quarta-feira, 28 de setembro de 2011

ARNALDO ANTUNES E OTTO SÃO ATRAÇÕES DO JERI SPORT FESTIVAL

Arnaldo Antunes

O 4º Jeri Sport Music Festival promete mais uma edição de sucesso, entre os dias 06 e 08 de outubro, na paradisíaca praia de Jericoacoara (CE). Em 2011, um mix de sons e várias vertentes da cultura embala o Encontro das Artes, que conta com shows de grandes atrações nacionais, como o ex-Titãs Arnaldo Antunes e o cantor Otto, abertos por talentos locais da música cearense.

O evento inicia com a animada festa “É Proibido Proibir”, da cerveja Proibida, que integrará a versão praiana da famosa “Farra na Casa Alheia”. Os DJs Lucas Donadel e Marcela Bressane animam o início e fim de cada noite, que ainda terão oficinas e apresentação teatral infanto-juvenil da região e a já tradicional colorida regata competitiva de windsurf e kitesurf.

Os shows do 4º Jeri Spot Music Festival serão realizados em palco localizado entre as pousadas Vila Kalango e Casa de Areia, e conta com tendas decoradas e ambiente confortável com cadeiras, mesas e pufes. As tendas de gastronomia e artesanato nativos criam um centro de convivência, onde os visitantes podem degustar pratos tradicionais da região e apreciar os acessórios manufaturados por artesãos locais. A decoração é assinada pelo artista plástico cearense, Chico Filho, que usará rudimentos naturais para criar um cenário baseado na Literatura de Cordel.

Otto
 

FESTA E FARRA DE ABERTURA DO 4º JERI SPORT MUSIC FESTIVAL.

“É Proibido Proibir” dita o nome e espírito da festa, promovida pela cerveja Proibida, que será o evento oficial de lançamento do festival deste ano, que leva ao Castelo do Fred, na noite da quinta-feira (06), cinco DJs com pegadas eletrônicas diversas para não deixar ninguém parado. A atração principal da noite fica por conta dos DJs Guga de Castro e Rodrigo Fuser, que prometem colocar todo mundo para dançar com o repertório ritmado da “Farra na Casa Alheia” e os temperos de descobertas musicais em vários gêneros pelo convidado VIP, Fran Viana.
 
GRANDES ATRAÇÕES

Na sexta (07 de outubro), a atração nacional da noite sobe ao palco às 23h30min, com o poeta, compositor e cantor Arnaldo Antunes, que traz à terra da Pedra Furada o seu inconfundível pop brasileiro com diversas influências concretistas e pós-modernas. O ex-Titãs, ícone da música brasileira e ganhador de vários prêmios, leva ao 4° Jeri Sport Music Festival a turnê do projeto “Ao vivo lá em casa”, que originou o DVD gravado em 2010 no lar do artista, quando comemorou os seus 50 anos de idade. O repertório traz os hits de Antunes, sobretudo as canções dos álbuns “Iê, Iê, Iê” e “Pequeno Cidadão”, que ecoarão pelas areias de Jericoacoara.

Antes de Arnaldo Antunes, o público poderá conhecer o jovem talento local de Gabriel Rodrigues, acompanhado de banda. Mas as atrações do primeiro dia do evento começam ainda mais cedo, logo às 13h, com oficinas de teatro e pinhole (técnica artesanal de fotografar sem lentes, que acontecem no Centro Cultural e na Arena, respectivamente. Um grupo de crianças e adolescentes de Jericoacoara que participam de oficina desde agosto, apresenta o resultado do aprendizado às 21 horas no palco principal do Festival com o espetáculo “Fragmentos – O Conteúdo”, peça que honra as artes locais e lembra figuras ilustres da cultura cearense e pernambucana.

No sábado (08 de outubro) é a vez do pernambucano Otto no 4° Jeri Sport Music Festival ao fechar com chave de ouro o evento na apresentação que inicia à meia-noite. Nascido na cidade de Belo Jardim, remanescente do Mangue Beat e ex-componente da primeira formação da banda Nação Zumbi, solta a voz em Jericoacoara no seu estilo bem peculiar do cantor, compositor e percussionista.

O músico, que já animou até gafieira ao lado da grande sambista Jovelina Peróla Negra, mistura influências regionais com música eletrônica, rap e outros estilos, que levará ao público de Jeri no show do seu 4º álbum solo, “Certa Manhã Acordei de Sonho Intranquilos”, lançado em 2009 nos Estados Unidos. O disco valeu destacada matéria no jornal New York Times pelo repórter Larry Rohtter, que entre elogios e recomendações ao CD distingue o talento único de Otto ao chamá-lo de “Brazilian, but with a different beat”.
Porém, antes de Otto subir ao palco, a cantora Manuella Camboim apresenta o seu show, a partir das 23 horas. Mas o último dia do 4° Jeri Sport Music Festival já começa com muita adrenalina, a partir das 11 horas, com as regatas de kite e windsurfe, que sai da Praia do Preá até Jericoacoara. As premiações dos vencedores da competição acontecem no palco principal, às 22 horas. Os ganhadores serão presenteados com kits da Free Board, Vestindo Liberdade, marca oficial do evento esportivo.
TALENTOS LOCAIS

Um dos diferenciais do 4º Jeri Spot Music Festival é também a oportunidade de se conhecer talentos musicais que vêm se destacando no cenário local. “Todos os anos procuramos atrações de fama nacional, mas que tenham a ver com o espírito da comunidade e que, ao mesmo tempo, sejam inéditas na região. O foco principal é levar, através da cultura e da música, inovação e diversão aos cidadãos, além de um turismo responsável para a cidade.”, explica Verônica Sanger, vice-presidente da Associação das Pousadas de Jericoacoara (AP Jeri) e produtora do Jeri Sport Music.

Entre as atrações locais presentes, a DJ Marcela Bressane vai fazer o público do festival dançar durante os sunsets e todos os finais de noite do evento. A paulista, que já morou na Itália, mas está radicada em Jericoacoara desde 2002, abriu e mantém na praia cearense o próprio bar, onde recebe amigos e clientes com uma variada seleção musical alternativa, que inclui house e indie, entre outros ritmos.

Quem também vai mostrar todo o seu precoce talento no festival é o cantor Gabriel Rodrigues. Atualmente com 11 anos, ele toca violão e guitarra, faz vocal e promete abrir o show de Arnaldo Antunes com muito rock, pop e MPB. Fruto de seu talento musical, Gabriel faz parte de um grupo de violão, tem aulas de canto na Escola de Música Musimania e ensaia com uma banda de amigos, que inclusive faz sua estréia no 4° Jeri Sport Music Festival.

A jovem Manuella Camboim, sendo esse seu nome artístico, volta ao festival após ter participado da primeira edição do evento, quando tinha 18 anos. Na ocasião, ela se apresentou acompanhada dos Pulsantes e levou ao público um repertório bastante variado, diferente do forró e regionalismo prometido para o 4º Jeri Sport Music Festival. Neste ano, cantora faz sua apresentação no sábado, antes de Otto subir ao palco.

Durante o 4° Jeri Sport Music Festival haverá ainda exposição de cartões postais com imagens feitas na oficina de fotografia ofertada pelo festival em 2010. A empresária e escritora Cláudia Carvalho também fará o pré-lançamento do seu segundo romance, intitulado “Mulher Brasileira Procura”.

PROGRAMAÇÃO


Dia 6 de Outubro (quinta)


22h – Festa de Lançamento: “É Proibido Proibir”, repertório ritmado da “Farra na Casa Alheia”. Convidado VIP: Fran Viana.


Dia 7 de Outubro (sexta)


13h/16h – Oficina de Pinhole


13h/16h – Oficina de Teatro


17h – Sunset com os DJs Lucas Donadel e Marcela Bressane


21h – Peça de Teatro no palco principal


22h30 – Gabriel Rodrigues e banda


23h30 – Arnaldo Antunes


Encerra a noite, apresentação da DJ Marcela Bressane



Dia 8 de Outubro (sábado)


11h – Regatas de Kitesurf e Windsurf, com saída da praia do Preá


13h/16h – Oficina de Pinhole


13h/16h – Oficina de Teatro


17h – Sunset com os DJs Lucas Donadel e Marcela Bressane


22h – Premiação das regatas de Kitesurf e Windsurf


23h – Manuella Camboim


00h – Otto


Encerrando a noite, apresentação da DJ Marcela Bressane

CULINÁRIA DE VÁRIOS PAÍSES GANHAM TOQUE CRIATIVO E AUTORAL DO MAYÚ

Mundialmente conhecidas, as culinárias francesa, italiana e asiática se mantêm no menu do almoço do Mayú em 2022, que também traz os sab...