quarta-feira, 7 de novembro de 2018

CAIXA CULTURAL APRESENTA EXPOSIÇÃO (RE) CONHECENDO A AMAZÔNIA NEGRA

A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, entre 02 de novembro e 23 de dezembro, a exposição (RE)Conhecendo a Amazônia Negra, da fotógrafa Marcela Bonfim. A mostra traz 55 fotografias que ilustram as mais diversas identidades e culturas presentes entre os povos negros da Amazônia e a importância social das religiões de matriz africana na construção do Brasil. 

As obras trazem de maneira sensível e original as mais diversas expressões dos grupos que residem na região Norte do País, dentre eles remanescentes quilombolas, afroindígenas, barbadianos e haitianos. Todos carregam em seus traços as heranças socioculturais de uma parcela importante da população brasileira que ainda não é reconhecida historicamente.

As fotos foram produzidas a partir de 2013, durante visitas feitas por Marcela Bonfim a comunidades quilombolas tradicionais, indígenas e urbanas, além de terreiros e festejos religiosos na região do Vale do Guaporé (RO), em um processo que coincidiu com o próprio reconhecimento da fotógrafa enquanto mulher negra. 

“Mais que fotografia, o aspecto fundamental da proposta é a crítica ao percurso da história oficial sobre a negritude brasileira. Apesar do importante papel que os negros desempenharam e ainda desempenham para o desenvolvimento econômico, cultural e social do País, há mais de 500 anos ainda padecem com as ambiguidades e injustiças causadas inicialmente pela seletividade das informações contidas nos livros de história e demais registros de memória, o que é um projeto de degradação e inferiorização destas populações, dos seus costumes e cultura”, aponta Marcela.






terça-feira, 6 de novembro de 2018

VEM AÍ A 13 ª EDIÇÃO DO RESTAURANTE WEEK EM FORTALEZA

A 13ª edição do festival gastronômico Restaurant Week chega a Fortaleza em novembro com o tema “Menus de Sucesso” e programação que começa dia 09 de novembro e vai até o dia 02  de dezembro. A primeira semana, de 9 a 15 de novembro, é exclusiva para clientes portadores de cartões Itaú (crédito e débito). No período de 16 a 2 de dezembro, o evento é aberto ao público.

Os restaurantes participantes criaram um menu especial composto de entrada, prato principal e sobremesa, onde o almoço custa R$ 43,90 e o jantar, R$ 54,90. A cada menu vendido, será doado R$ 1 ao Iprede, que mais uma vez será beneficiado pelo evento. 

Os restaurantes participantes são: Balcone Restô, Bistrô D´Europa, Cabaña Del Primo RioMar, Cemoara, Cowboy RioMar, Cowboy Iguatemi, Cowboy, Geppos Beira Mar, L´O Restaurante, La Pasta Gialla Iguatemi, La Pasta Gialla Pátio Dom Luiz, Pipo Restaurante, Quintal da Varjota, Ryori Sushi Lounge, Santa Grelha Meireles, Santa Grelha Iguatemi, Vignoli Silva Jatahy, Vignoli Sul e Vignoli Virgílio Távora. 

Mais informações: www.restaurantweek.com.br

Polpetone do restaurante Vignoli
Foto: Marcelo Belém/Divulgação

HERIBERTO PORTO E QUINTETO ALBERTO NEPOMUCENO NO CLÁSSICOS NA LAGOA

O Quinteto de Sopros Alberto Nepomuceno será o próximo grupo a se apresentar no Clássicos na Lagoa. O projeto acontece dia 09 de novembro, às 17 horas, na lagoa do Porangabussu. No repertório, músicas dos compositores Franz Danzi, Anton Dvorak, PiotrIlith Tchaicovsky e Paul Taffanel.

Criado em 1998, o Quinteto de Sopros foi o primeiro grupo do Ceará cuja formação inclui flauta, oboé, clarineta, fagote e trompa. Desde o início do século XIX muitos compositores escreveram para esta formação, que tem uma sonoridade ímpar. Fundado pelo professor e flautista Heriberto Porto, o quinteto é formado por profissionais renomados e jovens com experiência na música de câmara e como solistas. São eles: Ewerton Castro (oboé), Jonatas Gaudêncio (clarineta), Robson Lima (trompa) e Francisco Sousa (fagote).

O projeto Clássicos na Lagoa foi iniciado em 2016, por iniciativa do Instituto de Ciências Médicas Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ICM), com o propósito de promover cultura e estimular práticas de promoção da saúde. A instituição está construindo um hospital com alto padrão de qualidade no atendimento de doenças cardiológicas, dentre outras especialidades.  O projeto tem o apoio da Enel.





ESPORTE E TURISMO NA MEIA MARATONA DE JERI

Quem é apaixonado por corrida sabe que feriado não é desculpa para deixar o tênis encostado no canto. Agora, imagina aproveitar a folga prolongada da Proclamação da República e Consciência Negra para um desafio em uma das praias mais lindas do planeta. Essa é a proposta da Meia Maratona de Jeri, que acontece dia 17 de novembro em Jijoca de Jericoacoara, no Ceará, um dos destinos brasileiros mais procurados pelos turistas.

Organizada pela Noblu Sports – Marketing Esportivo, com apoio da Secretaria de Turismo e do Governo do Estado do Ceará, a prova conta com duas modalidades, 21K e 10K. Para que os atletas apreciem o entardecer espetacular de Jericoacoara, a largada será às 15h, na Avenida Beira Mar.

A expectativa é de que cerca de mil amantes de corrida participem do evento que promete aliar esporte e lazer em um ambiente paradisíaco. Para Guto D’Ottaviano, sócio proprietário da Noblu, a Meia Maratona de Jeri é uma grande junção de paixões, acompanhando a tendência do turismo esportivo. As inscrições são limitadas a mil atletas e devem ser feitas até 15 de novembro, exclusivamente, pelo site www.meiamaratonadejeri.com.br.


LUIS MARCELO E GABRIEL PARTICIPAM DE REUNIÃO NO RJ

Luis Marcelo e Gabriel foram ao Rio de Janeiro para reunião de alinhamento para as novidades de fim de ano. A dupla cearense está preparando para os fãs algumas surpresas. As novidades incluem, além de uma nova comunicação visual, alguns lançamentos. Luis Marcelo e Gabriel comemoram o sucesso a canção “Apaixonadinho da Silva”  em todas as plataformas digitais e já ultrapassaram mais de 70 mil visualizações no youtube. 

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA OFICINA TEATRAL NA CAIXA CULTURAL FORTALEZA

A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, de 15 a 25 de novembro, o espetáculo teatral Os Cadernos de Kindzu, com sessões de quinta a sábado (19h) e domingo (18h). Sob direção de Ana Teixeira e Stephane Brodt, a nova criação do Amok Teatro tem como ponto de partida a obra “Terra Sonambula” e o universo do escritor moçambicano Mia Couto, integrando ainda a turnê comemorativa pelos 20 anos do grupo teatral. 

Além do espetáculo, o grupo realizará a oficina Treinamento - Improvisação (Os Caminhos do Ator no Amok Teatro), que acontece no dia 17 de novembro, das 14h às 18h, na Sala de Ensaio da Caixa Cultural Fortaleza. Conduzido por Ana Teixeira, o encontro propõe um olhar sobre a improvisação no jogo do ator, como um caminho que articula técnica e organicidade. O Treinamento também objetiva desenvolver a presença cênica do ator, conhecer e edificar sua individualidade, acessar uma determinada linguagem cênica ou ainda, auxiliar diretores e atores na investigação de processos poético-pedagógicos.


As inscrições podem ser feitas até 11 de novembro, pelo e-mail oficina@amokteatro.com.br. Podem participar atores com experiência, estudantes de artes cênicas e demais interessados a partir de 18 anos. O resultado da seleção sai no dia 12/11 e os participantes vão ser informados pela produção por telefone e também pela divulgação da lista dos selecionados na página do grupo Amok Teatro no Facebook (https://www.facebook.com/amok.teatro/).


CEARÁ NATAL DE LUZ 2018 TERÁ FAGNER, TOQUINHO E GILBERTO GIL

O Ceará Natal de Luz chega a 22ª edição. Ao longo de sua trajetória, tem iluminado a cidade com temáticas socioambientais e com uma decoração original que enaltece a nossa cultura, agregando símbolos regionais à programação visual.  

Mais uma vez, o evento, realizado pela CDL de Fortaleza e Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social, se inspira na Campanha da Fraternidade que tem como tema neste ano  “Fraternidade e superação da violência” para promover uma cultura de paz, de reconciliação e de justiça. Com o lema “Somos luz. Somos da paz”, o Ceará Natal de Luz busca reavivar o sentimento do amor e da ética para superar a violência.

Na edição deste ano do Natal de Luz, que tem início dia 23 de novembro, as apresentações artístico-culturais acontecerão na Praça do Ferreira, no Cineteatro São Luiz e na Praça Portugal. Entre as atrações, Fagner (23/11 – Praça do Ferreira), Gilberto Gil (09/12 – Cineteatro São Luiz) e Toquinho (16/12 – Praça Portugal), além de orquestras, cameratas, tenores e bandas juvenis de música erudita.

Como já é tradição, o Coral da Luz, formado por 130 crianças e adolescentes, é uma das atrações mais esperadas. As  crianças vão cantar hinos e músicas natalinas durante 30 dias, pontualmente às 18 horas, das sacadas do Hotel Excelsior, primeiro "arranha-céu" ainda de pé da Capital cearense. O evento conta com a direção artística do Maestro Poty, apelido carinhoso do músico Potiguar Fernandes Fontenele. 

Serviço: 
Abertura do Ceará Natal de Luz 2018 com show de Fagner
Local: Praça do Ferreira 
Data: 23 de novembro
Hora: 17h




CULINÁRIA DE VÁRIOS PAÍSES GANHAM TOQUE CRIATIVO E AUTORAL DO MAYÚ

Mundialmente conhecidas, as culinárias francesa, italiana e asiática se mantêm no menu do almoço do Mayú em 2022, que também traz os sab...