domingo, 5 de maio de 2019

CREA-CE PROMOVE ENCONTRO SOBRE EXERCÍCIO ILEGAL DA PROFISSÃO COM PARLAMENTARES

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE), Emanuel Mota, recebe nesta segunda, 6 de maio, às 8h, os 22 deputados federais da bancada cearense, além de representante estadual para reunião onde apresenta as demandas dos profissionais de engenharia e agronomia do Estado, além da nova gestão e atuação do CREA-CE neste primeiro ano da presidência do conselho. Entre os nomes confirmados estão os Deputados Federais Eduardo Bismarck, José Airton Cirilo, José Guimarães, Leônidas Cristino, Pedro Augusto, Rogério Monteiro e o Deputado Estadual, Audic Mota. 

Durante o encontro, o presidente do CREA-CE promove uma análise de temas de processos legislativos de interesse do SISTEMA CONFEA/CREA, em favor da classe dos profissionais de engenharia, agronomia e geociências, assim como da sociedade em geral, tais como, a PL 6699/2002 que trata da criminalização do exercício ilegal da profissão de Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo, a PL 1292/1995 que aborda a alteração da Lei n. 8.666/1993 que estabelece um novo marco sobre a Lei de Licitações e Contratos Públicos e a alteração da Consolidação das Leis Trabalhistas para dispor sobre a contribuição sindical por meio da Medida Provisória n° 873 de 1° de março de 2019, todas matérias urgentes e que dependem do engajamento da bancada federal cearense, para que haja uma tramitação positiva.

Empreender o desenvolvimento e proteger o exercício pleno das profissões vinculadas ao CREA-CE é uma das premissas da gestão de Emanuel Mota na presidência do Conselho. Este encontro é uma das ações previstas em seu planejamento anual para atuar na cobrança dos direitos dos profissionais de engenharia e agronomia no Estado junto aos seus representantes no poder legislativo.

Emanuel Mota
Foto: Divulgação

UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS COMEMORA 30 ANOS

Fundada pela professora e psicóloga Maria Zilma Gurgel,  a Universidade Sem Fronteiras  é um espaço de Gerentologia Educacional pioneiro no Brasil que funciona em Fortaleza.   Segundo a fundadora, a UNISF surgiu como um desafio na maturidade , uma  fase de se reinventar e dar um novo e maior sentido a este ciclo da  vida.  

E para comemorar os seus 30 anos, a UNISF realizará o Seminário Maturidade e Longevidade - Uma visão de futuro, dia  17 de maio  no Teatro Riomar, no bairro Papicu.  

A programação será aberta com apresentação do Coral da UNISF. Em seguida, Maria Zilma Gurgel fará palestra às 11h sobre o tema “Um sonho que virou realidade.” A programação será retomada às 14h com palestra de Willians Fiori sobre “Como empreender no mercado da longevidade.” Às 15h tem palestra sobre “Longevidade com o cérebro saudável”, ministrada por Fabiano Moulin, seguida de debate com ele e Elcyana Bezerra e tendo como mediadora a professora Lucila Bomfim.  

Após o debate, o jornalista Fabrício Carpinejar falará palestra sobre o tema “Cuide dos seus pais antes que seja tarde,”. O evento será encerrado com show do cantor Marcos Lessa. 

Maria Zilma Gurgel
Foto: Divulgação

CULINÁRIA DE VÁRIOS PAÍSES GANHAM TOQUE CRIATIVO E AUTORAL DO MAYÚ

Mundialmente conhecidas, as culinárias francesa, italiana e asiática se mantêm no menu do almoço do Mayú em 2022, que também traz os sab...