quarta-feira, 7 de março de 2018

NEUMA FIGUEIREDO É HOMENAGEADA PELA CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA

A empresária e diretora da CASACOR Ceará, Neuma Figueiredo, recebe homenagem  nesta quinta (08) na Câmara Municipal de Fortaleza pelo Dia Internacional da Mulher.  A cerimônia, proposta pela vereadora Cláudia Gomes, acontece às 19h.

A homenagem acontece no mesmo ano em que a CASACOR Ceará completa 20 anos. A edição especial de aniversário traz como tema “A Casa Viva”, onde a casa se torna um refúgio físico, mental e espiritual. Os profissionais apresentarão ambientes integrados, dando a ideia de união entre os membros da família. E, assim como a edição de anterior, a mostra traz a natureza para dentro de casa.

Neuma Figueiredo
Foto: Esdras Guimarães

CEASA-CE COMEMORA DIA INTERNACIONAL DA MULHER COM FEIRA DE ARTESANATO E FLORES

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a Ceasa –CE promove nos dias 8, 9 e 10 de março, das 7h30min às 14h, em seu pátio central, a Feira Flor Artesanato Mulher.

Itens como flores artificiais, bonecas de pano, artigos para casa, produtos em crochê, bijuterias feitas a mão, utensílios para decoração, peças em bambu e madeira, entre outros produtos elaborados com muita zelo e dedicação por dois grupo de artesãs da Associação Mãos Unidas, localizada no Bairro Jereissati II e do Instituto IDEA, de Maracanaú e Pacatuba, estarão expostos durante os três dias da Feira.

Odálio Girão, coordenador da feira de artesanato da Ceasa-CE, destaca que o evento é uma forma de homenagear as artesãs da Região Metropolitana de Fortaleza e todas as mulheres que freqüentam a Ceasa Ceará. “As artesãs são mulheres fortes, trabalhadoras, que dão exemplo de vida, sabedoria e dedicação ao trabalho. Ser mulher é ser doce, bela e muito forte para superar os desafios da vida”, explica.





CENTRO CULTURAL GRANDE BOM JARDIM RECEBE O ATOR GERO CAMILO

O Centro Cultural Grande Bom Jardim - CCBJ, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, recebe nesta sexta (09), às 18h, o ator, diretor e dramaturgo Gero Camilo, para um bate papo descontraído sobre teatro, cinema e televisão. Voltado para o público em geral,  o encontro contempla principalmente estudantes das escolas de Teatro e de Audiovisual do CCBJ, além de artistas do Grande Bom Jardim e demais interessados sobre a trajetória do artista.

Com apoio da Porto Iracema das Artes, outra escola de formação artística gerida pelo Instituto Dragão do Mar - IDM e equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará - SECULT, assim como o CCBJ, Gero Camilo estará em Fortaleza, por articulação da Porto, e aproveita para conhecer o Centro Cultural e os artistas, estudantes e fãs do Grande Bom Jardim.

Gero Camilo
Foto: Gabriel Quintão

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA CIRCUITO DE CORRIDAS PÃO DE AÇÚCAR 2018

Já estão abertas as inscrições para o Circuito de Corridas Pão de Açúcar, composto pelas provas Maratona Pão de Açúcar de Revezamento e Corrida Pão de Açúcar Kids. As inscrições para ambas as corridas podem ser feitas pelo site www.corridaspaodeacucar.com.br.  

A Corrida Pão de Açúcar Kids é voltada para crianças de 1 a 14 anos e será realizada dia 07 de julho na Pista de Atletismo da Unifor, com largadas a partir das 8h. As crianças irão percorrer diferentes percursos, variando de 50 a 400 metros, de acordo com a faixa etária. Feita nos moldes das corridas profissionais, com kit contendo camiseta, chip e número de peito, a Corrida PA Kids premiará todos os atletinhas com medalhas. O evento conta ainda com jogos e brincadeiras lúdicas. 

A Maratona Pão de Açúcar de Revezamento, uma das corridas de rua mais tradicionais da cidade, terá largada no dia 08 de julho às 6h30, no Aterro da Praia de Iracema. Os participantes terão de percorrer um total de 42.195 metros em voltas completas, divididas de acordo com o número de integrantes da equipe – que pode ser de dois, quatro ou oito participantes. Todos que completarem a prova, independentemente de sua classificação, ganham medalhas de participação.

Maratona
Foto: Fernando Braga

FORTBRASIL INOVA NA GESTÃO DE PESSOAS

A Fortbrasil Administradora de Cartões de Crédito S/A reformulou o setor de Recursos Humanos da empresa, que agora será comandado pelo gerente Adriano Bissoqui e passa a se chamar Gente & Gestão. Entre as principais mudanças, estão às relacionadas à redução do chamado “tunorver” em 50%, ou seja, a redução da rotatividade de mão-de-obra. “Com isso, a verba utilizada nas rescisões pode ser revertida em programas de capacitação e melhoria da qualidade de vida dos funcionários”, ressalta o novo gestor.

A CEO da Fortbrasil, Juliana Freitas, explica que as mudanças no setor vêm para impulsionar o crescimento da companhia como um todo: “Em uma empresa empreendedora e inovadora como a Fortbrasil, a área de Gente e Gestão tem um papel chave para o negócio, por ser responsável por conduzir e nortear mudanças culturais e grandes transformações. Queremos, com tudo isso, mobilizar toda a organização com o nosso propósito, portanto precisamos comunicar muito bem internamente e realizar o desdobramento das metas para que toda a nossa equipe esteja engajada e mobilizada com os nossos resultados planejados”, conclui.

Adriano Bissoqui
Foto: Divulgação

VEM AÍ O 7º FESTIVAL ALBERTO NEPOMUCENO

Aracati, Canoa Quebrada, Canindé, Icó e Fortaleza recebem ​de 10 a 18 de março a 7ª edição do F​AN - F​estival Alberto Nepomuceno. O FAN 2018 ​apresenta uma série de atividades artísticas, de concertos a encontro de DJs, visitas guiadas e ​rodas de conversa, ​lançamento de selos e itinerários poéticos, ações com livros e leitura. A programação ​é gratuita e para todas as idades​. O FAN 2018 fortalece o uso de espaços públicos ​como​ ​bibliotecas, igrejas, ​escolas, ​museus, teatros e vai, como nas edições anteriores, à zona rural.

No programa de atividades: A História do Tango com o argentino Alejandro Rodriguez, Trio Nepomuceno,Villa-Lobos para Criança com o grupo a Pessoa Bob, Luiz Gonzaga e outras canções do sertão com a cantora Marta Aurélia, Sexteto Irmãos Cruz, música eletrônica com Preto Neon e ações dos projetos PARATODOS e Cidade Portátil. 

Cantora Marta Aurélia
Foto: Éden Barbosa

O FAN 2018 abre a programação sábado, dia 10, no Teatro da Ribeira dos Icós. “Com o lançamento da série Cidade Portátil às 18h, o FAN reafirma sua atuação junto a acervos que ampliam a compreensão da cidade como um bem público”, diz Cris Queiroz, da direção do FAN. Criada e desenvolvida por Izabel Gurgel, Cidade Portátil projeta imagens no espaço urbano compondo narrativas sobre os lugares que carregamos conosco. Lançamento com a participação do Projeto PARATODOS, criado pela DJ Renatinha há oito anos.

Antes, às 14h, a cantora Marta Aurélia conduz a roda de conversa “Vox - A voz como instrumento de arte, autoconhecimento e sociabilidade”, reforçando o caráter de formação do FAN. “Luiz Gonzaga e outras canções do sertão” é o show que a cantora Marta Aurélia apresenta, domingo, dia 11, às 18h na Igreja do Rosário, no núcleo histórico da cidade. Exemplar do que os estudiosos chamam de barroco sertanejo, a Igreja do Rosário vai abrigar um espetáculo especialmente desenvolvido a convite da direção do festival. 

O espetáculo traz canções que falam do sertão na voz de Marta Aurélia, acompanhada pelo acordeom do músico Ayrton Pessoa Bob. “Selecionar as canções foi tarefa árdua pela amplitude e diversidade de obras e autores, mas o repertório final irá dar uma palhinha do que representa a música sertaneja nordestina na música popular brasileira”, aposta a intérprete.

Às 19h, ainda na Igreja do Rosário, o Cidade Portátil volta ao som da DJ Renatinha do Projeto PARATODOS. 

Duo Preto Neon na escola indígena, da Aldeia Gameleira, em Canindé

O duo musical Preto Neon conduz a Roda de Conversa na Escola Indígena Expedito Oliveira Rocha da Aldeia Gameleira, zona rural de Canindé, na terça, dia 13, às 15h. União de dois personagens, dois instrumentos, entre o digital e o orgânico, o beat e a densidade, as personalidades de João Emannuel e Lucas Santos se revezam em múltiplos sons e instrumentos, abordando uma viagem, não só sonora, mas também visual. No repertório, música experimental eletrônica, sintetizadores, graves e darksound.


Duo Pedro Neon

FAN realiza primeiro concerto do Museu da Fotografia

Um concerto seguido de roda de conversa com a Luthieria Catavento no Museu da Fotografia de Fortaleza inicia a programação do FAN 2018 em Fortaleza, na quarta, dia 14, às 14h. Coordenada pelo músico e luthier Fernando Sardo, a Luthieria Catavento é um dos grupos de referência da ONG Tapera das Artes, de Aquiraz. O grupo se destaca pela forma em que constrói seus instrumentos e pelos materiais utilizados, como cabaça, madeira, PVC, entre outros materiais recicláveis ou colhidos da flora cearense. Os sons extraídos desses instrumentos são exóticos e encantadores. Logo após, às 15h, os participantes são convidados a uma Visita Guiada pelo MFF- Museu da Fotografia de Fortaleza.

Fala sobre Alberto Nepomuceno em Aracati e Concerto Villa-Lobos para criança em Canoa Quebrada

Alberto Nepomuceno personagem do livro Ana em Veneza, de João Silvério Trevisan, é o tema da roda de conversa conduzida pela jornalista Izabel Gurgel na Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ, quinta, dia 15, às 19h30. É o FAN 2018 em Aracati.

O Projeto Long Play da DJ Renatinha abre o FAN 2018 em Canoa Quebrada, na Biblioteca Comunitária Eulina Freire dos Santos, sexta, dia 16, às 17h, e promove o encontro de três gerações de DJs de Canoa Quebrada. “Convidamos os primeiros DJs de forró e reggae, Vianez e Tiadai”, diz Renata Onofre, da direção do Festival. Na roda de DJs: Silas Rockers, Vinton Records, Buchecha, Caio Chocolate e Marcos Drums.

Às 18h, na série Cidade Portátil o FAN apresenta “Labirinto Canoa: siga o fio das labirinteiras” com rotas de passeios que sugerem apreciar o lugar a partir de saberes, como o das labirinteiras e de aristas como Niciano e Mauro Oceans, Stefano Libertini e Ricardo Keferaus, do Projeto Canoa em Cores.

Em seguida, às 19h, “Villa-Lobos para Criança”. Um espetáculo do grupo A Pessoa Bob na releitura da obra “Cirandinhas para Piano” do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos.  A orquestração definida pelo trio tem como intuito intensificar o traço lúdico da obra, em doze peças com divertidas referências a cantigas populares do universo infantil, que o grupo não só diversifica na instrumentação, como inclui um pequeno metalofone e um Casiotone, clássico mini-teclado amador dos anos 80.

Às 20h, “A História do Tango”: concerto do argentino Alejandro Rodriguez no FAN Intercâmbios Internacionais.  Alejandro é criador da orquestra O Método, integrante da orquestra Típica La Vidú, compositor e arranjador.

A programação em Canoa Quebrada encerra-se com o lançamento do selo Andorinhas da Rede Comunitária da Primeira Infância. 

Trio Alberto Nepomuceno, Sexteto Irmãos Cruz, Preto Neon e Luthieria Catavento em Fortaleza no último fim de semana do FAN

No sábado, dia 17, o Festival apresenta às 17h, uma aula-espetáculo com a Luthieria Catavento, na Livraria Cultura. A Luthieria é um grupo que fabrica seus instrumentos a partir de materiais reciclados e irá promover um encontro com a música em meio aos livros.


Trio Nepomuceno UFC
Foto: Pedro Humberto

No domingo, dia 18, a partir das 17h, a Arena Dragão do Centro Dragão do Mar recebe as últimas apresentações do 7º FAN. Abre a programação o Sexteto Irmãos Cruz, que envolve sobretudo a sonoridade de Astor Piazzolla. O grupo é formado por seis jovens irmãos, bisnetos e netos de músicos, e carrega intensa trajetória na música. No repertório, música instrumental erudita e popular, com arranjos criativos.

A partir das 18h, o Trio Nepomuceno da UFC homenageia o maestro cearense que abriu caminhos na cena musical brasileira e é inspiração para o Festival: Alberto Nepomuceno. Formado pela violinista Liu Man Ying, pela violoncelista Dora Utermohl de Queiroz e pelo pianista Vitor Duarte, todos professores do curso de Licenciatura em Música do Instituto de Artes da Universidade Federal do Ceará, o Trio exaltará a obra do compositor Alberto Nepomuceno, regente e pianista nascido em Fortaleza, considerado o pai do nacionalismo da música erudita brasileira.

Encerrando a programação do FAN 2018, a partir das 19h o duo Preto Neon.




CULINÁRIA DE VÁRIOS PAÍSES GANHAM TOQUE CRIATIVO E AUTORAL DO MAYÚ

Mundialmente conhecidas, as culinárias francesa, italiana e asiática se mantêm no menu do almoço do Mayú em 2022, que também traz os sab...