quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

FORTALEZA É PALCO PARA PALESTRAS DE ESPECIALISTAS DO PÃO DE AÇÚCAR

Pensando na experiência em loja de seus clientes, o Pão de Açúcar criou o Plano Verão, ação que tem como objetivo promover eventos e ações de encantamento com a temática do período mais quente do ano, reforçando os pilares de saudabilidade e gastronomia da marca. A programação inclui palestras com os especialistas do Pão de Açúcar na loja São João, em Fortaleza, e acontecem às quintas-feiras.  A agenda conta com a palestra de Fernando Oliveira – especialista em queijos (dia 31/1), Eliana Relvas – especialista em cafés (dia 07/2) e Alex Moraes – sommelier de cervejas (dia 14/2).

As apresentações contarão com degustações guiadas, além de curiosidades sobre os produtos. A ação é ideal para quem quer se informar, mas também aproveitar as experiências gastronômicas. Para participar das palestras e degustações basta se inscrever horas antes com os consultores das lojas participantes. As vagas serão limitadas a 25 pessoas por palestra e, por isso, o ideal é que a inscrição seja feita o quanto antes para garantir a participação.

Alex Moraes é sommelier de Cervejas e Mestre em Estilos pelo Instituto da Cerveja. Além disso, foi campeão do 1º Campeonato Brasileiro de Sommelier de cerveja. Eliana Relvas é Engenheira de Alimentos com especialização em café e possui conhecimentos detalhados em elaboração de blends, torra, métodos de extração moagem, entre outros. A especialista de cafés do Pão de Açúcar também é professora do Curso da Ciência da Torra de Café na Companhia Lilla de Torrefação. Já o consultor em queijos, Fernando Oliveira, é responsável por treinar os atendentes de queijos de todas as lojas do Brasil. Além disso, foi um dos primeiros especialistas em queijos a disseminar a cultura do alimento artesanal brasileiro.

Além das palestras e degustações, o Plano Verão reúne outras ações que reforçam a importância de cuidar da saúde, contribuindo para uma vida mais saudável. O projeto Viva Mais foi uma dessas iniciativas. Durante o período de 5 a 27 de janeiro, o Pão de Açúcar realizou atividades físicas na Praia de Iracema com aulas de corrida, caminhada, alongamento, yoga e pilates.

Programação completa das palestras com especialistas do Pão de Açúcar:

Pão de Açúcar São João - Avenida Santos Dumont nº 1169 - Aldeota
31/01 - Palestra e Degustação de Queijos com Fernando Oliveira, às 17h e às 20h
07/02 - Palestra e Degustação de Cafés com Eliana Relvas, às 17h às 20h
14/02 - Palestra e Degustação de Cervejas com Alex Moraes, às 17h e às 20h

Fernando Oliveira
Foto: Divulgação

NUTRICIONISTA DO SEST SENAT DÁ DICAS PARA ENTRAR EM FORMA ANTES DO CARNAVAL

Depois das festividades de final de ano e das férias, é chegada a hora de correr atrás do prejuízo e eliminar os quilinhos extras que foram adquiridos durante o período e entrar em forma para carnaval. Mas, qual a melhor maneira? Antes de qualquer coisa, o ideal é adotar uma dieta equilibrada feita por nutricionais e dar início a atividades físicas com acompanhamento profissional.

A nutricionista do Sest Senat Fortaleza, Ana Caroline Mota, diz que o plano alimentar deve ser feito de acordo com o perfil de cada paciente, levando em conta suas características metabólicas e individuais. “Beber mais água, evitar alimentos gordurosos, açucarados e frituras, evitar bebida alcoólica, consumir mais fibras e dormir mais, são algumas atitudes que ajudam no emagrecimento, aliadas, claro, a atividades físicas,” explica ela.

O Sest Senat Fortaleza oferece atendimentos de saúde gratuitos como: atividade física, fisioterapia, nutrição, odontologia e psicologia para os profissionais do transporte e seus dependentes e a preços bastante acessíveis para a comunidade em geral. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira nos turnos manhã, tarde e à noite para algumas especialidades.

Serviço:
Sest Senat Fortaleza
Rua Dona Leopoldina, 1050 –Centro
Tel: (85) 3304-4111




quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

AS TRAVESSURAS DE MANÉ GOSTOSO DESEMBARCAM NA CAIXA CULTURAL FORTALEZA

As Travessuras de Mané Gostoso, da Cia Meias Palavras (PE) em parceria com a Casa Mecane (PE), entra em cartaz na CAIXA Cultural Fortaleza nos dias 26 e 27 de janeiro e 02 e 03 de fevereiro. Com direção do paulistano Fernando Escrich,  o espetáculo estreou em 2014, fez temporada de sucesso em São Paulo em 2017, já participou de vários festivais e circulou pelo Nordeste, sempre divertindo o público de todas as idades.

A peça traz no elenco os atores pernambucanos Luciano Pontes e Arilson Lopes, além de Samuel Lira, que executa a trilha sonora ao vivo. Desde as rimas do texto às músicas compostas especialmente para As Travessuras de Mané Gostoso, a oralidade é uma das características principais da montagem.

O texto de autoria do ator, escritor e dramaturgo Luciano Pontes é inspirado na literatura de cordel e traz personagens do teatro de mamulengo que foram rebatizados, como a mocinha Anarina, o forasteiro e vilão Bibiu, a fofoqueira Comadre Zuzinha e o cabo Zé Firmino. O enredo se desenvolve sempre a partir de uma disputa. O amor de Anarina, por exemplo, é motivo de briga entre Mané Gostoso e Bibiu; e a alma de Mané Gostoso se torna alvo da peleja entre Deus e o diabo.

A encenação potencializa as competições trazidas pelo texto quando permite, inclusive, que a plateia decida qual dos dois atores irá encenar o personagem-título da história no início da peça. Cada um dos atores interpreta sete personagens, que mudam de acordo com a escolha do público em cada sessão.

Os bonecos da peça foram concebidos por Rai Bento, artista pernambucano integrante do grupo mineiro Giramundo, e esculpidos em madeira de mulungu pelo mestre Tonho de Pombos. Os figurinos de Joana Gatis, inspirados na estamparia artesanal, foram pintados à mão e fazem referência à xilogravura. A iluminação é de de Luciana Raposo.

CIRURGIÃO PLÁSTICO ERIK NERY PARTICIPA DE CURSO NO RJ


Sempre em busca de novos conhecimentos, o cirurgião plástico cearense Erik Nery desembarca na próxima sexta-feira, 25, no Rio de Janeiro, para participar do Master Training promovido pela SBCP-RJ (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica). 
O curso tratará da região órbito-palpebral, uma área específica da cirurgia plástica, que trata das deformidades e patologias, congênitas ou adquiridas, das pálpebras. O cirurgião plástico, pós-graduado no Instituto Ivo Pitanguy, promete trazer na bagagem todas as inovações da cirurgia de rejuvenescimento palpebral, além do tratamento de queda da pálpebra e reconstrução de tumores dessa região, entre outras.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

CAIXA CULTURAL FORTALEZA REALIZA BATE-PAPO SOBRE A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS


Contar histórias é uma arte milenar, que reúne e aproxima pessoas, de qualquer idade, para transmitir mensagens ou conhecimento, tudo por meio de histórias, reais ou criadas, antigas ou novas. A riqueza dos detalhes, figurino, o uso de objetos cênicos ou música são artifícios que contadores utilizam para atrair a atenção e envolver a plateia. É sobre a arte da contação de histórias o bate-papo que acontece nesta sexta (18/01), às 17 horas, na CAIXA Cultural Fortaleza.

Participam da conversa três contadores de histórias com vivências e trabalhos distintos: a pernambucana Carol Levy, em cartaz até dia 20 de janeiro (sábados e domingos) na CAIXA Cultural Fortaleza com o espetáculo “CantaBicho”, onde une músicas, canções e audiovisual; a cearense Paula Yemanjá, arte-educadora e atriz com forte atuação junto ao público infantil, que tem se dedicado cada vez mais à arte da contação de histórias; e Lyvia Cruz, que é surda e conta histórias em Libras (Língua Brasileira de Sinais). Com acesso gratuito e voltada ao público em geral, a atividade é destinada, principalmente, a professores e contadores de histórias.

Apresentado por Carol Levy na CAIXA Cultural Fortaleza ,o espetáculo “CantaBicho”,inclui canções e histórias interpretadas com carisma e desenvoltura. Com uma banda ao vivo, a apresentação mescla canções próprias em parceria com Carlinhos Borges, produtor musical do DVD - “Pisca Pisca Uá Uá”, “Lobo Legal”, “Pangaré” e “Ventilador de Teto” - com histórias que Carol Levy tira de um saco mágico, em um efeito cênico que virou uma de suas marcas registradas. Uma das histórias, “Chapeuzinho Amarelo”, é de autoria de Chico Buarque. 


Paula Yemanjá
Foto: Marina Cavalcante

MÉDICO FENÔMENO DO YOUTUBE LANÇA LIVRO EM FORTALEZA



Tema de palestras-show, “Viva com Saúde, Viva com Paixão – Libido” chega ao público do médico cirurgião vascular Dayan Siebra, agora no formato de livro. No seu primeiro livro, o também Youtuber mostra como podemos dar mais atenção ao nosso corpo, às nossas intimidades, tornando-nos capazes de assumir o controle da nossa qualidade de vida.
O evento de lançamento do livro acontece dia 25 de janeiro na Livraria Leitura do Shopping Rio Mar Fortaleza, às 19h. Os seguidores do médico na internet poderão aprofundar esta fascinante rota de manutenção do equilíbrio corporal e da libido, desvendando nosso sistema celular básico, um mundo invisível que dirige nossos resultados em relação à nossa saúde, ações e sentimentos, tanto bons quanto maus, a cada momento de nossa vida.
“Todas as pessoas possuem desejos internos gigantescos, que se não forem ativados podem permanecer adormecidos por toda a existência. Tenho 20 anos de formado e vi muitos pacientes em toda essa caminhada atravessarem tanto os limites do prazer como o da dor. E posso garantir uma coisa:  nada é mais determinante na vida do que passar por momentos de dor. A dor pode ser nossa cruz ou pode ser nossa maior aliada na vida”, explica Dayan.
   
Segundo o médico cratense, é fundamental acionar a chave do controle hormonal desse mundo biológico, que sem isso o indivíduo estará impedido de envelhecer com qualidade de vida, ficando cada vez mais uma pessoa velha e sem saúde.

Dayan Siebra
Foto: Divulgação


quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

II FESTIVAL DELÍCIAS DO MUNDO REÚNE O MELHOR DA GASTRONOMIA INTERNACIONAL EM FORTALEZA

De 25 e 27 de janeiro, das 16h às 23h, a Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura será ponto de encontro para os amantes da gastronomia. Reunindo sabores, temperos e culturas, a segunda edição do "Festival Delícias do Mundo" promete uma viagem inesquecível pela diversidade e riqueza das culinárias nacionais e internacionais, representadas por mais de 14 países. A entrada é gratuita e os preços variam entre R$ 5,00 e R$ 30,00 por prato.  

Os sabores regionais do Brasil serão apresentados pelo Chef Luhen Aquino, enquanto a confeiteira Karyny Góes levará bolos e doces especiais da “Pra Sentir”. Isabelly vai oferecer sobremesas e cafés sombreados agroecológicos do Café do Alfredo cultivados em Mulungu-CE, no sítio São Roque. O Chef Carlos Sarmento também representa a culinária regional e prepara o Despacito, releitura da tradicional feijoada em forma de petisco, além de um gnocchi de mandioca e um cheesecake de banana. Alice Pereira estará presente com suas geleias artesanais expostas em bike.

Entre os sabores do mundo, o Chef Javier Yugar representará a culinária peruana do restaurante La Cocina Peruana e o Chef Leo Gondim apresentará a cozinha grega. A comida francesa estará presente com a Chef Regina Mendonça e o Chef Felipe Farias. O Chef Hugo Rigui trará a culinária americana com os hambúrgueres e a argentina, com a  “Parrilla”, que também estará representada pelo Chef Bruno Citron, com as empanadas e os churros. A Chef Nice Silva vai preparar doces deliciosos da culinária portuguesa e bolinhos de bacalhau.

O Chef Élcio Nagano representa a culinária oriental com o poke havaiano e pratos da culinária japonesa. A Itália será representada pela Chef Marisa Oliveira, com o tradicional gnocchi; a Chef Míriam Muniz com a lasanha de berinjela e o  Chef Jackson Braz com linguine com frutos do mar. O Chef Albertino Araújo oferecerá a requintada comida mediterrânea e a cozinha venezuelana estará presente com o Chef Toston.  As ostras ficarão por conta da Chef Kazumi Myura, a Japa da Ostra. A culinária tailandesa será assinada pelo Chef Cristiano Lins.


Programação 
Dia 25/01 (sexta)
18h30 – Oficina: Aula de saladas - Chef Mattu Macedo
19h – Palestra: Chef Emerson Pedrosa fala sobre comida, sertão e afeto
21h - Show: Las Tropicanas com Lorena Nunes / Di Ferreira / Pepita York (Música caribenha)

Dia 26/01 (sábado)
17h – Oficina: Aula de pães - Chef Karliano Pereira
18h30 – Oficina: Aula de ceviche molecular - Chef Élcio Nagano
20h - Show: Nayra Costa - Os clássicos do Jazz (música americana)

Dia 27/01 (domingo)
17h – Oficina: Aula de brigadeiro para crianças - Chef Socorro Castro
18h30 – Oficina: Aula de bolos - Chef Socorro Castro
19h - Show: Davi Cartaxo (música brasileira)

Serviço:
Data: 25 a 27 de janeiro de 2019
Horário: 16h às 23h
Local: Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Endereço: Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema
Entrada franca

Atrações (shows e palestra): palco central, grátis.
Oficinas: inscrições por ordem de chegada, 50 vagas cada, grátis.
Espaço Infantil Eco Clube: valor da pulseira R$ 30,00 por 1 hora e R$ 50,00 por 4 horas

Emerson Pedrosa
Foto: Divulgação

CULINÁRIA DE VÁRIOS PAÍSES GANHAM TOQUE CRIATIVO E AUTORAL DO MAYÚ

Mundialmente conhecidas, as culinárias francesa, italiana e asiática se mantêm no menu do almoço do Mayú em 2022, que também traz os sab...