segunda-feira, 27 de junho de 2011

FESTIVAL NACIONAL DE DANÇA DE FORTALEZA

Primeiros bailarinos do Teatro Municipal do Rio de Janeiro

Seguindo sua tradição de trazer o melhor da dança contemporânea e do balé clássico, com alguns dos bailarinos e companhias de dança mais respeitados do Brasil e do mundo, o 11° Fendafor, Festival Nacional de Dança de Fortaleza, acontecerá de 28 a 3 de julho de 2011 no Centro Dragão do Mar, Teatro José de Alencar e nos Shoppings Benfica e North Shopping, e na sua versão itinerante no Cariri (Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha), de 5 a 9 de julho. O festival, que completou dez anos em 2010, foi criado pela coreógrafa Janne Ruth, que há mais de três décadas trabalha com dança, em sua companhia homônima e com a ONG Bailarinos de Cristo, Amor e Doações - BCAD.

Além dessas datas, o Fendafor 2011 continua sua jornada pelo interior cearense, com Maracanaú (25 e 26 de junho), Sobral (15 a 17 de setembro), além de Guaramiranga, sem data prevista devido a reforma do Teatro Rachel de Queiroz, e Cascavel, ainda sem data marcada - mas as duas cidades estão garantidas. "Nosso projeto é o Fendafor ter uma agenda anual, que o Festival nunca pare o ano inteiro, levando a dança nas cidades mais distantes do Ceará. Ainda estamos marcando com muitas prefeituras que simpatizam com o Fendafor", afirmou Janne Ruth, diretora e idealizadora do Fendafor.

E nesta terça, 28 de junho, acontece o lançamento da 11° edição, a partir das 18h30, no TJA, com receptivo musical de voz e violão com Edvando Menestrel. Logo após, às 19h, haverá entrega do Troféu Fendafor 2011, com apresentação do Grupo Nação Fortaleza, de Calé Alencar. O dia de estreia do Fendafor 2011, somente para convidados, termina com apresentação de grandes espetáculos a partir das 20h, com companhias e bailarinos locais, nacionais e internacionais, que estarão se apresentando durante o festival em Fortaleza e no Cariri, e um cocktail com festa no jardim do Teatro José de Alencar.

Rolando Sarabia


Os bailarinos Márcia Jacqueline e Cícero Gomes, os primeiros doTeatro Municipal do Rio de Janeiro, além de diversos outros convidados, irão trazer para o palco do TJA clássicos como "Don Quixote", "Quebra Nozes ou "Cisne Negro". O Fendafor 2011 irá receber também Rolando Sarabia, primeiro bailarino do Cuban Classical Ballet Miami (EUA), a Sopro Cia de Dança(SP), o bailarino Uátila Coutinho (Grupo Corpo, SP), o Balé Baião de Itapipoca, os dançarinos Christian Serafim e Juliana Maia da Escola Jaime Arôxa (PE), a Cia de Dança Clara Pinto (PA), as academias cearenses Vera Passos, Mônica Luíza e Madiana Romcy, o bailarino Santiago Gil do Ballet Nacional de Quito (Equador), Michelle Saramago e Maria Clara Salles, do Grupo Mineiro de Danças Clássicas (MG), Leilson Santos e Jordana Paulista, do Balé do Estado de Goiás, o primeiro bailarino do Teatro Guaíra, de Curitiba, Wanderley Lopes, dentre muitos outros artistas.

Na quarta, dia 29, o segundo dia de Fendafor 2011 apresenta a partir das 16h, espetáculos e performances no North Shopping. Às 17h30, no foyer do Teatro José de Alencar, o evento promove a palestra sobre "Gestão Cultural", com Fabiano Carneiro (FUNARTE), e logo após um debate com participações de membros dos conselhos brasileiros de dança: Marisa Estrela, Clara Pinto (Pará), Gisela Vaz (Goiás), Wanderley Lopes (Curitiba), Madiana Romcy (Ceará). No palco principal do TJA, às 19h30, começa a Mostra Internacional de Dança do Fendafor 2011. Haverão também mostras infantis e infato-juvenis, mostras competitivas com grupos profissionais e amadores, além de apresentações em locais inusitados.

O Fendafor promove também diversos workshops de dança em sua 11ª edição, oferecendo diversos cursos, tanto em Fortaleza, de 28 a 3 de julho, como no Cariri, com sua mostra itinerante, de 5 a 9 de julho. O público poderá conferir os diversos cursos e palestras, datas e horários dos espetáculos nas mais diversas mostras, nas mídias sociais do Festival Nacional de Dança de Fortaleza 2011:

Blog - www.fendafor.blogspot.com

Twitter- www.twitter.com/fendafor

Quaisquer bailarinos inscritos no Fendafor, sendo de Fortaleza ou cidades do interior do Ceará, não pagam curso - acesso gratuito. Bailarinos independentes ou de grupos que não estão participando do festival pagam inscrição para fazer o curso desejado. Ver regulamento em www.fendaforce.com . Cada curso tem o limite de 20 vagas.

Mais Informações 85 3482-0510 - 85 3482-7100.

CULINÁRIA DE VÁRIOS PAÍSES GANHAM TOQUE CRIATIVO E AUTORAL DO MAYÚ

Mundialmente conhecidas, as culinárias francesa, italiana e asiática se mantêm no menu do almoço do Mayú em 2022, que também traz os sab...