domingo, 16 de julho de 2017

FORTALEZA GANHA EXPOSIÇÃO DE HENRI MATISSE


A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta até o dia 10 de setembro a exposição Henri Matisse - Jazz, com obras do pintor, desenhista e escultor francês Henri Matisse (1869-1954). A mostra reúne 20 pranchas impressas com a técnica aupochoir, feitas especialmente para o álbum Jazz, publicado em Paris, em 1947. Foram impressos 250 álbuns, destes, dois estão no Brasil. As obras ora apresentadas pertencem ao exemplar 196, que integra o acervo dos Museus Castro Maya. A curadoria da exposição é de Anna Paola Baptista, curadora do Museu da Chácara do Céu.

“O mais belo livro de arte do século XX”. Com estas palavras, o crítico de arte Paulo Herkenhoff sintetiza o belíssimo conjunto de desenhos feitos com tesoura, técnica desenvolvida por Matisse no início da década de 1940. Obrigado a passar longos períodos na cama e na cadeira de rodas, recuperando-se de uma delicada cirurgia, o pintor primeiro dedicou-se ao desenho e a ilustração, depois foi mais longe, combinando desenho e pintura em colagens feitas com papeis recortados e coloridos com guache. 



Durante os primeiros dois anos de trabalho, Matisse experimentou cores e formas, utilizando folhas de papel que coloria com vivas e brilhantes cores de guache. Recortava até atingir o resultado que pretendia. O processo de edição do álbum, iniciado em 1942, durou cinco anos. O título foi definido em 1944 e a ideia de incluir texto, em 1946. 

As imagens variam da abstração a figuras de grande vivacidade, mescladas a um texto manuscrito impresso em fac-símile no qual Matisse tece observações sobre assuntos diversos. O próprio autor esclarece que a composição aborda assuntos ligados ao circo, contos populares e viagens, com ritmo identificável aos sons de uma orquestra de jazz.

ESPETÁCULO INFANTIL A PULGA DO ARQUITETO VIAJA PELO RENASCIMENTO COM ENREDO CRIATIVO


A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, nos dias 22 e 23 de julho de 2017, o espetáculo infantil A Pulga do Arquiteto, da Companhia Linhas Aéreas. Com direção de Débora Dubois, o espetáculo, que tem como tema o Renascimento, promete mostrar como é divertido poder mudar o mundo.

A peça usa os elementos de circo e dança para ajudar a contar a história de uma outra maneira, no qual o corpo também é o contador. Para esse espetáculo, foram usadas referências inspiradas na vida e obra reais do arquiteto Filippo Brunelleschi, que viveu em Florença, na Itália, entre 1377 e 1446. Suas criações e pesquisas feitas para projetar e realizar a construção do Domo da Catedral Santa Maria del Fiori, um marco do início do Renascimento.

A Pulga do Arquiteto conta as peripécias de um menino e uma pulga, numa divertida noite de brincadeiras dentro de um quarto. Pippo, o menino, é muito estudioso e quer ser um inventor. A Pulga aparece quando ele está estudando história e descobre que foram muito duros os tempos no final da Idade Média, quando boa parte da Europa foi destruída pela peste negra – que é transmitida justamente pelas pulgas.

Só que esta Pulga não está querendo destruir nada, muito pelo contrário, está procurando alguém para bolar uma casa para ela. O menino – inspirado pelos estudos sobre o italiano Filippo Brunnelleschi e suas invenções que marcaram o início do Renascimento – assume o papel de arquiteto e sai com a Pulga em direção a Roma, onde as grandes construções  ainda guardam os segredos do Antigo Mundo. 

Além das apresentações, as atrizes Ziza Brisola e Isabela Graeff darão uma palestra gratuita no sábado, 22, às 9h, quando abordarão os temas tanto a partir da pesquisa histórica da peça, como a partir da pesquisa cênica do grupo. Para participar, basta enviar um e-mail para cialinhasaereas@gmail.com, até o dia 17 de julho. Os selecionados serão informados por e-mail até o dia 18/07.  

EXTRA E PARAMOUNT PICTURES PREMIAM CLIENTES COM VIAGEM A LONDRES


Para comemorar a chegada do filme “Transformers: O Último Cavaleiro”, os hipermercados Extra e a Paramount Pictures criaram uma promoção especial para as férias de julho. A cada R$ 60 em compras de produtos da franquia, os clientes ganharão um número da sorte para concorrer a uma viagem com três acompanhantes para viver uma experiência inspirada no filme em Londres. Serão três ganhadores. 

Para participar, é preciso cadastrar o número da sorte no site: www.extra.com.br/promocaotransformers até o dia 27 de julho e aguardar o resultado, que será revelado no dia 30 de julho.

TERRA DO SOL COMEMORA 25 ANOS COM MUITAS NOVIDADES


Inaugurada em 1992, a barraca Terra do Sol, na Praia do Futuro, vem consolidando seu nome no mercado como um espaço aconchegante, com excelentes opções gastronômicas e ambiente familiar.

Graças à dedicação de duas irmãs apaixonadas por culinária, Ana e Leci Santos, a barraca simples tornou-se um renomado restaurante à beira mar, com infraestrutura completa e excelente atendimento, fidelizando e conquistando novos clientes a cada dia. 

No mês dos seus 25 anos a Terra do Sol irá presentear os clientes com diversas novidades, que vão da carta de cervejas especiais a novos pratos no seu já consagrado menu, além do Filé de Peixe com Molho Chimichurri (R$ 64,90, serve 02 pessoas), eleito pelas proprietárias como o prato especial do mês. 


Com capacidade para 1.200 pessoas, a Terra do Sol conta com três áreas de atendimento, espaço infantil, berços para os pequenos e amplo estacionamento. A casa abre diariamente, das 08h30min às 17h, com horário estendido até a meia noite na quinta-feira, dia do tradicional caranguejo. Informações: (85) 3265- 4223.




CULINÁRIA DE VÁRIOS PAÍSES GANHAM TOQUE CRIATIVO E AUTORAL DO MAYÚ

Mundialmente conhecidas, as culinárias francesa, italiana e asiática se mantêm no menu do almoço do Mayú em 2022, que também traz os sab...