sexta-feira, 5 de abril de 2019

SEST SENAT PROMOVE AÇÃO PARA CAMINHONEIROS EM FORTALEZA

Com o tema “Quando eu pego a estrada, quem acelera é o Brasil”, o Sest Senat Fortaleza realizará uma série de serviços para os caminhoneiros que passarem pelo Posto São Cristóvão de 07 a 12 de abril, das 11h às 15h e das 16h às 20h. As ações fazem parte da programação da Semana Nacional de Saúde.  

Na ocasião, serão oferecidos serviços de atendimento em saúde bucal, aferição de pressão arterial, aulas de alongamento e orientações para prevenir doenças da coluna. Os caminhoneiros também terão acesso a informações sobre alimentação saudável e os riscos do uso de álcool e drogas. A iniciativa tem o objetivo de incentivar os profissionais a cuidar melhor da saúde e da qualidade de vida.

O Sest Senat realizará a ação em 70 pontos de concentração dos caminhoneiros pelo Brasil, como postos de combustíveis, terminais de cargas e centros de distribuição, próximos a rodovias de todo o País.

Na ocasião, também serão realizadas avaliações veiculares de caminhões – dentro do Despoluir – Programa Ambiental do Transporte, desenvolvido pelo SEST SENAT, com o apoio da CNT – Confederação Nacional do Transporte. O programa verifica se as emissões de poluentes estão de acordo com as normas ambientais e orienta os motoristas sobre a necessidade da manutenção preventiva. 

O Sest Senat oferece em suas unidades, atendimento de saúde nas áreas de Odontologia, Fisioterapia, Psicologia e Nutrição, além de centenas de cursos de formação e capacitação profissional, atividades culturais, esportivas e de lazer. Todos estes serviços estão disponíveis gratuitamente para os trabalhadores do transporte e seus familiares e com preços acessíveis à comunidade.

Para saber onde todas as equipes móveis do SEST SENAT estarão de 7 a 12 de abril, acesse: www.sestsenat.org.br


Serviço:
Semana Mundial da Saúde – Sest Senat Fortaleza
Dia: de 07 a 12 de abril
Hora: 11h às 15h e de 16h às 20h
Local: Posto São Cristóvão – BR 116 – KM 15
Mais informações: 3304-4111

Foto: Divulgação


INDÚSTRIAS DE CHOCOLATE APOSTAM NO UNIVERSO GEEK PARA ALAVANCAR VENDAS NA PÁSCOA

De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicad), em 2018 foram produzidas mais de 11 mil toneladas de ovos e produtos de Páscoa, número 26% maior que o registrado no ano anterior. Ainda de acordo com a Abicad, as vendas aumentaram devido à melhora do cenário econômico. Neste ano, a estimativa é de que os números sejam superiores aos de 2018, já que as fábricas aumentaram ainda mais a produção.

A aposta é mais em produtos destinados ao público jovem e adulto, o que inclui oferecer brindes com temas do universo geek, principalmente das grandes franquias de filmes de heróis, além de novidades tecnológicas. Segundo o especialista em Marketing e professor da Faculdade CDL, Bruno Leitão, os brindes e principalmente a comunicação nos pontos de vendas serão menos infantilizados e mais digitais para atrair a atenção não só das crianças, mas de seus pais também.

Bruno explica que o comportamento dos consumidores mudou, cada vez mais leem os rótulos e procuram produtos mais saudáveis, baratos, bonitos e saborosos. “Embora algumas bem estruturadas estratégias de marketing continuem influenciando o seu consumo, suas decisões estão mais racionais e isso já pode ser percebido há algum tempo em relação ao mercado de ovos de Páscoa”, esclarece.

Porém, até o ano passado os produtores de chocolate não acompanharam essa mudança e, ao invés de apostarem em produtos de melhor qualidade e sabores mais sofisticados, criaram mais brindes, relançaram marcas de chocolates açucarados que fizeram sucesso no passado e alterarem sensivelmente algumas embalagens.

Bruno Leitão explica que será necessário mais que heróis famosos, sabor diferenciado e brindes especiais, porque hoje os pequenos empreendedores que oferecem produtos caseiros e artesanais, como os ovos de colher, concorrem diretamente com as marcas famosas. “O valor dos ovos e a disputa com os produtos caseiros, geralmente mais acessíveis e mais deliciosos que o produto industrializado rivalizará com os heróis nessa batalha pela decisão do consumidor”, afirma.

Foto: Divulgação

REDUÇÃO DA DESIGUALDADE COLOCA A UECE EM 2º LUGAR DO BRASIL EM RANKING INTERNACIONAL

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) ganha destaque em mais uma lista de classificação internacional. O Ranking de Impacto das Universidades é a nova lista do Times Higher Education (THE), único que realiza rankings de desempenho universitário global. São avaliadas as universidades em relação aos indicadores de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Um desses indicadores é a “Redução da Desigualdade”. Foi com as ações realizadas para este fim que a Uece se destacou no novo ranking, ocupando o 2º lugar entre as universidades brasileiras e o 92º do mundo.

Segundo o reitor da Uece, professor Jackson Sampaio, “é uma grande conquista para a universidade, levando em consideração que essa é a primeira avaliação baseada em indicadores de desenvolvimento sustentável”, comemora. Neste indicador são consideradas informações como o número de alunos que integra a primeira geração da família a ingressar no Ensino Superior; a existência de política de admissão não discriminatória; assim como de programas de aconselhamento/apoio a alunos, servidores e professores de grupos sub representados.

De acordo com a Folha de São Paulo, essa é a primeira vez que uma avaliação global de universidades considera também aspectos voltados ao que, no Brasil, chamamos de extensão universitária, ou seja, a ligação da universidade com seu entorno. Nesse aspecto, a Uece oferece, por exemplo, eventos abertos ao público e projetos de extensão voltados para a comunidade, alcançando a média de 164 mil pessoas atendidas no último triênio. Além disso,  a Uece foi classificada ainda nos ODS de “Educação de Qualidade”, de “Saúde e Bem-Estar” e de “Parcerias e Meios de Implementação”.

Uece
Foto: Divulgação

DOMINGO TEM PROGRAMAÇÃO INFANTIL DE PÁSCOA NO SHOPPING EUSÉBIO

O mês da Páscoa já chegou! Para celebrar o período, o Shopping Eusébio vai realizar neste domingo (07/04), a partir das 17h, uma programação especial para a criançada, a Páscoa Kids. Entre as atrações estão os personagens da Cia Mix da Alegria, empresa que há 20 anos leva alegria, descontração e muita magia ao público infantil.

Srta. Cupcake Rosa
Foto: Divulgação

Neste dia, os baixinhos vão poder conferir a chegada do personagem mais querido dessa temporada, o coelhinho da Páscoa. O Mixel, como é chamado o coelhinho, vai passear pelo shopping interagindo com o público junto com os seus amigos, a Srta. Cupcake Rosa e o Soldado Algodão Doce.

Além disso, as crianças contarão com brincadeiras, danças, pintura facial e uma oficina de orelha do coelhinho. Todas as atividades são gratuitas. O evento conta com o apoio da Bebêtemqueter, Kumon, Espaço Educar e Sua Festa.

Coelho da Páscoa Mixel
Foto: Divulgação

CLÁSSICOS NA LAGOA APRESENTA CORAL DO IBLF E CAMERATA DE CORDAS DA UFC

A próxima edição do Clássicos na Lagoa combina a harmonia dos instrumentos de corda com a sonoridade do canto. Dia 12 de abril, às 17 horas, sobem ao palco do projeto o coral do Instituto Beatriz e Lauro Fiuza (IBLF) e a Camerata de Cordas da Universidade Federal do Ceará (UFC). Além de um repertório diversificado, os grupos apresentarão músicas do período romântico.

O coral irá interpretar canções de Villa-Lobos, Carlos Gomes e Bach. Já a Camerata apresentará um repertório exclusivamente romântico, tocando músicas de compositores como Strauss e Tchaikovsky. O evento, promovido pelo Instituto de Ciências Médicas Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ICM), acontece sempre às sextas-feiras, na Lagoa do Porangabussu.


Camereta de Cordas da UFC
Foto: Divulgação


Formada por 25 integrantes, a Camerata de Cordas foi criada pelas professoras do curso de Licenciatura em Música da UFC, Liu Man Ying e Dora Utermohl de Queiroz, em março de 2016. Já o Coral infanto-juvenil do IBLF foi formado em 2014 e faz parte dos grupos de referência do programa de música Jacques Klein, que proporciona formação técnica de qualidade para alunos de bairros com maior vulnerabilidade social.

O Clássicos na Lagoa se consolidou como um projeto voltado à formação cultural da comunidade. No seu quarto ano de realização, a iniciativa do ICM tem contribuído com o lazer e a sociabilidade do público. O Instituto está construindo um hospital de alta complexidade na região para atender a população do Estado e contribuir com a formação profissional e o desenvolvimento de pesquisas científicas na área da saúde. O projeto recebe o apoio da Enel.

Coral IBLF
Foto: Divulgação

PROJETO TOQUE DE VIDA CONCLUI TURMAS DE EUSÉBIO E FORTALEZA

Dedicação, descobertas de talentos, de potenciais e principalmente de desenvolvimento. Estas são algumas das experiências passadas pelos jovens participantes do Projeto Toque de Vida, que finaliza mais duas turmas: a primeira na manhã desta sexta-feira, 05, às 10h, na Escola de Ensino Fundamental Mário Sales, no Eusébio, onde acontecem os cursos de Canto Coral e Flauta. E à tarde, às 16h, encerramento da turma do curso de Flauta, na Escola Municipal Professor Álvaro Costa, no Cais do Porto, em Fortaleza.

Pela manhã, os alunos farão apresentações artísticas, haverá entrega de certificados e palestra dos autores do livro Sorrindo para Vida 2. As aulas foram ministradas pelo professor e músico Jofran Fonteles. À tarde, os alunos do curso de Flauta, que tiveram aulas com a  professora e musicista Brenna Freire, farão recital e receberão certificados de conclusão do curso. A próxima turma a ser concluída será a do curso de Violão, em Maracanaú.

O Projeto Toque de Vida é um projeto de inclusão social por meio da música cujo trabalho é destinado aos jovens carentes do interior do Ceará. Os cursos são gratuitos, totalizam 250 horas/aula e no final, os alunos recebem certificado de conclusão e os instrumentos serão doados à alguma instituição da cidade que sedia o curso para que possam continuar o ensino da música.

Foto: Divulgação

CULINÁRIA DE VÁRIOS PAÍSES GANHAM TOQUE CRIATIVO E AUTORAL DO MAYÚ

Mundialmente conhecidas, as culinárias francesa, italiana e asiática se mantêm no menu do almoço do Mayú em 2022, que também traz os sab...