quarta-feira, 11 de novembro de 2020

RESTAURANTES ATUALIZAM CARDÁPIOS E OFERECEM NOVAS EXPERIÊNCIAS GASTRONÔMICAS

Referência em Limoeiro do Norte e região, o Hotel Bezerra também conta com um restaurante que atende seus clientes nos sistemas de self-service e a la carte, desde 1987. Além do atendimento, o investimento em inovação é essencial no mercado de Alimentos e Bebidas, que é amplo e competitivo. “O nosso objetivo é proporcionar aos clientes boas experiências gastronômicas e buscamos a Consultoria Senac para agregar melhorias e novidades no menu, para surpreendê-los”, conta Emanuella de Sousa Bezerra, gerente executiva do hotel.

A consultoria realizou os serviços de Elaboração de Cardápio e Fichas Técnicas no restaurante Zé Bezerra e também no restaurante Raiz Cozinha Brasileira, em Fortaleza, recentemente.  As consultorias são presenciais e, previamente, é feito um diagnóstico da empresa para que os serviços atendam o perfil de negócio, o seu público-alvo e as suas metas.

“Atendemos negócios desde a fase inicial de abertura, como também restaurantes em funcionamento que precisam se renovar e criar um menu mais atrativo. Geralmente, estão em busca de diversificar suas opções para aumentar a satisfação dos clientes”, explica a consultora técnica do Senac Ceará, Diana Moreira.

Durante a Elaboração de Fichas Técnicas, o consultor promove a Cozinha Experimental, em que ele faz os testes práticos de cada preparação e treina a equipe para executar os novos pratos que compõem o novo cardápio. Nesse momento, o consultor reúne todas as informações sobre os pratos, compondo ao final a ficha técnica. Essa vai subsidiar a produção na cozinha, de forma padronizada.

“Além de apresentar todas as informações sobre os novos produtos - incluindo os ingredientes, as quantidades, modos de preparo, rendimento, foto de apresentação - a ficha técnica traz o cálculo do custo da matéria-prima, assim a empresa já é informada do custo daquele prato, auxiliando em uma precificação mais assertiva e, consequentemente, para a sustentabilidade do negócio”, detalha a consultora.

Com a consultoria de Elaboração de Fichas Técnicas, ela garante que, os benefícios podem ser observados no dia a dia. “É uma importante ferramenta para a padronização dos produtos, ajuda no controle do fluxo das mercadorias e a melhorar o controle de estoque, evitando o desperdício. A padronização das preparações dinamiza o trabalho da equipe da cozinha. Por exemplo, ao chegar um novo funcionário, ele consegue executar todos os pratos, a partir das fichas técnicas. Assim, a empresa tem ganhos de produtividade, de qualidade, de controle de estoque e maior exatidão dos custos envolvidos em sua produção”, reforça Diana.

Além da rotina do negócio, a experiência agregou conhecimento para o proprietário do Raiz Cozinha Brasileira. “Vamos lançar o novo cardápio até o final do ano e a consultora trouxe livros especializados em gastronomia brasileira, que é nosso carro-chefe. Pesquisamos e selecionamos as receitas juntos, ela fez as receitas com a nossa equipe. Foi tão rico, que comprei os livros e sigo estudando. Considero essa consultoria essencial nesse momento de retomada do Raiz no mercado”, conta o sócio proprietário do restaurante, Luis Câmara.

O investimento gerou o retorno esperado. Segundo Emanuella, “desde o primeiro momento, a chef e consultora Fernanda Luna conduziu o processo com maestria. Sempre se preocupou com a realidade da empresa, com a escolha de pratos que encantassem os clientes e fossem viáveis, considerando tanto as questões financeiras, como a nossa realidade. Por fim, tivemos uma soma muito positiva em diversos aspectos, principalmente na melhoria dos nossos processos e do nosso cardápio, que oferece agora pratos contemporâneos cheios de sabor e belas apresentações”.

SERVIÇO:

Consultoria Senac

Mais informações: https://www.ce.senac.br/consultoria/

Rabada com Polenta
Raiz Cozinha Brasileira
Foto: Divulgação

PÃO DE AÇÚCAR REALIZA ESPECIAL DE CAFÉS

A rede de supermercados Pão de Açúcar realiza até o dia 12/11 uma nova edição do seu Especial de Cafés com diversas ofertas em produtos selecionados e lançamentos para valorizar o sortimento diferenciado da rede em sabores e sensações. 

No período, os clientes terão, entre outras ofertas, descontos válidos para todo o País no aplicativo para celular Pão de Açúcar Mais. As promoções são válidas para todas as lojas do Pão de Açúcar de todo o Brasil (supermercados e Minuto Pão de Açúcar) e também para o e-commerce da rede (www.paodeacucar.com). Para aproveitar os descontos, basta ativá-los no aplicativo antes de finalizar as compras e se identificar com o seu CPF durante o pagamento. 

Entre os lançamentos, os destaques são o Orfeu Bourbon Amarelo (R$ 14,99, 250g), que resulta em uma bebida com notas aromáticas para trazer uma nova experiência aos momentos com café. Outra novidade é o café especial torrado e moído Octavio (R$ 32,79, 200g), que traz um processo especial de fabricação e conta com opções nos sabores Cacau, Frutas Cítricas e Melaço. Vale ressaltar ainda as cápsulas para café premium Qualitá (R$ 11,89, pct/ 10 unidades). 

O Especial de Cafés do Pão de Açúcar traz, ainda, as receitas criativas para o uso da bebida, como os drinks refrescantes, além de dicas para a melhor harmonização do café com outros produtos e fatos curiosos sobre a bebida que é considerada a segunda mais consumida pelos brasileiros, atrás apenas da água. No link abaixo, o consumidor poderá encontrar todas as ofertas de acordo com cada região: https://folhetos.paodeacucar.com/especiais/especial-cafes/index.html


CINE CEARÁ E CAGECE COM INSCRIÇÕES ABERTAS PARA MOSTRA HÁBITOS

O Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, em parceria com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará – Cagece, está com inscrições abertas até o dia 22 de novembro, para a Mostra Hábitos, totalmente voltada para a realização de filmes captados em aparelho celular e dispositivos móveis. A inscrição é gratuita através do site https://www.cineceara.com/2020-habito, onde estão disponíveis a ficha e o regulamento. 

A ideia da mostra é despertar para as formas de contato que as pessoas têm com a água e a capacidade de cuidar. A forma como a população se relaciona com a água diz muito sobre sua cultura. Além de temática, a Mostra Hábitos é um estímulo à criatividade por meio da produção de curtas-metragens com a tecnologia acessível de celulares. 

Podem participar realizadores cearenses ou residentes no Ceará há mais de dois anos, com curtas-metragens de todos os gêneros, entre os quais, ficção, animação, documentário e reportagem, abordando o tema “Hábitos”. Os filmes devem ser inéditos até a data de exibição no festival e ter classificação etária livre. Depois de captados em aparelho celular e dispositivos móveis os filmes podem ser editados e finalizados na plataforma de preferência do participante. A duração deve ter de 1 a 3 minutos. 

Uma comissão, composta por membros da organização do Cine Ceará e um representante da Cagece, selecionará cinco dos filmes inscritos na Mostra Hábitos para exibição no canal do Cine Ceará no Youtube durante a 30ª edição, que acontece de 5 a 11 de dezembro. O júri Olhar Universitário, formado por estudantes de cursos de cinema de Fortaleza, elegerá o melhor filme e o vencedor receberá o prêmio de R$ 3 mil. A entrega será feita por um representante da Cagece na Cerimônia de encerramento do festival.

SERVIÇO:

30° Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema - De 05 a 11 de dezembro de 2020 em formato presencial em Fortaleza, Ceará, online no Canal Brasil - no serviço de streaming Canais Globo, pela TVC, pelo canal do festival no Youtube e mídias sociais de parceiros. Inscrição para a Mostra Hábitos: https://www.cineceara.com/2020-habito. Informações: www.cineceara.com. Instagram: @cineceara, Facebook: FestivalCineCeara. Email: contatos@cineceara.com.

SEST SENAT FORTALEZA PARTICIPA DE CAMPANHA NACIONAL PELA SEGURANÇA NAS RODOVIAS

O Sest Senat Fortaleza, por meio do projeto “Transporte em Ação Sest Senat”, realiza até  sexta-feira (13), das 8h às 12h no Posto São Cristóvão, a campanha “Redução de Acidentes e Roubo de Cargas nas Rodovias”, voltada para caminhoneiros e cujo tema deste ano é “Planeje a sua rota e rode seguro.” A campanha será realizada por meio de parceria entre o Sest Senat Fortaleza, a Fetrans, por meio do Programa Despoluir e do Centro Cultural do Transporte e  o Posto São Cristóvão.

A ação, que acontece em todo o País, tem como objetivo principal sensibilizar motoristas de transporte de cargas e caminhoneiros sobre a atenção que estes profissionais devem ter com os cuidados básicos com o corpo e higiene, para promoção da saúde e em especial no combate à Covid-19, além de dicas de trânsito para a promoção de um trânsito mais seguro e consciente.

Na ocasião, estão sendo realizadas atividades nas seguintes áreas: Odontologia (orientação de saúde bucal e imunidade), Fisioterapia (exercícios de respiração para melhorar a condição pulmonar e dicas de alongamentos para saúde da coluna). Além disso, serão disponibilizados exames de glicemia, teste rápido de Covid-19, aferição de pressão arterial e vacina contra H1N1.

Por meio do Programa CNT Sest Senat de Prevenção de Acidentes, serão dadas orientações para prevenção ao uso do celular no volante, mini palestra sobre Educação no Trânsito e dicas para  cadastro no SEST SENAT – Portal do Cliente.

O Programa Despoluir, da Fetrans, está fazendo aferição nos caminhões e dando dicas sobre os cuidados com o meio ambiente.

Serviço:

Campanha “Redução de Acidentes e Roubo de Cargas nas Rodovias”,

Data: 09 a 13 de novembro

Hora: 08 às 12h

Local: Posto São Cristóvão (BR 116 - km 15) 


quinta-feira, 15 de outubro de 2020

DIAGEO VAI DOAR R$ 15 MILHÕES PARA REABERTURA DE BARES E RESTAURANTES

A Diageo, líder mundial em bebidas alcoólicas premium e proprietária da marca Ypióca, anuncia Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo como as cidades que serão apoiadas pelo Movimento Pró-Bar, programa global da companhia que oferece suporte a bares e restaurantes a se recuperarem e receberem seus clientes de volta após a pandemia da Covid-19. O Movimento Pró-Bar doará R$ 15 milhões que irão beneficiar estabelecimentos dessas praças. Os interessados em participar devem solicitar apoio do fundo no Diageo Bar Academy (www.diageobaracademy.com).

As casas contempladas receberão uma quantidade de pontos, de acordo com o seu porte, para escolherem na plataforma do programa os equipamentos que necessitam. O fundo pagará por itens como mesas bistrô, jogos de mesas dobráveis, tendas, separadores de fila, termômetros digitais, máscaras, protetores faciais, marcadores de chão, placas informativas de distanciamento social e higiene, totens para álcool em gel, frascos de álcool em gel, tapetes higienizadores, luvas de vinil, protetores de caixa, entre outros. O apoio da Diageo aos bares e restaurantes não exige nenhuma contrapartida comercial. 

“Estamos concentrando esforços para fortalecer a retomada deste setor, que faz parte do coração dos negócios da empresa. O objetivo é apoiar o maior número de estabelecimentos possíveis a receberem seus clientes de forma segura, apoiando na manutenção de empregos e comunidades”, afirma Gregorio Gutiérrez, presidente da Diageo. “Nossa estimativa é de que conseguiremos apoiar cerca de 1800 casas, número que pode variar de acordo com o porte dos restaurantes e casas que se inscreverem”.

Independentemente de ter algum tipo de relação anterior com a Diageo e de qualquer contrapartida comercial, os critérios para uma casa ser contemplada são: estar em uma das quatro cidades (Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo), estar em funcionamento há mais de 12 meses antes da pandemia, apresentar alvará de funcionamento e tornar-se embaixador do Manifesto do #BarResponsável. Obedecendo a esses critérios as casas serão contempladas por ordem de inscrição.


SENAC OFERTA CURSO SOBRE CARDÁPIOS PARA ENTREGAS

Gastos com aplicativos de delivery de comida cresceram 103% de janeiro a junho de 2020, de acordo com pesquisa da Mobills, startup de gestão de finanças pessoais. Mesmo com a reabertura do comércio, a digitalização dos negócios avança, diante das transformações culturais ocasionadas pelo acesso às novas tecnologias, assim como pela praticidade. 

Com foco no segmento de alimentação, o Senac Ceará promove o curso Cozinhar para Vender: Cardápios para Entregas, em novembro. Aos interessados, a instituição promove primeiramente um workshop remoto gratuito no dia 17, pelo Youtube. As inscrições para o Cozinhando com o Chef: Frango à Passarinho já estão abertas em https://www.ce.senac.br/frangoapassarinho/.

Os inscritos recebem a lista de insumos e o link para participar previamente. Além de preparar a receita de Frango à Passarinho ao molho de vinagrete, mostarda, mel e laranja, juntamente com o chef, o participante vai aprender formas diferentes de servir e apresentar os produtos, sugestões para cálculos de preços de venda, bem como de embalagens.

“Nessa série de cursos, trazemos pratos de simples preparo e fácil comercialização, para quem está focado em gerar renda extra ou incrementar seu cardápio. Entre outras vantagens, o aluno vai aprender técnicas de Gastronomia em sua casa com os melhores instrutores do Senac”, destaca a consultora da área, Vanessa Santos.

Sobre o instrutor Roberio Marques -  Roberio Marques tem formação superior em Gastronomia, mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos e especialização em Vigilância Sanitária de Alimentos. Além de ser instrutor e consultor do Senac/CE e professor universitário, ele atua no mercado em padronização de ficha técnica para gestão de Alimentos e Bebidas em planejamento e elaboração de cardápios.

SERVIÇO:

Workshop Cozinhando com o Chef: Frango à Passarinho

Data: 17/10/20

Horário: 16h

Plataforma: Youtube Senac Ceará

Inscrições: https://www.ce.senac.br/frangoapassarinho/

Grátis

Curso Cozinhar para Vender: Cardápios para Entregas

Data: 03/11/20 à 13/11/20 (de terça a sexta-feira)

Horário: 19h às 21h

Plataforma: Google For Education (G Suite)

Inscrições: https://cursos.ce.senac.br/loja/producao-alimenticia/gastronomia/cozinhar-para-vender-cardapios-para-entrega/

Valor: R$ 79,00 (em até 2X no cartão)

segunda-feira, 5 de outubro de 2020

PARTICIPANTE DE MASTERCHEF PORTUGAL FAZ PALESTRA EM CONGRESSO ONLINE DE GASTRONOMIA PROMOVIDO PELA UFC

Renata Bender Monteiro será uma das palestrantes do Congresso Brasileiro de Inovação e Tecnologia na Gastronomia e Ciência de Alimentos (CBG), realizado pelo Mestrado em Gastronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC) de 07 a 09 de outubro, totalmente online. O evento conta com a organização da Ideia de Evento, de Kassio César.

O objetivo do Congresso é promover a troca de experiência entre pesquisadores, professores, estudantes e profissionais da Gastronomia e áreas afins, o que facilita a divulgação do conhecimento gerado de matérias primas existentes no País, caracterização de alimentos nativos e típicos, bem como o desenvolvimento de diferentes aplicações desses insumos.

Mestre em Ciências Gastronômicas pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, cake design fornada pela Escola de Educação Profissional da Pontinha em Portugal e especialista em cozinha sem glúten pelo ICIF (Itália), a palestrante possui diversos cursos na área de gastronomia realizados na Associação dos Cozinheiros Profissionais de Portugal, na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa e Porto, além de ministrar cursos na área de panificação e confeitaria inclusiva em escola do Brasil e Portugal.

Renata Bender Monteiro é professora convidada na Associação dos Cozinheiros Profissionais de Portugal, foi uma das participantes do Masterchef Portugal 2015, é chef padeira da empresa Massa Mãe e consultora na área de gastronomia sem glúten para empresas em desenvolvimento de produtos especializados.

Instagran do CBG: @cbg.2020

Renata Monteiro
Foto: Divulgação

CULINÁRIA DE VÁRIOS PAÍSES GANHAM TOQUE CRIATIVO E AUTORAL DO MAYÚ

Mundialmente conhecidas, as culinárias francesa, italiana e asiática se mantêm no menu do almoço do Mayú em 2022, que também traz os sab...