De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicad), em 2018 foram produzidas mais de 11 mil toneladas de ovos e produtos de Páscoa, número 26% maior que o registrado no ano anterior. Ainda de acordo com a Abicad, as vendas aumentaram devido à melhora do cenário econômico. Neste ano, a estimativa é de que os números sejam superiores aos de 2018, já que as fábricas aumentaram ainda mais a produção.
A aposta é mais em produtos destinados ao público jovem e adulto, o que inclui oferecer brindes com temas do universo geek, principalmente das grandes franquias de filmes de heróis, além de novidades tecnológicas. Segundo o especialista em Marketing e professor da Faculdade CDL, Bruno Leitão, os brindes e principalmente a comunicação nos pontos de vendas serão menos infantilizados e mais digitais para atrair a atenção não só das crianças, mas de seus pais também.
Bruno explica que o comportamento dos consumidores mudou, cada vez mais leem os rótulos e procuram produtos mais saudáveis, baratos, bonitos e saborosos. “Embora algumas bem estruturadas estratégias de marketing continuem influenciando o seu consumo, suas decisões estão mais racionais e isso já pode ser percebido há algum tempo em relação ao mercado de ovos de Páscoa”, esclarece.
Porém, até o ano passado os produtores de chocolate não acompanharam essa mudança e, ao invés de apostarem em produtos de melhor qualidade e sabores mais sofisticados, criaram mais brindes, relançaram marcas de chocolates açucarados que fizeram sucesso no passado e alterarem sensivelmente algumas embalagens.
Bruno Leitão explica que será necessário mais que heróis famosos, sabor diferenciado e brindes especiais, porque hoje os pequenos empreendedores que oferecem produtos caseiros e artesanais, como os ovos de colher, concorrem diretamente com as marcas famosas. “O valor dos ovos e a disputa com os produtos caseiros, geralmente mais acessíveis e mais deliciosos que o produto industrializado rivalizará com os heróis nessa batalha pela decisão do consumidor”, afirma.
Foto: Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário