quinta-feira, 24 de maio de 2018

FORTALEZA GANHA NOVA MICROCERVEJARIA ARTESANAL

Nova marca cearense de cervejas artesanais ganhará circulação em Fortaleza a partir desta quinta (24/05). A microcervejaria cigana Bold Brewing, do premiado cervejeiro Rodrigo Campos, chega ao mercado com duas cervejas vencedoras de concursos nacionais e internacionais. 

Rodrigo Campos
Foto: Sérgio Gotthard

A Psychedelic Weisse, uma cerveja do estilo Berliner Weisse, foi medalha de ouro em concurso que elege as melhores cervejas caseiras do Brasil, e também na copa sul-americana, no Chile, onde também foi “Best of Show”, eleita a melhor cerveja entre as diferentes categorias.  A Vermont Juicy IPA, uma New England IPA, recebeu medalha de ouro e prata no concurso brasileiro. As cervejas poderão ser encontradas, em lata de 473ml e chope, nos melhores bares e restaurantes especializados em cervejas da capital alencarina, entre os quais Hey Ho Beer Pub, Mestre Cervejeiro, Owl Beer Pub, Zé Restô Bar, \Bru\, Alpendre, Meat N' Beer, Área Bier e Nordeste Beer.

Com produção de suas receitas em São Paulo, na cervejaria Dádiva, a Bold Brewing foi lançada na capital paulista, no dia 10 de maio e começa, em breve, a ser distribuída para outros estados do Brasil. Como sugere o próprio nome, que traduzido do inglês significa “jeito ousado de produzir cerveja”, a marca surge no mercado com a proposta de oferecer aos consumidores uma experiência diferenciada, a partir da degustação de receitas criativas, com aromas marcantes e sabores que fogem do tradicional.

Um dos primeiros difusores da cultura cervejeira em Fortaleza, com 7 anos de experiência como homebrewer e uma coleção de mais de 10 prêmios como cervejeiro caseiro, o sócio-proprietário e cervejeiro chefe Rodrigo Campos aponta que o know-how  deve ser o grande diferencial da marca: “A Bold Brewing chega ao mercado já madura. As premiações já recebidas atestam o compromisso com um alto padrão de qualidade”.


Psychedelic Weisse
Foto: Sérgio Gotthard

EVENTO DISCUTE OS IMPACTOS DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO MERCADO FINANCEIRO

Como as novas tecnologias impactam o mercado financeiro? Essa discussão é o tema do evento ComTexto Inova Mundo, que acontece no dia 30/5, a partir das 18h30, no coworkig HG Office, em Fortaleza. 

Participam os economistas e professores Carlos Manso e José Maria Porto e o engenheiro de software, Alex Monteiro. Manso abordará o tema “Economia da Inovação”; Mercado Financeiro é o tema de José Maria Porto; e Alex Monteiro tratará de Tecnologias Disruptivas. A participação é gratuita, bastando doar no dia do evento um livro novo ou usado, que será destinado ao Movimento Livro Livre. 

A tecnologia veio mudar completamente a vida das pessoas. O meio empresarial e o mercado financeiro não ficam de fora. Novas maneiras de investir, novas moedas (bitcoins, por exemplo), computação cognitiva (sistema que utiliza computadores para processar informações e aprender, sem a necessidade de programação), fintechs (negócios que oferecem soluções financeiras similares — ou complementares — às de um banco, como cartões de crédito, empréstimos, seguros), big data, entre outros conceitos já são realidade e se mostram como tendência. 

O evento conta com a  parceria do HG Office, VC Eventos e Movimento Livro Livre em todas as edições. A edição do dia 30/5 é apoiada também pela Valorize Consultoria Empresarial e Instituto Atlântico.

O ComTexto Inova Mundo é um evento mensal com a presença de especialistas em temas contextualizados nas complexas relações humanas modernas. O objetivo é proporcionar à sociedade cearense, de forma gratuita, discussões de temas emergentes que mobilizam a sociedade; e contribuir para a transformação do mundo em um lugar mais sustentável e colaborativo.



PLATAFORMA CEARÁ DE MÚSICA ENCERRA PROGRAMAÇÃO COM SHOWS GRATUITOS

A programação cultural e gratuita da Plataforma Ceará de Música chega ao fim neste sábado (26), com a apresentação da Orquestra da Fundação Raimundo Fagner e o show da banda Os Transacionais. O público vai conferir na orla da Capital cearense um repertório que vai do erudito ao popular, passeando também pelo melhor da música popular brasileira produzida na década de 60 e 70.

O evento começa às 18 horas com a orquestra composta por 30 jovens do projeto “Aprendendo com Arte”, cuja apresentação conta com grandes sucessos arranjadas para violões, flautas doce, coro e percussão. Em seguida, sobe ao palco Os Transacionais com um repertório para lá de saudosista. Para resgatar o melhor da música brasileira das décadas de 60 e 70, a banda apresentará ritmos como o rock psicodélico, samba-rock e carimbó com a descontração do afoxé e o frevo. 

Realizada durante o mês de maio, sempre aos sábados, a Plataforma Ceará de Música proporcionou visibilidade a artistas, escolas de músicas e bandas cearenses, como Carlinhos Nação, Trovador Eletrônico, Os Alfazemas, Camerata Cordas Cearenses do Instituto Beatriz e Lauro Fiuza (IBLF), Orquestra de Sopros de Pindoretama e o grupo de Acordeon Tapera das Artes.

O projeto musical é um desdobramento da Plataforma de Circulação de Música e Artes Cênicas no Ceará, sucesso entre 2014 e 2015 e uma realização do Centro Cultural Belchior, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (Secultfor), Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE) e Enel Distribuição Ceará.

Fundação Raimundo Fagner
Foto: Divulgação

quinta-feira, 17 de maio de 2018

INFLUENCERS EXPLORAM A RIVIERA FRANCESA COM GREY GOOSE


No último dia de viagem, os influenciadores convidados por Grey Goose para o Festival de Cannes puderam admirar as belezas da Riviera Francesa por um outro ângulo na companhia de Joe McCanta, embaixador global da marca.

A brasileira Lu Tranchesi e os demais convidados vindos de todo o mundo fizeram um passeio em luxuosas lanchas Riva para a enseada rochosa da Île Sainte-Marguerite no sábado (12/05).  No destino, deliciaram-se com a gastronomia mediterrânea e brindaram com drinks à base de Grey Goose no tradicional restaurante Le Guérite, fundado em 1935.


A região de praias do sul da França foi também onde o ilustrador Quentin Monge cresceu e serve de inspiração para seu trabalho até hoje. O artista criou uma garrafa em edição limitada para Grey Goose que foi lançada durante a viagem. A nova Riviera bottle foi apresentada em primeira mão para os influenciadores em Cannes e marca o início do verão no Hemisfério Norte para a marca de vodca super premium francesa.



ESPETÁCULO "SAUDADE DE MIM" ENTRA EM CARTAZ NA CAIXA CULTURAL FORTALEZA

A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, de 24 a 27 de maio de 2018, o espetáculo Saudade de Mim, da Focus Cia. De Dança, que traz inspirações das obras de Cândido Portinari e Chico Buarque.  

A apresentação inicia com os acordes de “Construção”, levando para cena a vida de Pedro, Maria, Bárbara, Juca, Nina, entre outros personagens, que vêm de músicas distintas de Chico, e que aqui se relacionam. Todos em cena também habitam telas e ambientes criados por Portinari. Entre o onírico e o real, a história traz dores, amores, triângulos amorosos, indo e voltando através de referências a Chico e Portinari.

Para o diretor da Focus Cia. De Dança, Alex Neoral, que está em cena também ao lado de Carolina de Sá, Cosme Gregory, José Villaça, Marina Teixeira, Márcio Jahú, Monise Marques e Roberta Bussoni, Saudade de Mim é um divisor de águas na trajetória da Focus. “Senti a necessidade de mergulhar e trazer, mais concretamente, para a dança, a presença de outras linguagens artísticas que já se esboçavam em minhas criações anteriores. Os bailarinos, além de dança, tiveram o desafio de construir personagens, entrar em uma narrativa com cenas e situações delineadas”, destaca.





quarta-feira, 16 de maio de 2018

CASACOR CEARÁ 2018 REÚNE PROFISSIONAIS NUM RESGATE AO PASSADO DA MOSTRA

Nesta quarta-feira (16/05), o imóvel que sedia a CASACOR Ceará 2018 recebeu a visita especial de seis profissionais que têm uma coisa em comum: todos participaram da primeira edição do evento, em 1999. Os profissionais se reuniram para preparar projetos especiais em comemoração aos 20 anos da mostra.

Participaram da visita Sergei de Castro, Racine Mourão, Marcus Novais, Inês Porto, Luce Galvão de Sá e Rosalinda Pinheiro. Os profissionais  apresentaram ideias que vão unir o aniversário de duas décadas da CASACOR Ceará, com o tema da mostra deste ano denominado “CASA VIVA”. É definido pela celebração dos espaços e a caracterização do lar como um refúgio físico, mental e espiritual, lugar onde também se confraterniza com amigos, familiares e pets.

Mais de 40 ambientes vão ocupar o espaço durante a mostra, todos, projetados por renomados profissionais dos segmentos de arquitetura e decoração. Neste ano de comemoração o foco estará na valorização da cultura, da arte cearense, do morar, das experiências, em relacionar o ambiente, a natureza e as pessoas. Este ano, a CASACOR Ceará acontece durante os dias 13 de setembro e segue até 23 de outubro.




FORTALEZA RECEBE PREMIADO ESPETÁCULO GRANDES SERTÕES: VEREDAS

Como transpor ao palco uma leitura da maior obra literária brasileira do século XX? Mais que uma pergunta, esta foi a missão da diretora teatral Bia Lessa ao decidir coisificar os universos contidos em Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa, e as inúmeras possibilidades de análise do romance. 



A resposta será apresentada ao público de Fortaleza no dia 12 de agosto às 20h, no Theatro José de Alencar. O espetáculo, vencedor do Prêmio APCA 2017 na categoria Melhor Direção (Bia Lessa), do Prêmio Shell nas categorias Melhor Direção (Bia Lessa) e Melhor Ator (Caio Blat) e do Prêmio Bravo! 2018 na categoria Melhor Espetáculo de Teatro (Grande Sertão: Veredas), chega a Fortaleza após temporada de casa lotada, em São Paulo e no Rio de Janeiro. 

No elenco estão Caio Blat, Luíza Lemmertz, Luísa Arraes, Leonardo Miggiorin, José Maria Rodrigues, Balbino de Paula, Daniel Passi, Elias de Castro, Lucas Oranmian e Clara Lessa. Para dar vida ao mítico sertão, Bia reuniu nomes como Egberto Gismonti (música), Camila Toledo (concepção espacial, com a colaboração de Paulo Mendes da Rocha), Sylvie Leblanc (figurino) e Fernando Mello da Costa (adereços).



CULINÁRIA DE VÁRIOS PAÍSES GANHAM TOQUE CRIATIVO E AUTORAL DO MAYÚ

Mundialmente conhecidas, as culinárias francesa, italiana e asiática se mantêm no menu do almoço do Mayú em 2022, que também traz os sab...