sábado, 7 de setembro de 2019

THEATRO JOSÉ DE ALENCAR RECEBE O ESPETÁCULO "BIBI, UMA VIDA MUSICAL"

“Não consigo lembrar de mim fora de um teatro”. É assim que Bibi Ferreira, 96 anos, 76 como atriz, cantora, diretora e produtora, se descrevia. A trajetória pessoal e profissional dessa estrela brasileira só poderia ser contada e celebrada levando para o palco o próprio palco, das companhias de comédia, do teatro de revista, dos grandes musicais e do teatro engajado em que ela atuou. Assim é BIBI, uma vida em musical, um espetáculo inédito, escrito por Artur Xexéo e Luanna Guimarães, sob direção geral de Tadeu Aguiar, que estará em cartaz em Fortaleza no Theatro José de Alencar nos dias 13, 14 e 15 de setembro.

A atriz paulistana Amanda Acosta vive Bibi. Ela foi Eliza Doolittle na montagem paulista de “My Fair Lady” de 2006, o mesmo papel que Bibi Ferreira fez na primeira montagem brasileira da peça americana. Amanda foi integrante do Trem da Alegria, de 1988 a 1992, quando o trio se desfez. Atriz de cinema e TV, ela fez no teatro musical “Essa é a nossa Canção”, “Baby, o Musical” e “4Faces do Amor”, todas sob direção de Tadeu Aguiar. Amanda Acosta venceu quase todos os prêmios de melhor atriz.

Em BIBI, uma vida em musical, a história familiar, profissional e amorosa da artista se enredam. A formação em música, dança e línguas estrangeiras foi estimulada pela mãe Aida Izquierdo, bailarina espanhola. A estreia profissional no teatro, aos 19 anos, foi pela mão do pai, o ator Procópio Ferreira, em papel escrito por ele para a filha. Assim, o musical percorre todas as fases da vida de Bibi, da escolha do seu nome, sua preparação para os palcos, os espetáculos musicais como os inesquecíveis “Gota d’Água”, de Paulo Pontes e Chico Buarque, “My Fair Lady”, “Alô Dolly” e “Piaf, a Vida de Uma Estrela da Canção”,  seus casamentos, o nascimento da filha única, Tina Ferreira, as viagens para Portugal e Inglaterra a trabalho, a homenagem da escola de samba Viradouro até sua chegada a um teatro da Broadway, aos 90 anos.

Artur Xexéo [“Cartola – O Mundo é um Moinho”, “Eu Não Posso Lembrar Que Te Amei – Dalva e Herivelto”, “Hebe, o Musical”] avalia a importância de Bibi Ferreira na profissionalização do ator no Brasil, em relação ao seu ofício. “Em relação ao teatro musical, ela foi, sem dúvida, a primeira atriz brasileira pronta para o gênero. Antes dela, havia as vedetes de revista, não necessariamente atrizes, diz o coautor do texto.

Sob direção musical de Tony Lucchesi, oito músicos interpretam 33 canções, das quais cinco foram criadas para o espetáculo, letra e música, por Thereza Tinoco.Sua canção O Viajante foi tema do personagem de Tony Ramos, na novela Baila Comigo, da TV Globo. Compôs para vários infantis, para "Fica Combinado Assim", de Herval Rossano, e dois números musicais para Bibi in Concert Pop, III, a pedido de Bibi Ferreira].

BIBI, uma vida em musical tem direção geral de Tadeu Aguiar [“Quase Normal”, “Ou tudo ou Nada”, “Essa é a nossa Canção”, “4Faces do Amor”, “Para sempre ABBA”, “Eu não posso lembrar que te amei–Dalva e Herivelto”].

O espetáculo foi sucesso de público e crítica no Rio de Janeiro e em São Paulo, tendo tido 107 indicações a prêmios, fato inédito na história do teatro brasileiro. Agora segue em tournée por 07 (sete) capitais brasileiras: Salvador, Natal, Fortaleza, Maceió, Porto Alegre, Belo Horizonte e Recife.

Foto: Guga Melgar



sexta-feira, 6 de setembro de 2019

ESPETÁCULO “FREI TITO: VIDA, PAIXÃO E MORTE” TEM MAIS 3 APRESENTAÇÕES NO TEATRO DA PRAIA

A temporada de 2019 do espetáculo “Frei Tito: Vida, Paixão e Morte” chega à sua reta final neste mês de setembro, com mais 3 apresentações no Teatro da Praia, nos dias 7, 8 e 14 de setembro. Este ano, o Grupo Formosura de Teatro decidiu honrar e relembrar a memória de Frei Tito de Alencar celebrando suas datas de morte e nascimento, 10 de agosto e 14 de setembro, respectivamente as datas de estreia e encerramento do espetáculo. A peça segue em cartaz no Teatro da Praia, com apresentações aos sábados, às 20h, e domingos, às 19h. Os ingressos custam R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia).

O espetáculo, que tem texto de Ricardo Guilherme, direção de Graça Freitas e direção musical de Rami Freitas, narra de forma documental a trajetória de Tito de Alencar Lima (1945 -1974). O dominicano cearense militou contra a ditadura militar no Brasil dos anos 1960 e 1970, foi preso político, torturado e banido do país, sendo exilado na França. O texto da montagem, além da biografia de Frei Tito traz também fatos marcantes relativos à geração que, no Brasil, encarnou a vanguarda de uma militância revolucionária contra o governo vigente à época.

O elenco, composto pelos atores Maria Vitória, Leonardo Costa, William Mendonça e Ricardo Guilherme, busca mais que por em evidência os processos históricos. Com 80 minutos de duração e três atos, o espetáculo abrange a breve biografia de Frei Tito, desde sua relação com a família ao envolvimento com os movimentos sociais e seu exílio na França, após ter sido preso e torturado pela ditadura. “É um ato poético-político, uma oportunidade de levar adiante as denúncias de Tito e prosseguir na luta pela construção de uma democracia plena em nosso País”, explica William Mendonça, também produtor do espetáculo.

“O texto de Ricardo Guilherme, escrito na década de 1980, continua atual neste contexto de invisibilidade e esquecimento forçado, onde o resgate da memória mais uma vez torna-se um ato político que impede que o tempo concilie com o silenciamento das  vozes daqueles que  lutaram na contramão de décadas de injustiça social e política, para impedir que a complacência histórica com os criminosos seja o capítulo final de nossa história”, afirma Graça Freitas.

Serviço:
Frei Tito: Vida, Paixão e Morte
Texto: Ricardo Guilherme
Direção: Graça Freitas
Direção Musical: Rami Freitas
Elenco: Maria Vitória, Leonardo Costa, William Mendonça e Ricardo Guilherme
Realização: Grupo Formosura de Teatro.

Local: Teatro da Praia (Rua José Avelino, 662 – Praia de Iracema)
Data: 7, 8 e 14 de setembro, sábados (20h) e domingos (19h)
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)
Duração: 80 minutos
Classificação: 12 anos
Capacidade: 60 pessoas por sessão

Foto: Gustavo Portela

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA OFICINAS DE ARTE PARA MELHOR IDADE NO INSTITUTO CHICO MOTA

O Instituto Chico Mota inicia o mês de setembro com inscrições para suas atividades voltadas ao público da melhor idade. São oficinas de Danças Circulares, Meditação, Canto Coral, Gaita, Teatro, Contação de História, Sanfona e  Grupo Folclórico. Todas as atividades são gratuitas e iniciam no dia 09 de setembro.

Serviço
Inscrições para oficinas do Instituto Chico Mota
Início das atividades: 09 de setembro
Horário: 9h  às 12h e das 14h  às  16h
Endereço: Rua  Desembargador João Firmino, 66 - Montese
Gratuito
 Vagas limitadas
Maiores informações: (85) 3393-4036
http://institutochicomota.org.br/

Foto: Divulgação

quarta-feira, 4 de setembro de 2019

COMPANHIA DE DANÇA CISNE NEGRO APRESENTA-SE NA CAIXA CULTURAL FORTALEZA

A CAIXA Cultural Fortaleza recebe de 6 a 8 de setembro de 2019 uma das mais importantes companhias de dança contemporânea do Brasil, a paulistana Cisne Negro Cia. de Dança, para curta temporada do espetáculo A luz que há em ti. 

O espetáculo inicia com a coreografia “A luz que há em ti...” que tem a trilha sonora de Johann Sebastian Bach. Criada pelo bailarino, professor e coreógrafo brasileiro Roberto Amorim, a obra mostra a percepção que se tem de si através da luz que há no outro. A coreografia estabelece um diálogo e uma proposta estética ímpar, propondo reflexões sobre autoconhecimento, assim como a postura e a evolução do homem contemporâneo.

Em seguida o espetáculo continua com a coreografia “Ziggy – Tributo a David Bowie!”, que é baseada na discografia de um dos maiores ícones da música mundial. A coreografia foi criada pelo renomado coreógrafo, professor e bailarino brasileiro Mário Nascimento, um profundo conhecedor da obra de Bowie. Ele fez um mergulho interpretativo à genialidade do músico, na sua trajetória e na diversidade de suas aptidões artísticas como músico, ator, cantor, compositor, instrumentista e produtor.

Como David Bowie influenciou também o mundo da moda pelos seus figurinos e cenários, o renomado figurinista brasileiro, Fábio Namatame, foi convidado para compor o figurino dos bailarinos. Bowie tinha uma predileção por figurinistas japoneses e Namatame fez uma releitura desses figurinos, além de focar nas tendências dos anos 70 e 80, uma fase “psicodélica”, muito colorida, com combinações inusitadas e cortes diagonais. Esta obra conta também com o a maquiagem de Chloé Gaya, que traduziu nos rostos dos bailarinos a ousada e andrógena alma de David Bowie.

Workshop de Danças Brasileiras e Brincadeiras Populares
Nos dias 06 e 07 de agosto, às 15 horas, o bailarino André Santana, ministra workshop gratuito de danças brasileiras e brincadeiras populares na Caixa Cultural Fortaleza. A proposta é desenvolver a linguagem e consciência corporal, através de exercícios de improvisação e sequências baseadas em danças e brincadeiras populares brasileiras.

A duração de cada encontro será de 2 horas e é voltado para pessoas que gostam de dança com idade a partir de 16 anos. As inscrições do workshop devem ser feitas pelo e-mail projetos@cisnenegro.com.br até um dia antes da realização de cada workshop. Os interessados fornecem apenas o nome completo e RG. O número total de participantes é de 40 pessoas.

Serviço:
Dança contemporânea: “A luz que há em ti”
Local: CAIXA Cultural Fortaleza - Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: de 06 a 08 de setembro de 2019
Horários: sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 19h
Duração: 55 minutos
Classificação indicativa: Livre
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e 15,00 (meia)
Vendas a partir de 05/09, das 10h às 20h, na bilheteria do local

Acesso para pessoas com deficiência
Serviço de manobrista gratuito no local 
Paraciclo disponível no pátio interno

Informações gerais | Bilheteria da CAIXA Cultural Fortaleza:
(85) 3453-2770

Foto: Reginaldo Azevedo

terça-feira, 3 de setembro de 2019

TRADICIONAL SHOW DE ANIVERSÁRIO DE WALDONYS ESTÁ CHEGANDO!!

Começou a contagem regressiva para o Show de Aniversário de Waldonys! É tradição. Anualmente o sanfoneiro e cantor cearense comemora no palco, cercado de amigos, sua nova idade. Esse ano, a festa será no próprio dia do seu nascimento, 14 de setembro, no Teatro RioMar Fortaleza, a partir das 20h.

Este show será especial para o aniversariante. Além de homenagear o rei do Baião, Luiz Gonzaga, seu padrinho de profissão, que completou 30 anos de falecimento no dia 2 de agosto deste ano, Waldonys festeja uma de suas mais nobres missões, que acontecerá em breve: se apresentar na cerimônia de canonização de Irmã Dulce, no dia 13 de outubro, no Vaticano. Na solenidade ele estará ao lado da cantora baiana Margareth Menezes. Os dois artistas são embaixadores da beata. Algumas músicas escolhidas para a ocasião devem entrar no repertório do show de aniversário do sanfoneiro.

O amor às raízes nordestinas é evidenciado no trabalho de Waldonys desde o início de sua carreira. Nascido em Fortaleza em 1972, começou a tocar acordeon ainda criança. Suas referências musicais foram construídas bebendo na fonte dos menestréis da sanfona no Nordeste, Dominguinhos e Luiz Gonzaga, seu padrinho de profissão, que desde cedo identificou o seu potencial artístico e, viu nele a possibilidade de manter viva a tradição deste instrumento.

Conhecido no meio musical e entre familiares e amigos como um amante da música e também da arte de voar, Waldonys cruza os céus em arrojadas manobras acrobáticas a bordo do seu avião e em seus saltos de paraquedas, fazendo da atividade aeronáutica uma arte. Suas andanças pelo mundo e passeios pelos ares alimentam o artista com boas histórias e anedotas que, com seu bom humor e sua descontração nos palcos, encontra sempre um momento para arrancar boas risadas do público em seus shows.

Serviço:
Show de Aniversário de Waldonys: Dia 14 de setembro (sábado), às 20h, no Teatro RioMar Fortaleza (Rua Lauro Nogueira, 1500, Pavimento 3 – Papicu, Fortaleza-CE). Classificação: Livre. Ingressos: R$ 50,00 a R$ 100,00 (Plateia Baixa A) e R$ 40,00 a R$ 80,00 (Plateia Baixa B e Plateia Alta). À venda na bilheteria (De terça a sábado, das 12h às 21h, e domingo, das 14h às 20h) e online no https://uhuu.com/. Informações: (85)3066-2000.

Waldonys
Foto: Verônica Martins



PREMIADA COMÉDIA MUSICAL "O SOM E A SÍLABA" CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ EM FORTALEZA

Um dos musicais nacionais mais celebrados e premiados chega em Fortaleza. Nos dias 07 e 08 de setembro, o público poderá se divertir e se emocionar com a comédia musical O Som e a Sílaba, no Theatro José de Alencar. O espetáculo, vencedor de 5 estatuetas e com 23 indicações nas principais premiações do País, conta com texto e direção de Miguel Falabella e foi especialmente concebido para Alessandra Maestrini e Mirna Rubim viverem na pele as duas personagens principais.

"O Som e a Sílaba" trata da relação entre Sarah Leighton (Alessandra Maestrini) e Leonor Delise (Mirna Rubim), duas mulheres muito diferentes. A primeira, jovem e com dificuldades em se enquadrar na sociedade, porém completamente única, por conta do diagnóstico de Síndrome de Asperger. 

Sarah é uma Savant: possui um autismo altamente funcional que, por um lado, lhe permite habilidades em algumas áreas, entre elas números e música; e que, por outro, faz com que ela se comunique com o mundo de uma maneira inusitada, gerando situações hilárias. Já a segunda, uma diva internacional da ópera com mais de 50 anos que, por acasos da vida, se tornou professora de canto. Direta, elegante, refinada e aparentemente bem resolvida. Aparentemente.

O Som e a Sílaba celebra o mistério e a singularidade da mente humana, com um texto engraçado, cheio de afeto e comovente. Com diálogos e situações divertidas entre duas pessoas de universos tão distintos, acaba nascendo das diferenças uma cumplicidade; uma transforma a vida da outra, até que o público se pergunta: quem, de fato, está ensinando a quem?
  
Em torno dessa montagem reuniu-se uma equipe de categoria que constrói uma verdadeira pintura viva: o elegante cenário ficou nas mãos de Zezinho Santos e Turíbio Santos; a luz sensível de Wagner Freire complementa os premiados figurinos de Lígia Rocha e Marco Pacheco que, juntamente com o visagismo de Wilson Eliodoro, materializam os cativantes personagens do musical. O Som e a Sílaba conta com o design de som de Mario Jorge Andrade, que leva a experiência auditiva do espetáculo, com todos os números musicais cantados ao vivo pelas atrizes, para um novo patamar de excelência.

O SOM E A SÍLABA
Dias: 07 (sábado) e 08 (domingo) de setembro
Horários: sábado às 19h e domingo às 18h   
Local: Theatro José de Alencar
Endereço: Liberato Barroso, 525 - Centro
Classificação etária: 12 anos
Duração: 90 minutos

INGRESSOS
Plateia: R$ 120,00 inteira / R$ 60,00 meia  
Balcão: R$ 120,00 inteira / R$ 60,00 meia  
Frisa: R$ 120,00 inteira / R$ 60,00 meia  
Camarote: R$ 104,00 inteira / R$ 52,00 meia 
Torrinha: R$ 50,00 inteira R$ 25,00 meia

Vendas:
INTERNET - www.bilheteriavirtual.com.br

BILHETERIAS OFICIAIS – SEM COBRANÇA DE TAXA DE CONVENIÊNCIA
Endereço: Liberato Barroso, 525 - Centro
Telefone: 3101-2583
Horário de Funcionamento: de terça a domingo, das 14h às 19h

Ticket Shop Iguatemi (85- 99201.3095) e RioMar Kennedy  (85- 99272.2015)



FESTIVAL DE GASTRONOMIA E HUMOR MOVIMENTA O MONTESE

As feiras cada vez mais vêm se tornando um espaço de lazer e convivência para a população e uma alternativa para produtores e empreendedores fazerem negócios e levarem seus produtos ao público. Iniciando sua parte neste circuito, o Festival da Gastronomia e do Humor, acontece de 5 a 8 de setembro, das 16h às 00h, na Rua Desembargador Praxedes esquina com Rua Conegundes Rodrigues, no bairro Montese, um dos polos residenciais e comerciais da capital cearense.

A programação gratuita reúne uma verdadeira diversidade gastronômica: culinária regional, massas, frutos do mar, bebidas, doces, salgados,  além de uma programação cultural com atrações musicais como Ney do Recife, Lúcio dos Teclados, Forró Pé-de-Serra com Clairton Marinho e Aninha Santos. O evento contará também com shows de  nomes consagrados do humor cearense, sempre às 21h, tais como  Zoró & Zoroaldo (05/09), Luana do Crato (06/09), Papudim (07/09), Maria Gasolina e Froxilda Fofolete (08/09). Também estarão presentes expositores da Praça de Flores com a feira de plantas e flores. 

Programação:
Dia 05/09  
Ney do Recife
17h às 21h  e das 22h30 a 00h
Zoró & Zoroaldo
21h às 22h 

Dia 06
Lúcio dos Teclados
17h às 21h e das 22h30 a 00h
Luana do Crato e Arrochadinha Bocão
21h às 22h 

Dia 07
Forró  Pé-de-Serra com Clairton Marinho e Aninha Santos
17h às 21h e das 22h30 a 00h
Papudim
21h às 22h

Dia 08
MPB – Voz e Violão
17h às 21h e das 22h30 a 00h
Maria Gasolina e Froxilda Fofolete
21h às 22h 

Serviço:
Festival da Gastronomia e do Humor
Data: 5 a 8 de setembro
Horário: das 16h a 00h
Rua Desembargador Praxedes esquina com Rua Conegundes Rodrigues – Montese
Gratuito
Informações: (85) 99659 7500 / 98815 2290 / 3491 9498


Luana do Crato
Foto: Divulgação

CULINÁRIA DE VÁRIOS PAÍSES GANHAM TOQUE CRIATIVO E AUTORAL DO MAYÚ

Mundialmente conhecidas, as culinárias francesa, italiana e asiática se mantêm no menu do almoço do Mayú em 2022, que também traz os sab...