Cada vez mais presente na vida das pessoas, a ansiedade pode trazer efeitos positivos como aumento da produtividade e motivação, e negativos como o medo, a apreensão, mal-estar, desconforto, estranheza do ambiente ou de si mesmo em excesso e, muito frequentemente, pensamentos catastróficos de que algo de ruim certamente irá acontecer, mesmo não tendo evidências que comprovem tal fato.
Para o psicólogo do Sest Senat Fortaleza, Jailson Andrade, a ansiedade, embora seja um mecanismo de defesa natural do corpo, quando em excesso costuma estar vinculada a pensamentos negativos, que muitas vezes são improváveis de acontecer, mas tomamos como verdade e acabamos nos comportando de forma disfuncional evitando determinados ambientes e atitudes, o que costuma trazer muitos prejuízos.
Trata-se de um efeito misto, corpo e mente aliados num processo de defesa de um perigo eminente que muitas vezes não está presente e costuma produzir no corpo sintomas físicos como taquicardia, sudorese, tensão muscular, problemas digestivos e até dor de cabeça. “Diante de situações onde somos tomados por essas sensações, fica difícil pensar com clareza e analisar os fatos de forma mais realista e funcional, o que deixa nossas emoções à flor da pele”, explica o psicólogo.
A ansiedade patológica pode se apresentar de várias formas, desde o pânico, desconforto em situações sociais, fobias específicas de ambientes e insetos e pode também produzir efeitos como consumo excessivo de comida, álcool, cigarro e outras drogas, por exemplo. Nessas condições, é aconselhável buscar ajuda de uma equipe de saúde, uma vez que várias áreas da vida são afetadas por esse estado de adoecimento.
O psicólogo e o psiquiatra são os profissionais especializados no trabalho com as questões emocionais e o trabalho destes profissionais costuma ser bastante efetivo. Vale ressaltar que uma alimentação saudável e a prática regular de atividade física costumam trazer muitos ganhos à saúde e potencializar os resultados do tratamento. “Qualquer pessoa pode ter dificuldades com as questões emocionais e nos estamos aqui para dar todo o apoio necessário para juntos, terapeutas e pacientes, alcançarem resultados positivos,” acrescenta Jailson Andrade.
O psicólogo também esclarece que muitas vezes é necessário incluir medicamentos no tratamento. Por isso a necessidade da inserção do profissional médico, uma vez que a ansiedade patológica tem diversas raízes, dentre elas o funcionamento do cérebro, tão importante quando as relações sociais, profissionais, familiares, dentre outras. “Além disso, existem algumas ações que podem ajudara reduzir a ansiedade cotidiana, tais como técnicas e práticas de meditação mindfulness, rever os hábitos nas redes sociais, fazer atividades físicas regulares, respirar profundamente e organizar a rotina,” diz Jailson Andrade.
O Sest Senat Fortaleza oferece atendimentos de saúde gratuitos como: atividade física, fisioterapia, nutrição, odontologia e psicologia para os profissionais do transporte e seus dependentes e a preços bastantes acessíveis para a comunidade em geral. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira nos turnos manhã, tarde e à noite para algumas especialidades.
Serviço:
Atendimento de Saúde Sest Senat Fortaleza
Rua Dona Leopoldina, 1050 - Centro
Informações: (85) 3304-4111
Foto: Divulgação