Criar um espaço capaz de incrementar o empreendedorismo e a economia do município de Maranguape, sempre foi uma meta de Raul Mesquita, idealizador do Mercado Balaio. Natural de Maranguape, o empresário sabe o valor da história e da tradição de seus conterrâneos, exímios produtores e trabalhadores que precisavam de um lugar para expor seus produtos com a devida importância e destaque.
Para isso, ele precisava oferecer aos produtores e comerciantes da cidade um lugar especial, com valor histórico e todos os benefícios modernos de comercialização. Então, quando conseguiu um sobrado do período colonial em frente à praça central do município, não deixou passar a oportunidade e investiu na criação do Mercado Balaio. Um prédio único em muitos aspectos, inclusive histórico. Durante a reforma foi encontrado um túnel utilizado para esconder e libertar escravos, pois este local foi utilizado como sede para algumas das primeiras reuniões de abolicionistas do Ceará.
O Mercado Balaio foi concebido para abrigar toda a diversidade de produções desenvolvidas em Maranguape desde confecções, reconhecidas internacionalmente por suas criações em renda, bordados e peças de vestuário, até outros segmentos como acessórios, calçados, alimentos e serviços. Além disso, o espaço vai oferecer uma programação fixa com eventos culturais, desfiles de moda, workshops e oficinas gratuitas.
“Nossa expectativa é receber em torno de 20 mil pessoas mensalmente. Além da população local de 120 mil habitantes, estamos situados numa intersecção de municípios como Palmácia, Pacoti, Caucaia, Maracanaú, Redenção, Baturité e até mesmo Fortaleza,” destaca Raul Mesquita.
Atualmente, o empreendimento está na fase final de construção e já é um sucesso com 52% de seus espaços locados, até mesmo com uma loja âncora da Mallory, produtora multinacional de eletrodomésticos com fábrica em Maranguape. O Mercado Balaio fica pronto em junho de 2019 e terá 102 boxes, 10 lojas, 5 espaços de alimentação e 12 salas comerciais.
“Nosso intuito maior é deixar um legado para nossa população que tanto está carente de espaços voltados para ela. O cooperativismo será a base para divisão de despesas em comum, sem elementos surpresas. Mesmo com um objetivo comercial bastante forte teremos um espírito humano e social bem desenvolvido, porque acreditamos que só assim conseguiremos viver e crescer em perfeita sintonia”, Raul Mesquita, diretor e idealizador do projeto.
Serviço:
Mercado Balaio
Rua José Fernandes Vieira, 31, Centro - Maranguape-CE
Informações: (85) 99156.3279
Foto: Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário