quarta-feira, 28 de agosto de 2019

SEST SENAT OFERECE ATENDIMENTO PSICOLÓGICO

O Sest Senat Fortaleza oferece por meio do seu atendimento psicológico, os serviços de atendimento individual para adolescentes e adultos, tanto na abordagem da Psicanálise, quanto na abordagem da Terapia Cognitivo Comportamental, nos turnos manhã, tarde e noite.

A Psicologia do Sest Senat Fortaleza atua nas mais diversas demandas de saúde mental, tais como: Transtornos Ansiosos, Transtornos de Humor, Transtornos de Personalidade, Problemas com Álcool e Outras Drogas, Problemas de Relacionamento, dentre outros.

Segundo o setor de Psicologia do Sest Senat Fortaleza, se o paciente estiver em estado grave como surtos ou tentativa de suicídio, deve procurar o médico psiquiatra para estabilizar os sintomas e em seguida procurar acompanhamento psicológico.

Serviço:
Atendimento de Psicologia Sest Senat Fortaleza
Horário de atendimento: 8h às 12h/13h às 17h e 18h às 22h
Endereço: Rua Dona Leopoldina, 1050 – Centro
Tel: (85) 3304-4111




terça-feira, 27 de agosto de 2019

VICTOR COSTA PARTICIPA DO ANIVERSÁRIO DE SOLANGE ALMEIDA EM NORONHA

O influenciador social Víctor Costa embarcou nesta terça, 27 de agosto, para celebrar na ilha de Fernando de Noronha, o aniversário de sua amiga Solange Almeida. As comemorações tiveram início hoje e seguem até o dia 29. 

Música, alta gastronomia, passeios de barco e tour pela ilha fazem parte do roteiro.

Influenciadores digitais como Ney Lima, Hermano Bezerra e Paulo Sérgio Gomes, também marcam presença na festança.

Victor Costa e Solange Almeida

sexta-feira, 23 de agosto de 2019

ILUSTR(A)ÇÃO NAS ESCOLAS DESPERTA O INTERESSE PELA LEITURA E ESCRITA NAS CRIANÇAS

Ilustr(A)ção é um jogo de criação de histórias. Do encontro da narradora Paula Yemanjá, do ilustrador Rafael Limaverde e um grupo de crianças sedentas por histórias, tudo pode acontecer. Personagens são desenhados a partir de sugestões do público, tramas narrativas surgem de forma colaborativa e, no final do encontro, é construído um livro assinado por todos os participantes. 

O projeto Ilustr(A)ção nas Escolas, contemplado no VII Edital das Artes de Fortaleza da Secultfor, consiste na circulação dessa performance em escolas municipais de ensino infantil e equipamentos públicos de Fortaleza. Iniciado antes das férias de julho, o projeto tem novas apresentações em agosto e setembro.

De 26 a 29 de agosto, o Ilustr(A)ção nas Escolas chega às EMEIF Isabel Ferreira e Antonio Sales, além das Escolas Municipais Thomaz Pompeu Sobrinho e Alba Frota, realizando 10 apresentações que envolvem 600 crianças do primeiro ao sexto ano do ensino fundamental.  

Essa é a segunda etapa do projeto, sendo que a primeira aconteceu em junho desse ano com apresentações na Biblioteca Pública Infantil Herbênia Gurgel, na Biblioteca Pública Municipal Cristina Poeta e nas Escolas Municipais Maria Alice e Gabriel Cavalcante, além da EMEIF Papa Joāo XXII. No total, serão vinte apresentações, incluindo também três sessões de conversas sobre literatura infantil, ilustração e leitura a serem realizadas nas bibliotecas da rede CUCA.  

“Em uma atividade extremamente divertida, as crianças vivenciam um processo de criação que une ilustração, narrativa e oralidade articulando conhecimentos de educação visual e estrutura narrativa”, explica Paula. A ação começa com a apresentação do ilustrador, da contadora de histórias e dos materiais utilizados. A proposta inicial é que as crianças criem um personagem ou vários e de uma forma coletiva, captando as sugestões, enquanto vai se criando uma narrativa visual. Todo esse processo será ilustrado simultaneamente em 2 flip-charts. “O contador então ´costura´ as diversas ideias, organizando e transcrevendo o texto construído pelas crianças. Ao termino da ação, teremos um livro criado coletivamente”, detalha.

O objetivo do projeto é despertar nas crianças o interesse pela leitura e escrita, para além das obrigações e tarefas escolares. “Essa é uma ação que também estimula a escuta do outro, o respeito a diversidade de opiniões, o empoderamento e a autonomia. A criança, consciente do processo vivido, verá que a literatura e o livro são acessíveis, pois, somos capazes de construir nosso livro e inventar a nossa própria história”, destaca a idealizadora do projeto.

Foto: Tim Oliveira


terça-feira, 6 de agosto de 2019

SEST SENAT REALIZA TRANSPORTANDO SAÚDE NAS CIDADES EM EMPRESAS DE ÔNIBUS

O Sest Senat Fortaleza realiza nos dias 07 e 08 de agosto, das 8h às 15h, uma série de ações do Projeto Transportando Saúde nas Cidades, para os colaboradores das empresas Fretcar e Auto Viação Fortaleza, respectivamente. 

Na ocasião, será realizado nas duas empresas, um circuito de saúde com serviços como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, orientação de saúde bucal, saúde da coluna, circuito de treinamento funcional (incentivando para a prática de atividade física), dicas de alimentação saudável com IMC.

Serão também realizados círculos de debates sobre os temas: Riscos do Uso de Álcool e Outras Drogas e Projeto Proteção, além de divulgação dos cursos e dicas para documentação para cadastro no Sest Senat, distribuição de brindes e kits de lanches saudáveis e avaliação de emissão dos poluentes nos ônibus, feita pelo Programa Despoluir. 

O Projeto Transportando Saúde nas Cidades faz parte do Programa CNT Sest Senat – Prevenção de Acidentes, e tem o objetivo de conscientizar os trabalhadores do setor de transporte sobre a prevenção de acidentes de trânsito, com orientações sobre diversos temas relacionados a respeito e cidadania no trânsito, direção segura e econômica e orientações sobre saúde e qualidade de vida em projetos nacionais de promoção social.



sexta-feira, 28 de junho de 2019

SEST SENAT REALIZA AÇÕES EM HOMENAGEM AO DIA DO CAMINHONEIRO

Em virtude do sucesso da ação “QUANDO EU PEGO A ESTRADA, QUEM ACELERA É O BRASIL”, O Sest Senat Fortaleza realizará Campanha comemorativa ao Dia do Caminhoneiro, no período de 30 de junho a 05 de julho, das 12h às 20h, no Posto São Cristóvão, com mobilizações socioeducativas, além de oferta de serviços de saúde, qualificação profissional e qualidade de vida para caminhoneiros  que movimentam a economia no País.

A campanha tem o objetivo de fortalecer o papel institucional do Sest Senat no contexto nacional e de fazer com que o motorista profissional associe a marca da instituição à qualidade de serviços, atendimento desburocratizado e de excelência, realizando ações voltadas ao caminhoneiro  nos principais pontos de concentração desse público. 

A campanha Dia do Caminhoneiro visa também sensibilizar o profissional caminhoneiro sobre  a importância do Sest Senat para a melhoria da qualidade vida dos trabalhadores do setor e orientar sobre diversos temas relacionados à qualificação profissional e à promoção da saúde.

Serão realizados serviços como aferição de pressão arterial e teste de glicemia, além de orientação de saúde bucal e escovódromo (Odontologia). A Fisioterapia dará orientações sobre os cuidados com a coluna, fará avaliação postural e ginástica laboral. A Nutrição dará dicas sobre alimentação saudável com auxílio da pirâmide e realizará avaliação antropométrica. A Psicologia falará sobre os riscos do uso de álcool e outras drogas e sobre o enfrentamento a casos de exploração sexual de crianças e adolescentes por meio da atuação transversal do Projeto Proteção – Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Na área de desenvolvimento profissional, serão divulgados os cursos presenciais e à distancia ofertados pela instituição, além de dicas sobre condução segura e econômica. E por meio da FETRANS, o Programa Despoluir fará a avaliação da emissão dos poluentes nos caminhões.

SERVIÇO:
Dia do Caminhoneiro
Dia: de 30/06 a 05/07
Hora: das 12h às 20h
Local: Posto São Cristóvão (BR 116 – KM 15)
Informações: (85) 3304-4111

Foto: Divulgação

quarta-feira, 26 de junho de 2019

“MÁRIO PAIVA & OS TRANSCENDENTAIS” VENCE MOSTRA COMPETITIVA DO XIV FESTIVAL DE INVERNO DA SERRA DA MERUOCA

O grupo Mário Paiva & Os Transcendentais (Sobral – CE) foi o grande vencedor da Mostra Competitiva do XIV Festival de Inverno da Serra da Meruoca, realizado nos dias 21 e 22 de junho, em Meruoca, região Norte do Estado. Paulo Araújo (Fortaleza - CE) conquistou o segundo lugar e a banda Astronauta Tupi (Piripiri -PI) foi a vencedora na categoria Aclamação Popular, com 66% dos votos. Os competidores disputaram os prêmios de 1º e 2º lugar e receberam R$ 5 mil e R$ 3 mil, respectivamente. O vencedor assinou, ainda, contrato com o Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc/CE) para apresentação em projeto da instituição. A categoria Aclamação Popular premiou a música mais votada pela Internet com R$ 1 mil.

"É uma honra para todos nós, não só por ter vencido, mas por ter participado de um Festival que abrangeu tantos ritmos e tanta gente massa. Ficamos muito agradecidos pelo reconhecimento e esperamos estar presentes nas próximas edições”, afirma Mário Paiva. “Participar do Festival de Inverno foi uma alegria muito grande por ter nossa música reconhecida, o carinho do público e a recepção das pessoas da Serra da Meruoca. Ganhar a Aclamação Popular nos deixa bastante felizes, pois percebermos que estamos agradando e, para nós, essa é a ideia de compor: deixar as pessoas felizes”, complementa Alan Átila, do Astronauta Tupi.

A Comissão Julgadora nomeada pela organização do XIV Festival de Inverno da Serra da Meruoca (CE) foi composta por pessoas de notório conhecimento na área e analisou os seguintes aspectos: música (letra, melodia e harmonia), interpretação (ritmo, afinação, apresentação), arranjos e os vídeos/clipes enviados. O Festival de Inverno da Serra da Meruoca (CE) é hoje um dos principais palcos de divulgação da nova safra da música popular brasileira no Ceará.

Além da Mostra Competitiva, o Festival conta com artistas de destaque na cena regional e nacional. Esse ano, a organização trouxe nomes como Paulo Ricardo (RJ), CabeSativa (PI), além dos artistas e grupos do Ceará: Brazucas, Projeto Nosso Samba, Fábio Carneirinho, Tomma Xote e DJ Jr. Cowboy. Foram promovidas atividades diurnas e noturnas, incluindo cursos e oficinas voltadas às diversas linguagens artísticas, trilhas ecológicas associadas às políticas municipais de educação ambiental, prática de esportes radicais, feira de artesanato e culinária regional.

O XIV Festival de Inverno da Serra da Meruoca (CE) é uma realização da Prefeitura Municipal de Meruoca - por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Juventude – em parceria com o Instituto Tapuia e Assum Preto Produções, e apoio do Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc/CE). 

Resultado Mostra Competitiva do XIV Festival de Inverno da Serra da Meruoca (CE):

1º Lugar – Mário Paiva & Os Transcendentais

2º Lugar – Paulo Araújo

Aclamação Popular – Astronauta Tupi

Mário Paiva recebendo a honraria
Foto: Alcides Mota


terça-feira, 25 de junho de 2019

ESPETÁCULO NÓ ATERRISA EM FORTALEZA

Enquanto seu mais recente espetáculo, Cão Sem Plumas (2017), viaja pelo Brasil e pelo mundo, Deborah Colker revisita uma coreografia lançada em 2005, na Alemanha, e que não remontava desde 2012, até sua reestreia o ano passado, em Minas Gerais e São Paulo.

Nó, balé que será apresentado dias 13 e 14 de julho em Fortaleza, no Teatro RioMar, é um marco na trajetória de Deborah. Foi quando ela “virou a esquina”, como diz. Interrompeu sua premiada investigação sobre movimento e espaço – que resultou em Velox (1995), Rota (1997) e Casa (1999) e 4 por 4 (2002) – para mergulhar naquilo que vê como “a tragédia e a complexidade dos impulsos humanos”. O tema de Nó é o desejo.

“Cão Sem Plumas me dilacerou, me esvaziou. Senti a necessidade de voltar ao Nó, rever o lugar onde minhas perguntas e angústias começaram a mudar. Eu tinha certeza de que não havia feito tudo o que precisava com Nó”, explica. A coreografia de Cão Sem Plumas, baseada em poema de João Cabral de Melo Neto e executada por bailarinos cobertos de lama, valeu a Deborah o prêmio Benois de la Danse, tido como o Oscar da dança.

Nó volta completamente transformado. Há mudanças cenográficas, a trilha sonora ganha mais temas compostos por Berna Ceppas, e a música “Carne e Osso”, da banda Picassos Falsos, embala um duo romântico. As modificações que Deborah realizou na coreografia são frutos de seu amadurecimento nos últimos 13 anos.

O primeiro ato começa com uma árvore no centro do palco. São 120 cordas, representando laços afetivos. Os bailarinos as soltam aos poucos, até que se assemelhem a uma floresta. Eles se valem de técnicas como a bondage (uso de cordas para controle da dor e do prazer). “No primeiro duo, o homem amarra a mulher por escolha dela. Dominação e submissão estão presentes na consciência plena de ambos. Não há liberdade sem dor, não há prazer sem consciência”, afirma Deborah, que tem o irmão, Flavio Colker, na codireção.

No segundo ato, a companhia dança dentro e em torno de uma grande caixa transparente criada por Gringo Cardia, diretor de cenografia. Se as cordas apontam para a natureza, a caixa evoca o mundo urbano. “O desejo e os enigmas começam no corpo e saltam para fora da forma que conseguem”, diz Deborah.

Na trilha sonora da primeira parte, além de criações de Berna Ceppas e Kassin, há trechos de Ravel e Alice Coltrane. Na segunda estão preciosidades como “My One and Only Love”, com Chet Baker; “Coisa nº 9”, de Moacir Santos; e “Preciso Aprender a Ser Só”, de Marcos Valle e Paulo Sergio Valle, na voz de Elizeth Cardoso.

Os figurinos, que transmitem erotismo e também delicadeza, são do estilista Alexandre Herchcovitch. A iluminação é de Jorginho de Carvalho, parceiro de longa data de Deborah. A direção de produção é de João Elias, fundador da companhia. A produção local é da Free Lancer Producções.

SERVIÇO:
Dias: 13 e 14 de julho
Horários: sábado às 21h e domingo às 20h
Local: Teatro Rio Mar Fortaleza 
Informações: 85 - 3066-2000/85 – 3261.0665 

Foto: Divulgação


CULINÁRIA DE VÁRIOS PAÍSES GANHAM TOQUE CRIATIVO E AUTORAL DO MAYÚ

Mundialmente conhecidas, as culinárias francesa, italiana e asiática se mantêm no menu do almoço do Mayú em 2022, que também traz os sab...