sexta-feira, 5 de outubro de 2018

TEATRO RIOMAR FORTALEZA RECEBE BALLET DE MOSCOU NO GELO

A grande escola do Ballet Russo une-se à habilidade e espontaneidade da patinação artística, em que os russos são as grandes estrelas do gelo no espetáculo BALLET DE MOSCOU NO GELO. São mais de 5000 performances, milhões de pessoas já assistiram ao espetáculo, em cinco continentes e testemunharam o que a imprensa avaliou como um dos espetáculos mais bonitos que existem sobre gelo. A pista, feita de gelo de verdade, terá dimensão aproximada de 120m².

As apresentações em solo brasileiro ocorrem em Curitiba (14 de outubro, no Teatro Positivo Grande Auditório), Goiânia (17 de outubro, no Teatro Rio Vermelho), Brasília (23 e 24 de outubro, no Centro Internacional de Convenções do Brasil), Recife (30 de outubro, no Teatro Guararapes), Natal (04 de novembro, no Teatro Riachuelo Natal) e Fortaleza (08 e 09 de novembro, no Teatro RioMar Fortaleza). 

A turnê na América Latina teve início em Caracas, na Venezuela. São 14 bailarinos da Moscow Ballet Company On Ice e duas obras magníficas que revelam o requinte, a elegância e a qualidade do ballet russo. As obras Cinderella e O Lago dos Cisnes ganharão novas nuances aos serem apresentadas ao público por meio da dança clássica e da patinação artística, com coreografias de tirar o fôlego em cenografia e figurinos que exalam brilho e cor.

Aclamado por seu talento, profissionalismo, técnica e coreografia, este grupo de prestígio ocupa um lugar muito especial em meio às artes. Não é por acaso que no Japão e na Coréia é chamado o Bolshoi on Ice. Desde a sua origem em 1967 o grupo já se apresentou em oitenta países ao redor do mundo. O elenco completo é composto por 100 patinadores, muitos deles campeõesmundiais e olímpicos. No repertório da companhia estão obras como Romeu e Julieta, Cinderela, A Bela e a Fera, Quebra-Nozes, Giselle, A Bela Adormecida, entre outros.

Quem assina a Direção Artística é Olha Halayko, enquanto a Direção Musical é de Vitaly Vidiniev e Figurino é de Ana Kondratova. Além disso, Oksana Kordiyaka é o Tour Manager e Alexander Arkhipov é responsável pela Direção Técnica.


quinta-feira, 4 de outubro de 2018

CAMERATA DE CORDAS DA UFC FAZ APRESENTAÇÃO NO CLÁSSICOS NA LAGOA

Sinfonias de cordas do período clássico da música erudita mundial. Esse é o tema da próxima edição do Clássicos na Lagoa, com a Camerata de Cordas da Universidade Federal do Ceará (UFC). Esta apresentação encerra uma série de concertos sobre a era clássica e abre espaço para que se iniciem, a partir de novembro, as apresentações voltadas ao período romântico. O evento acontece nesta sexta (05/10), às 17h, na Lagoa do Porangabussu.

A Camerata de Cordas da UFC é um grupo formado há dois anos por professores do curso de Licenciatura em Música do Instituto de Cultura e Arte. Sob direção das professoras Liu Man Ying (violino e viola) e Dora Utermohl de Queiroz (violoncelo e contrabaixo), a Camerata é constituída por 25 integrantes, dentre eles alunos da graduação de Música da universidade e de outros cursos. O projeto, que conta com o apoio da Secretaria de Cultura Artística da UFC, também envolve a participação de profissionais da comunidade, jovens vestibulandos e adolescentes.


Serviço:
Projeto: Clássicos na Lagoa
Apresentação: Camerata de Cordas da UFC
Local: Lagoa do Porangabussu
Data: 5 de outubro de 2018 – sexta-feira
Horário: 17 horas







MARACATU SOLAR GRAVA CD E DVD AO VIVO NO SÃO LUIZ

O  palco principal do Cineteatro São Luiz, receberá no dia 06 de outubro, às 19h, mais de 150 brincantes do Maracatu Solar que interpretam o espetáculo “Um Cada Um...Um Cada Sol...”, uma verdadeira ópera popular que agrega elementos de ancestralidades, identidades étnicas , e religiosidades através das linguagens da música, da dança e da artesania por meio de figurinos e adereços.

O Maracatu Solar, institucionalmente um Programa de Formação Cultural Continuada da Associação Cultural Solidariedade e Arte – SOLAR, foi fundado nos finais de 2006 por um grupo de artistas, entre estes Pingo de Fortaleza, Alan Mendonça, Descartes Gadelha, Tieta Pontes e Wiltom Matos, entre outros, e desde então vem desenvolvendo um conjunto de ações que procuram agregar valores a essas importante e referencial manifestação cultural cearense.

O espetáculo “Um Cada Um...Um Cada Sol...” procura sintetizar a historicidade do Maracatu Solar e apresentar ao público  a passagem de um cortejo simbólico de coroação de uma rainha negra por meio da interpretação de 17 canções referenciais de seu hinário, acompanhadas de suas respectivas coreografias e  interpretadas por seus brincantes divididos em batuqueiros, dançarinos, cantores e músicos. O espetáculo traz a sonoridade do batuque acrescida de um naipe de sopros, experiência já realizada pelo Maracatu Solar no projeto Batuque de Carnaval, apresentado em praça púbica em janeiro desse ano.

O espetáculo contará com as participações especiais dos cantores, todos eles brincantes do Maracatu Solar:  Pingo de Fortaleza, Jord Guedes, Eliahne Brasileiro, Dgal, Cariolano Solar, Wiltom Matos, Juliana Roza, Artur Guindugli, Juliana Eva, Inês Mapurunga e Yane Caracas, além de contar com Descartes Gadelha, griô do Maracatu Solar e responsável pelos arranjos rítmicos do grupo,  que será o solista do espetáculo no universo da percussão.  A regência de Um cada Um...Um cada Sol... ficará a cargo de Catherine Furtado. No campo da dança a coordenação das coreografias é de Fabrício Óliver, Débora Íngred e Gil Rodrigues.

No repertório alguns clássicos do maracatu cearense como Maculelê (Pingo de Fortaleza e Guaracy Rodrigues), Noite Azul (Pingo de Fortaleza, Parahyba e Augusto Moita), Maracatu Solar (Descartes Gadelha, Inês Mapurunga, Wiltom Matos, Pingo de Fortaleza e Alan Mendonça), Solencanto (Pingo de Fortaleza) Paz de Oxalá (Pingo de Fortaleza e Guaracy Rodrigues), além de todas as parcerias de Pingo de Fortaleza e Descartes Gadelha compostas para o Maracatu Solar (Oxum de Mim, O axé Oculto de Ossain entre outras) e inédita  “Para Minha Mãe Yemanjá” composta por Pingo de Fortaleza e Descartes Gadelha para ser a loa oficial do Maracatu Solar em 2019.

Serviço:
“Um Cada Um...Um Cada Sol...” – Show de Gravação do  CD e DVD do Maracatu Solar
Local: Cineteatro São Luiz
Dia: 06 de outubro de 2018
Horário:19h
Ingressos: R$10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia) 
Informações: (85) 3226 1189 / 9.9987 7321




FUNDAÇÃO RAIMUNDO FAGNER APRESENTA A MAGIA DAS CANTIGAS DE RODA NO MÊS DAS CRIANÇAS

Durante o mês de outubro, a Fundação Raimundo Fagner resgata as músicas e as brincadeiras da infância do passado através do espetáculo “Cantigas de Roda”. A montagem, que conta com a participação de 90 crianças do projeto “Aprendendo com Arte”, pode ser vista na próxima segunda-feira, 08, na Escola Santa Clara de Assis, no Eusébio, com sessões às 09h e 15h. A entrada é gratuita.

Sob direção cênica de Mariana Eli, o show é uma verdadeira imersão na inocência das brincadeiras infantis nos quintais e nas ruas, provocando uma reflexão sobre como a diversão das crianças passou a desocupar esses espaços. Apresentado por artistas mirins de 7 a 12 anos, o espetáculo faz uma releitura de grandes hits (samba, maracatu, valsa, marcha rancho, rock, entre outros), estimulando o processo de aprendizagem por meio da música e do teatro.

As apresentações seguem durante o mês de outubro. No dia 12, às 16h30min, será no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, dentro da programação do 8º TIC - Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará. Depois retorna às escolas no dia 22, às 09h e 15h, na Escola Tia Eli; e no dia 29 às 09h e 15h no Conselho Escolar do Cies Anísio Teixeira.

Ainda em 2018, o projeto estreia dois espetáculos recitais. Em novembro, “Música Barroca” reúne jovens de 13 a 17 anos para apresentar canções do estilo artístico que surgiu na segunda metade do século XVI e se estendeu até o começo do século XVIII, caracterizado pelo excesso de ornamentos. Em dezembro, o concerto “Noite de Natal” divide cerca de 160 educandos na orquestra em flautas, coral, violão e percussão, que trazem músicas clássicas dessa época do ano.

SERVIÇO:
Apresentação do espetáculo “Cantigas de Roda”, da Fundação Raimundo Fagner, com crianças de 7 a 12 anos. Acesso gratuito
Datas: 08, 12, 22 e 29 de outubro de 2018
Contato: Fundação Raimundo Fagner (85) 32743726 / site: www.frfagner.com.br





ESTAÇÃO LUZ ANUNCIA PARCERIA COM O CINEASTA HALDER GOMES

A comédia "Bate Coração", novo projeto em longa-metragem da Estação Luz Filmes, com direção de Glauber Filho e distribuição da Downtown Filmes, ganhou um importante reforço na etapa final de preparação para chegar às salas de cinema de todo o País. Diretor de filmes premiados e de grande bilheteria, como “Cine Holiúdy”, “O Shaolin do Sertão” e “Os Parças”, o cineasta Halder Gomes, que desde o início contribui com o Projeto “Bate Coração”, passa a ser oficialmente produtor associado do filme.

Os detalhes da parceria e os diversos aspectos que envolvem os desafios da produção cinematográfica no Ceará e no Brasil, bem como as últimas atualizações sobre o longa metragem cearense, foram apresentados na tarde desta quarta-feira, dia 3 de outubro, em um bate-papo para a imprensa e convidados, realizado no Greta Café, com a participação do diretor da Estação Luiz Filmes, Sidney Girão, do cineasta e diretor de “Bate Coração”, Glauber Filho e do próprio cineasta Halder Gomes.

“Bate Coração” trata com seriedade e ao mesmo tempo leveza um enredo onde o ponto central da trama gira em torno de um transplante de coração. Um dos objetivos da produção é abrir espaço para um saudável debate a respeito da conscientização para a doação de órgãos como forma de melhorar a realidade dos transplantes no País e, assim, ajudar a salvar mais vidas.

Todo filmado em Fortaleza (CE) entre julho e agosto de 2017, "Bate Coração” envolveu durante o período de gravações cerca de 300 profissionais de forma direta e outras mil pessoas indiretamente, proporcionando à capital cearense uma visibilidade nacional e um período de bastante movimentação, com locações sendo feitas tanto em espaços fechados quanto em espaços públicos. "Trouxemos a experiência de mais de uma década de produções da Estação Luz Filmes para produzir um filme de grande qualidade técnica, mas também com uma narrativa contemporânea e consciente do papel de todos em um tema que pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas", explica Sidney Girão, diretor da Estação Luz Filmes.

Para o diretor Glauber Filho, as filmagens foram especiais graças aos atores e à equipe técnica, todos integrados e trabalhando de forma harmonizada. Outro destaque, para o diretor, é a relevância do tema. “O longa é uma ficção com dramas que podem ser encontrados na vida real. Nesse sentindo, é um desafio fazer um filme que tenha uma questão espiritualista em uma comédia. Todo cuidado é um respeito à dignidade humana”, reforça o diretor.

Com previsão de estreia para o primeiro semestre de 2019, o longa-metragem “Bate Coração” apresenta dois núcleos narrativos. O primeiro do publicitário Sandro, interpretado pelo ator André Bankoff, e o segundo tem à frente Isadora, uma travesti interpretada pelo ator Aramis Trindade. Sandro, com 40 anos, é solteiro e “metido” a conquistador, só pensa em trabalho e aproveitar a boa vida. 

O personagem apresenta uma série de preconceitos, mas tenta dissimulá-los por meio de uma postura politicamente correta. Heterossexual, Sandro prova a todo custo a sua virilidade de macho que se apaixona por sua médica de transplante, doutora Cláudia. Já Isadora, é uma travesti de aproximadamente 50 anos e dona de um salão de beleza localizado na periferia. Isadora já é vivida, passou por vários obstáculos na vida e conseguiu vencê-los sem perder sua dignidade.

Atores André Bankoff e Aramis Trindade


Na noite de Ano Novo, Sandro sofre um ataque do coração e precisa fazer um transplante de urgência e acaba recebendo o coração de Isadora, que havia morrido poucos momentos antes, na mesma noite, vítima de um acidente. Após o transplante, Isadora, em espírito e contra sua vontade, passa a seguir os passos do publicitário. Enquanto isso, Sandro passa a perceber algumas mudanças de comportamento e tenta se envolver com a doutora Cláudia.

O roteiro do filme "Bate Coração" foi desenvolvido por Daniel Dias, Glauber Filho e Ronaldo Ciambroni e inspirado nas peças "Acredite, Um Espírito Baixou em Mim” e “O Coração Safado”, ambas de Ronaldo Ciambroni.

Sidney Girão, Glauber Filho e Halder Gomes

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

FEIRA NAÇÕES & ARTE VAI ATÉ DOMINGO NO IGUATEMI

Em sua segunda edição em Fortaleza, a feira itinerante Nações e Artes acontece até este domingo (30/09), no shopping Iguatemi. A mostra internacional de artes e decoração tem entrada gratuita e oferece roupas, acessórios, peças de decoração, joias, obras de arte, tecidos, artigos religiosos, tapeçaria, brinquedos e gastronomia. 



São mais de 100 mil itens de diversos países como Brasil, Bolívia, Chile, França, Índia, Indonésia, Marrocos, Paquistão, Síria e Turquia. Os preços variam de R$ 5 a R$ 4 mil. O horário de funcionamento acompanha o expediente do shopping, das 10h às 22h, de segunda a sábado, e de 14h às 20h aos domingos. 

A feira já foi realizada em todas as capitais do brasileiras. Somente este ano, já passou por Maceió, Salvador, Campo Grande, Brasília, Belém, Rio de Janeiro, São Luís, Natal, Vitória, Goiânia, Aracaju, Jundiaí, além de outras cidades. Quem visitar, poderá adquirir peças exclusivas, como por exemplo as flores do Chile, levando consigo uma lembrança cultural estrangeira.


DESIGN CEARENSE DE JOIAS PARTICIPA DE FEIRA EM MADRI

A feira de joalheria MadridJoya recebeu joalheiros do mundo inteiro entre os dias 12 e 16 de setembro, em Madri, na Espanha. A designer cearense de joias, Jussara Regás, foi uma das participantes do evento, ocasião em que apresentou a coleção Brasilidade, que valoriza as formas e cores da flora brasileira. 

A designer criou uma coleção exclusiva para o evento MadriJoya, chamada Brasilidade, que valoriza os elementos tropicais brasileiros, especialmente os aspectos da nossa flora. “Pesquisei bastante os formatos e cores que têm a ver com a nossa terra. O objetivo é valorizar lá fora o que temos de riquezas aqui em nosso país, por isso a ideia de formatos orgânicos típicos do Brasil”, explica Jussara Regás. 

Jussara Regás aproveitou a turnê pela Europa para fazer um curso sobre gemologia e classificação de brilhantes na renomada L’École Van Cleef & Arpels, em Paris. A passagem pela França rendeu também visita à exposição internacional de joias Bijorhca Paris, um dos maiores eventos para profissionais da área. 

Uma das mais respeitadas e conceituadas joalherias do Estado, a J. Regás produz peças com design único, atendendo um mercado cada vez mais exigente, que leva em conta requinte e beleza. A cada ano são lançadas novas coleções exclusivas, trazendo inovações relacionadas à tecnologia de produção e tendências do setor.


CULINÁRIA DE VÁRIOS PAÍSES GANHAM TOQUE CRIATIVO E AUTORAL DO MAYÚ

Mundialmente conhecidas, as culinárias francesa, italiana e asiática se mantêm no menu do almoço do Mayú em 2022, que também traz os sab...