As Travessuras de Mané Gostoso, da Cia Meias Palavras (PE) em parceria com a Casa Mecane (PE), entra em cartaz na CAIXA Cultural Fortaleza nos dias 26 e 27 de janeiro e 02 e 03 de fevereiro. Com direção do paulistano Fernando Escrich, o espetáculo estreou em 2014, fez temporada de sucesso em São Paulo em 2017, já participou de vários festivais e circulou pelo Nordeste, sempre divertindo o público de todas as idades.
A peça traz no elenco os atores pernambucanos Luciano Pontes e Arilson Lopes, além de Samuel Lira, que executa a trilha sonora ao vivo. Desde as rimas do texto às músicas compostas especialmente para As Travessuras de Mané Gostoso, a oralidade é uma das características principais da montagem.
O texto de autoria do ator, escritor e dramaturgo Luciano Pontes é inspirado na literatura de cordel e traz personagens do teatro de mamulengo que foram rebatizados, como a mocinha Anarina, o forasteiro e vilão Bibiu, a fofoqueira Comadre Zuzinha e o cabo Zé Firmino. O enredo se desenvolve sempre a partir de uma disputa. O amor de Anarina, por exemplo, é motivo de briga entre Mané Gostoso e Bibiu; e a alma de Mané Gostoso se torna alvo da peleja entre Deus e o diabo.
A encenação potencializa as competições trazidas pelo texto quando permite, inclusive, que a plateia decida qual dos dois atores irá encenar o personagem-título da história no início da peça. Cada um dos atores interpreta sete personagens, que mudam de acordo com a escolha do público em cada sessão.
Os bonecos da peça foram concebidos por Rai Bento, artista pernambucano integrante do grupo mineiro Giramundo, e esculpidos em madeira de mulungu pelo mestre Tonho de Pombos. Os figurinos de Joana Gatis, inspirados na estamparia artesanal, foram pintados à mão e fazem referência à xilogravura. A iluminação é de de Luciana Raposo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário