quinta-feira, 14 de março de 2019

COMÉRCIO DE FORTALEZA FUNCIONA NOS FERIADOS DE 19 E 25 DE MARÇO

O presidente da CDL de Fortaleza, Assis Cavalcante, se reuniu, na quarta (13), com associações de lojistas e representantes de shoppings centers de Fortaleza, para definir o horário do comércio para os feriados deste mês de março. Na próxima terça-feira (19), dia de São José, padroeiro do Ceará, os shoppings centers e algumas lojas do Centro vão abrir as portas normalmente. No caso dos shoppings, o funcionamento será de 10h às 22h, e nas lojas do Centro, de 8h às 18h.

Esses horários também serão aplicados no feriado do dia 25 de março, segunda-feira, quando é celebrada a Data Magna no Ceará. O dia celebra o marco histórico do fim da escravidão no Estado, a primeira província brasileira a libertar os escravos, em 1884.

O funcionamento do comércio nos próximos feriados deste mês de março tem o objetivo de aquecer as vendas e renovar o estoque, tendo em vista o Dia das Mães, a segunda melhor data do ano para os lojistas, perdendo apenas para o Natal. A abertura das lojas atenderá ainda o que está previsto em lei quanto aos direitos e deveres de empregadores e funcionários.

Assis Cavalcante
Foto: Divulgação

quarta-feira, 13 de março de 2019

SEST SENAT E FETRANS INSCREVEM ATÉ 21 DE MARÇO COBRADORES QUE DESEJAM SER MOTORISTAS

Vão até o dia 21 de março, as inscrições para cobradores do transporte coletivo urbano de passageiros que desejem atuar como motoristas de ônibus. Totalmente gratuito, o curso inclui uma especialização presencial exigida para atuação na profissão, bem como aperfeiçoamento realizado no simulador de direção. As inscrições são realizadas através do site www.sestsenat.org.br/qualificacao. 

Em todo o Brasil, 46 unidades do Sest Senat ofertam o curso e a Fetrans possibilita a qualificação nas unidades do Sest Senat de Fortaleza, Crato, Teresina e São Luís.  A iniciativa possibilita a mudança da Carteira Nacional de Habilitação da categoria B para a D. Para participar, os candidatos devem comprovar o vínculo empregatício na função de cobrador de ônibus, possuir CPF e se enquadrarem nas regras do Contran quanto aos requisitos de tempo para mudança de categoria. 

Serviço:
Qualificação de cobradores
Sest Senat Fortaleza
Endereço: Rua Dona Leopoldina, 1050 – Centro
Tel: (85) 3304-4111
Inscrições no site www.sestsenat.org.br/qualificacao

Foto: Divulgação

ORQUESTRA FILARMÔNICA ESTRELAS DA SERRA ABRE PROGRAMAÇÃO DO CLÁSSICOS NA LAGOA


O projeto Clássicos na Lagoa abre sua temporada de apresentações em 2019 com a participação da Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra, do município de Croatá (CE). Composta por 44 jovens alunos da rede pública municipal e estadual, a orquestra foi fundada em 2009 pelos músicos Hélio Júnior (maestro) e Silvério Oliveira, como parte das ações do Ponto de Cultura Vamos Fazer Arte. A apresentação será dia 15 de março, às 17 horas, às margens da Lagoa do Porangabussu.  


A Orquestra Estrelas da Serra irá desenvolver um repertório eclético, incluindo músicas eruditas, regionais, populares nacionais e internacionais. O grupo já realizou mais de 100 apresentações em vários estados do nordeste, algumas delas com a participação de nomes como Arthur Moreira Lima, Adelson Viana e Waldonys. A instituição acumula prêmios e o reconhecimento de entidades como a Fundação Itaú Social, Fundação Banco do Brasil, Fundação YouthActionNet e Unicef pelo seu trabalho educativo.

Filarmônica Estrelas da Serra
Foto: Divulgação

LIVROS DE CONTOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DA ESCRITORA SOCORRO ACIOLI É LANÇADO NA SEXTA

O nome – ou quase o nome – foi o tema desenvolvido em um dos cursos do Ateliê de Narrativas da renomada escritora e professora de escrita criativa Socorro Acioli. O resultado foram vinte e três contos produzidos por alunos e reunidos agora na coletânea Quase Nome, livro de publicação independente, realizada por meio da editora Labrador. 

Quase Nome foi resultado de uma breve oficina de contos e já é o quarto livro oriundo de cursos ministrados por Socorro Acioli. Para a escritora, “o mais importante do lançamento é a celebração da escrita. O processo de escrever é transformador pra todo mundo que passa por ele”.

Em Quase Nome, os autores exploram histórias por trás de (quase) nomes, descobrindo as pessoas que os carregam e o mais importante: para onde os nomes carregam as pessoas. De onde vem o nome? Nome bíblico, de figuras históricas, de trapezista de circo ou a soma do nome da mãe com o do pai? Ou só um nome criado quase que por acidente?

Os autores são: Ana May Brasil - Ana Raquel Montenegro - Angela Vasconcelos - Barbie Furtado - Cançado Thomé - Cíntia Sá Macêdo - Clarisse Ilgenfritz - Cupertino Freitas - Dauana Vale - Fátima Gondim - Fran Lemos - Helena Selma Azevedo - Ivna Girão - Ivone Marques - John Unneberg - Maria Helena Coelho - Nagibe Melo - Nazaré Fraga - Ronaldo Queiroz - Socorro M. Magalhães - Stênio Gardel - Tânia Maria Sales - Tibico Brasil.

O lançamento será nessa sexta (15/03), no Porto Dragão, às 19h. Aberta ao público, a programação contará com animação do DJ Estácio Facó.



LABORATÓRIO DE GESTÃO CULTURAL PROMOVE PALESTRA E LANÇAMENTO DE LIVRO EM SOBRAL

O advogado e professor Humberto Cunha Filho,  lança em Sobral o livro Teoria dos direitos culturais: fundamento e finalidades, ocasião em que profere palestra sobre o tema. O evento acontece nesta sexta-feira (15), às 19h na Casa da Cultura de Sobral, como parte do Laboratório de Gestão Cultural. O evento é gratuito e aberto ao público.

No livro, o autor investiga minuciosamente os conceitos do Direito e neles inclui os que se referem à cultura. O documento que guia todo o debate é a Constituição Federal de 1988, a primeira que traz evidente a expressão “Direitos Culturais”. Também são apontadas a relação entre Direitos Culturais e democracia e sua relação com o exercício da cidadania e a questão da gestão autônoma da cultura.

Humberto Cunha
Foto: Divulgação

Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional - Mestrado e Doutorado da Universidade de Fortaleza (Unifor), instituição na qual lidera o Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais, e advogado da União - Categoria Especial, Humberto Cunha é Bacharel em Direito pela mesma instituição, Mestre em Direito e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Doutor em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com pós-doutorado pela Università degli Studi di Milano (Bicocca). É membro da Academia Cearense de Letras Jurídicas e Presidente de Honra do Instituto Brasileiro de Direitos Culturais - IBDCult.

O Laboratório de Gestão Cultural é um curso de pós-graduação que, além de disponibilizar vagas para ouvintes nas disciplinas ofertadas para os alunos regulares, promove oficinas, seminários e cursos livres abertos à comunidade. Agora em março acontece o sexto módulo, onde será ministrada a disciplina “Direitos Culturais e marco regulatório das organizações da sociedade civil”, com Rodrigo Vieira Costa, professor de Direito Público da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), onde é vice coordenador do Programa de Mestrado em Direito. É pesquisador-líder do DigiCult - Estudos e Pesquisas em Direito Digital e Direitos Culturais. 

Rodrigo Vieira Costa
Foto: Divulgação

ASSIS CAVALCANTE RECEBE MEDALHA BOTICÁRIO FERREIRA

O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza, empresário Assis Cavalcante, vai ser homenageado pela Câmara Municipal de Fortaleza com a Medalha Boticário Ferreira. A solenidade será realizada na quinta-feira, dia 14, às 19h. A honraria é a mais alta comenda do Poder Legislativo de Fortaleza, criada com o propósito de homenagear cidadãos que prestaram serviços relevantes à população da Capital cearense.

Além de liderar a CDL de Fortaleza desde 2018, Assis Cavalcante é advogado, escritor e empresário com mais de 40 anos de experiência no varejo. Ele é sócio proprietário das Óticas Visão, rede de 24 lojas, sendo 12 no Centro. Atua ainda na coordenação do Ceará Natal de Luz, maior evento natalino de Capital do Norte e Nordeste do Brasil.

Atualmente, o empresário prioriza projetos com o objetivo de fortalecer e tornar mais competitivo o comércio, com foco na revitalização do Centro, em que une lojistas e frequentadores para a transformação do bairro.

Assis Cavalcante
Foto: Divulgação

terça-feira, 12 de março de 2019

ORQUESTRA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA ESTREIA NO CINETEATRO SÃO LUIZ

A Orquestra Contemporânea Brasileira (OCB) estreia dia 26 de março, às 19h, no Cineteatro São Luiz, como parte da programação alusiva aos 60 anos do equipamento cultural. Formada por músicos profissionais, o grupo se apresenta com formação sinfônica, constituída por 43 músicos que tocam instrumentos de corda, sopro e percussão.  

Na ocasião, serão interpretadas obras de compositores como Bach, Mozart, Vivaldi e dos brasileiros Chiquinha Gonzaga, Guerra-Peixe e Luiz Gonzaga. O repertório passará por estilos que vão do barroco à música popular brasileira, marcando uma das características da orquestra que é a combinação de música erudita e popular e a valorização de compositores nacionais. Esta é a primeira de uma série de apresentações que serão realizadas mensalmente no Cineteatro São Luiz.

Além de contribuir com a ampliação do mercado da música no Estado, a OCB assumiu um importante compromisso com a formação de novos instrumentistas. Estão sendo selecionados jovens bolsistas que irão se apresentar junto aos músicos profissionais e participar de aulas e masterclasses com professores do Brasil e do exterior. A orquestra tem um núcleo de formação musical em Fortaleza, em parceria com o IFCE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará), que prepara monitores e regentes com o apoio da SECULT-CE. Estão sendo criados ainda núcleos no interior do Estado, nas cidades de Pindoretama e São Gonçalo do Amarante.

A direção artística da OCB é do maestro Arley França, Doutor em Educação, Mestre e Licenciado em Música, e fundador da Orquestra de Sopros de Pindoretama. O maestro acumula a experiência de criação de mais de 40 bandas e orquestras infanto-juvenis no Ceará e a direção de concertos na Alemanha e Noruega. Orientou-se em regência em cursos realizados na Inglaterra, Itália e Estados Unidos e integra o projeto Orquestrando o Brasil, do maestro João Carlos Martins.

Sala com maior média de espectadores por sessão de cinema no Brasil, o Cineteatro São Luiz em seu primeiro ciclo de gestão desde sua reabertura pela SECULT-CE (maio de 2015) recebeu 602.437 espectadores em 2.667 atividades, chegando a média diária de 450 espectadores. Sendo capaz de abrigar, em alta performance, diversas linguagens artísticas em seus “seis palcos”, o equipamento chega em março de 2019 aos 61 anos em plena atividade.  Para comemorar a data, 36 filmes serão exibidos em 42 sessões de cinema gratuitas, além de espetáculos musicais, teatrais, de dança, musical e a estreia da Orquestra Contemporânea Brasileira.


CULINÁRIA DE VÁRIOS PAÍSES GANHAM TOQUE CRIATIVO E AUTORAL DO MAYÚ

Mundialmente conhecidas, as culinárias francesa, italiana e asiática se mantêm no menu do almoço do Mayú em 2022, que também traz os sab...