O Grupo Terceiro Corpo retoma seu segundo espetáculo no Teatro Dragão do Mar, inspirado na atriz, diretora e militante de esquerda Asla Lacis, que trabalhou a favor do proletariado e das crianças orfãs de guerra, na Rússia do início do século XX.
A peça destaca o protagonismo da mulher num momento da história política e cultural restrito à atuação dos homens e para os homens, suas lutas, conquistas, desafios e memórias.
A encenação do Terceiro Corpo traça não apenas o perfil da artista e militante Asja Lacis, que trabalhou a favor do proletariado e das crianças orfãs de guerra, na Rússia do início do século XX mas, também, a tessitura dramática liderada por Asja para apresentar uma nova forma de fazer e ensinar teatro, numa cena incomum para a participação e empoderamento feminino.
O escritor argentino Ricardo Piglia fala de Asja Lacis: "Em 1923, em Berlim, Brecht conhece a diretora teatral soviética Asja Lacis, e é ela que o põe em contato com as teorias e experiências da vanguarda soviética". Com essas informações, diz a diretora Maria Vitória (Terceiro Corpo), veio o desejo de conhecer mais a biografia e a força dessa mulher.
Ricardo Piglia afirma ainda que: "por intermédio de Asja Lacis, Brecht conhece a teoria da ostranenie elaborada pelos formalistas russos e por ele traduzida como efeito de estranhamento. É notável o deslocamento operado por Brecht para mostrar a origem russa de sua teoria do distanciamento.”, afirma.
Apresentar o espetáculo “Asja Lacis já não me escreve” representa a consolidação e o compartilhamento de uma pesquisa que se desenvolve há mais de quatro anos, movida pela realização de um sonho que a cada encontro se concretiza, onde a cena é o resultado de um processo decorrente de laboratórios de criação.
O espetáculo joga com o teatro dança e com o compartilhamento de personagens entre as atrizes e o ator, trazendo coreografias, ações e imagens corporais que compõem a dramaturgia da cena, num misto de realidade e ficção. A transcrição dramatúrgica e a direção ficam a cargo de Maria Vitória e no elenco Juliana Carvalho, Marcos Paulo e Nádia Fabrici.
Serviço:
“Asja Lacis já não me escreve” - Temporada de Arte Cearense - Terça com teatro
Local: Teatro Dragão do Mar.
Datas: 03, 10, 17 e 24 de setembro
Horário: 20h
Ingressos: R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia).
Foto: Cláudia Rodrigues