sexta-feira, 29 de junho de 2018

QUARTETO DE CORDAS DA ORQUESTRA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA NO CLÁSSICOS DA LAGOA

O Quarteto de Cordas da Orquestra Contemporânea Brasileira irá se apresentar pela segunda vez nos palcos do projeto Clássicos na Lagoa, interpretando músicas do período barroco. O evento acontece no dia 13 de julho às 17 horas, nas margens da Lagoa do Porangabussu. O grupo, constituído pelos instrumentistas Paulo Leniuson (violino), Natan Gomes (violino), Paulo Cleber (viola) e Jorge Lima (Violoncelo), irá apresentar em seu repertório a união de clássicos da música erudita e da música popular. A regência é do maestro Arley França.

A Orquestra Contemporânea Brasileira, mantida pelo Sistema Brasileiro de Bandas e Orquestras (Sinfonia.br), é um grupo composto por músicos de altíssimo nível e com relevante atuação no cenário da música de concerto no Brasil. Iniciada em 2016, a orquestra tem como propósito unir música erudita e popular em um único idioma sonoro, como também colocar-se como referência para estudantes de música e orquestras em formação, através da realização de ações pedagógicas como masterclasses, oficinas e concertos didáticos.

O projeto Clássicos na Lagoa é realizado há três anos pelo Instituto de Ciências Médicas Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ICM), com o apoio de instituições parceiras como a Enel, o Instituto Beatriz e Lauro Fiúza e a Plataforma Sinfonia do Amanhã. O projeto tem como princípio a defesa do direito à cultura como mecanismo voltado à promoção da saúde. O ICM está construindo um hospital de alta tecnologia no Porangabussu, que irá garantir 60% do seu atendimento aos usuários do SUS. A instituição será referência em ensino, pesquisa de ponta e atendimento altamente especializado.

Dentro da sua política de formação cultural, o ICM criou ainda uma escola de violinos voltada aos estudantes das escolas públicas do Estado. Trinta estudantes estão fazendo aulas gratuitas com o professor Nadilson Martins Gama, que foi chefe dos violinos da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo. Os instrumentos são disponibilizados pelo ICM, que acredita que a educação é o grande transformador da sociedade.
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

CULINÁRIA DE VÁRIOS PAÍSES GANHAM TOQUE CRIATIVO E AUTORAL DO MAYÚ

Mundialmente conhecidas, as culinárias francesa, italiana e asiática se mantêm no menu do almoço do Mayú em 2022, que também traz os sab...