terça-feira, 3 de julho de 2018

SOBRADO DA ABOLIÇÃO ABRE SALÃO DE FOTOGRAFIA 2018 EM PACATUBA

O Sobrado da Abolição – Centro Cultural Eduardo Campos - sedia o Salão de Fotografia 2018, de 07 de julho a 10 de agosto, em Pacatuba. Com registros que exercitam olhares para a cidade, o salão reúne 24 fotografias selecionadas e quatro premiadas na segunda edição do Concurso de Fotografia. Para abrir a mostra no sábado (07), a partir das 18h, acontece bate papo com os curadores do concurso: o fotógrafo Igor Grazianno e as artistas visuais Virgínia Pinho e Waléria Américo.

O Concurso de Fotografia é realizado em parceria entre o Instituto Eduardo Campos (IEC) e a Prefeitura Municipal de Pacatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.Lançado em 2017, propôs em sua segunda edição uma temática livre, estabelecendo quatro categorias concorrentes com uma foto de cada: Moradores; Visitantes; Escola Pública Municipal e Fotos Tiradas com Câmera Celular.

Na Categoria Moradores a foto vencedora desse ano é de autoria de Mayara Soares Sousa; a da Categoria Escola Pública de Pacatuba é de Kessia Sara da Costa Lima; a da Foto Feita com Câmera Celular é de Francisco Giovanildo Teixeira de Souza e a da Categoria Visitantes é de Ariel Ferreira do Nascimento.Mais de 100 fotografias foram inscritas e avaliadas pelos curadores.


“O desafio da equipe curatorial não consistiu apenas em selecionar as fotografias, mas pensar no plano expositivo que considera o espaço em seu contexto territorial considerando as mediações sociais, políticas e educacionais”, destaca a artista, educadora e articuladora das ações culturais do Sobrado da Abolição, Juliana Capibaribe. O objetivo do bate papo é compartilhar esses processos com os selecionados e o público do Sobrado, promovendo uma troca de experiências e conhecimentos.

Juliana destaca ainda que, desde o início das atividades do Sobrado da Abolição, esse recebeu um total de sete mostras de artes e temáticas, que se relacionam com eventos de relevância cultural e de grande mobilização social em Pacatuba. Em 2017, houve a Exposição de Bíblias, relacionada ao Espetáculo da Paixão de Cristo; o I Concurso de Fotografia; o 11° Salão de Outubro; e A Casa do Papai Noel – sendo que essa teve mais de 8.000 visitantes. Já em 2018, aconteceram as exposições Itapó Caminho das Águas; Legado Ancestral Negro e Pitaguary – vinculada à Festa de Alforria; e Flautas do Mundo.


Nenhum comentário:

CULINÁRIA DE VÁRIOS PAÍSES GANHAM TOQUE CRIATIVO E AUTORAL DO MAYÚ

Mundialmente conhecidas, as culinárias francesa, italiana e asiática se mantêm no menu do almoço do Mayú em 2022, que também traz os sab...