Um baião de dois feito com técnica de risoto: eis o vencedor do concurso “A Comida Cearense que Virá”. O Risoião Cearense, de João Monteiro da Silva Neto, garantiu o primeiro lugar na competição, seguido por Geórgia Maria Ramos da Silva Goiana, com o prato Flor de Mandacaru, e Ivanir da Silva Pinheiro Arrais, com o Talharim Baião de Dois com Tilápia. Os dois primeiros colocados ganharam bolsas para os cursos do Senac e o terceiro, um kit de livros de gastronomia da Editora Senac Ceará.
A final foi realizada na última sexta-feira (21), no Senac Reference. Os pratos foram avaliados pelos chefs do Restaurante Mayú, Ivan Prado e Diego Freire, e pelo professor, historiador, gastrônomo e membro do Observatório Cearense da Cultura alimentar – OCCA, Roberto Araújo. Entre os critérios adotados pelos avaliadores, constaram: criatividade das propostas, o uso de insumos cearenses, a higiene e a organização no preparo dos alimentos, a apresentação dos pratos, os seus sabores e as suas texturas.
Além da técnica de risoto, o diferencial do prato está na escolha dos insumos. O Risoião Cearense, conta o campeão, utiliza arroz da serra e fava verde cozidos no leite de coco com piaba, acompanha ainda farofa rústica de amêndoas de babaçu e jaca com gergelim e coco seco, extraído para fazer o leite de coco usado no “risoto”.
“O Senac é referência na formação dos profissionais de Gastronomia, não só no Ceará, mas nacionalmente. Considerando que essa formação vai além do desenvolvimento de competências e técnicas, realizamos o concurso para levantar importantes reflexões para o setor. Afinal, a sustentabilidade da cadeia produtiva passa também pela valorização dos insumos e da cultura alimentar regional. A competição foi pautada ainda pela inovação e criatividade, habilidades que distinguem os profissionais que mais se destacam no mercado”, explica o Diretor Regional Sesc Senac Ceará, Rodrigo Leite.