terça-feira, 3 de julho de 2018

SOBRADO DA ABOLIÇÃO ABRE SALÃO DE FOTOGRAFIA 2018 EM PACATUBA

O Sobrado da Abolição – Centro Cultural Eduardo Campos - sedia o Salão de Fotografia 2018, de 07 de julho a 10 de agosto, em Pacatuba. Com registros que exercitam olhares para a cidade, o salão reúne 24 fotografias selecionadas e quatro premiadas na segunda edição do Concurso de Fotografia. Para abrir a mostra no sábado (07), a partir das 18h, acontece bate papo com os curadores do concurso: o fotógrafo Igor Grazianno e as artistas visuais Virgínia Pinho e Waléria Américo.

O Concurso de Fotografia é realizado em parceria entre o Instituto Eduardo Campos (IEC) e a Prefeitura Municipal de Pacatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.Lançado em 2017, propôs em sua segunda edição uma temática livre, estabelecendo quatro categorias concorrentes com uma foto de cada: Moradores; Visitantes; Escola Pública Municipal e Fotos Tiradas com Câmera Celular.

Na Categoria Moradores a foto vencedora desse ano é de autoria de Mayara Soares Sousa; a da Categoria Escola Pública de Pacatuba é de Kessia Sara da Costa Lima; a da Foto Feita com Câmera Celular é de Francisco Giovanildo Teixeira de Souza e a da Categoria Visitantes é de Ariel Ferreira do Nascimento.Mais de 100 fotografias foram inscritas e avaliadas pelos curadores.


“O desafio da equipe curatorial não consistiu apenas em selecionar as fotografias, mas pensar no plano expositivo que considera o espaço em seu contexto territorial considerando as mediações sociais, políticas e educacionais”, destaca a artista, educadora e articuladora das ações culturais do Sobrado da Abolição, Juliana Capibaribe. O objetivo do bate papo é compartilhar esses processos com os selecionados e o público do Sobrado, promovendo uma troca de experiências e conhecimentos.

Juliana destaca ainda que, desde o início das atividades do Sobrado da Abolição, esse recebeu um total de sete mostras de artes e temáticas, que se relacionam com eventos de relevância cultural e de grande mobilização social em Pacatuba. Em 2017, houve a Exposição de Bíblias, relacionada ao Espetáculo da Paixão de Cristo; o I Concurso de Fotografia; o 11° Salão de Outubro; e A Casa do Papai Noel – sendo que essa teve mais de 8.000 visitantes. Já em 2018, aconteceram as exposições Itapó Caminho das Águas; Legado Ancestral Negro e Pitaguary – vinculada à Festa de Alforria; e Flautas do Mundo.


GOVERNO DO CEARÁ RECEBE PRÉDIO QUE SEDIARÁ A ESCOLA DE HOTELARIA E GASTRONOMIA ESTAÇÃO DAS ARTES

O Governo do Ceará recebe nesta quarta-feira (4), às 20h, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, prédio que irá sediar a Escola de Hotelaria e Gastronomia da Estação das Artes, situada em frente ao Marina Park Hotel. Instituição irmã da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, a escola irá oferecer formação e qualificação profissional no campo da gastronomia e hotelaria para a população cearense. A inauguração e o início das atividades da escola estão previstas para o segundo semestre de 2018.

A programação contará com a presença do Governador Camilo Santana e tem início com o lançamento do livro  “Além da Peixada e do Baião - Histórias da alimentação do Ceará”, da editora Senac-CE, organizado por Valeria Laena, Domingos Abreu e Fátima Farias, que terá a presença do antropólogo Raul Lody. 

Em seguida, o arquiteto e chef João Luiz Lima, articulador de gastronomia do Governo do Estado e a ex-diretora administrativa e financeira do Instituto Dragão do Mar, Lina Luz, ambos da equipe gestora da escola de Gastronomia, irão apresentar um resumo do conceito e plano de ação da escola assim como o cronograma de atividades. A noite continua com a  “Festa da Cumeeira”, com show da banda local Juruviara e um coquetel. O evento é aberto ao público, sujeito à lotação do espaço. 

Lançado em 2013, o projeto da escola é uma requalificação do antigo condomínio Panorama Artesanal, projetado pelos arquitetos Fausto Nilo e Delberg Ponce de Leon. A construção da obra foi de responsabilidade da Secretaria da Educação (Seduc). O prédio tem cinco torres e oito andares, uma parte será destinada para o alojamento de alunos vindos de outras regiões do estado. O edifício terá salas de aulas, laboratórios, biblioteca, refeitório e áreas de convivência espalhadas por todo o espaço. 


CERCA DE 700 PESSOAS PARTICIPAM DE AÇÃO SOCIAL PROMOVIDA PELO INSTITUTO AÇO CEARENSE

O último sábado foi marcado por intensas atividades de lazer, saúde e cidadania na comunidade Mestre Antônio, no município de Caucaia. O Instituto Aço Cearense promoveu o primeiro Dia de Ação Social para a população do bairro e adjacências, com serviços gratuitos, além de sorteios e apresentações culturais. 

Cerca de 700 pessoas estiveram presentes na Associação Escola de Campeões, para usufruir de serviços como aplicação de flúor, teste de HIV/Sífilis, aferição de pressão, teste de glicemia, vacinação, corte de cabelo, manicure, design de sobrancelhas, massagem terapêutica e serviços de cidadania como cadastro do cartão do SUS, atendimento do Cadastro Único e agendamento para emissão de RG. As crianças também participaram de ações voltadas exclusivamente para elas como pintura, aula de dança, pula-pula, entre outras.

Rosemeire Matos, presidente do Instituto Aço Cearense, percebeu no dia a dia da comunidade, que já é assistida pelo Instituto, por meio da Associação Escola de Campeões, que havia a necessidade de uma ação que abrangesse serviços que os moradores do bairro tinham dificuldade de acesso “Queremos que as pessoas daqui saibam que podem ter esse suporte no Instituto Aço Cearense. Com o sucesso desse primeiro evento, estamos pensando em realizar outros, pelo menos duas vezes por ano”, explica a presidente da instituição.


ADRIANA CALCANHOTTO FAZ SHOW EM FORTALEZA

Adriana Calcanhotto estreia o seu novo espetáculo “A Mulher do Pau Brasil” em Portugal e, na sequência, inicia a tour no Brasil com shows em Porto Alegre (14/09), Natal (12/10), Fortaleza (13/10) no Teatro RioMar Fortaleza e Recife (14/10).

Nomeada Embaixadora da Língua Portuguesa pela Universidade de Coimbra em 2015, Adriana Calcanhotto tem desenvolvido um trabalho de divulgação e estudo da literatura portuguesa junto de diversas universidades europeias e brasileiras, dando-se conta de que, atualmente, no Brasil é vista como a “Embaixadora da Universidade de Coimbra” e, na Europa, sente-se cada vez mais “A Mulher do Pau Brasil”.

Inspirada pelo movimento modernista brasileiro dos anos 20, no seu “Manifesto da Poesia Pau-Brasil”, a sua influência sobre o Tropicalismo e com base na aprendizagem, pesquisa e trabalhos desenvolvidos como professora e Embaixadora da Universidade de Coimbra, Adriana Calcanhotto cria um novo espetáculo, no qual reflete sobre todas estas novas experiências. Sucessos, novas canções, novas leituras e reinvenções.

Entre os sucessos, novidades e releituras estão "Esquadros", "Vambora", "Inverno", além da faixa que dá nome a turnê, "A Mulher do Pau Brasil" e “O que me cabe”, e "As Caravanas", de Chico Buarque.

Nestes concertos, Adriana Calcanhotto será acompanhada por dois músicos BEM GIL e BRUNO DI LULLO que vai alternar entre guitarra, mpc, piano e baixo.

Foto: Divulgação

sexta-feira, 29 de junho de 2018

GUTO RIBEIRO E XANDYNHO COMANDAM O SÁBADO DO BAR DO CEBOLINHA MARAPONGA

O Bar do Cebolinha Maraponga reúne neste sábado (30/06) o melhor do sertanejo e para abrilhantar a "Baladinha Sertaneja" recebe os cantores Guto Ribeiro e Xandynho Diferenciado, a partir das 21 horas. E mais: André Vinícius e Lucas Senna.


Guto Ribeiro

Há quatro anos em carreira solo, com seu estilo renovado, Guto é atração nas melhores casas de shows de Fortaleza, interior do Ceará e outros estados como Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte e Goiânia, levando muita energia por onde passa e arrastando uma legião de fãs que conquistou durante sua trajetória. Em novembro de 2015, Guto gravou um DVD solo com megaestrutura e participações especiais na casa de shows Saloon Western Pub, em Fortaleza.

A canção intitulada “A Porca e o Parafuso”, composta por Guto em homenagem à esposa, Lorrane Cabral, tornou-se música de trabalho após o sucesso do videoclipe que tem a faixa como trilha sonora e mostra cenas reais do casamento e lua de mel de Guto e Lorrane. Outros sucessos como “Vira Copo”, “Obedece”, “Tá na Cara” e “No apagar da luz” compõem o setlist autoral de Guto Ribeiro.

Felipe Uchôa Bezerra de Oliveira, ou simplesmente Xandynho Diferenciado, iniciou sua carreira aos seis anos de idade quando ganhou um concurso para ser cover do cantor Xandy, do Harmonia do Samba. Após a vitória, se apresentou em vários programas nacionais, como o do Raul Gil, fez participação no Carnaval de Salvador, em 2004, junto com a dançarina Carla Perez no bloco Algodão Doce, dentre outras participações com o Harmonia do Samba pelo Nordeste.
Xandynho

Xandynho teve seu primeiro show no dia 19 de abril de 2016, onde também foi lançado seu primeiro CD com a música “Não deu valor perdeu”, onde percorreu toda a capital do forró e parte do Ceará. No final do ano de 2016, lançou mais um disco com duas músicas autorais, já dando início ao ano de 2017. Esse ano promete vir com novidades e uma proposta única com repertório autoral.

FACULDADE CDL PROMOVE PALESTRA SOBRE COMO MAXIMIZAR PERFORMANCE DA EMPRESA

Rotinas exaustivas, constantes transformações e novas demandas que chegam rapidamente fazem parte do cotidiano de muitas empresas. Em um cenário complexo assim é comum encontrar colaboradores desmotivados na execução das funções. Quando isso acontece, é necessário desenvolver ações de engajamento urgentemente, um dos maiores desafios dos gestores.

Para orientar como realizar essas ações da melhor maneira, a Faculdade CDL promove a palestra “Engajamento: a chave para maximizar a performance da empresa”, que acontece neste sábado (30), às 9h. A atividade é destinada a empresários, estudantes, funcionários e qualquer pessoa que tiver interesse no assunto.

A convidada para ministrar a palestra é a coach e especialista em Gestão Estratégica Empresarial, Ilana Maciel. Ela explica que trabalhar o engajamento nas organizações é importante para que as pessoas melhorem a atuação e sofram menos. “As empresas realmente devem investir nas pessoas para que elas sejam mais felizes e isso se dá através dos valores, dos princípios, da ética e da moral”, aponta.

O ingresso para participar é um livro paradidático para o projeto “Livro, Leve e Solto”, da biblioteca da faculdade. As inscrições podem ser feitas pelo site www.faculdadecdl.edu.br. 

Serviço:
Palestra – Engajamento: a chave para maximizar a performance da empresa
Data: 30/06 (Sábado)
Horário: 9h
Mais informações: www.faculdadecdl.edu.br.
Local: Faculdade CDL - Rua 25 de Março, 882 - Centro


MFF REALIZA WORSHOP COM CELSO OLIVEIRA

Chegou a hora de um encontro especial para quem esperava ter seu trabalho analisado. Celso Oliveira, que se dedica principalmente a projetos de fotografia documental, ministrará um workshop com uma leitura crítica de portfólios e ensaios fotográficos. Ele discutirá em cima das produções dos participantes de forma individual e personalizada, levantando os pontos fortes, novas possibilidades e as melhores formas de melhorar e desenvolver um olhar crítico e fotográfico.

O objetivo é amadurecer os trabalhos já existentes, receber conselhos e sugestões profissional especializado no assunto e discutir técnicas e formas de amadurecer o desempenho neste tipo de trabalho. A vivência acontece neste sábado (30/06), de 12h30min às 17h30min, com investimento de R$150,00.

Mais informações: (85) 3017-3661. Pré-inscrições: pelo e-mail educacao@museudafotografia.com.br

Celso Oliveira

CULINÁRIA DE VÁRIOS PAÍSES GANHAM TOQUE CRIATIVO E AUTORAL DO MAYÚ

Mundialmente conhecidas, as culinárias francesa, italiana e asiática se mantêm no menu do almoço do Mayú em 2022, que também traz os sab...