terça-feira, 6 de novembro de 2018

PRAÇA CANUTO 1000 RECEBE FEIRA AGROECOLÓGICA

A partir do próximo dia 9 de novembro e durante todas as outras sextas até o dia 21 de dezembro, a Praça Canuto 1000 vai receber a Feira Agroecológica da Agricultura Familiar. Uma parceria da Construtora Mota Machado e a Fundação Cultural Educacional e Popular em Defesa do Meio Ambiente (Cepema).

O evento é aberto ao público e acontece de 6h às 11h na Praça Canuto 1000 - Rua Canuto de Aguiar, número 1000. A feira vai trazer uma ampla variedade de produtos orgânicos como pães,  bolos, frutas, geleias, doces, café, verduras e cereais. Os expositores fazem parte do núcleo de produtores da CEPEMA.



Os frequentadores ainda podem encontrar na praça bicicletário, pet place, mini praça de alimentação e eventos, amplo gramado e bikefix (equipamentos de suporte para bicicletas). O espaço tem duração temporária. Ao término das atividades, a praça dará lugar a um lançamento imobiliário da Mota Machado.




segunda-feira, 29 de outubro de 2018

FESTIVAL ACORDES DO AMANHÃ LEVA MÚSICA PRA TODOS OS LADOS

Uma celebração entre a arte e a cidade, levando música a praças, feiras livres, terminais de ônibus, linhas de metrô, escolas e hospitais. É o que promove o Acordes do Amanhã – Festival Itinerante de Música. Em novembro, o evento chega à segunda edição passando por oito cidades cearenses. Começa em Fortaleza, no dia 9, e até o dia 17 acontecerá também em Itapajé, Guaramiranga, Caucaia, Aquiraz, Sobral, Orós e Paracuru. 

Em Fortaleza são cerca de 120 apresentações musicais em 36 locais, com sons dos mais diversos gêneros musicais, propondo à população uma reflexão sobre como os ritmos e melodias estão presentes em vários momentos do cotidiano. Do fone de ouvido no ônibus ao batuque na mesa do bar, da banda na casa de espetáculo ao artista que faz da rua o seu palco. Em diversas situações “Somos música”, lema desta edição.

Depois do Ceará, o Acordes do Amanhã pega a estrada em dezembro para proporcionar mais encontros musicais com a população em espaços públicos do Rio de Janeiro, da Bahia, de Goiás e do Rio Grande do Sul. 

O Acordes do Amanhã se espalha por terminais (Papicu, Siqueira, Parangaba, Lagoa,  Conjunto Ceará, Messejana, Antônio Bezerra),  rotas de ônibus e a linha de metrô Fortaleza - Maracanaú; além das Praças José de Alencar e do Ferreira, Praia de Iracema (Praia dos Crush e Espigão Beira Mar), dos Mercados dos Peixes, Central e São Sebastião, além de escolas, hospitais e feiras livres. 

Orquestra Popular do Nordeste

Entre as atrações, Ceará Brass Quinteto (grupo de sopros com repertório de jazz, erudito e MPB), Sax in Cena (quarteto de saxofone), Siara Quarteto (grupo de violino, viola e violoncelo com repertório erudito e popular), Giorgi Gelashvili e Liana Fonteles (cantores líricos), Duo Glière (formado pela violinista Liu Ying e a violoncelista Dora Utermohl, professoras da UFC), Escaleta com Charanga (jazz instrumental de Thiago Almeida, Mateus Farias e Michael Rodriguez), OPN – Orquestra Popular do Nordeste, dentre outros. 

A Plataforma Sinfonia do Amanhã é um projeto parceiro do festival. A iniciativa está voltada ao ensino de música e prática orquestral e coral para crianças e adolescentes de 8 a 18 anos, oferecendo ferramentas de inserção social, desenvolvimento educacional e cultural.  

SERVIÇO:
2º Festival Acordes do Amanhã – Fortaleza e Itapajé (9/11), Guaramiranga (10/11), Caucaia (13/11), Aquiraz e Sobral (13 e 14/11), Orós (16/11) e Paracuru (17/11).  www.festivalacordesdoamanha.com.br. Contatos: (85)3235-4063. @acordesdoamanha

Mandacaru Jazz


MATHEUS CEARÁ APRESENTA NOVO STAND UP NO VIA SUL

Em seu primeiro show de stand up comedy, Matheus Ceará aborda temas comuns à comédia de cara limpa: piadas, observações e comentários bem-humorados de questões do cotidiano, sempre com um ponto de vista particular, sábado, dia 3 de novembro, às 21h30min, no Theatro Via Sul Fortaleza.

Em uma nova fase, o comediante deixa de lado a sua característica indumentária para se mostrar por inteiro no palco. Agora ele chega sem personagem para contar sobre a sua infância no Nordeste, mostrando uma realidade muito diferente dos dias de hoje. Além de comentar sobre a mudança para São Paulo, família, casamento, filho e como é trabalhar na televisão. Também contará sobre a cirurgia bariátrica e as diferenças entre ser gordo e magro.

Matheus Martone nasceu em Fortaleza e mudou-se para o interior de São Paulo ainda criança. Começou a imitar os amigos e professores da escola e, percebendo o seu potencial para a comédia, lançou o seu primeiro show aos 14 anos. No começo da carreira, tinha vergonha de subir ao palco de cara limpa. Desse modo, adotou a indumentária comum do caipira nordestino. Assim surgiu o personagem Matheus Ceará.

Em 2010, Matheus venceu o quadro “Quem chega lá”, do “Domingão do Faustão”. Há quase cinco anos ele é um dos personagens mais queridos do humorístico “A Praça é Nossa”, onde é responsável por alguns dos picos de audiência do programa.

“Socano a Bucha” foi o show que rodou por todo o Brasil em 2015, com sessões lotadas. Em 2016, criou o show “Inédito Para Quem Nunca Viu”, com o qual fez turnê pelo país. A agora, apresenta um novo solo totalmente diferente do que já fez antes.

Mais informações: (85) 3099-1290 | Whatsapp: (85) 9 9105.0786.




sexta-feira, 26 de outubro de 2018

PROJETO IMAGINÁRIO LEVA MÚSICA INSTRUMENTAL AO IATE CLUBE DE FORTALEZA

A música instrumental aporta novamente no Iate Clube de Fortaleza. A bordo do projeto Imaginário, neste sábado, 27, a partir das 17h, o público é convidado a conferir os shows do músico Samuel Rocha e do grupo S.G 4tet. A entrada é gratuita.

Samuel Rocha é pernambucano residente no Ceará desde os quinze anos de idade e vem consolidando o seu trabalho no sentido de fortalecer o choro e a música regional. Nessa apresentação conta com Mateus Farias na flauta e Igor Ribeiro na percussão, trazendo os sucessos do choro e da bossa nova.

Samuel Rocha

S.G 4tet é um grupo comprometido com o autêntico jazz, com o núcleo do seu repertório  composto dos standards de jazz, assim como canções dos clássicos da bossa nova. Todas essas músicas, porém, são interpretadas da maneira própria desenvolvida pelo o grupo que elaboram arranjos moderno, reunindo a mais instigante arte da improvisação.

Em sua segunda edição em Fortaleza, o projeto Imaginário acontece mensalmente, no final de tarde de sábado. Recentemente, o projeto aconteceu em Natal (RN), reunindo o músico potiguar, Sibérius Lima, e os músicos de Cabedelo (PB), Júnior Mola e Clevaldo Rodrigues com as participações especiais dos jovens participantes do projeto Um Toque de Vida realizado nestas respectivas cidades.

Serviço:
Projeto Imaginário 
Shows de  Samuel Rocha e S.G 4tet
Local: Iate Clube de Fortaleza
Avenida Abolição,  4813 -  Cais do Porto  
Dia 27 de setembro
Horário: 17h


S.G 4tet.

MFF PROMOVE EVENTO PARA AMANTES DA FOTOGRAFIA E FÃS DO U2

Chegou a hora dos fãs do U2 se prepararem para descobrir o conceito de um grande álbum do grupo. No dia 27, às 14h, o primeiro piso do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF) será inundado por melodias icônicas da grande banda irlandesa, resultando em um diálogo da fotografia com a música. 

Através da mediação da série Sea Scapes, do artista Sugimoto, a Banda One, cover do U2, juntamente com uma orquestra, acompanhará na descoberta da história da fotografia que estampa a capa do álbum “No Line on the Horizon”, como as músicas foram criadas inspiradas na obra do fotógrafo, transformando-as em grandes canções, e a técnica usada pelo artista em sua série. 

Um evento gratuito e imperdível para os fãs da banda, da fotografia e da arte. Inscrições pelo sympla.com.br.


quinta-feira, 25 de outubro de 2018

CORAL DA UFC E ORQUESTA SONIAL APRESENTAM ESPETÁCULO D´ÁGUA

A água é o símbolo da vida, da pureza e, principalmente, do amor. A água protege o feto, batiza a criança, diverte homens e mulheres, lava e purifica todo o percurso da vida. É disso que fala o próximo espetáculo do Coral da UFC: d’Água. A temporada tem estreia marcada para o dia 2 de novembro, às 20 horas, no Teatro Dragão do Mar. As 31 vozes do coral serão acompanhadas pela Orquestra Sonial, formada por 14 instrumentistas, ambos projetos de extensão da universidade. Esta festa de arte e música marca a abertura das comemorações dos 60 anos do Coral da UFC, que acontece em abril de 2019.

O espetáculo sob a direção do  professor e regente Erwin Schrader está sendo cuidadosamente preparado há dois anos, somando-se aproximadamente 620 horas de ensaio de voz e expressão corporal,com a condução de mais dois professores, o regente Gerardo Viana Jr. e o maestro Jaderson Teixeira. Como é um espetáculo de formação e extensão universitária,  todos os arranjos foram feitos pelo próprios professores e musicistas que são, em sua maioria, estudantes do curso de Música da instituição. No repertório, músicas de compositores brasileiros e, entre eles, destacam-se os cearenses Fausto Nilo, Belchior, Flávio Paiva e Tarcisio Sardinha. 

O cenário é um brilho à parte nesta montagem. O palco do Teatro do Dragão será coberto por um espelho d´água por onde circularão 5.000 litros de água, totalmente reaproveitada e tratada para evitar desperdício. Uma complexa engenharia que possibilitará momentos de rara beleza. Neste espaço cênico de muita água e som, as 45 pessoas em cena darão visibilidade à fusão das linguagens artísticas de teatro, música e dança desenvolvidos na UFC para contar a história da Sociedade da Água e seu aprendizado sobre o afeto e sua liquidez.

A narrativa se passa em um universo mágico onde existe a Sociedade da Água, uma aldeia erigida em torno de uma cachoeira e de lendas milenares. A história mais lembrada pelo povo trata de três moças responsáveis pela mágica de brotar e purificar a água, que morreram por falta de afeto e, com elas, esvaiu-se a prosperidade do lugar. Apesar do dom que possuíam, a vida delas foi triste. De tamanha tristeza, se jogam no rio durante uma enchente. Assim, a água secou e sobrou um rio de pedras. O vazio. “Foram-se para nunca mais”.

Serviço:
Espetáculo “d’Água” do Coral da UFC
Local: Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Período: sextas, sábados e domingos (2 de novembro a 16 de dezembro)
Horário: 20h (19h aos domingos)
Ingressos na bilheteria: R$ 30,00 (inteira); R$ 15,00 (meia) 




LUIS MARCELO E GABRIEL LANÇAM CLIPE COM PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DA MÃE DELES

Conhecida pelas brincadeiras dos filhos nas redes sociais, Dona Romelia Soares, mãe de Luis Marcelo e Gabriel, é a protagonista do clipe “Tia Cida”, sucesso lançado neste ano pela dupla. A música, que já ultrapassa os 300 mil acessos no YouTube, narra a história de um jovem apaixonado que volta ao bar da “Tia Cida” após uma desilusão amorosa. Assim como os filhos, dona Romelia mostra desenvoltura na frente das câmeras e já conhecida como “Tia Cida” por alguns fãs da dupla. “Tia Cida” tem produção de Rod Bala e está disponível nas principais plataformas digitais como Deezer e Spotify. 


CULINÁRIA DE VÁRIOS PAÍSES GANHAM TOQUE CRIATIVO E AUTORAL DO MAYÚ

Mundialmente conhecidas, as culinárias francesa, italiana e asiática se mantêm no menu do almoço do Mayú em 2022, que também traz os sab...