terça-feira, 15 de setembro de 2020

SEST SENAT LANÇA WEBSÉRIE COM DICAS SOBRE EMPREGABILIDADE

O Sest Senat lançou no seu canal no Youtube (SEST SENAT Nacional) e no instagran @sestsenatbrasil, uma websérie leve e descontraída com algumas dicas para apoiar o público-alvo em busca de uma (re) colocação no mercado de trabalho. O primeiro episódio, publicado no dia 8 de setembro, aborda os erros que podem ser evitados durante uma entrevista de emprego. 

Os objetivos da websérie são contribuir para o aumento no índice de empregabilidade no setor de transporte e mostrar que em um contexto de crise econômica a qualificação profissional é cada vez mais importante.

Além, disso, desde o início da pandemia, o Sest Senat disponibilizou seus cursos s cursos online e ao vivo com seus instrutores, liberou o acesso gratuito a todos os cursos da EaD e criou as trilhas de aprendizagem do transporte. 

A instituição possui hoje a maior plataforma de emprego do transporte do País, o Emprega Transporte, ferramenta gratuita que reúne talentos e oportunidades do transporte. Alunos e ex-alunos do SEST SENAT podem cadastrar seus currículos para concorrer às vagas de emprego e as empresas podem divulgar oportunidades de trabalho disponíveis. 

Para saber mais acesse o link https://empregatransporte.sestsenat.org.br/#/inicio

segunda-feira, 31 de agosto de 2020

CAFÉ SENAC: OPÇÕES PARA TODOS OS GOSTOS

A consultora de Gastronomia do Senac Ceará, Vanessa Santos, afirma que o café faz parte da cultura alimentar do Ceará. Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Ceará (Sebrae-CE), na década de 50, o cultivo do Café de Sombra era bem representativo na economia do Maciço de Baturité e o Estado chegou até a exportar café orgânico certificado.  

Hoje, famílias tradicionais retomam os negócios na área, como o Sítio São Roque e sua marca Atelier 1913, que traz a expertise de quem produz café artesanalmente há quatro gerações e é referência no mercado. Dos de origem local às cápsulas de marcas internacionais, não faltam opções aos apreciadores da bebida.

A barista do Café Senac, Sandy Souza, diz que o carro-chefe é o Caramelo Macchiato, que leva leite vaporizado, caramelo toffee, café e um toque de canela. No Nutelover, ao café é agregado leite vaporizado e creme de avelã com cacau, sendo finalizado com chantilly de baunilha e canela em pó. “Além do sabor, a apresentação das nossas bebidas, são uma atração a mais”, garante.

Entre as bebidas geladas, se destaca o Frappuccino. O tradicional é feito com café, leite, açúcar e chantilly de baunilha, mas no Café Senac também há as opções com Doce de Leite, com Chantilly de Cacau (Frappuccino Brigadeiro) e a versão vegana (Frapuccino Veg), com café, leite de amêndoas e mel.

No menu não pode faltar o café preto. “Aqui nós trabalhamos com blends Premium da Reserva da Família, 100% arábico e com pontuação máxima, vindos de conceituadas regiões em produção: Morgiana Paulista e Cerrado Mineiro, sendo que esse último ainda tem a opção orgânica”, explica Sandy.

Feitos com grãos orgânicos, os cafés coados ou filtrados, são indicados para quem prefere bebidas mais suaves. Ao utilizar esse método de preparo, os grãos dão mais respostas nas características e propriedades. Apesar de lançar mão de maquinário, “esses têm o gosto do cafezinho feito em casa”, garante a barista.

Para quem não abre mão da intensidade do expresso, no Café Senac esse sai nos três grãos. Acompanha um petit four doce e água com gás, para limpar e aguçar as papilas gustativas. Pode ser servido com leite (Café Latte) e compõe também o Cappuccino Tradicional - junto com o leite vaporizado, chocolate em pó e canela; e o Café com Leite Vegano - com leite vegetal vaporizado e mel de rapadura. “Para realçar ainda mais o sabor e o aroma, o grão é moído na hora do preparo”, conclui a barista.

Nesse período pós pandemia, o Café Senac opera com a adoção das orientações de funcionamento conforme decreto estadual, bem como todos os protocolos de segurança dos alimentos e de higienização recomendadas pela OMS e pelos órgãos competentes.

 

SERVIÇO:

Café Senac

Endereço: Av. Desembargador Moreira, 1301 – Senac Reference

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, de 8h às 20h. Aos sábados, de 9h às 17h

Cartões de crédito: Visa, Master e Elo

 

MFF E ENEL REALIZAM CURSO “FOTOGRAFIA BÁSICA COM SMARTPHONE”

O Museu da Fotografia Fortaleza (MFF) realiza, em parceria com o Projeto Enel Escolas Criativas, o curso “Fotografia Básica com Smartphone”, totalmente gratuito, via youtube, no canal Escolas Criativas, ministrado por Keli Pereira, membro do Núcleo Educativo do MFF. Todos os interessados podem assistir e participar, mas o direcionamento é especial para estudantes de escolas públicas do 5° ao 9° ano do ensino fundamental dos estados do Ceará e Rio de Janeiro. Quem assinar a lista de presença ganhará certificado de participação. 

O objetivo é capacitar os estudantes com noções básicas e técnicas de fotografia, aperfeiçoamento do olhar e o uso do celular como ferramenta de produção de imagem. Além de qualificar e orientar os jovens para questões elementares da fotografia, como enquadramento, luz, velocidade, posicionamento de câmera, dentre outros. Serão apresentados diversos possíveis usos para a fotografia no cotidiano, através do smartphone. 

SERVIÇO:

CURSO “FOTOGRAFIA BÁSICA COM SMARTPHONE”

Quando: 31/08, 02/09 e 04/09

Carga horária: 3h (1h por dia)

Onde: canal youtube.com/escolascriativas

Horário: sempre às 16h

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

JOÃO MONTEIRO VENCE CONCURSO DE GASTRONOMIA DO SENAC

Um baião de dois feito com técnica de risoto: eis o vencedor do concurso “A Comida Cearense que Virá”. O Risoião Cearense, de João Monteiro da Silva Neto, garantiu o primeiro lugar na competição, seguido por Geórgia Maria Ramos da Silva Goiana, com o prato Flor de Mandacaru, e Ivanir da Silva Pinheiro Arrais, com o Talharim Baião de Dois com Tilápia. Os dois primeiros colocados ganharam bolsas para os cursos do Senac e o terceiro, um kit de livros de gastronomia da Editora Senac Ceará.

A final foi realizada na última sexta-feira (21), no Senac Reference. Os pratos foram avaliados pelos chefs do Restaurante Mayú, Ivan Prado e Diego Freire, e pelo professor, historiador, gastrônomo e membro do Observatório Cearense da Cultura alimentar – OCCA, Roberto Araújo. Entre os critérios adotados pelos avaliadores, constaram: criatividade das propostas, o uso de insumos cearenses, a higiene e a organização no preparo dos alimentos, a apresentação dos pratos, os seus sabores e as suas texturas.

Além da técnica de risoto, o diferencial do prato está na escolha dos insumos. O Risoião Cearense, conta o campeão, utiliza arroz da serra e fava verde cozidos no leite de coco com piaba, acompanha ainda farofa rústica de amêndoas de babaçu e jaca com gergelim e coco seco, extraído para fazer o leite de coco usado no “risoto”.  

 “O Senac é referência na formação dos profissionais de Gastronomia, não só no Ceará, mas nacionalmente. Considerando que essa formação vai além do desenvolvimento de competências e técnicas, realizamos o concurso para levantar importantes reflexões para o setor. Afinal, a sustentabilidade da cadeia produtiva passa também pela valorização dos insumos e da cultura alimentar regional. A competição foi pautada ainda pela inovação e criatividade, habilidades que distinguem os profissionais que mais se destacam no mercado”, explica o Diretor Regional Sesc Senac Ceará, Rodrigo Leite.

SEST SENAT REALIZA ATENDIMENTO PSICOLÓGICO GRATUITO PARA PROFISSIONAIS DO TRANSPORTE

Distúrbio de saúde mental caracterizado por sentimentos de preocupação, ansiedade ou medo que são fortes o bastante para interferir nas atividades diárias, tornaram-se ainda mais intensos na pandemia por conta do isolamento social.

Exemplos de transtornos de ansiedade incluem ataques de pânico, transtorno obsessivo-compulsivo e transtorno de estresse pós-traumático. Os sintomas incluem estresse desproporcional ao impacto do evento, incapacidade de superar uma preocupação e inquietação.

O Sest Senat Fortaleza realiza serviços de Psicologia online ou presencial através do portaldocliente.sestsenat.org.br ou pelo número (85) 3304-4144. Os serviços são gratuitos para os profissionais do transporte e dependentes e a preços acessíveis para a comunidade.


segunda-feira, 24 de agosto de 2020

FACULDADE CDL REALIZA VESTIBULAR 2020.2 COM BOLSAS DE ATÉ 50% DE DESCONTO

O ensino letivo do segundo semestre já começou nas instituições de ensino superior, mas ainda é possível ingressar em um curso e se profissionalizar para o mercado de trabalho. A Faculdade CDL está de portas abertas para os estudantes que desejam dar o primeiro passo para a carreira profissional. Por isso, a instituição continua com as inscrições abertas para o vestibular 2020.2 no site faculdadecdl.edu.br. O processo seletivo é gratuito.

Neste semestre a instituição iniciou a oferta do curso de Bacharelado em Direito, autorizado pelo Ministério da Educação (MEC), com conceito 4, em uma escala que vai até 5. Com duração de cinco anos, o curso possui foco na prática de mediação e conflitos. “Esse é um curso muito procurado como primeira e também como segunda graduação”, afirma o superintendente da Faculdade CDL, Lourenço Damata.

Além de Direito, a instituição oferece seis cursos tecnológicos (Gestão Comercial, Logística, Marketing, Gestão de Recursos Humanos, Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Redes de Computadores) e dois de bacharelado (Administração e Ciências Contábeis).

A Faculdade CDL está ofertando bolsas de estudo por meio de dois programas: Educa Mais Brasil e Quero Bolsa. Para usufruir da bolsa que pode chegar até 50% de desconto, o interessado deve solicitar o benefício no site do programa escolhido. Os alunos transferidos e que desejam realizar a segunda graduação contam com 30% de desconto. E os associados da CDL de Fortaleza tem até 50% de desconto.

Além do vestibular, os estudantes também podem ingressar na instituição por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O candidato que obteve de 400 a 500 pontos no Enem terá 25% de desconto durante todo o curso escolhido. De 501 a 600 pontos, o abatimento é de 30% e de 601 a 800 a redução é de 40%. Para quem fez mais de 800 pontos o curso sairá pela metade do preço, com 50% de desconto.

O processo seletivo é 100% on-line por meio do site da Faculdade CDL.  Na plataforma, o candidato vai poder escolher se deseja ingressar por meio da nota do Enem ou realizar a avaliação online, que consiste em uma redação, a ser corrigida de acordo com as regras do Enem. No caso do curso de Direito, além da redação o candidato terá que realizar provas dos conteúdos de Língua Portuguesa (gramática, interpretação de texto e literatura brasileira) e atualidades. O candidato terá duas horas para efetuar a avaliação.

Em virtude da pandemia da covid-19, neste semestre 2020.2, a instituição adotará o modelo híbrido, que combina a oferta de aulas virtuais e presenciais, sendo essas últimas implementadas após autorização governamental e seguindo as recomendações do protocolo de segurança sanitária.

As aulas remotas serão realizadas nos horários de aula, ao vivo, possibilitando os alunos interagirem com os professores em tempo real. Os conteúdos de todas as disciplinas serão disponibilizados nas plataformas de aprendizagem e no Portal do Aluno. E as aulas presenciais respeitarão o distanciamento social de 1,5m, evitando aglomerações nas salas e nos laboratórios, contarão com redução de número de alunos presentes no mesmo dia e horário, entre outras medidas que visam reduzir a aglomeração e, assim, a transmissão e contaminação do novo coronavírus.

SERVIÇO:

Vestibular 2020.2 da Faculdade CDL

Inscrição: https://conteudo.faculdadecdl.edu.br/vestibular-2020-2

End: Rua Vinte e Cinco de Março, 780 – Centro, Fortaleza/CE.

Mais informações: (85) 3433.3040 | (85) 9.8766-1059


INSTITUTO DIAGEO ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSO ONLINE GRATUITO PARA BARTENDERS

O programa Learning for Life, do Instituto Diageo, está com inscrições abertas para a segunda edição online de seu curso de bartender, voltado para maiores de 18 anos, em situação de vulnerabilidade. Os interessados devem preencher o formulário (http://bit.ly/3iwDFH7) que está no Instagram do programa (@learningforlife_br) até 24 de agosto. Os selecionados serão contatados para uma entrevista por telefone e uma atividade que comprove o interesse do candidato para a carreira de bartender. O projeto pretende  capacitar 100 pessoas nessa turma do segundo semestre de 2020. A capacitação é gratuita e aberta para pessoas de todo o país.

“Os participantes do Learning for Life, projeto que tem a duração de dois meses, terão aulas online para que possam atuar em bares, restaurantes, eventos e até mesmo empreender”, afirma o gerente executivo do Instituto Diageo, Paulo Mindlin. “A capacitação é muito importante para esse período e o formato online permite atingir ainda mais pessoas do que o modelo presencial, que será feito em uma segunda fase. O módulo online do projeto ainda nos permite garantir a saúde e segurança de todos os envolvidos no projeto - educadores, instrutores e alunos nesse momento de pandemia”. 

A iniciativa é voltada para pessoas que estão cursando ou que possuem ensino médio concluído, com renda familiar de até quatro salários mínimos. Além das disciplinas fundamentais para a certificação, os alunos do curso terão sessões complementares com profissionais do mercado sobre as diferentes possibilidades de carreira que um bartender pode seguir, inovações do setor e conversas com profissionais que abordam a importância da saúde emocional e organizacional.

O projeto é promovido pelo Instituto Diageo - entidade sem fins lucrativos realizadora de projetos sociais da Diageo, líder mundial em bebidas alcoólicas premium e proprietária de marcas como Ypióca, Johnnie Walker, Smirnoff e Tanqueray. Realizado com apoio da consultoria MSX International e em parceria com instituições de ensino, órgãos públicos e instituições de treinamento, o programa é desenvolvido no Brasil desde 2000 e já formou mais de 21 mil pessoas de todo o país.

Luiz Fernando Martins, 20, hoje bartender do restaurante Zé Restô Bar, em Fortaleza (CE), conta que a formação que teve no segundo semestre do ano passado o preparou para começar a carreira como um profissional diferenciado. “Ajuda você a se tornar um excelente profissional e também uma excelente pessoa, faz com que você tenha novos hábitos e explore conhecimentos também tanto na área como fora, pois bartender não é só ficar atrás do balcão e sim ir além disso! Pra mim foi importante demais”.

Ana Karoline Moura, 23, fez a capacitação no primeiro semestre do ano passado e hoje é bartender e atendente do St. Patrick's Gastrobar, em Caucaia (CE). “Mudou realmente a minha vida. Hoje, se eu faço um atendimento legal e consigo fazer um drink é graças ao curso”.



CULINÁRIA DE VÁRIOS PAÍSES GANHAM TOQUE CRIATIVO E AUTORAL DO MAYÚ

Mundialmente conhecidas, as culinárias francesa, italiana e asiática se mantêm no menu do almoço do Mayú em 2022, que também traz os sab...