segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

VEM AÍ A I FEIRA DA LITERATURA CEARENSE!

Socorro Acioly

O Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB), em Fortaleza, será palco de 08 a 10 de março,  da I Feira da Literatura Cearense, encontro inédito com autores dos mais diversos gêneros e expressões literárias. Autores como Socorro Acioly e Xico Sá já são presenças confirmadas no evento, que tem programação gratuita.

Rachel de Queiroz, Patativa do Assaré, Adolfo Caminha, Moreira Campos e Rodolfo Teófilo são algumas das expressões de maior destaque do grande celeiro literário do Estado do Ceará. Profícuo em movimentos como a Padaria Espiritual, Clã, estes e outros nomes ganham agora um merecido espaço no calendário cultural da cidade de Fortaleza com o evento.

O projeto, realização da Casa do Prosa, é uma ótima oportunidade para as editoras e autores cearenses apresentarem seus projetos editoriais, autorais, gêneros e os espaços conquistados nos últimos anos.  “A I Feira da Literatura Cearense vem no momento atual do mercado brasileiro e do Ceará se adaptar a uma nova realidade econômica. São os mesmos produtores Feira do Livro Infantil de Fortaleza, que acontece há sete anos, porém com uma visão e ação destinado a literatura local, até o mercado nacional se refazer economicamente.” explica Almir Mota, coordenador geral do evento.

TÂNIA ALVES E ALTEMAR DUTRA JR ATERRISSAM EM FORTALEZA


“Somos Iguais” é o nome do show que reúne duas grandes vozes da música romântica da atualidade, a cantora e atriz Tânia Alves e o cantor Altemar Dutra Jr, herdeiro do saudoso pai, Altemar Dutra, o eterno trovador. Para esse trabalho foram escolhidas mais de 25 músicas que retratam a obra de grandes compositores e intérpretes do bolero e das músicas românticas que por todos esses anos encantam plateias de todo o Brasil, América Latina, América do Norte e Europa. 

A única apresentação acontece no dia 3 de março, às 21h, no Theatro Via Sul Fortaleza.

MINISTÉRIO DO TURISMO FISCALIZA MEIOS DE HOSPEDAGEM EM FORTALEZA


Fiscais do Ministério do Turismo iniciam nesta terça-feira (27), às 10h,  a operação “Verão Legal 2018”, em Fortaleza, para fiscalizar os meios de hospedagem da capital cearense.  O objetivo é conferir se os prestadores de serviço turísticos estão seguindo o que determina a Lei do Turismo e estão devidamente registrados no Cadastur, cadastro do Ministério do Turismo.

A fiscalização será realizada em vários pontos da cidade, em parceria com a Secretaria de Turismo do Ceará. Para manter o fator surpresa, a imprensa interessada em cobrir a fiscalização deverá se dirigir à sede da secretaria para saída em direção aos locais fiscalizados durante a ação.



sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

CLÁSSICOS NA LAGOA INICIA PROGRAMAÇÃO DE 2018


Um olhar sobre a música erudita desde o Renascimento, passando pelo período Barroco, Clássico e Romântico. Este é o novo programa musical do Clássicos na Lagoa, que pretende promover um passeio pela história da música por meio de concertos educativos. Criado em 2016, o projeto se consolidou como um importante cenário de formação de plateia, cujo foco é investir na promoção da saúde através da arte.

Em 2018, serão dez concertos às margens da lagoa do Porangabussu.  A Orquestra de Sopro de Pindoretama irá abrir as apresentações no dia 2 de março, às 17 horas, com um repertório mais abrangente. Em abril o grupo Syntagma interpreta os compositores que marcaram o período do Renascimento, seguido por três concertos voltadas à época Barroca, outros três ao período Clássico e finalmente uma apresentação sobre a era Romântica.

O Instituto de Ciências Médicas Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ICM), em parceria com o Instituto Beatriz e Lauro Fiuza (IBLF) e a Plataforma Sinfonia do Amanhã, são os idealizadores do Clássicos na Lagoa. Iniciado em outubro de 2016, o projeto faz parte de uma estratégia mais ampla de tornar a região do Porangabussu um polo de desenvolvimento social, econômico e cultural, tendo o hospital do ICM, que está em fase de construção, como âncora de um modelo voltado à inclusão social.  


GALPÃO CENTRAL DO CORPO REALIZA DESAFIO "TRINCA NA QUARESMA"


Depois do carnaval é possível perceber dois tipos de pessoas: as que seguiram com a rotina de treinos no feriadão e as que caíram na folia e agora procuram melhorar o condicionamento físico e eliminar gordurinhas extras. 

Pensando nisso, o Galpão Central do Corpo lança no dia 26 de fevereiro o desafio “Trinca na Quaresma”, que tem o objetivo de estimular os alunos a seguirem nos treinos, sem descuidar da dieta. A competição é válida para todos os públicos. O  que determinará um vencedor será o resultado pessoal nos 30 dias de disputa. 

A competição, sob a supervisão dos professores Cris Sousa e Gil Duarte, terá aulas diárias de crossfit e aero fatburn. Durante o desafio, os concorrentes terão 3 encontros nutricionais, com elaboração de plano alimentar individual pela nutricionista Elisa Lerch. Cada um terá, ainda, 3 avaliações de peso, percentual de gordura e muscular com bioimpedância. Aos domingos os participantes poderão descansar.

SEST SENAT FORTALEZA REALIZA CURSO DE MANUTENÇÃO EM AR CONDICIONADO


O Sest Senat Fortaleza está com inscrições abertas para o curso Manutenção de Ar Condicionado para Veículo de Transporte de Passageiros. Com carga horária de 32h/aula e turmas pela manhã, tarde, noite e aos sábados, o curso é totalmente gratuito para os profissionais do setor de transporte com vínculo e custa R$ 500,00 para a comunidade. Para participar, os interessados devem ter noções de elétrica.  

O curso tem o objetivo de capacitar os trabalhadores das empresas de transporte coletivo,  mostrando as instruções de operação do equipamento de ar condicionado e estabelecendo os procedimentos técnicos e de manutenção preventiva adequados, obedecendo a normas ambientais e de segurança.

No curso, serão abordados os seguintes temas: Fundamentos de Termodinâmica Aplicada, Aplicação Prática de Termodinâmica, Sistema Eletroeletrônico Aplicado, Sistema Mecânico Aplicado, entre outros.

Mais informações: (85) 3304-4111.

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

JULIANA BUSE FAZ PALESTRA NO MUSEU DA FOTOGRAFIA FORTALEZA

 


O Museu da Fotografia Fortaleza promove nesta sábado (24) às 14h,  palestra gratuita com a professora Juliana Buse,  sobre conservação e restauro de acervos fotográficos. A palestra é uma introdução à oficina que Juliana Buse ministrará, no MFF, nos dias 07 e 08 de abril, sobre Conservação Preventiva de Acervos Fotográficos. Neste segundo momento, os encontros serão mais detalhados, com todo o material necessário incluso.

Interessou? Então faz sua inscrição gratuita no site sympla.com.br. Mais informações: (85) 3017-3661.

CULINÁRIA DE VÁRIOS PAÍSES GANHAM TOQUE CRIATIVO E AUTORAL DO MAYÚ

Mundialmente conhecidas, as culinárias francesa, italiana e asiática se mantêm no menu do almoço do Mayú em 2022, que também traz os sab...