sábado, 11 de novembro de 2017

FERNANDO BARROSO PARTICIPA DE CONGRESSO SOBRE GASTRONOMIA E CULTURA ALIMENTAR

Chef e colunista do Jornal O Povo, Fernando Barroso será um do palestrantes do I Congresso Brasileiro de Gastronomia, Ciência e Cultura Alimentar: Cultura Alimentar, Regionalismo e Patrimônio, que acontece de 26 a 28 de novembro na Fábrica de Negócios do Hotel Praia Centro. O  evento está sendo organizado pelo Observatório Cearense da Cultura Alimentar (OCCA), com a co – realização da Universidade Federal do Ceará ( UFC). 

Na ocasião, o chef participa de mesa redonda no dia 27 de novembro, às 9h, sobre "Cozinha, Cultura, Pertencimento: Aromas e Sabores da Cozinha Cearense", juntamente com o professor da UFC, José Arimateia Barros Bezerra, Valéria Laena, do Museu da Cultura Cearense, com mediação da coordenadora do Programa de Pós Graduação em Sociologia da UECE, professora Kadma Marques

O evento, que ocorrerá em paralelo ao En Chef´s Brasil 2017, será composto de debates e mesas temáticas evolvendo tópicos relevantes da Cultura Alimentar, Ciência e Formação do profissional de Gastronomia, dentro de uma percepção holística do fazer alimentar e gastronômico. 

Fernando Barroso
Foto: Divulgação

OBRA “UM OLHAR NO RETROVISOR E OUTRO NA ESTRADA” É LANÇADA EM FORTALEZA

Chega ao mercado editorial cearense a obra "Um olhar no retrovisor e outro na estrada", de autoria da escritora paraibana radicada em São Paulo, Iêda Lima. Com uma linguagem objetiva, escrita fluida, de leitura gostosa, fácil de assimilar, instigante e inspiradora, a autobiografia está conquistando leitores das mais diversas idades.

Muito mais que um relato de uma ex-presa política durante a ditadura militar, o livro é uma maneira que a autora encontrou de mostrar como aproveitar as crises para crescer como pessoa e de relembrar o valor que tem a democracia para as nossas vidas.

A vida e o ambiente político-social em que a autora vivia nos anos 60 do século XX levaram-na a aderir à luta para reconquistar o direito de se reunir, do livre pensar, de escolher os seus representantes e de criticar, o que lhe custou quase nove anos de exílio. Ao aposentar-se, resolveu contar a sua história. 


Iêda Lima
Foto: Divulgação

PAPAI NOEL CHEGA AO SHOPPING ALDEOTA NESTE DOMINGO (12)

As comemorações natalinas no shopping Aldeota têm start oficialmente neste domingo (12/11), com a chegada do Papai Noel e o início da programação de Natal. A festa começa às 16h, com um show de músicas natalinas. Às 17h, o bom velhinho chega trazendo brindes e guloseimas para as crianças. Haverá ainda a apresentação do musical O Quebra-Nozes. A programação é gratuita e acontece no piso L1.


Papai Noel
Foto: Divulgação

INTERNACIONALIZAÇÃO DOS NEGÓCIOS É TEMA DA EXPOLOG 2017

A internacionalização dos negócios é o tema central da XII Feira Internacional de Logística / Seminário Internacional de Logística, que acontece nos dias 22 e 23 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará. Serão dois dias de imersão com os principais players do segmento de logística, transporte e comércio exterior do País.

Além de debates sobre os modais logísticos (rodoviário, portuário, ferroviário e aeroviário, o evento discutirá como o segmento logístico pode interferir de maneira positiva para gerar negócios internacionalmente. O papel do Ceará como centro de conexões com o Brasil e o mundo também terá destaque na feira.


Porto do Pecém
Foto: Divulgação

BRÁULIO BESSA CIRCULA POR SALVADOR

O escritor e poeta de literatura de cordel cearense, Bráulio Bessa, marca presença na inauguração da decoração natalina do Shopping Bela Vista, em Salvador, neste domingo (12/11), às 18h. Considerado um dos maiores ativistas da cultura nordestina no mundo, o artista é também colunista semanal do programa Encontro com Fátima Bernardes, e autor do livro Poesia com Rapadura.


Bráulio Bessa
Foto: Divulgação

AVATIM GANHA O OSCAR DA PERFUMARIA LATINO-AMERICANA






Com loja no shopping Center Um em Fortaleza, a Avatim venceu a mais importante premiação do segmento de cosméticos na América Latina, o troféu Atualidade Cosmética, na categoria perfumaria feminina, com o perfume Gigi.

Durante cerimônia no Teatro Bradesco, em São Paulo, a sócia-fundadora da Avatim, Mônica Burgos (foto) agradeceu emocionada a premiação e dedicou o prêmio aos três filhos. “Quando trabalhamos com amor e respeito e quando fazemos o bem, tudo vem”, comemorou a empresária.


Lançado em maio deste ano, o perfume Gigi chegou no momento em que a Avatim comemora seus 15 anos, reforçando o posicionamento da empresa no mercado de produtos corporais e reforçando sua presença no segmento de perfumaria fina.

FETRANS REALIZA I SEMINÁRIO PROGRAMA DESPOLUIR DE SUSTENTABILIDADE & TRANSPORTE

Presidente da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Ceará, Piauí e Maranhão (FETRANS), Chiquinho Feitosa, promove o I Seminário Programa Despoluir de Sustentabilidade & Transporte 2017 – Gestão Hídrica: Inovação e Tecnologia, dia 21 de novembro, das 8h às 12h30min, no auditório do Sest Senat Fortaleza (Rua Dona Leopoldina, 1050 – Centro). Na oportunidade também será apresentado as ações sustentáveis desenvolvidas pelas empresas do setor de transporte do Ceará. 

De acordo com o estudo da CNT, os projetos já implementados nas organizações estudadas pela entidade garantem uma economia de 50,6% do total gasto a cada ciclo de lavagem de todos os ônibus. Essa economia corresponde ao consumo diário de uma cidade de aproximadamente 200 mil habitantes. 

As inscrições, gratuitas e limitadas, podem ser feitas no site www.fetrans.org.br).


Denise Barbosa, Chiquinho Feitosa e Dimas Barreira
Foto: Divulgação

CAROL BEZERRA E ONÉLIA SANTANA GANHAM HOMENAGEM DO NUTEP

A primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra, e a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, foram homenageadas pelo Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (Nutep) durante a cerimônia de abertura do Encontro Científico sobre Avanços em Intervenção Precoce e Reabilitação, que contou com a presença do governador Camilo Santana. Também receberam a condecoração o médico e fundador do Nutep, Francisco Sulivan Mota e a médica Angelita Aníbal de Castro. O evento marcou os 30 anos de atuação da instituição. 


Foto: Kiko Silva

PROJETO AMIGOS EM AÇÃO LANÇA EXPOSIÇÃO DE ARTES PLÁSTICAS

Os irmãos Alessandro  e Germano Belchior, à frente da Alessandro Belchior Imóveis,  promovem dia 16 de novembro às 19h, no hall da CDL Fortaleza, a abertura da Exposição Coletiva de Obras de Arte Amigos em Ação. A mostra reúne 86 obras de arte, doadas por 57 artistas plásticos e fotógrafos, que serão leiloadas no almoço de encerramento da campanha, dia 09 de dezembro no Hotel Gran Marquise.



CAIXA CULTURAL FORTALEZA APRESENTA PEÇA SALINA - A ÚLTIMA VÉRTEBRA

A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, de 16 a 19 de novembro de 2017, o espetáculo teatral Salina – A Última Vértebra, com sessões de quinta a sábado, às 19h, e no domingo, às 17h. Com direção de Ana Teixeira e Stephane Brodt e texto do autor francês Laurent Gaudé, a montagem propõe um mergulho numa África ancestral, por meio de uma história atemporal e universal sobre exílio, ódio e perdão.

Salina conta a saga da personagem que dá nome ao espetáculo. Casada à força e violentada por seu marido, ela dá à luz Mumuyê Djimba, um filho que ela detesta tanto quanto o pai. Acusada de deixar o esposo morrer agonizante num campo de batalha, Salina é banida de sua cidade. Exilada no deserto, ela alimenta seu desejo de vingança. Da sua ira, nasce Kwane, que trava uma guerra com seu irmão, Djimba, até que uma reviravolta surpreendente acontece no destino de Salina. Inédita no Brasil, a obra é composta por elementos da tragédia grega e da epopeia africana, onde encontramos o épico, as paixões, o combate e a parte sombria do indivíduo.


Foto:Daniel Barbosa

CULINÁRIA DE VÁRIOS PAÍSES GANHAM TOQUE CRIATIVO E AUTORAL DO MAYÚ

Mundialmente conhecidas, as culinárias francesa, italiana e asiática se mantêm no menu do almoço do Mayú em 2022, que também traz os sab...