terça-feira, 25 de junho de 2019

ESPETÁCULO NÓ ATERRISA EM FORTALEZA

Enquanto seu mais recente espetáculo, Cão Sem Plumas (2017), viaja pelo Brasil e pelo mundo, Deborah Colker revisita uma coreografia lançada em 2005, na Alemanha, e que não remontava desde 2012, até sua reestreia o ano passado, em Minas Gerais e São Paulo.

Nó, balé que será apresentado dias 13 e 14 de julho em Fortaleza, no Teatro RioMar, é um marco na trajetória de Deborah. Foi quando ela “virou a esquina”, como diz. Interrompeu sua premiada investigação sobre movimento e espaço – que resultou em Velox (1995), Rota (1997) e Casa (1999) e 4 por 4 (2002) – para mergulhar naquilo que vê como “a tragédia e a complexidade dos impulsos humanos”. O tema de Nó é o desejo.

“Cão Sem Plumas me dilacerou, me esvaziou. Senti a necessidade de voltar ao Nó, rever o lugar onde minhas perguntas e angústias começaram a mudar. Eu tinha certeza de que não havia feito tudo o que precisava com Nó”, explica. A coreografia de Cão Sem Plumas, baseada em poema de João Cabral de Melo Neto e executada por bailarinos cobertos de lama, valeu a Deborah o prêmio Benois de la Danse, tido como o Oscar da dança.

Nó volta completamente transformado. Há mudanças cenográficas, a trilha sonora ganha mais temas compostos por Berna Ceppas, e a música “Carne e Osso”, da banda Picassos Falsos, embala um duo romântico. As modificações que Deborah realizou na coreografia são frutos de seu amadurecimento nos últimos 13 anos.

O primeiro ato começa com uma árvore no centro do palco. São 120 cordas, representando laços afetivos. Os bailarinos as soltam aos poucos, até que se assemelhem a uma floresta. Eles se valem de técnicas como a bondage (uso de cordas para controle da dor e do prazer). “No primeiro duo, o homem amarra a mulher por escolha dela. Dominação e submissão estão presentes na consciência plena de ambos. Não há liberdade sem dor, não há prazer sem consciência”, afirma Deborah, que tem o irmão, Flavio Colker, na codireção.

No segundo ato, a companhia dança dentro e em torno de uma grande caixa transparente criada por Gringo Cardia, diretor de cenografia. Se as cordas apontam para a natureza, a caixa evoca o mundo urbano. “O desejo e os enigmas começam no corpo e saltam para fora da forma que conseguem”, diz Deborah.

Na trilha sonora da primeira parte, além de criações de Berna Ceppas e Kassin, há trechos de Ravel e Alice Coltrane. Na segunda estão preciosidades como “My One and Only Love”, com Chet Baker; “Coisa nº 9”, de Moacir Santos; e “Preciso Aprender a Ser Só”, de Marcos Valle e Paulo Sergio Valle, na voz de Elizeth Cardoso.

Os figurinos, que transmitem erotismo e também delicadeza, são do estilista Alexandre Herchcovitch. A iluminação é de Jorginho de Carvalho, parceiro de longa data de Deborah. A direção de produção é de João Elias, fundador da companhia. A produção local é da Free Lancer Producções.

SERVIÇO:
Dias: 13 e 14 de julho
Horários: sábado às 21h e domingo às 20h
Local: Teatro Rio Mar Fortaleza 
Informações: 85 - 3066-2000/85 – 3261.0665 

Foto: Divulgação


quinta-feira, 6 de junho de 2019

SEST SENAT OFERECE ATENDIMENTO PSICOLÓGICO EM GRUPO

Pensando em oferecer atendimento e apoio psicológico a grupos de várias idades, o Sest Senat Fortaleza, por meio do setor de Psicologia, lança Grupo de Atendimento aos Adolescentes, Jovens e Pais, por meio de encontros semanais com duração de 2h e o máximo de 06 participantes. 

Com o tema “Abordando Sentimentos e Comportamentos”, o Grupo de Atendimento aos Adolescentes (15 a 18 anos), tem o objetivo de facilitar discussões acerca de assuntos pertinentes à adolescência, buscando a construção de forma saudável de conceitos que possam nortear suas atitudes e comportamentos. Os encontros acontecem às terças-feiras (8h às 10h) e quartas-feiras (15h às 17h).

Com a mesma temática e objetivos dos adolescentes, os encontros do Grupo de Atendimento aos Jovens (18 a 24 anos) acontecem às segundas-feiras (8h às 10h) e terças-feiras (15h às17h)

O Grupo de Atendimento aos Pais com o tema “Diálogos Entre Gerações”, tem o objetivo de facilitar discussões acerca de assuntos pertinentes à relação intrafamiliar, buscando formas saudáveis de convívio. Os encontros acontecem às segundas-feiras (15h às 17h) e quintas-feiras (8h às 10h).

O serviço é ofertado de forma gratuita para os profissionais do setor de transporte e dispõe de preços acessíveis para a comunidade.

Serviço:
Grupo de Atendimento Psicológico Sest Senat
End: Rua Dona Leopoldina, 1050 – Centro
Tel: (85) 3304-411

sexta-feira, 31 de maio de 2019

PROFISSIONAIS DO TRANSPORTE DISPUTAM A FASE FINAL LOCAL DO SETOR

O Sest Senat Fortaleza realiza no próximo domingo (02/06), na Arena Fut7, de 8h às 11h, a fase final (local) da Copa Sest Senat de Futebol 7 Society. As empresas São José e Dragão do Mar disputam o 3º lugar e Vitória e Vega jogam pelo 1º lugar.

O vencedor do certame irá disputar a fase nacional, que terá início em agosto e segue até outubro, quando oito times serão classificados para as quartas de final. A semifinal e final acontecem na cidade de Contagem (MG). A Copa Sest Senat é um campeonato destinado exclusivamente aos trabalhadores do transporte.

Serviço:
Copa Sest Senat de Futebol 7 Society (final fase local)
Dia: 02 de junho de 2019
Hora: 8h às 11h
Local: Arena Fut7 (Av. Maestro Lisboa, 3291 – Lagoa Redonda

quinta-feira, 30 de maio de 2019

SEST SENAT REALIZA CURSO SOBRE GESTÃO DE PESSOAS

O Sest Senat Fortaleza realizou de 15 a 24 de maio em sua sede, o curso Gestão de Pessoas, com a participação de 21 alunos.
Maria Aparecida Salmito Nóbrega, gerente de cobrança, diz que o curso ampliou seus conhecimentos. “Me fez refletir diante das atitudes pessoais e profissionais, aprender a lidar em determinadas situações e entender que nem sempre serei líder, em alguns dias serei liderada,” diz ela.

Foto: Divulgação

quarta-feira, 22 de maio de 2019

SEST SENAT AMPLIA HORÁRIO DE ATENDIMENTO DA NUTRIÇÃO

Pensando em oferecer mais comodidade aos profissionais do transporte e comunidade em geral, o Sest Senat Fortaleza amplia horário de atendimento da Nutrição, passando agora a atender das 8h às 22h. Os serviços são gratuitos para os profissionais do transporte.

O Sest Senat Fortaleza também oferece o exame de bioimpedância, feito através da aplicação de uma pequena corrente elétrica pelo corpo. Sabemos que a água é o único elemento em nosso corpo que conduz eletricidade. Sendo assim, quando a corrente passa pelo corpo, pode-se medir a impedância da água.

Foto: Divulgação

terça-feira, 14 de maio de 2019

AYRTON PESSOA BOB LANÇA ÁLBUM "HORIZONTE APARENTE"

“Horizonte Aparente ad infinitum” é como termina uma das faixas do Álbum “Horizonte Aparente”, um verdadeiro convite ao não-aparente e presente de vários ritmos, sonoridades e encontros. Com composições e acordeon de Ayrton Pessoa (Bob), o trabalho tem a orientação do pianista, compositor e produtor paulistano Benjamin Taubkin e participação de Jônatas Gaudêncio no clarinete e Raí Santorini no desenho de luz.

Resultado do projeto contemplado pelo Edital das Artes da Secult-CE e do processo de criação vivido no Laboratório de Música da Escola Porto Iracema das Artes em 2018, o álbum foi lançado o dia 11 de maio, na Casa Absurda e terá mais duas apresentações no Teatro do Dragão do Mar, dias 24 e 31 de maio, às 21h. O projeto, que teve início ainda em 2016, com Bob e Jônatas, num processo de composição, experimentação e apresentação ao longo do ano seguinte, resulta de um disco nas plataformas digitais acompanhado de um vídeo da gravação na íntegra. 

A experiência do laboratório rendeu investigações, encontros e parcerias. Além das composições sonoras e da condução do clarinete, criou-se ambientes visíveis para imersão nas transformações de som-luz que dialogam também através de sensores e se somaram às colaborações de texto (Honório Félix) e performance (Thales Luz, Diogo Braga e Natália Coehl). “Horizonte Aparente” então se constrói na sobreposição de paisagens e nas narrativas de viagem, oscilando entre densidade e esvaziamento na composição sonora e visual, abrindo um passeio poético por mitologia, astronomia e cotidiano.

Após o lançamento de um EP digital (novembro/2017), o então duo lançou videoclipes das músicas (resultado de colaborações com os artistas Noá Bonoba, Juliana Tavares, Devon Zoal, Gil Rodrigues e Jupira Carvalho), iniciando uma abertura de meios e linguagens através da qual ganhou a participação constante de Raí para investigar a ambiguidade nos desenhos de luz e som. Com o intuito de aprofundar esses diálogos, ampliar o repertório e expandir os meios criativos, o trio ingressou no Labmus do Porto Iracema das Artes VI edição.

Serviço:
Lançamento do álbum Horizonte Aparente, de Ayrton Bob
Dias: 24 e 31 de maio
Local: Teatro do Dragão do Mar
Horário: 21h
Ingressos: R$ 20 e R$ 10
Informações: 85 9.9277-4000 - 85 3037.4618 

Ayrton Pessoa Bob
Foto: Pâmela Soares


UECE E CINETEATRO SÃO LUIZ PROMOVEM LANÇAMENTO DE LIVRO E CONCERTO DE MÚSICA GALEGOS

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) e o Cineteatro São Luiz, em parceria com a TE&A (Turismo Educacional & Aprendizagem e Damadriña Producións), realizarão no dia 24 de maio, a partir das 18h, no Cineteatro, o evento que mesclará duas formas de arte – poesia e música.

O evento terá início com o lançamento do livro de poesias Caderno do Nilo, de autoria do escritor galego Cesáreo Sánchez Iglesias, tradução de José Jackson Coelho Sampaio, revisão técnica e leitura crítica de Verônica Carvalho Barbazan, com o apoio de Jakson Renner Rodrigues Soares.

Editado pela EdUECE, a obra mescla, de modo harmônico, lírico e simbólico, três viagens feitas pelo autor ao rio Nilo, entre Cairo e Assuã, com viagens que outros escritores europeus narraram, intertextualizando. O livro consta de um único poema, dividido em 245 segmentos de duas ou três estrofes cada, que constituem um convite irrecusável para uma viagem pelos fluxos do rio Nilo, das nascentes à foz, da época dos faraós à atualidade, belezas e histórias, azuis e sóis cegantes do deserto.

E a partir de 19h, a música tradicional da Galícia será tema do concerto da OSUECE. A apresentação terá como convidada a cantora Uxía, considerada a grande dama da música galega e uma de suas maiores embaixadoras. Os arranjos são da compositora galega Zeltia Montes e a regência é do maestro e professor da Uece Alfredo Barros. Durante sua passagem pelo Brasil, Uxía participará ainda de evento voltado exclusivamente para alunos do curso de Música da Uece.
  
Serviço:
Lançamento de livro e Concerto Sinfônico
Data: 24 de maio (sexta-feira)
Hora: a partir de 18h
Local: Cineteatro São Luiz
Endereço: Rua Major Facundo, 500 – Centro, Fortaleza/CE
Ingressos: R$40 / R$20
Informações (85) 3252-4138

Foto: Divulgação

CULINÁRIA DE VÁRIOS PAÍSES GANHAM TOQUE CRIATIVO E AUTORAL DO MAYÚ

Mundialmente conhecidas, as culinárias francesa, italiana e asiática se mantêm no menu do almoço do Mayú em 2022, que também traz os sab...