segunda-feira, 9 de setembro de 2019

ESPETÁCULO TEATRAL CELEBRA A FORÇA DA MULHER ATRAVÉS DE ASJA LACIS

O Grupo Terceiro Corpo retoma seu segundo espetáculo no Teatro Dragão  do Mar, inspirado na atriz, diretora e militante de esquerda Asla Lacis, que trabalhou a favor do proletariado e das crianças orfãs de guerra, na Rússia do início do século XX.
A peça destaca o protagonismo da mulher num momento da história política e cultural restrito à atuação dos homens e para os homens, suas lutas, conquistas, desafios e memórias.

A encenação do Terceiro Corpo traça não apenas o perfil da artista e militante Asja Lacis, que trabalhou a favor do proletariado e das crianças orfãs de guerra, na Rússia do início do século XX mas, também, a tessitura dramática liderada por Asja para apresentar uma nova forma de fazer e ensinar teatro, numa cena incomum para a participação e empoderamento feminino.

O escritor argentino Ricardo Piglia fala de Asja Lacis: "Em 1923, em Berlim, Brecht conhece a diretora teatral soviética Asja Lacis, e é ela que o põe em contato com as teorias e experiências da vanguarda soviética". Com essas informações, diz a diretora Maria Vitória (Terceiro Corpo), veio o desejo de conhecer mais a biografia e a força dessa mulher.

Ricardo Piglia afirma ainda que: "por intermédio de Asja Lacis, Brecht conhece a teoria da ostranenie elaborada pelos formalistas russos e por ele traduzida como efeito de estranhamento. É notável o deslocamento operado por Brecht para mostrar a origem russa de sua teoria do distanciamento.”, afirma.

Apresentar o espetáculo “Asja Lacis já não me escreve” representa a consolidação e o compartilhamento de uma pesquisa que se desenvolve há mais de quatro anos, movida pela realização de um sonho que a cada encontro se concretiza, onde a cena é o resultado de um processo decorrente de laboratórios de criação.

O espetáculo joga com o teatro dança e com o compartilhamento de personagens entre as atrizes e o ator, trazendo coreografias, ações e imagens corporais que compõem a dramaturgia da cena, num misto de realidade e ficção. A transcrição dramatúrgica e a direção ficam a cargo de Maria Vitória e no elenco Juliana Carvalho, Marcos Paulo e Nádia Fabrici.

Serviço:
“Asja Lacis já não me escreve” - Temporada de Arte Cearense - Terça com teatro
Local: Teatro Dragão do Mar.
Datas: 03, 10, 17 e 24 de setembro
Horário: 20h
Ingressos: R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia).

Foto: Cláudia Rodrigues

EXTRA E PÃO DE AÇÚCAR TÊM OFERTAS ESPECIAIS NA SEMANA NACIONAL DO PESCADO

Até o dia 15 de setembro, as redes Extra e Pão de Açúcar participam da 16ª Semana Nacional do Pescado. A iniciativa visa incentivar o consumo de peixes junto aos consumidores brasileiros e conscientizá-los sobre o alto valor nutricional desses alimentos. A expectativa de crescimento nas vendas da categoria, que inclui peixes frescos, congelados, secos salgados e frutos do mar, em ambas as redes, é de 10% no período.

Dentro da sua estratégia pioneira de incentivar o consumo de pescados não convencionais, o Pão de Açúcar traz para as lojas da rede espécies como Pargo-Rosa, Sororoca, Carapau e Xaréu, além da oferta de peixes tradicionalmente mais consumidos, como Filé de Salmão Fresco, Posta De Bacalhau Des Porto Riberalves e Sardinha Portuguesa Brasmar.   
               
Já na rede Extra, os produtos da peixaria serão comercializados com até 20% de desconto todas as sextas-feiras para os clientes dos Cartões Extra. Entre as ofertas para o público em geral estão Tambaqui Inteiro, Posta de Bacalhau Des Porto Brasmar e Filé de Salmão com pele.

O GPA, controlador das redes Pão de Açúcar e Extra, mantém um entreposto exclusivo para o recebimento de pescados frescos e outro para congelados e secos salgados de todo o Brasil e importados. Peixes, moluscos e alguns crustáceos frescos passam por um processo de lavagem com água hiperclorada para garantir a qualidade dos produtos e, depois, são acondicionados em caixas higienizadas com gelo para garantir a temperatura entre 0º e 4º, para prolongar o frescor.

Também são realizadas análises microbiológicas e físico-químicas dos produtos periodicamente, o que garante a segurança alimentar dos produtos comercializados pelas redes. Os pescados filetados, congelados e secos salgados também passam por processo de inspeção para garantir a temperatura ideal e o padrão de qualidade exigido pela companhia. O transporte dos produtos é realizado em caminhões refrigerados para que cheguem frescos a todas as lojas onde são armazenados em balcões com a temperatura adequada e manipulados de acordo com as legislações vigentes.

Todos os pescados passam por um rigoroso processo de inspeção acompanhado pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e todos os fornecedores possuem o Registro Geral de Atividade Pesqueira e alguns são certificados pela ASC.

Os e-commerces das bandeiras (www.paodeacucar.com.br e www.extra.com.br) também participam da 16ª Semana Nacional do Peixe com ofertas especiais.

Foto:Divulgação

3º BAZAR FAZ BEM BUSCA ARRECADAR VERBAS PARA PROJETOS DE INCLUSÃO DE AUTISTAS

Que tal aproveitar o sábado para fazer compras e  renovar o guarda-roupa gastando pouco e ainda fazendo uma boa ação? Em sua terceira edição, o Bazar FAZ Bem será uma excelente oportunidade para se adquirir artigos de vestuário, decoração, brinquedos e objetos com preços acessíveis e ao mesmo tempo ajudar a causa do autismo, transtorno de comportamento cada vez mais presente na sociedade.
 
Promovido pela Associação Fortaleza Azul – FAZ, o 3º Bazar FAZ Bem será realizado no sábado, dia 14 de setembro, das 10 horas às 16 horas, no BNB Clube Aldeota, localizado na Avenida Santos Dumont, 3646. A entrada é gratuita. Durante o Bazar, os visitantes encontrarão cerca de 2.500 peças com preços a partir de R$ 1,00 (hum real). 

São produtos novos ou em excelente estado doados para o bazar, entre brinquedos, acessórios, roupas e calçados, artigos de decoração e muito mais. “Toda a renda será revertida para projetos e ações de inclusão de autistas na sociedade, promovidos pela Fortaleza Azul, como palestras em escolas, capacitações com familiares e educadores e eventos pedagógicos e sociais, bem como para o nosso projeto principal de construção de uma sede própria para a Associação”, comenta Daniela Botelho, presidente da FAZ.
 
A Organização das Nações Unidas (ONU) calcula que o autismo afeta uma em cada 160 crianças no mundo. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças estima que a cada 59 nascimentos uma criança nasça autista. Estima-se que existam cerca de 70 milhões de pessoas nessa condição no mundo e que, no Brasil, sejam aproximadamente dois milhões de pessoas dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
 
Nas redes sociais da Fortaleza Azul, artistas e personalidades públicas estão ajudando na divulgação da iniciativa e convidando as pessoas a irem ao Bazar, como é o caso do ator Stênio Garcia; do cantor Marcos Lessa; do ex-jogador e comentarista esportivo da Rede Globo, Júnior; e do deputado federal Célio Studart.
 
 Mais recentemente, a Associação Fortaleza Azul colaborou com o processo criativo e assina a campanha “O Autismo não se cura, se compreende”, promovida pelo Sindiônibus, o sindicato das empresas de transporte de passageiros de Fortaleza, que tem como objetivo esclarecer, tanto aos usuários de ônibus como também aos operadores do transporte, o que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA), be como também orientar como agir ao presenciar uma crise, informar sobre a priopridade que os autistas têm nos ônibus e estimular a empatia e o respeito.
 
A campanha conta com cartazes afixados em toda a forta de ônibus da capital cearense, folders ilustrados, spots em emissoras de rádios, troca dos adesivos de assentos prioritários nos ônibus e material de treinamento padronizado que será aplicado pelas áreas de Recursos Humanos (RH) de todas as empresas de ônibus.
 
Para se associar à FAZ:
Inscrições pelo site: www.faz.org.br
 
FAZ nas redes sociais:
@fortalezaazul
@fazbembazar
 
3º Bazar FAZ bem.
Data: 14/09/2019 (sábado)
Local: BNB Clube, Avenida Santos Dumont 3646.
Horário: De 10 horas às 16 horas
Entrada gratuita.
Peças a partir de R$ 1,00.
Pagamento em dinheiro e cartão de crédito e débito.




CEARENSE SAMADHI SPIRIT BAND LANÇA PRIMEIRO DISCO NO CINETEATRO SÃO LUIZ

Os amantes do blues poderão conferir o show de lançamento do disco “O Mundo do Amor” da banda cearense “Samadhi Spirit Band”, no próximo dia 14 de setembro, às 19h, no Cineteatro São Luiz. A banda tem à frente o veterano músico Marco Aurélio Holanda, uma referência do rock e blues de Fortaleza, que faz história tocando nas bandas Íris Sativa e Gang da Cidade. Além de apresentar as 12 faixas do novo disco, a banda receberá no palco músicos da cena local, proporcionando um grande encontro musical.

A banda “Samadhi Spirit Band” é composta pelo músico Marco Aurélio Holanda no baixo, violões e vocais, além de Joaquim Bastos na guitarra solo e Léo Henriques e Marilia Lima nos vocais. Ricardo Marinho também toca violões e baixo, enquanto Netto Sousa dá o tom na guitarra base e Léo Vasconcelos nos teclados. A bateria fica por conta de Roquenei Mota e a narração é de Paulo Calhado.

As pedras vão rolar com o bom rock da banda Iris Sativa, que também sobe ao palco com o guitarrista Gersinho, o baixista Marco Aurélio e a voz de Zezé Medeiros. Nos teclados, João Paulo e na bateria, Roquenei. A noite terá mais participações especiais: Roberto Pinheiro e Idilva Germano nos vocais e Marco Maia na guitarra.

Numa produção independente, o disco “O Mundo do Amor” foi gravado em junho de 2018 e possui 12 canções de blues progressivo, compostas por Marco Aurélio em parceria com o guitarrista Joaquim Bastos. São elas: Saber viver, Glória de Deus, Ideias da criação, Mulher, A força do amor, Aprender amar, Amor infinito, Feitos para amar, Delírios da paixão, Sonhos, Vida eterna e Love.

“O amor jamais será outra coisa, mas todas as coisas um dia serão amor”. É nesta vibração do amor que Marco Aurélio Holanda descreve a atmosfera do seu novo disco. A relação dele com a música começou na infância, quando estudou piano, depois violão até começar a tocar baixo. Nos anos 80 tocou no grupo Nave, no grupo Chá de Flor e fundou com o irmão Gersinho, o grupo Iris Sativa. Chegou a acompanhar o cantor norte americano J.J.Jackson e o cantor e compositor Gerson Conrad dos Secos e Molhados. Nos anos 90 participou do grupo The Cows e fundou junto com Laerte Duarte, Juninho (neo pineu) e Celso Antônio, o grupo de blues Gang da Cidade.

Serviço:
Show de lançamento do CD “O Mundo do Amor”
Data: 14 de setembro (sábado)
Local: Cineteatro São Luiz
Horário: às 19h
Ingressos - Preço: R$15,00 e R$30,00
BILHETERIA: de terça a sábado de 10 às 18h30 – Fone: 3252.4138
INTERNET: www.tudus.com.br 



ESCULTURAS REALISTAS DE ASSIS FILHO PRESENTES NA CASACOR CEARÁ 2019

Com o conceito Planeta Casa, a CASACOR Ceará 2019 evidencia a tendência de que cada casa é o universo particular do indivíduo. O desafio para os expositores é apresentar essa particularidade nos ambientes. Para marcar a exclusividade e a personalidade, os profissionais optaram por incluir esculturas realistas de Assis Filho nos espaços. As peças figurativas realistas do artista cearense são esculpidas à mão e a autoria é marcada pela expressividade e riqueza de detalhes. 

A CASACOR Ceará retorna ao imóvel que foi sede da holding corporativa do Grupo J. Macêdo, que comemora 80 anos de fundação com um espaço temático projetado por Garcez Filho, diretor da bravo! arquitetura inteligente. No espaço, Assis Filho assina o busto realista do fundador do Grupo, José Macêdo, em celebração ao centenário de nascimento do empreendedor. 

Veterano no evento, o Austin leva a Casa Ninkasi, bar projetado por Afonso Tomoda que traz o nome da deusa do álcool, feita para satisfazer os desejos e saciar o coração. No ambiente, o artista tem a instalação “Revoada”, pares de mãos que falam sobre a hora de voar, de ir em busca de algo.

No escritório feminino, “A voz do Verso”, desenvolvido pelo Coletivo Arquitetos, a obra “Tudo o que preciso está em mim”, escultura da figura feminina, revela o momento em que a mulher percebe sua força pessoal. Já no alpendre “Memória Interior”, de Elias Petruçu e Felipe Costa, espaço que propõe uma fusão de conforto, beleza contemporânea e a simplicidade das casas de interior, a escultura "Última Lembrança" resgata a figura da avó que está sempre pronta para receber os queridos com um conselho sábio. 

Assis Filho ressalta a importância da valorização da produção local na CASACOR Ceará. "O Ceará possui grandes artistas de diferentes linguagens. Incluí-los em uma mostra como essa é valorizar e dar o lugar de prestígio que a arte de qualidade que produzimos merece."

O escultor participa pela terceira vez da CASCOR Ceará, sendo que este ano a convite de cinco profissionais diferentes, com três obras e uma instalação.

A CASACOR Ceará 2019 será inaugurada nesta terça-feira (10) com coquetel para imprensa e convidados e estará aberta à visitação a partir de quarta-feira (11).

Assis Filho
Foto: Divulgação

CAIXA CULTURAL FORTALEZA TRAZ ESPETÁCULO INFANTIL EM HOMENAGEM A POETAS SERTANEJOS

A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, de 13 a 15 de setembro, “Plantou Palavra, Colheu Poesia”, o mais recente espetáculo teatral do InConto Marcado, projeto da atriz e gestora cultural curitibana Daniele Yanes. A montagem é uma adaptação do livro homônimo da escritora cearense Socorro Acioli, uma das mais referendadas autoras brasileiras de literatura infantil e juvenil da atualidade. No dia 13, a atriz ministra o workshop “Poesia e Teatro para transformação do cotidiano” ao lado de Geovana Pires, diretora cênica da peça.

A Trupe do InConto Marcado apresenta uma vibrante narrativa em homenagem aos escritores, poetas e artistas do Sertão, sobretudo, Patativa do Assaré, poeta consagrado criador de uma arte genuinamente popular. “Plantou Palavra, Colheu Poesia” faz um resgate da obra e memória de Patativa, para ser apreciada pelas novas gerações. Um recorte da cultura e história do povo nordestino, da clássica família sertaneja, tão forte e criativa. Traçando um paralelo com a vida de Patativa, a peça narra a história de um menino, Francisco, que se muda com a família para Assaré e conhece um agricultor e poeta chamado Antônio. A partir deste encontro, começa sua aventura em busca de descobrir como se faz poesia.

SERVIÇO: 
[INFANTIL] Plantou Palavra, Colheu Poesia
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 13 a 15 de setembro de 2019
Horários: sexta-feira às 15h | sábado às 11h e às 17h | domingo, às 17h
Duração: 1h
Classificação indicativa: livre
Ingressos: R$ 16,00 (inteira) e R$ 8,00 (meia)
Vendas: Vendas 1h antes do espetáculo
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais.
Serviço de manobrista gratuito no local nas apresentações de sábado e domingo.
Paraciclo disponível no pátio interno.

[WORKSHOP] Poesia e Teatro para transformação do cotidiano
Com Geovana Pires e Daniele Yanes
Data: 13 de setembro de 2019
Horário: 10h às 12h
Público alvo: Aberto a todos os interessados
Inscrições: Através do e-mail para plantoupalavracolheupoesia@gmail.com com as seguintes informações: Nome completo, data de nascimento, escolaridade, profissão e telefone.

Informações gerais | CAIXA Cultural Fortaleza:
(85) 3453-2770

Foto: Divulgação

MCDONALD´S ABRIRÁ PRIMEIRO DRIVE THRU DO EUSÉBIO E REGIÃO

O McDonald’s está ampliando sua atuação no Ceará e vai inaugurar sua primeira unidade com drive-thru da cidade do Eusébio e região metropolitana de Fortaleza. O restaurante da empresa líder no segmento de fastfood será construído na nova área de alimentação do Shopping Eusébio, que está em obras de expansão e deve ser inaugurada em menos de dois meses. No Ceará existem restaurantes da rede americana em Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte.

Para proporcionar ainda mais comodidade, o restaurante do Shopping Eusébio funcionará com serviço drive-thru e terá cerca de 1.000 metros quadrados em dois pisos. Contará ainda com o que há de mais moderno na rede McDonald’s, com um ambiente agradável e design inovador, já oferecidos aos clientes dos Estados Unidos, França, Índia e Argentina. Aqui no Brasil, algumas unidades já estão em fase de modernização.

O processo de modernização não será apenas na estrutura. O atendimento também será menos ‘robotizado’ e mais adequado ao perfil de cada cliente. A prática chamada “Cooltura de Serviço” é o novo modelo de atendimento da rede, que estimula os colaboradores a lidarem com o público de forma mais natural e sem frases padronizadas.

Foto: Divulgação

CULINÁRIA DE VÁRIOS PAÍSES GANHAM TOQUE CRIATIVO E AUTORAL DO MAYÚ

Mundialmente conhecidas, as culinárias francesa, italiana e asiática se mantêm no menu do almoço do Mayú em 2022, que também traz os sab...