quinta-feira, 25 de outubro de 2018

CORAL DA UFC E ORQUESTA SONIAL APRESENTAM ESPETÁCULO D´ÁGUA

A água é o símbolo da vida, da pureza e, principalmente, do amor. A água protege o feto, batiza a criança, diverte homens e mulheres, lava e purifica todo o percurso da vida. É disso que fala o próximo espetáculo do Coral da UFC: d’Água. A temporada tem estreia marcada para o dia 2 de novembro, às 20 horas, no Teatro Dragão do Mar. As 31 vozes do coral serão acompanhadas pela Orquestra Sonial, formada por 14 instrumentistas, ambos projetos de extensão da universidade. Esta festa de arte e música marca a abertura das comemorações dos 60 anos do Coral da UFC, que acontece em abril de 2019.

O espetáculo sob a direção do  professor e regente Erwin Schrader está sendo cuidadosamente preparado há dois anos, somando-se aproximadamente 620 horas de ensaio de voz e expressão corporal,com a condução de mais dois professores, o regente Gerardo Viana Jr. e o maestro Jaderson Teixeira. Como é um espetáculo de formação e extensão universitária,  todos os arranjos foram feitos pelo próprios professores e musicistas que são, em sua maioria, estudantes do curso de Música da instituição. No repertório, músicas de compositores brasileiros e, entre eles, destacam-se os cearenses Fausto Nilo, Belchior, Flávio Paiva e Tarcisio Sardinha. 

O cenário é um brilho à parte nesta montagem. O palco do Teatro do Dragão será coberto por um espelho d´água por onde circularão 5.000 litros de água, totalmente reaproveitada e tratada para evitar desperdício. Uma complexa engenharia que possibilitará momentos de rara beleza. Neste espaço cênico de muita água e som, as 45 pessoas em cena darão visibilidade à fusão das linguagens artísticas de teatro, música e dança desenvolvidos na UFC para contar a história da Sociedade da Água e seu aprendizado sobre o afeto e sua liquidez.

A narrativa se passa em um universo mágico onde existe a Sociedade da Água, uma aldeia erigida em torno de uma cachoeira e de lendas milenares. A história mais lembrada pelo povo trata de três moças responsáveis pela mágica de brotar e purificar a água, que morreram por falta de afeto e, com elas, esvaiu-se a prosperidade do lugar. Apesar do dom que possuíam, a vida delas foi triste. De tamanha tristeza, se jogam no rio durante uma enchente. Assim, a água secou e sobrou um rio de pedras. O vazio. “Foram-se para nunca mais”.

Serviço:
Espetáculo “d’Água” do Coral da UFC
Local: Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Período: sextas, sábados e domingos (2 de novembro a 16 de dezembro)
Horário: 20h (19h aos domingos)
Ingressos na bilheteria: R$ 30,00 (inteira); R$ 15,00 (meia) 




LUIS MARCELO E GABRIEL LANÇAM CLIPE COM PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DA MÃE DELES

Conhecida pelas brincadeiras dos filhos nas redes sociais, Dona Romelia Soares, mãe de Luis Marcelo e Gabriel, é a protagonista do clipe “Tia Cida”, sucesso lançado neste ano pela dupla. A música, que já ultrapassa os 300 mil acessos no YouTube, narra a história de um jovem apaixonado que volta ao bar da “Tia Cida” após uma desilusão amorosa. Assim como os filhos, dona Romelia mostra desenvoltura na frente das câmeras e já conhecida como “Tia Cida” por alguns fãs da dupla. “Tia Cida” tem produção de Rod Bala e está disponível nas principais plataformas digitais como Deezer e Spotify. 


quarta-feira, 24 de outubro de 2018

PÃO DE AÇÚCAR ORGANIZA EVENTO DE VINHOS PARA CLIENTES

O Pão de Açúcar reforça seu pilar de gastronomia e organiza um bate papo semanal com atendentes de vinhos, treinados pelo enólogo Carlos Cabral, especialista em vinhos do Pão de Açúcar. O objetivo é proporcionar aos clientes da rede, experiências relacionadas ao universo da gastronomia e prazer de comer e beber.

O bate-papo, que acontece em tom informal, será gratuito e aberto ao público, e inclui degustação de vinhos, curiosidades sobre a bebida, dicas de harmonização e outras informações para os apreciadores de vinhos, como a recomendação de rótulos mais apropriados para cada ocasião. As vagas são limitadas a 20 participantes por encontro. 

O evento, com duração de uma hora, acontece no Espaço Café ou nas áreas de vendas de vinhos, semanalmente, sempre às quintas-feiras, às 19h, na loja do Center Um (Shopping Center Um) em Fortaleza. Os encontros acontecem nesta quinta-feira (25/10) e seguem com a programação nos dias 01/11 e 08/11. A expectativa é expandir os eventos para mais lojas em breve. 


Foto: Divulgação

terça-feira, 23 de outubro de 2018

QUALITÁ SE REPOSICIONA NO MERCADO E LANÇA NOVOS PRODUTOS

Lançada em 2008 pelo Grupo GPA com o propósito de oferecer uma alternativa de produtos de boa qualidade a um ótimo preço, Qualitá está se reposicionando no mercado, evoluindo o conceito de marca própria no País. Para isso, revisitou todo o portfólio de produtos e a política de preços com o objetivo de levar qualidade ao consumidor a preço baixo se comparado às marcas líderes de cada categoria. Para marcar a mudança, Qualitá mudou toda a sua identidade visual e trocou suas embalagens.

Com o objetivo de atender as diferentes necessidades dos consumidores da marca, Qualitá passa a contar com um portfólio de mais de 1.200 produtos, nas categorias de alimentos e limpeza. Uma novidade é a criação das linhas Leve e Premium, prevista para os próximos meses. A linha Leve trará produtos light e a Premium terá alimentos com ingredientes especiais e de fabricação diferenciada, como chocolates, massas frescas e carne Rubia Gallega. 

“Acreditamos que marca própria é um importante pilar de fidelização de nossos clientes e, em meio às incertezas econômicas ou dúvidas dentre as diversas marcas em um supermercado, acaba sendo uma escolha segura, pois traduz a confiabilidade do consumidor com o varejista. Sendo assim, com nossa habilidade inovadora no setor, buscamos todos os potenciais de Qualitá para deixá-la ainda mais próxima do cliente, valorizando com mais exatidão os atributos de qualidade, confiabilidade e preço”, explica Wilhelm Kauth, Diretor de Marcas Exclusivas do GPA. 

A empresa realizou pesquisas para entender o que seu consumidor esperava de uma marca exclusiva e como a Qualitá poderia atender as expectativas integralmente. Foi constatada a força da marca, composta por mais de mil produtos, mas havia uma oportunidade de extensão e democratização de portfólio. O cliente queria ter o compromisso da qualidade ao adquirir um produto de marca própria e a certeza de que o item comprado entrega verdadeiramente os atributos esperados.  

A partir desses insights, a equipe das áreas de Marcas Exclusivas do GPA se reuniu com fornecedores, identificando oportunidades de melhorias e estudando detalhadamente cada item do portfólio, trocando ingredientes, alterando formulações e identificando novos parceiros. Foram mais de 10 meses de trabalho, onde a marca revisitou todo o portfólio de Qualitá com o objetivo de testar a qualidade dos produtos e garantir o preço baixo. O resultado final é uma linha de produtos de qualidade equivalente à das marcas líderes, com preços em média 30% mais baratos.

“Nossa premissa básica era aumentar o critério de qualidade de todo o portfólio Qualitá. Fizemos degustações com painéis de consumidores e dezenas de encontros com fornecedores até chegarmos a formulações de ingredientes que agradassem aos mais exigentes, porém, mantendo o preço competitivo”, comenta Kauth. A marca decidiu refazer as embalagens, para que transmitisse aos consumidores a qualidade dos produtos, ao mesmo tempo que mostrasse que é econômico e confiável levar itens que antes não faziam parte de sua lista de compras. 

Para reforçar o posicionamento, a marca mudou sua logomarca e sua linha de embalagens. O aubergine (roxo) foi a cor escolhida para marcar essa transformação. O novo posicionamento foi criado pela Innate Motion, consultoria global de branding e estratégia, que atua com sede em 27 países e presente no Brasil desde 2013 auxiliando marcas globais e locais.

A identidade visual foi desenvolvida pela Team Créatif, especializada em design de marcas de consumo, branding e embalagens, com o objetivo de agregar à Qualitá uma imagem que reforce os atributos de qualidade e ao mesmo tempo mostre que é uma marca moderna, criativa, vibrante, além de confiável.

A campanha publicitária foi criada pela agência BETC/Havas. Com o posicionamento “Quem quer mais, quer Qualitá”, a estratégia de comunicação desenvolvida pela agência, apresenta os parceiros da maior marca exclusiva do GPA, além de ressaltar a qualidade e diversidade da linha de produtos.

Foto: Divulgação

VEM AÍ A 12ª EDIÇÃO DO FESTIVAL PONTO.CE

Contagem regressiva para um dos maiores festivais independentes do Brasil: o Ponto.CE XII, que reunirá os fãs da música nos dias 29/11, 30/11, 1/12 e 2/12 com shows no Complexo Armazém, na Praça Verde do Centro Dragão do Mar e no Órbita Bar. A programação também conta com edições em Maracanaú e Sobral. Os ingressos para os shows em Fortaleza já estão à venda.

No line-up desta edição, artistas nacionais e internacionais, como, Max & Iggor Cavalera, Gabriel O Pensador, Pennywise (EUA) e Sepultura, juntam-se a diversos nomes da cena local – Switch Stance, Casa de Velho, Lilt, Old Books Room, Camila Marieta, Erivan Produtos do Morro, Osbkure, entre outros, num total de mais de 30 shows.  

Antes da abertura oficial do festival, nesta sexta-feira, 26 de outubro, acontece o WARM-UP PONTO.CE XII, com shows de Max & Iggor Cavalera, no qual fazem releitura de dois discos clássicos do Sepultura – Beneath The Remains e Arise – e da banda cearense Siege Of Hate (SOH).

Outra novidade do Ponto.CE XII é a parceria com o Spotify. No player oficial, o perfil Festival Ponto.CE (link https://spoti.fi/2NUQZFw ) traz playlists com as músicas das atrações de cada dia do festival. O lançamento do Ponto.CE XII, aconteceu juntamente com o Spotify na última segunda (22/10).

O festival encerra sua programação no dia 2 de dezembro juntamente com a realização do Festival Cabeçada, no Órbita Bar, que contará com as bandas Bratislava (SP), Backdrop Falls, Lilt, The Blueberries, Mad Grinder (RN),  Rafiusk, Magí e Voltare (SP).

O Festival Ponto.CE XII foi aprovado no X Edital Mecenas do Ceará, e conta com apoio do Órbita Bar, Governo do Estado, da Enel, e do Centro Dragão do Mar de Arte Cultura  e é uma realização da Empire e da Bandeira R.

Quer conferir a programação completa do Festival? Então acessa: www.pontoce.com.br

Max e Iggor Cavalera
Foto: Divulgação

segunda-feira, 22 de outubro de 2018

EXPOSIÇÃO "VACAS MAGRAS" DE VOLTA À UNIFOR

Intitulada “Vacas Magras”, a intervenção urbana da artista plástica Márcia Pinheiro, composta por 10 esculturas em tamanho real,de animais subnutridos, símbolos da seca no sertão, feitas de fibra de vidro e resina, volta ao Campus da Universidade de Fortaleza (Unifor) a partir desta terça (23/10) e vai até dia 20 de dezembro deste ano. As “Vacas Magras” estiveram expostas de fevereiro a abril de 2017, também no Campus da Unifor.

De acordo com Márcia Pinheiro, “as vacas têm a função de sensibilizar as pessoas e aproximá-las da realidade enfrentada pelos moradores do interior. Realidade essa que está próxima de nós, mas muitas vezes é esquecida.”  A identificação da artista com o sertão, cenário recorrente em seu trabalho, vem da família, especialmente da mãe, que mora na cidade de Milhã, no interior do Ceará.

Além de sensibilizar, a artista complementa que as esculturas dos bovinos desnutridos e esqueléticos servem para alertar sobre o problema da seca e revela que em seus trabalhos sempre predomina alguma problemática social. “Meu objetivo sempre é chamar atenção das pessoas para as questões sociais através da arte”.


Sobre a reação do público, ela conta: “Sempre me surpreendo com a forma como as pessoas interagem com o trabalho. Algumas tocam, conversam, dão nomes e até alimentam as vacas. É muito gratificante conseguir fazer as pessoas refletirem sobre algo, inesperadamente, principalmente numa espaço público, no meio da correria que é a rotina de todos nós no mundo atual”, comenta Márcia.

A exposição “Vacas Magras” foi viabilizada por meio da Lei Rouanet e realização conjunta da Fundação Edson Queiroz - Universidade de Fortaleza, Núcleo de Produções Culturais e Esportivas – Nuproce, Ministério da Cultura e Governo Federal e com patrocínio do Bradesco.




ENGENHO DEDÉ CHEGA A BELO HORIZONTE

O Restaurante Engenho Dedé chega a Belo Horizonte. Com ambiente confortável e design aconchegante, o espaço escolhido para sediar o novo braço do Grupo Dedé fica no Shopping Del Rey, na região da Pampulha. No cardápio, 30 tipos de pratos e 28 de petiscos. Os carros-chefes da casa são o joelho de porco, a costelinha do Dedé e a carne de sol, pratos consagrados nas seis unidades do grupo no Norte/Nordeste do País, espalhadas pelas cidades de Manaus, Fortaleza e Belém.

A pré-inauguração do Restaurante Engenho Dedé ocorreu no dia 15 de outubro para 230 convidados, e toda a renda auferida no evento foi revertida integralmente para a Creche Recanto do Menor, uma instituição filantrópica que atende cerca de 140 crianças, em Belo Horizonte. Em um momento de emoção, as crianças apresentaram um número musical em agradecimento pela doação recebida. 

Na ocasião, André Parente, o Dedé, explicou a sua ligação com Minas Gerais, que começou há 27 anos quando vendia pastéis em uma barraca de 2 x 2 metros em Manaus, em plena crise econômica do início dos anos 90. Ali, ele conheceu o mineiro Paulo Luís Roberto Teixeira, que viria a ser um grande amigo e que o inspirou na culinária, na cultura e nos hábitos de Minas.


O Restaurante Engenho Dedé dispõe de mil marcas de cachaças, incluindo tipos especiais como a Anísio Santigo e a Vale Verde. Além disso, os pratos recebem um cuidado especial do próprio chef Dedé, a exemplo do Joelho de Porco, onde há um cuidado especial com o tempo de cozimento e as peças são uniformemente assadas, sem perda de gordura, o que não ocorre no tipo “alemão”. 

A carne de sol é um capítulo à parte, pois é considerada simplesmente a melhor do Brasil.  A carne de filé, picanha ou de alcatra recebe acompanhamentos variados, como a macaxeira e o queijo coalho do nordeste brasileiro ou o tropeiro de Minas.O cardápio inclui ainda pratos com camarões, pastéis e carne de sol com recheios e acompanhamentos variados, caldos, diversas modalidades de filés, bacalhaus e saladas. 

O passeio pela gastronomia brasileira tem destaque ainda nos pratos da região Norte, como a moqueca amazônica e peixes como tambaqui, temperados com ervas da região que vão surpreender o paladar mineiro. 

Dentro do conceito Empório, há também uma imensa oferta de doces, queijos, conservas, castanhas, amendoins e bombons com todo tipo de recheio. E, a exemplo do que acontece com as bebidas, tem parceiros escolhidos a dedo, que ganham o selo Dedé. 

Dedé progrediu ao longo dos anos e construiu uma rede com 400 funcionários, sendo 47 empregos diretos em Belo Horizonte, onde investiu 3,5 milhões na nova unidade.


CULINÁRIA DE VÁRIOS PAÍSES GANHAM TOQUE CRIATIVO E AUTORAL DO MAYÚ

Mundialmente conhecidas, as culinárias francesa, italiana e asiática se mantêm no menu do almoço do Mayú em 2022, que também traz os sab...