sexta-feira, 19 de outubro de 2018

SHEILA OLIVEIRA FAZ PALESTRA NO MFF DENTRO DO PROJETO "UMA COLEÇÃO MUITO PARTICULAR"

Em mais um dia do projeto desenvolvido por Marcelo Barbalho, “Uma Coleção Muito Particular”, a fotógrafa Sheila Oliveira vai ao Museu da Fotografia Fortaleza (MFF) para mostrar as fotografias que lhe marcaram, neste sábado (20/10) às 10h. A participação é gratuita (sujeita a lotação), basta se inscrever pelo sympla.com.br.

O que pode ser mais interessante que um grande artista falando sobre as fotos que mais lhe impressionam, os motivos, sua história e como elas refletem no mundo? Foi assim que nasceu o projeto “Uma Coleção Muito Particular”, onde grandes artistas são convidados para dividir esse momento com o público.  

Sheila Oliveira é sócia-fundadora da Dartista Editora, vive e trabalha em Fortaleza, estudou fotografia na Foximage, em Paris, além de ter se especializado em fotojornalismo em São Paulo, na Escola Focus. Já trabalhou na Agence France Press e no jornal Folha de São Paulo. Publicou cinco livros, com temas que falam da cultura do Ceará.

Sheila Oliveira
Foto: Divulgação

OUTUBRO ROSA NA CASACOR CEARÁ 2018

A Utte Arquitetura e o Centro Regional Integrado de Oncologia (Crio) estão realizando uma campanha de conscientização, durante os últimos dias da CASACOR Ceará. Com o tema outubro rosa, as profissionais da Utte: Anellise Bluhm - designer de interiores, Carol Timbó - engenheira e arquiteta e Mirna Albuquerque - designer de interiores; utilizam seu espaço, o Lavabo Rosa, para chamar a atenção dos visitantes da mostra de decoração sobre a importância da prevenção feminina.  
Carlo Timbó, Mirna Albuquerque e Anellise Bluhm (sntada)

A CASACOR Ceará acontece até dia 23 de outubro na Rua Visconde de Mauá, 950 e todos os visitantes do evento que passarem pelo espaço Lavabo Rosa são convidados a tirar uma selfie e aderir a campanha do Crio, além de receber a fita rosa e material informativo. Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.



MOTA MACHADO LANÇA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL NO MÊS DAS CRIANÇAS

Para comemorar o mês das crianças, a Praça Canuto 1000 realiza nos dias 20 e 21 de outubro, programação especial voltada aos pequenos. As atividades, que acontecem das 16h às 20h são todas gratuitas e incluem brincadeiras variadas como jogos de revezamento, mini-gincanas, mini-golf, túnel gigante de tecido, portal mágico, brincadeiras com cordas, bambolês, piscina de bolinhas e castelo inflável.

A programação também guarda momentos radicais com a parede de escalada para adultos e crianças, além da cama elástica. O evento reserva, ainda, uma área para atividades artísticas com a oficina de gesso e a mini oficina de grafite com as crianças.

O espaço culinário da praça Canuto 1000 fornece uma variedade de opções para todos os gostos com a Hero's Truck Hamburgueria, The Fruit Truck, Crepítos e Dindin Gourmet Bom D+.

No domingo, 22, além de todas as atrações e atividades do sábado, acontece um show de mágica que vai encantar crianças e adultos.

Além das atividades especiais, nos dias 20 e 21, permanecem as atividades regulares da praça: playground, pet place e bicicletário, Bike Fix, equipamento para pequenos consertos em bicicletas.

A Praça Canuto 1000 é um projeto desenvolvido pelas arquitetas Laura Rios e Liana Feingold para a construtora Mota Machado. A praça, temporária e itinerante, é uma das ações da empresa em comemoração ao seu cinquentenário, uma forma de interagir com a população da cidade e fornece um espaço de convivência e bem-estar.

Serviço:
Construtora Mota Machado
Programação Cultural na Praça Canuto 1000
Local: Esquina da rua Canuto de Aguiar e rua Vicente Leite
Data: 20 e 21 de outubro, a partir das 16h
www.motamachado.com.br/pracacanuto1000


II BAZAR FAZ BEM É AMANHÃ!

É amanhã, sábado, dia 20!! 

Um dia inteiro de amor e dedicação à causa do autismo. Como pano de fundo, o II Bazar FAZ Bem, promovido pela Associação Fortaleza Azul, que reúne pais de autistas.

Uma excelente oportunidade de renovar o guarda roupas, comprar brinquedos, acessórios e objetos de decoração com preços espetaculares (temos peças a partir de R$ 2 reais....isso mesmo!! No melhor estilo “o gerente endoidou”). E ainda ajudar os projetos voltados para pessoas no Transtorno do Espectro Autista (TEA). 

O Bazar será realizado das 9h às 17h no Colégio Jim Wilson (Av. Augusto dos Anjos, 1915- Bonsucesso).

Participe!!


TIME DA EMPRESA VITÓRIA ENTRE OS FINALISTAS DA COPA DO TRANSPORTE

A Empresa Vitória (Organização Guimarães), com sede em Caucaia e dirigida pelo empresário Dalton Guimarães, está entre as finalistas da Copa Sest Senat de Futebol 7 Society, cujos jogos da semifinal e final acontecem neste sábado  e domingo (20 e 21/10) em Pelotas (RS), local do time vencedor do ano passado e que também concorre ao título, além das equipes de Manaus (AM) e Contagem (MG). 


quinta-feira, 18 de outubro de 2018

BLUBELL APRESENTA SHOW “CONFISSÕES DE CAMARIM” NA CAIXA CULTURAL FORTALEZA

A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, de 19 a 21 de outubro, o show “Confissões de Camarim”, onde a cantora e compositora paulista Blubell interpreta canções do seu quinto álbum (homônimo ao espetáculo), lançado em 2016. No repertório, misturas de música pop contemporânea e jazz com a performance teatral de Blubell, que também entoa faixas de discos anteriores. Ela ainda empunha guitarra em algumas músicas e sobe ao palco com a banda composta por Bruno Serroni (violoncello), Zé Ruivo (teclados) e Richard Ribeiro (bateria e programações). O show se desvenda como uma peça de teatro em três atos: “o primeiro ato é mais dançante, o segundo mais romântico e o terceiro mais ‘maluquete’”, aponta a artista. 

Produzido por Marcio Arantes (Liniker e Mariana Aydar), que trouxe ao álbum novas tonalidades contemporâneas à provocante verve vintage da cantante, “Confissões de Camarim” consagra Blubell como uma das vozes brasileiras da atualidade e pelas composições autorais. Sua assinatura permeia as 11 faixas do disco, que conta ainda com participação de Zeca Baleiro em "A Tardinha", com letra do maranhense, e a versão da cantora para “Pretexto”, de Pélico. Blubell segreda penitências de amor, prazeres e fluências vindas com as cores lustradas do cotidiano, entre poéticas revelações, finas doses de ironia e encantamentos da vida, como na bossa-novista "Vida em Vermelho" com levada ska; na balada "Cosmos"; em "Another Day", cantada em inglês e com pegada beatlemaníaca e no "Bolero do Bem" com nuances de reggae.

A multiplicidade rítmica traz músicas modernas com cara de antigas, como "Funny Honeymoon" e "Ontem", além da diversidade em "Liberdade X Segurança", canção mais existencialista que romântica; na mensagem irmanada ao público em "No Camarim" e na final "We're All Alone". No show, Blubell ainda retoma discos anteriores, como "Eu Sou do Tempo Em Que A Gente Se Telefonava" e "Diva É A Mãe", entre as embaladas revelações de “Confissões de Camarim”. 

Foto: Natan Santiago

TRIBUNAL DE JUSTIÇA RECEBE EXPOSIÇÃO SOBRE A DITADURA MILITAR

Seguindo a programação de exposição, a mostra “Imagens que Ardem” agora é inaugurada no Tribunal de Justiça do Estado do Ceará – TJCE, após exibição na Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará – ESMEC. Está é a primeira exposição itinerante do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF) e traz fotos icônicas da Coleção Paula e Silvio Frota, que registram o período da ditadura militar. A abertura será  nesta sexta (19/10) às 11h, e fica aberta para visitação durante um mês. Em seguida, será encerrada no Fórum Clóvis Beviláqua. 

São 50 fotografias feitas por Evandro Teixeira, Juca Martins e Orlando Brito, que contam fatos marcantes do período da política brasileira, compreendido entre os anos 1964 e 1985, em que os militares governaram o país. 

A mostra tem curadoria do fotógrafo Silas de Paula, membro do Conselho Curador do Museu. Para ele, os registros são uma descrição aguda e pessoal da ditadura militar, onde as relações imaginárias entre o real que a foto mostra e o que o sujeito viveu, fundem-se e revelam que abolir o dissenso é banir a subjetivação política, reduzindo a política ao policial. “As fotos desses grandes mestres ardem em nosso imaginário onde ambiguidades são replicadas, mas entre sonho e realidade percebemos que - mais do que nunca - é necessário olhar o futuro, tendo em vista o passado, para trabalharmos o presente”, afirma.

Em todos os lugares por onde passa a exposição itinerante, a visitação é gratuita e aberta ao público.


SERVIÇO:
Exposição Itinerante Museu da Fotografia - TJCE
Período: início em 19/10 – segue em exposição por um mês
Horário: 8 às 18h – segunda à sexta-feira
Local: Tribunal de Justiça do Estado do Ceará
Endereço: Av. General Afonso Albuquerque Lima, S/N. - Cambeba CEP: 60822-325 
Fone: (85) 3207-7000
Visitação: gratuita
Mais informações: (85) 3017-3661


CULINÁRIA DE VÁRIOS PAÍSES GANHAM TOQUE CRIATIVO E AUTORAL DO MAYÚ

Mundialmente conhecidas, as culinárias francesa, italiana e asiática se mantêm no menu do almoço do Mayú em 2022, que também traz os sab...