantes do projeto Um Toque de Vida realizado nestas respectivas cidades.

Serviço:
Projeto Imaginário 
Shows de  Samuel Rocha e S.G 4tet
Local: Iate Clube de Fortaleza
Avenida Abolição,  4813 -  Cais do Porto  
Dia 27 de setembro
Horário: 17h


S.G 4tet.

MFF PROMOVE EVENTO PARA AMANTES DA FOTOGRAFIA E FÃS DO U2

Chegou a hora dos fãs do U2 se prepararem para descobrir o conceito de um grande álbum do grupo. No dia 27, às 14h, o primeiro piso do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF) será inundado por melodias icônicas da grande banda irlandesa, resultando em um diálogo da fotografia com a música. 

Através da mediação da série Sea Scapes, do artista Sugimoto, a Banda One, cover do U2, juntamente com uma orquestra, acompanhará na descoberta da história da fotografia que estampa a capa do álbum “No Line on the Horizon”, como as músicas foram criadas inspiradas na obra do fotógrafo, transformando-as em grandes canções, e a técnica usada pelo artista em sua série. 

Um evento gratuito e imperdível para os fãs da banda, da fotografia e da arte. Inscrições pelo sympla.com.br.


quinta-feira, 25 de outubro de 2018

CORAL DA UFC E ORQUESTA SONIAL APRESENTAM ESPETÁCULO D´ÁGUA

A água é o símbolo da vida, da pureza e, principalmente, do amor. A água protege o feto, batiza a criança, diverte homens e mulheres, lava e purifica todo o percurso da vida. É disso que fala o próximo espetáculo do Coral da UFC: d’Água. A temporada tem estreia marcada para o dia 2 de novembro, às 20 horas, no Teatro Dragão do Mar. As 31 vozes do coral serão acompanhadas pela Orquestra Sonial, formada por 14 instrumentistas, ambos projetos de extensão da universidade. Esta festa de arte e música marca a abertura das comemorações dos 60 anos do Coral da UFC, que acontece em abril de 2019.

O espetáculo sob a direção do  professor e regente Erwin Schrader está sendo cuidadosamente preparado há dois anos, somando-se aproximadamente 620 horas de ensaio de voz e expressão corporal,com a condução de mais dois professores, o regente Gerardo Viana Jr. e o maestro Jaderson Teixeira. Como é um espetáculo de formação e extensão universitária,  todos os arranjos foram feitos pelo próprios professores e musicistas que são, em sua maioria, estudantes do curso de Música da instituição. No repertório, músicas de compositores brasileiros e, entre eles, destacam-se os cearenses Fausto Nilo, Belchior, Flávio Paiva e Tarcisio Sardinha. 

O cenário é um brilho à parte nesta montagem. O palco do Teatro do Dragão será coberto por um espelho d´água por onde circularão 5.000 litros de água, totalmente reaproveitada e tratada para evitar desperdício. Uma complexa engenharia que possibilitará momentos de rara beleza. Neste espaço cênico de muita água e som, as 45 pessoas em cena darão visibilidade à fusão das linguagens artísticas de teatro, música e dança desenvolvidos na UFC para contar a história da Sociedade da Água e seu aprendizado sobre o afeto e sua liquidez.

A narrativa se passa em um universo mágico onde existe a Sociedade da Água, uma aldeia erigida em torno de uma cachoeira e de lendas milenares. A história mais lembrada pelo povo trata de três moças responsáveis pela mágica de brotar e purificar a água, que morreram por falta de afeto e, com elas, esvaiu-se a prosperidade do lugar. Apesar do dom que possuíam, a vida delas foi triste. De tamanha tristeza, se jogam no rio durante uma enchente. Assim, a água secou e sobrou um rio de pedras. O vazio. “Foram-se para nunca mais”.

Serviço:
Espetáculo “d’Água” do Coral da UFC
Local: Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Período: sextas, sábados e domingos (2 de novembro a 16 de dezembro)
Horário: 20h (19h aos domingos)
Ingressos na bilheteria: R$ 30,00 (inteira); R$ 15,00 (meia) 




LUIS MARCELO E GABRIEL LANÇAM CLIPE COM PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DA MÃE DELES

Conhecida pelas brincadeiras dos filhos nas redes sociais, Dona Romelia Soares, mãe de Luis Marcelo e Gabriel, é a protagonista do clipe “Tia Cida”, sucesso lançado neste ano pela dupla. A música, que já ultrapassa os 300 mil acessos no YouTube, narra a história de um jovem apaixonado que volta ao bar da “Tia Cida” após uma desilusão amorosa. Assim como os filhos, dona Romelia mostra desenvoltura na frente das câmeras e já conhecida como “Tia Cida” por alguns fãs da dupla. “Tia Cida” tem produção de Rod Bala e está disponível nas principais plataformas digitais como Deezer e Spotify. 


quarta-feira, 24 de outubro de 2018

PÃO DE AÇÚCAR ORGANIZA EVENTO DE VINHOS PARA CLIENTES

O Pão de Açúcar reforça seu pilar de gastronomia e organiza um bate papo semanal com atendentes de vinhos, treinados pelo enólogo Carlos Cabral, especialista em vinhos do Pão de Açúcar. O objetivo é proporcionar aos clientes da rede, experiências relacionadas ao universo da gastronomia e prazer de comer e beber.

O bate-papo, que acontece em tom informal, será gratuito e aberto ao público, e inclui degustação de vinhos, curiosidades sobre a bebida, dicas de harmonização e outras informações para os apreciadores de vinhos, como a recomendação de rótulos mais apropriados para cada ocasião. As vagas são limitadas a 20 participantes por encontro. 

O evento, com duração de uma hora, acontece no Espaço Café ou nas áreas de vendas de vinhos, semanalmente, sempre às quintas-feiras, às 19h, na loja do Center Um (Shopping Center Um) em Fortaleza. Os encontros acontecem nesta quinta-feira (25/10) e seguem com a programação nos dias 01/11 e 08/11. A expectativa é expandir os eventos para mais lojas em breve. 


Foto: Divulgação

terça-feira, 23 de outubro de 2018

QUALITÁ SE REPOSICIONA NO MERCADO E LANÇA NOVOS PRODUTOS

Lançada em 2008 pelo Grupo GPA com o propósito de oferecer uma alternativa de produtos de boa qualidade a um ótimo preço, Qualitá está se reposicionando no mercado, evoluindo o conceito de marca própria no País. Para isso, revisitou todo o portfólio de produtos e a política de preços com o objetivo de levar qualidade ao consumidor a preço baixo se comparado às marcas líderes de cada categoria. Para marcar a mudança, Qualitá mudou toda a sua identidade visual e trocou suas embalagens.

Com o objetivo de atender as diferentes necessidades dos consumidores da marca, Qualitá passa a contar com um portfólio de mais de 1.200 produtos, nas categorias de alimentos e limpeza. Uma novidade é a criação das linhas Leve e Premium, prevista para os próximos meses. A linha Leve trará produtos light e a Premium terá alimentos com ingredientes especiais e de fabricação diferenciada, como chocolates, massas frescas e carne Rubia Gallega. 

“Acreditamos que marca própria é um importante pilar de fidelização de nossos clientes e, em meio às incertezas econômicas ou dúvidas dentre as diversas marcas em um supermercado, acaba sendo uma escolha segura, pois traduz a confiabilidade do consumidor com o varejista. Sendo assim, com nossa habilidade inovadora no setor, buscamos todos os potenciais de Qualitá para deixá-la ainda mais próxima do cliente, valorizando com mais exatidão os atributos de qualidade, confiabilidade e preço”, explica Wilhelm Kauth, Diretor de Marcas Exclusivas do GPA. 

A empresa realizou pesquisas para entender o que seu consumidor esperava de uma marca exclusiva e como a Qualitá poderia atender as expectativas integralmente. Foi constatada a força da marca, composta por mais de mil produtos, mas havia uma oportunidade de extensão e democratização de portfólio. O cliente queria ter o compromisso da qualidade ao adquirir um produto de marca própria e a certeza de que o item comprado entrega verdadeiramente os atributos esperados.  

A partir desses insights, a equipe das áreas de Marcas Exclusivas do GPA se reuniu com fornecedores, identificando oportunidades de melhorias e estudando detalhadamente cada item do portfólio, trocando ingredientes, alterando formulações e identificando novos parceiros. Foram mais de 10 meses de trabalho, onde a marca revisitou todo o portfólio de Qualitá com o objetivo de testar a qualidade dos produtos e garantir o preço baixo. O resultado final é uma linha de produtos de qualidade equivalente à das marcas líderes, com preços em média 30% mais baratos.

“Nossa premissa básica era aumentar o critério de qualidade de todo o portfólio Qualitá. Fizemos degustações com painéis de consumidores e dezenas de encontros com fornecedores até chegarmos a formulações de ingredientes que agradassem aos mais exigentes, porém, mantendo o preço competitivo”, comenta Kauth. A marca decidiu refazer as embalagens, para que transmitisse aos consumidores a qualidade dos produtos, ao mesmo tempo que mostrasse que é econômico e confiável levar itens que antes não faziam parte de sua lista de compras. 

Para reforçar o posicionamento, a marca mudou sua logomarca e sua linha de embalagens. O aubergine (roxo) foi a cor escolhida para marcar essa transformação. O novo posicionamento foi criado pela Innate Motion, consultoria global de branding e estratégia, que atua com sede em 27 países e presente no Brasil desde 2013 auxiliando marcas globais e locais.

A identidade visual foi desenvolvida pela Team Créatif, especializada em design de marcas de consumo, branding e embalagens, com o objetivo de agregar à Qualitá uma imagem que reforce os atributos de qualidade e ao mesmo tempo mostre que é uma marca moderna, criativa, vibrante, além de confiável.

A campanha publicitária foi criada pela agência BETC/Havas. Com o posicionamento “Quem quer mais, quer Qualitá”, a estratégia de comunicação desenvolvida pela agência, apresenta os parceiros da maior marca exclusiva do GPA, além de ressaltar a qualidade e diversidade da linha de produtos.

Foto: Divulgação

VEM AÍ A 12ª EDIÇÃO DO FESTIVAL PONTO.CE

Contagem regressiva para um dos maiores festivais independentes do Brasil: o Ponto.CE XII, que reunirá os fãs da música nos dias 29/11, 30/11, 1/12 e 2/12 com shows no Complexo Armazém, na Praça Verde do Centro Dragão do Mar e no Órbita Bar. A programação também conta com edições em Maracanaú e Sobral. Os ingressos para os shows em Fortaleza já estão à venda.

No line-up desta edição, artistas nacionais e internacionais, como, Max & Iggor Cavalera, Gabriel O Pensador, Pennywise (EUA) e Sepultura, juntam-se a diversos nomes da cena local – Switch Stance, Casa de Velho, Lilt, Old Books Room, Camila Marieta, Erivan Produtos do Morro, Osbkure, entre outros, num total de mais de 30 shows.  

Antes da abertura oficial do festival, nesta sexta-feira, 26 de outubro, acontece o WARM-UP PONTO.CE XII, com shows de Max & Iggor Cavalera, no qual fazem releitura de dois discos clássicos do Sepultura – Beneath The Remains e Arise – e da banda cearense Siege Of Hate (SOH).

Outra novidade do Ponto.CE XII é a parceria com o Spotify. No player oficial, o perfil Festival Ponto.CE (link https://spoti.fi/2NUQZFw ) traz playlists com as músicas das atrações de cada dia do festival. O lançamento do Ponto.CE XII, aconteceu juntamente com o Spotify na última segunda (22/10).

O festival encerra sua programação no dia 2 de dezembro juntamente com a realização do Festival Cabeçada, no Órbita Bar, que contará com as bandas Bratislava (SP), Backdrop Falls, Lilt, The Blueberries, Mad Grinder (RN),  Rafiusk, Magí e Voltare (SP).

O Festival Ponto.CE XII foi aprovado no X Edital Mecenas do Ceará, e conta com apoio do Órbita Bar, Governo do Estado, da Enel, e do Centro Dragão do Mar de Arte Cultura  e é uma realização da Empire e da Bandeira R.

Quer conferir a programação completa do Festival? Então acessa: www.pontoce.com.br

Max e Iggor Cavalera
Foto: Divulgação

segunda-feira, 22 de outubro de 2018

EXPOSIÇÃO "VACAS MAGRAS" DE VOLTA À UNIFOR

Intitulada “Vacas Magras”, a intervenção urbana da artista plástica Márcia Pinheiro, composta por 10 esculturas em tamanho real,de animais subnutridos, símbolos da seca no sertão, feitas de fibra de vidro e resina, volta ao Campus da Universidade de Fortaleza (Unifor) a partir desta terça (23/10) e vai até dia 20 de dezembro deste ano. As “Vacas Magras” estiveram expostas de fevereiro a abril de 2017, também no Campus da Unifor.

De acordo com Márcia Pinheiro, “as vacas têm a função de sensibilizar as pessoas e aproximá-las da realidade enfrentada pelos moradores do interior. Realidade essa que está próxima de nós, mas muitas vezes é esquecida.”  A identificação da artista com o sertão, cenário recorrente em seu trabalho, vem da família, especialmente da mãe, que mora na cidade de Milhã, no interior do Ceará.

Além de sensibilizar, a artista complementa que as esculturas dos bovinos desnutridos e esqueléticos servem para alertar sobre o problema da seca e revela que em seus trabalhos sempre predomina alguma problemática social. “Meu objetivo sempre é chamar atenção das pessoas para as questões sociais através da arte”.


Sobre a reação do público, ela conta: “Sempre me surpreendo com a forma como as pessoas interagem com o trabalho. Algumas tocam, conversam, dão nomes e até alimentam as vacas. É muito gratificante conseguir fazer as pessoas refletirem sobre algo, inesperadamente, principalmente numa espaço público, no meio da correria que é a rotina de todos nós no mundo atual”, comenta Márcia.

A exposição “Vacas Magras” foi viabilizada por meio da Lei Rouanet e realização conjunta da Fundação Edson Queiroz - Universidade de Fortaleza, Núcleo de Produções Culturais e Esportivas – Nuproce, Ministério da Cultura e Governo Federal e com patrocínio do Bradesco.




ENGENHO DEDÉ CHEGA A BELO HORIZONTE

O Restaurante Engenho Dedé chega a Belo Horizonte. Com ambiente confortável e design aconchegante, o espaço escolhido para sediar o novo braço do Grupo Dedé fica no Shopping Del Rey, na região da Pampulha. No cardápio, 30 tipos de pratos e 28 de petiscos. Os carros-chefes da casa são o joelho de porco, a costelinha do Dedé e a carne de sol, pratos consagrados nas seis unidades do grupo no Norte/Nordeste do País, espalhadas pelas cidades de Manaus, Fortaleza e Belém.

A pré-inauguração do Restaurante Engenho Dedé ocorreu no dia 15 de outubro para 230 convidados, e toda a renda auferida no evento foi revertida integralmente para a Creche Recanto do Menor, uma instituição filantrópica que atende cerca de 140 crianças, em Belo Horizonte. Em um momento de emoção, as crianças apresentaram um número musical em agradecimento pela doação recebida. 

Na ocasião, André Parente, o Dedé, explicou a sua ligação com Minas Gerais, que começou há 27 anos quando vendia pastéis em uma barraca de 2 x 2 metros em Manaus, em plena crise econômica do início dos anos 90. Ali, ele conheceu o mineiro Paulo Luís Roberto Teixeira, que viria a ser um grande amigo e que o inspirou na culinária, na cultura e nos hábitos de Minas.


O Restaurante Engenho Dedé dispõe de mil marcas de cachaças, incluindo tipos especiais como a Anísio Santigo e a Vale Verde. Além disso, os pratos recebem um cuidado especial do próprio chef Dedé, a exemplo do Joelho de Porco, onde há um cuidado especial com o tempo de cozimento e as peças são uniformemente assadas, sem perda de gordura, o que não ocorre no tipo “alemão”. 

A carne de sol é um capítulo à parte, pois é considerada simplesmente a melhor do Brasil.  A carne de filé, picanha ou de alcatra recebe acompanhamentos variados, como a macaxeira e o queijo coalho do nordeste brasileiro ou o tropeiro de Minas.O cardápio inclui ainda pratos com camarões, pastéis e carne de sol com recheios e acompanhamentos variados, caldos, diversas modalidades de filés, bacalhaus e saladas. 

O passeio pela gastronomia brasileira tem destaque ainda nos pratos da região Norte, como a moqueca amazônica e peixes como tambaqui, temperados com ervas da região que vão surpreender o paladar mineiro. 

Dentro do conceito Empório, há também uma imensa oferta de doces, queijos, conservas, castanhas, amendoins e bombons com todo tipo de recheio. E, a exemplo do que acontece com as bebidas, tem parceiros escolhidos a dedo, que ganham o selo Dedé. 

Dedé progrediu ao longo dos anos e construiu uma rede com 400 funcionários, sendo 47 empregos diretos em Belo Horizonte, onde investiu 3,5 milhões na nova unidade.


CISSA GUIMARÃES APRESENTA "DOIDAS E SANTAS" NO THEATRO VIA SUL EM FORTALEZA

Vista por mais de 250 mil pessoas em dezenas de cidades brasileiras, a comédia romântica “Doidas e Santas” se consagrou como um dos espetáculos de maior sucesso da cena teatral carioca e chega para duas apresentações no Theatro Via Sul Fortaleza, dia 27 de outubro, às 19h e às 21h30. O espetáculo conta com texto de Regiana Antonini e é livremente inspirada no livro homônimo de Martha Medeiros. A direção é de Ernesto Piccolo. 

“Doidas e Santas” é um projeto idealizado por Cissa Guimarães e sua primeira produção em mais de 30 anos de carreira no teatro. A atriz sempre desejou levar à cena um trabalho que expressasse as inquietações da mulher moderna com relação  à vida contemporânea, que exige conjugar marido, filhos, realização profissional e ainda beleza e bom humor. 

Cissa encontrou nos textos de Martha Medeiros a motivação para tocar seu projeto e, depois de conversar com a escritora, convidou o amigo de mais de 30 anos, Ernesto Piccolo, para dirigi-la. Piccolo é diretor de ‘Divã’, sucesso teatral de Lilia Cabral também adaptado de obra homônima de Martha Medeiros; e ainda da bem-sucedida ‘A História de Nós 2’.

No palco, acompanhamos a trajetória de Beatriz (Cissa Guimarães), uma psicanalista em crise no casamento. Seu marido (Giuseppe Oristânio) é turrão e machista e não tolera a ideia da separação. Fechando o elenco, temos “as mulheres da vida” de Beatriz: irmã, mãe e filha, personagens vividas pela atriz Josie Antello . O público vivencia alegrias, desilusões, neuroses da vida urbana, o prazer que se esconde no dia a dia, as relações amorosas e o poder transformador da coragem e do afeto.

Serviço:
Doidas e Santas
Dias 27 de Outubro de 2018 - Theatro Via Sul Fortaleza
Horários:  19:00 e 21:30h (sábado)
Sessão com tradução de libras, às 21h30
Gênero: Comédia
Classificação indicativa: 12 anos 
Duração: 85 min.
Vendas: www.ingressorapido.com.br 



MOTA MACHADO FAZ LANÇAMENTO EXCLUSIVO NA CASACOR CEARÁ


A Construtora Mota Machado no ano de comemoração do seu cinquentenário, realizou diversas ações em seus espaços na CASACOR Ceará 2018. Nesta terça (23), a empresa fecha sua programação com evento exclusivo: o lançamento  do seu novo empreendimento de alto padrão que será construído em um dos bairros mais nobres da Capital, o Meireles.

O evento, para clientes e convidados, acontece no ambiente Rooftop Gourmet, criado pela arquiteta, Rosalinda Pinheiro.

Com mais 3 milhões de metros quadrados em mais de 200 empreendimentos, a construtora Mota Machado chega aos 50 anos de atuação pautada pela credibilidade, qualidade e respeito ao cliente. Atuando no segmento de construção civil residencial de alto e médio padrão, comercial e empreendimentos voltados para o lazer.

Foto: Divulgação

EMPRESA VITÓRIA É VICE- CAMPEÃ DA COPA DO SETOR DE TRANSPORTE

Representando o Sest senat Fortaleza, o time da Empresa Vitória foi vice-campeão da sétima edição da Copa Sest Senat de Futebol 7 Society, cujos jogos aconteceram no último final de semana (20 e 21/10) em Pelotas (RS), trazendo para Fortaleza a medalha de prata.

Com um placar de 2x1 em um jogo bastante acirrado, o time da Empresa Vitória conquistou o segundo lugar contra o time de Pelotas, anfitrião do certame e que garantiu o bicampeonato. A equipe de Contagem (MG) ficou em terceiro lugar e em quarto lugar ficou  o time da equipe de Manaus (AM).   

Segundo o regulamento, os jogos do ano seguinte são realizados na cidade do time campeão, desde que ainda não tenha sediado as partidas. Como Pelotas e Fortaleza já venceram e já sediaram a semifinal e a final da Copa, a próxima anfitriã será a terceira colocada, a unidade de Contagem.  O objetivo é fazer com que o campeonato chegue ao máximo possível de cidades.





domingo, 21 de outubro de 2018

ESPETÁCULO INSPIRADO NA OBRA DE JORGE AMADO DESEMBARCA EM FORTALEZA

A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, de 26 a 28 de outubro de 2018, “Amado”, romance-imaginário que procura levar ao palco a forma de escrita de Jorge Amado, que soube magnificamente traduzir a alma coletiva do povo brasileiro. O espetáculo nasceu no Instituto Brincante, criado e dirigido há mais de 25 anos por Antônio Nóbrega, consultor artístico da peça, e Rosane Almeida, que assina roteiro, montagem e direção. Após a sessão do dia 27 haverá bate-papo do grupo com o público. 

“Amado” é um livro vivo para o palco. Várias histórias se entrelaçam numa dramaturgia que contempla uma visão de amor que passa pelos diversos personagens encontrados na obra do autor e ganham vida na voz e no corpo de nove brincantes. Pode também ser visto como uma obra brasileira que usa dança, música, circo e teatro para contar histórias para público de todas as idades, gêneros e classes sociais. 

A peça trama diversos personagens que se fundem em uma história. A principal obra inspirada foi Os Velhos Marinheiros ou O Capitão de Longo Curso, passando por personagens de Gabriela Cravo e Canela; Tenda dos Milagres; Tocaia Grande; Terras do Sem Fim; A morte e a morte de Quincas Berro D’água; Jubiabá e Dona Flor e seus Dois Maridos.

O cenário busca, através de peças criadas com material de demolição (basicamente pallets), servir como complemento às narrativas da peça. Tanto o cenário quanto a luz são assinados pela premiada Marisa Bentivegna. Os figurinos tiveram inspiração nas obras de Caribé, que através de pinturas, gravuras, ilustrações, murais e esculturas desvendam o povo baiano de uma maneira única, em afinidade com os personagens, a religiosidade e as cores eternizados pelo amigo Jorge. 

A trilha sonora, composta em parte pelo elenco e em parte por ele arranjada, é uma síntese dos ritmos brasileiros, explorando o que de melhor se criou na música instrumental. As letras transmitem poeticamente as passagens mais significativas da obra de Jorge Amado e as canções são interpretadas ao vivo em quase toda a duração da peça. 

O espetáculo nasceu para homenagear não só o escritor Jorge Amado, mas, também um pensamento do qual compartilham tantos outros brasileiros ilustres, como Dorival Caymmi, Caribé, Darcy Ribeiro, Guimarães Rosa, Anísio Teixeira e muitos outros.

Foto: Sílvia Machado

sábado, 20 de outubro de 2018

HUMORISTA DINAH MORAES APRESENTA NOVO ESPETÁCULO NO VIA SUL

A humorista cearense Dinah Moraes, sucesso na internet com mais de 300 milhões de visualizações no Facebook e 120 milhões no YouTube, apresenta seu novo espetáculo, “Minha História”, no dia 21 de outubro, às 17h, no Theatro Via Sul Fortaleza. 

Em “Minha História”, Dinah vai além do conhecido estilo stand up comedy. O espetáculo traz novas narrativas contadas através de relatos, atuações e música, contando com um elenco de pessoas que fizeram parte da vida da humorista. Algumas delas, assim como a protagonista, falam sobre situações reais vividas ao longo de muitos anos na companhia de Dinah. Tantas novidades prometem reforçar a identificação que o público cultiva com a artista desde o início de sua carreira.

Além da espontaneidade presente em todos os seus trabalhos, outro fator que determina tal identificação é o seu orgulho de ser nordestina. Ela sempre traz em suas produções aspectos característicos da cultura cearense, como a linguagem, os costumes regionais e o talento nato para a comédia.

Dinah começou a se aventurar na produção de vídeos humorísticos em 2014, conquistando milhões de pessoas que hoje acompanham seu trabalho na internet e também nos palcos. O espetáculo musical “Minha História” pode ser considerado um ato de consolidação da carreira da artista que trará, em um formato inédito, emoção e divertimento a quem estiver presente.

Serviço:
DINAH MORAES EM “MINHA HISTÓRIA”
Data: 21 de outubro (domingo), às 17h
Local: Teatro Via Sul (Via Sul Shopping – Av. Washington Soares, 4335)
Valores: Plateia Inferior: R$ 50/25 (inferior) ; R$ 40/20 (superior)
Pontos de venda: Bilheteria do Teatro Via Sul ou online através do site www.ingressorapido.com.br
Horários de funcionamento da bilheteria: De segunda à sábado, das 10h às 22h; Aos domingos e feriados, das 11h às 22h.




sexta-feira, 19 de outubro de 2018

JOVEM APRENDIZ DÁ EXEMPLO DE HONESTIDADE

Durante cinco dias, o jovem aprendiz do Sest Senat Fortaleza, João Mateus Pereira Rego, vinculado à Auto Viação Fortaleza, guardou uma cédula de 10 reais, até devolvê-la a um passageiro usuário do Terminal de Messejana. 

Operador de uma das bilheterias de acesso ao terminal, o jovem aprendiz passou o troco de 50 reais, mas, na pressa do passageiro e no grande movimento do horário de pico, o homem não colheu todo o troco, deixando 10 reais entre os papéis sobre o balcão. 

Na impossibilidade de encontrar o passageiro entre centenas de pessoas nas três plataformas, o jovem aprendiz comunicou o ocorrido e ficou com a cédula para entregar o passageiro, assim que o visse, pois sabia de suas características.

Quase uma semana depois, João Mateus devolveu o dinheiro ao passageiro, que havia sentido falta do troco completo, mas achou que havia perdido a quantia em outro espaço. Surpreso com a atitude do jovem, o passageiro relatou a atitude de João Mateus, mas não quis se identificar. “A honestidade não é algo que devemos nos vangloriar, é apenas a obrigação de alguém de caráter íntegro”, disse Mateus que busca efetivação no cargo, após 10 meses na função.

João Mateus Pereira Rego
Foto: Divulgação

SHEILA OLIVEIRA FAZ PALESTRA NO MFF DENTRO DO PROJETO "UMA COLEÇÃO MUITO PARTICULAR"

Em mais um dia do projeto desenvolvido por Marcelo Barbalho, “Uma Coleção Muito Particular”, a fotógrafa Sheila Oliveira vai ao Museu da Fotografia Fortaleza (MFF) para mostrar as fotografias que lhe marcaram, neste sábado (20/10) às 10h. A participação é gratuita (sujeita a lotação), basta se inscrever pelo sympla.com.br.

O que pode ser mais interessante que um grande artista falando sobre as fotos que mais lhe impressionam, os motivos, sua história e como elas refletem no mundo? Foi assim que nasceu o projeto “Uma Coleção Muito Particular”, onde grandes artistas são convidados para dividir esse momento com o público.  

Sheila Oliveira é sócia-fundadora da Dartista Editora, vive e trabalha em Fortaleza, estudou fotografia na Foximage, em Paris, além de ter se especializado em fotojornalismo em São Paulo, na Escola Focus. Já trabalhou na Agence France Press e no jornal Folha de São Paulo. Publicou cinco livros, com temas que falam da cultura do Ceará.

Sheila Oliveira
Foto: Divulgação

OUTUBRO ROSA NA CASACOR CEARÁ 2018

A Utte Arquitetura e o Centro Regional Integrado de Oncologia (Crio) estão realizando uma campanha de conscientização, durante os últimos dias da CASACOR Ceará. Com o tema outubro rosa, as profissionais da Utte: Anellise Bluhm - designer de interiores, Carol Timbó - engenheira e arquiteta e Mirna Albuquerque - designer de interiores; utilizam seu espaço, o Lavabo Rosa, para chamar a atenção dos visitantes da mostra de decoração sobre a importância da prevenção feminina.  
Carlo Timbó, Mirna Albuquerque e Anellise Bluhm (sntada)

A CASACOR Ceará acontece até dia 23 de outubro na Rua Visconde de Mauá, 950 e todos os visitantes do evento que passarem pelo espaço Lavabo Rosa são convidados a tirar uma selfie e aderir a campanha do Crio, além de receber a fita rosa e material informativo. Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.



MOTA MACHADO LANÇA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL NO MÊS DAS CRIANÇAS

Para comemorar o mês das crianças, a Praça Canuto 1000 realiza nos dias 20 e 21 de outubro, programação especial voltada aos pequenos. As atividades, que acontecem das 16h às 20h são todas gratuitas e incluem brincadeiras variadas como jogos de revezamento, mini-gincanas, mini-golf, túnel gigante de tecido, portal mágico, brincadeiras com cordas, bambolês, piscina de bolinhas e castelo inflável.

A programação também guarda momentos radicais com a parede de escalada para adultos e crianças, além da cama elástica. O evento reserva, ainda, uma área para atividades artísticas com a oficina de gesso e a mini oficina de grafite com as crianças.

O espaço culinário da praça Canuto 1000 fornece uma variedade de opções para todos os gostos com a Hero's Truck Hamburgueria, The Fruit Truck, Crepítos e Dindin Gourmet Bom D+.

No domingo, 22, além de todas as atrações e atividades do sábado, acontece um show de mágica que vai encantar crianças e adultos.

Além das atividades especiais, nos dias 20 e 21, permanecem as atividades regulares da praça: playground, pet place e bicicletário, Bike Fix, equipamento para pequenos consertos em bicicletas.

A Praça Canuto 1000 é um projeto desenvolvido pelas arquitetas Laura Rios e Liana Feingold para a construtora Mota Machado. A praça, temporária e itinerante, é uma das ações da empresa em comemoração ao seu cinquentenário, uma forma de interagir com a população da cidade e fornece um espaço de convivência e bem-estar.

Serviço:
Construtora Mota Machado
Programação Cultural na Praça Canuto 1000
Local: Esquina da rua Canuto de Aguiar e rua Vicente Leite
Data: 20 e 21 de outubro, a partir das 16h
www.motamachado.com.br/pracacanuto1000


II BAZAR FAZ BEM É AMANHÃ!

É amanhã, sábado, dia 20!! 

Um dia inteiro de amor e dedicação à causa do autismo. Como pano de fundo, o II Bazar FAZ Bem, promovido pela Associação Fortaleza Azul, que reúne pais de autistas.

Uma excelente oportunidade de renovar o guarda roupas, comprar brinquedos, acessórios e objetos de decoração com preços espetaculares (temos peças a partir de R$ 2 reais....isso mesmo!! No melhor estilo “o gerente endoidou”). E ainda ajudar os projetos voltados para pessoas no Transtorno do Espectro Autista (TEA). 

O Bazar será realizado das 9h às 17h no Colégio Jim Wilson (Av. Augusto dos Anjos, 1915- Bonsucesso).

Participe!!


TIME DA EMPRESA VITÓRIA ENTRE OS FINALISTAS DA COPA DO TRANSPORTE

A Empresa Vitória (Organização Guimarães), com sede em Caucaia e dirigida pelo empresário Dalton Guimarães, está entre as finalistas da Copa Sest Senat de Futebol 7 Society, cujos jogos da semifinal e final acontecem neste sábado  e domingo (20 e 21/10) em Pelotas (RS), local do time vencedor do ano passado e que também concorre ao título, além das equipes de Manaus (AM) e Contagem (MG). 


quinta-feira, 18 de outubro de 2018

BLUBELL APRESENTA SHOW “CONFISSÕES DE CAMARIM” NA CAIXA CULTURAL FORTALEZA

A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, de 19 a 21 de outubro, o show “Confissões de Camarim”, onde a cantora e compositora paulista Blubell interpreta canções do seu quinto álbum (homônimo ao espetáculo), lançado em 2016. No repertório, misturas de música pop contemporânea e jazz com a performance teatral de Blubell, que também entoa faixas de discos anteriores. Ela ainda empunha guitarra em algumas músicas e sobe ao palco com a banda composta por Bruno Serroni (violoncello), Zé Ruivo (teclados) e Richard Ribeiro (bateria e programações). O show se desvenda como uma peça de teatro em três atos: “o primeiro ato é mais dançante, o segundo mais romântico e o terceiro mais ‘maluquete’”, aponta a artista. 

Produzido por Marcio Arantes (Liniker e Mariana Aydar), que trouxe ao álbum novas tonalidades contemporâneas à provocante verve vintage da cantante, “Confissões de Camarim” consagra Blubell como uma das vozes brasileiras da atualidade e pelas composições autorais. Sua assinatura permeia as 11 faixas do disco, que conta ainda com participação de Zeca Baleiro em "A Tardinha", com letra do maranhense, e a versão da cantora para “Pretexto”, de Pélico. Blubell segreda penitências de amor, prazeres e fluências vindas com as cores lustradas do cotidiano, entre poéticas revelações, finas doses de ironia e encantamentos da vida, como na bossa-novista "Vida em Vermelho" com levada ska; na balada "Cosmos"; em "Another Day", cantada em inglês e com pegada beatlemaníaca e no "Bolero do Bem" com nuances de reggae.

A multiplicidade rítmica traz músicas modernas com cara de antigas, como "Funny Honeymoon" e "Ontem", além da diversidade em "Liberdade X Segurança", canção mais existencialista que romântica; na mensagem irmanada ao público em "No Camarim" e na final "We're All Alone". No show, Blubell ainda retoma discos anteriores, como "Eu Sou do Tempo Em Que A Gente Se Telefonava" e "Diva É A Mãe", entre as embaladas revelações de “Confissões de Camarim”. 

Foto: Natan Santiago

TRIBUNAL DE JUSTIÇA RECEBE EXPOSIÇÃO SOBRE A DITADURA MILITAR

Seguindo a programação de exposição, a mostra “Imagens que Ardem” agora é inaugurada no Tribunal de Justiça do Estado do Ceará – TJCE, após exibição na Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará – ESMEC. Está é a primeira exposição itinerante do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF) e traz fotos icônicas da Coleção Paula e Silvio Frota, que registram o período da ditadura militar. A abertura será  nesta sexta (19/10) às 11h, e fica aberta para visitação durante um mês. Em seguida, será encerrada no Fórum Clóvis Beviláqua. 

São 50 fotografias feitas por Evandro Teixeira, Juca Martins e Orlando Brito, que contam fatos marcantes do período da política brasileira, compreendido entre os anos 1964 e 1985, em que os militares governaram o país. 

A mostra tem curadoria do fotógrafo Silas de Paula, membro do Conselho Curador do Museu. Para ele, os registros são uma descrição aguda e pessoal da ditadura militar, onde as relações imaginárias entre o real que a foto mostra e o que o sujeito viveu, fundem-se e revelam que abolir o dissenso é banir a subjetivação política, reduzindo a política ao policial. “As fotos desses grandes mestres ardem em nosso imaginário onde ambiguidades são replicadas, mas entre sonho e realidade percebemos que - mais do que nunca - é necessário olhar o futuro, tendo em vista o passado, para trabalharmos o presente”, afirma.

Em todos os lugares por onde passa a exposição itinerante, a visitação é gratuita e aberta ao público.


SERVIÇO:
Exposição Itinerante Museu da Fotografia - TJCE
Período: início em 19/10 – segue em exposição por um mês
Horário: 8 às 18h – segunda à sexta-feira
Local: Tribunal de Justiça do Estado do Ceará
Endereço: Av. General Afonso Albuquerque Lima, S/N. - Cambeba CEP: 60822-325 
Fone: (85) 3207-7000
Visitação: gratuita
Mais informações: (85) 3017-3661


terça-feira, 16 de outubro de 2018

ESCOLA DE GASTRONOMIA OFERTAS 570 VAGAS DE CURSOS GRÁTIS

Com vistas à qualificação e geração de oportunidades na área gastronômica, a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco abre nesta segunda-feira (15), inscrições para 19 cursos livres em Gastronomia, nas áreas de confeitaria, panificação, cozinha, segurança alimentar e hospitalidade. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na sede da Escola, situada à Rua Manoel Dias Branco, 80, no bairro Mucuripe, por ordem de chegada. As vagas são limitadas.

Os cursos, que são de curta duração, serão ministrados nos meses de outubro e novembro. De acordo com Damaris Barros, coordenadora pedagógica da Escola de Gastronomia Social, os cursos oportunizam qualificação e crescimento profissional para quem busca empreender na gastronomia, área ampla e em franca expansão.


Confira os cursos ofertados:

COZINHA


Desmistificando a Cozinha Vegetariana (20h)

A culinária vegetariana vem crescendo e provando que uma alimentação baseada em grãos, sementes, vegetais, cereais e frutas, podendo incluir lacticínios, mel e ovos, é capaz de suprir todas as necessidades nutricionais do organismo com muita cor e sabor, com o uso de ingredientes regionais, visando à valorização da nossa cultura alimentar.

Pré-requisitos: 16 anos, Ensino Fundamental completo

Período: 22.10 a 26.10.2018
Horário: 18h às 21h30

Número de Vagas: 30 vagas


Preparação de Marmitas Saudáveis (20h)

Descubra os segredos de uma marmita saudável, desde a embalagem, as técnicas de armazenamento, congelamento e transporte.

Pré-requisitos: 16 anos, Ensino Fundamental completo, para empreendedores e/ou interessados em gastronomia

Período: 26.10 a 01.11.2018 
Horário: 18h às 21h30

Número de Vagas: 30 vagas


Cozinha Regional: conhecendo Serra, Mar e Sertão (20h)

Com o uso ingredientes regionais, o participante aprenderá técnicas de preparação na elaboração de pratos para culinária cearense.

Pré-requisitos: 16 anos, Ensino Fundamental completo

Período: 05.11 a 09.11.2018
Horário: 18h às 21h30

Número de Vagas: 30 vagas


Saladas e Molhos (12h)

O participante irá adquirir conhecimentos e habilidades na preparação de saladas e molhos, aplicando técnicas adequadas a cada elaboração, além dos princípios básicos da cozinha, como higiene na manipulação de alimentos, padronização de pesos e medidas e melhor aproveitamento dos ingredientes.

Pré-requisitos: 16 anos, Ensino Fundamental completo

Período: 12.11 a 14.11.2018
Horário: 18h às 21h30

Número de Vagas: 30 vagas


Boteco: Petiscos e Entradas (20h)

Aprenda novas técnicas de elaboração e preparo na execução de pratos, petiscos e entradas que caracterizam as comidas de boteco, com o uso de técnicas adequadas ao processo de manipulação de alimentos e empratamento, com a utilização de insumos que valorizam a gastronomia regional.

Pré-requisitos: 16 anos, Ensino Fundamental completo

Período: 19.11 a 23.11.2018

Horário: 18h às 21h30

Número de Vagas: 30 vagas



PANIFICAÇÃO


Preparação de Salgados (20h)

Aprenda novas técnicas de elaboração e preparação de salgados, com a utlização de massas pré-cozidas, fermentadas, assadas e folhadas, bem como a preparação de recheios e modelagens variadas, com a utilização de ingredientes que valorizam a nossa cultura alimentar, como a carne de cajú, jerimum, macaxeira, entre outros.

Pré-requisitos: 16 anos, Ensino Fundamental completo

Período: 22.10 a 26.10.2018

Horário: 18h às 21h30

Número de Vagas: 20 vagas


Elaboração de Pizzas Artesanais (20h)

Aprenda novas técnicas na elaboração e preparação de pizzas, molhos e recheios. Valorizando técnicas de fermentação artesanais, bem como a utilização de ingredientes que valorizam a nossa gastronomia regional.

Pré-requisitos: 16 anos, Ensino Fundamental completo

Período: 29.10 a 05.11.2018

Horário: 18h às 21h30

Número de Vagas: 20 vagas

Foto: Luiz Alves

Elaboração de Pães Artesanais (20h)

Aprenda novas técnicas na elaboração e preparação de pães, recheios e modelagens. Valorizando técnicas de fermentação artesanais, bem como a utilização de ingredientes que valorizam a nossa gastronomia regional.

Pré-requisitos: 16 anos, Ensino Fundamental completo

Período: 05.11 a 09.11.2018

Horário: 18h às 21h30

Número de Vagas: 20 vagas


Produção e Preparo de Sanduíches e Hambúrgueres (20h)

O participante ira adquirir conhecimentos e habilidades na preparação de hambúrgueres, aplicando técnicas adequadas na manipulação de carne, embutidos e molhos, bem como na fabricação de pães artesanais para a montagem de sanduíches, além dos princípios básicos da cozinha como higiene na manipulação de alimentos, padronização de pesos e medidas e o melhor aproveitamento dos ingredientes.

Pré-requisitos: 16 anos, Ensino Fundamental completo

Período: 12.11 a 20.11.2018

Horário: 18h às 21h30

Número de Vagas: 20 vagas


Preparação de Salgados (20h)

Aprenda novas técnicas de elaboração e preparação de salgados, com a utilização de massas pré-cozidas, fermentadas, assadas e folhadas, bem como a preparação de recheios e modelagens variadas, com a utilização de ingredientes que valorizam a nossa cultura alimentar, como a carne de cajú, macaxeira, o jerimum, entre outros.

Pré-requisitos: 16 anos, Ensino Fundamental completo

Período: 12.11 a 20.11.2018

Horário: 18h às 21h30

Número de Vagas: 20 vagas



CONFEITARIA


Bolos e Tortas Decorados (40h)

Aprenda a preparar massas básicas da confeitaria, bem como recheios e coberturas para montagem e elaboração de tortas, além de técnicas de decoração e os princípios básicos de higiene e manipulação de alimentos, elaboração de fichas técnicas de custo e precificação e o melhor aproveitamento dos ingredientes.

Pré-requisitos: 16 anos, Ensino Fundamental completo

Período: 22.10 a 05.11.2018
Horário: 18h às 21h30

Número de Vagas: 20 vagas


Cake Design: Pasta Americana e Pastilhagem (40h)

Preparação da pasta americana, bem como sua aplicação na execução de um bolo, técnicas de trabalho em pastilhagem.

Pré-requisitos: 16 anos, Ensino Fundamental completo, ter cursos na área da confeitaria.

Período: 05.11 a 16.11.2018
Horário: 18h às 21h30

Número de Vagas: 20 vagas


Técnicas na Chocolateria: Bombons e Trufas (20h)

Aprenda a trabalhar com as técnicas de chocolateria, como a temperagem, modelagem, recheios, utilizando ingredientes da culinária regional para a fabricação de bombons e trufas, valorizando a nossa cultura alimentar.

Pré-requisitos: 16 anos, Ensino Fundamental incompleto

Período: 19.11 a 23.11.2018

Horário: 18h às 21h30

Número de Vagas: 20 vagas



HOSPITALIDADE



Planejamento e Montagem de Cardápios (20h)

Aprenda as técnicas de montagem e elaboração de cardápios, desde o layout até as fichas técnicas de preparação e custo, otimizando o uso de ingredientes e sua lucratividade.

Pré-requisitos: 16 anos, Ensino Fundamental completo

Período: 24.10 a 30.10.2018

Horário: 18h às 21h30

Número de Vagas: 35 vagas


Planejamento de Alimentos e Bebidas para Eventos (20h)

Aprenda as técnicas de planejamento e organização de cardápios para diferentes eventos.

Pré-requisitos: 16 anos, Ensino Fundamental completo e profissionais da área.

Período: 05.11 a 09.11.2018
Horário: 18h às 21h30

Número de Vagas: 35 vagas



Fichas Técnicas: Preparação e Precificação (20h)

Aprenda como elaborar e preencher corretamente os modelos de ficha técnica de preparação e precificação. A padronização das receitas, a organização das preparações, o controle de custos e a definição do preço de venda são essenciais para o sucesso do seu empreendimento.

Pré-requisitos: 16 anos, Ensino Fundamental completo e profissionais que atuam ou desejam atuar no comércio e serviços de alimentação

Período: 29.10 a 05.11.2018
Horário: 8h10 às 11h30

Número de Vagas: 35 vagas



Maitre: Supervisão de Salão (20h)

Aprenda técnicas de organização, planejamento e liderança para a gestão de pessoas e serviços relacionados ao funcionamento do salão de um restaurante, garantindo a eficiência no atendimento e a satisfação do cliente.

Pré-requisitos: 16 anos, Ensino Fundamental incompleto

Período: 19.11 a 23.11.2018

Horário: 18h às 21h30

Número de Vagas: 35 vagas



SEGURANÇA DO ALIMENTO


Boas Práticas na Manipulação dos Alimentos (20h)

Possibilita ao participante os conhecimentos sobre Programa de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos e os Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs) de acordo com a legislação sanitária vigente, utilizando técnicas de higiene pessoal, de equipamentos móveis e utensílios, controle integrado de pragas, qualidade da água e critérios de segurança no preparo de alimentos, desde o recebimento de matérias primas até a sua distribuição para consumo.

Pré-requisitos: 16 anos, Ensino Fundamental completo e profissionais da área que atuam ou que pretendem atuar em qualquer estabelecimento do segmento de alimentação, tais como: cozinheiros, auxiliares de cozinha, copeiras; proprietários e gerentes de empresas de alimentos; técnicos de nutrição e de alimentos; entre outros.

Período: 05.11 a 09.11.2018
Horário: 8h10 as 11h30

Número de Vagas: 35 vagas


Elaboração de Manual de Boas Práticas (20h)

As boas práticas são requisitos exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e devem ser adotadas por serviços de alimentação e comercialização, sendo descritas em um manual. Tal documento deve orientar os procedimentos adotados pela empresa, norteando a produção e a comercialização de alimentos seguros à saúde do consumidor. Aprenda a elaborar o Manual de Boas Práticas, a fim de garantir a padronização do processo produtivo do estabelecimento e as condições higiênico-sanitárias adequadas aos alimentos, para cumprir o atendimento da regulamentação exigida pela Anvisa.

Pré-requisitos: Profissionais que atuam ou desejam atuar no comércio e serviços de alimentação, visando à adequação dos estabelecimentos a regulamentação exigida pela Anvisa

Período: 19.11 a 23.11.2018

Horário: 18h às 21h30


Serviço: 
Inscrições gratuitas para cursos livres em Gastronomia 
Data: 15 a 19 de outubro de 2018
Hora: 8h às 12h e 13h às 17h
Local: Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (Rua Manoel Dias Branco, 80 – Mucuripe, Fortaleza/CE)
Inscrição presencial, por ordem de chegada
Vagas limitadas
Mais informações: (85) 3263-4596

Foto: Luiz Alves


CULINÁRIA DE VÁRIOS PAÍSES GANHAM TOQUE CRIATIVO E AUTORAL DO MAYÚ

Mundialmente conhecidas, as culinárias francesa, italiana e asiática se mantêm no menu do almoço do Mayú em 2022, que também traz os sab...