A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, nos dias 22 e 23 de julho de 2017, o espetáculo infantil A Pulga do Arquiteto, da Companhia Linhas Aéreas. Com direção de Débora Dubois, o espetáculo, que tem como tema o Renascimento, promete mostrar como é divertido poder mudar o mundo.
A peça usa os elementos de circo e dança para ajudar a contar a história de uma outra maneira, no qual o corpo também é o contador. Para esse espetáculo, foram usadas referências inspiradas na vida e obra reais do arquiteto Filippo Brunelleschi, que viveu em Florença, na Itália, entre 1377 e 1446. Suas criações e pesquisas feitas para projetar e realizar a construção do Domo da Catedral Santa Maria del Fiori, um marco do início do Renascimento.
A Pulga do Arquiteto conta as peripécias de um menino e uma pulga, numa divertida noite de brincadeiras dentro de um quarto. Pippo, o menino, é muito estudioso e quer ser um inventor. A Pulga aparece quando ele está estudando história e descobre que foram muito duros os tempos no final da Idade Média, quando boa parte da Europa foi destruída pela peste negra – que é transmitida justamente pelas pulgas.
Só que esta Pulga não está querendo destruir nada, muito pelo contrário, está procurando alguém para bolar uma casa para ela. O menino – inspirado pelos estudos sobre o italiano Filippo Brunnelleschi e suas invenções que marcaram o início do Renascimento – assume o papel de arquiteto e sai com a Pulga em direção a Roma, onde as grandes construções ainda guardam os segredos do Antigo Mundo.
Além das apresentações, as atrizes Ziza Brisola e Isabela Graeff darão uma palestra gratuita no sábado, 22, às 9h, quando abordarão os temas tanto a partir da pesquisa histórica da peça, como a partir da pesquisa cênica do grupo. Para participar, basta enviar um e-mail para cialinhasaereas@gmail.com, até o dia 17 de julho. Os selecionados serão informados por e-mail até o dia 18/07.
Nenhum comentário:
Postar um comentário