segunda-feira, 22 de outubro de 2018

EXPOSIÇÃO "VACAS MAGRAS" DE VOLTA À UNIFOR

Intitulada “Vacas Magras”, a intervenção urbana da artista plástica Márcia Pinheiro, composta por 10 esculturas em tamanho real,de animais subnutridos, símbolos da seca no sertão, feitas de fibra de vidro e resina, volta ao Campus da Universidade de Fortaleza (Unifor) a partir desta terça (23/10) e vai até dia 20 de dezembro deste ano. As “Vacas Magras” estiveram expostas de fevereiro a abril de 2017, também no Campus da Unifor.

De acordo com Márcia Pinheiro, “as vacas têm a função de sensibilizar as pessoas e aproximá-las da realidade enfrentada pelos moradores do interior. Realidade essa que está próxima de nós, mas muitas vezes é esquecida.”  A identificação da artista com o sertão, cenário recorrente em seu trabalho, vem da família, especialmente da mãe, que mora na cidade de Milhã, no interior do Ceará.

Além de sensibilizar, a artista complementa que as esculturas dos bovinos desnutridos e esqueléticos servem para alertar sobre o problema da seca e revela que em seus trabalhos sempre predomina alguma problemática social. “Meu objetivo sempre é chamar atenção das pessoas para as questões sociais através da arte”.


Sobre a reação do público, ela conta: “Sempre me surpreendo com a forma como as pessoas interagem com o trabalho. Algumas tocam, conversam, dão nomes e até alimentam as vacas. É muito gratificante conseguir fazer as pessoas refletirem sobre algo, inesperadamente, principalmente numa espaço público, no meio da correria que é a rotina de todos nós no mundo atual”, comenta Márcia.

A exposição “Vacas Magras” foi viabilizada por meio da Lei Rouanet e realização conjunta da Fundação Edson Queiroz - Universidade de Fortaleza, Núcleo de Produções Culturais e Esportivas – Nuproce, Ministério da Cultura e Governo Federal e com patrocínio do Bradesco.




ENGENHO DEDÉ CHEGA A BELO HORIZONTE

O Restaurante Engenho Dedé chega a Belo Horizonte. Com ambiente confortável e design aconchegante, o espaço escolhido para sediar o novo braço do Grupo Dedé fica no Shopping Del Rey, na região da Pampulha. No cardápio, 30 tipos de pratos e 28 de petiscos. Os carros-chefes da casa são o joelho de porco, a costelinha do Dedé e a carne de sol, pratos consagrados nas seis unidades do grupo no Norte/Nordeste do País, espalhadas pelas cidades de Manaus, Fortaleza e Belém.

A pré-inauguração do Restaurante Engenho Dedé ocorreu no dia 15 de outubro para 230 convidados, e toda a renda auferida no evento foi revertida integralmente para a Creche Recanto do Menor, uma instituição filantrópica que atende cerca de 140 crianças, em Belo Horizonte. Em um momento de emoção, as crianças apresentaram um número musical em agradecimento pela doação recebida. 

Na ocasião, André Parente, o Dedé, explicou a sua ligação com Minas Gerais, que começou há 27 anos quando vendia pastéis em uma barraca de 2 x 2 metros em Manaus, em plena crise econômica do início dos anos 90. Ali, ele conheceu o mineiro Paulo Luís Roberto Teixeira, que viria a ser um grande amigo e que o inspirou na culinária, na cultura e nos hábitos de Minas.


O Restaurante Engenho Dedé dispõe de mil marcas de cachaças, incluindo tipos especiais como a Anísio Santigo e a Vale Verde. Além disso, os pratos recebem um cuidado especial do próprio chef Dedé, a exemplo do Joelho de Porco, onde há um cuidado especial com o tempo de cozimento e as peças são uniformemente assadas, sem perda de gordura, o que não ocorre no tipo “alemão”. 

A carne de sol é um capítulo à parte, pois é considerada simplesmente a melhor do Brasil.  A carne de filé, picanha ou de alcatra recebe acompanhamentos variados, como a macaxeira e o queijo coalho do nordeste brasileiro ou o tropeiro de Minas.O cardápio inclui ainda pratos com camarões, pastéis e carne de sol com recheios e acompanhamentos variados, caldos, diversas modalidades de filés, bacalhaus e saladas. 

O passeio pela gastronomia brasileira tem destaque ainda nos pratos da região Norte, como a moqueca amazônica e peixes como tambaqui, temperados com ervas da região que vão surpreender o paladar mineiro. 

Dentro do conceito Empório, há também uma imensa oferta de doces, queijos, conservas, castanhas, amendoins e bombons com todo tipo de recheio. E, a exemplo do que acontece com as bebidas, tem parceiros escolhidos a dedo, que ganham o selo Dedé. 

Dedé progrediu ao longo dos anos e construiu uma rede com 400 funcionários, sendo 47 empregos diretos em Belo Horizonte, onde investiu 3,5 milhões na nova unidade.


CISSA GUIMARÃES APRESENTA "DOIDAS E SANTAS" NO THEATRO VIA SUL EM FORTALEZA

Vista por mais de 250 mil pessoas em dezenas de cidades brasileiras, a comédia romântica “Doidas e Santas” se consagrou como um dos espetáculos de maior sucesso da cena teatral carioca e chega para duas apresentações no Theatro Via Sul Fortaleza, dia 27 de outubro, às 19h e às 21h30. O espetáculo conta com texto de Regiana Antonini e é livremente inspirada no livro homônimo de Martha Medeiros. A direção é de Ernesto Piccolo. 

“Doidas e Santas” é um projeto idealizado por Cissa Guimarães e sua primeira produção em mais de 30 anos de carreira no teatro. A atriz sempre desejou levar à cena um trabalho que expressasse as inquietações da mulher moderna com relação  à vida contemporânea, que exige conjugar marido, filhos, realização profissional e ainda beleza e bom humor. 

Cissa encontrou nos textos de Martha Medeiros a motivação para tocar seu projeto e, depois de conversar com a escritora, convidou o amigo de mais de 30 anos, Ernesto Piccolo, para dirigi-la. Piccolo é diretor de ‘Divã’, sucesso teatral de Lilia Cabral também adaptado de obra homônima de Martha Medeiros; e ainda da bem-sucedida ‘A História de Nós 2’.

No palco, acompanhamos a trajetória de Beatriz (Cissa Guimarães), uma psicanalista em crise no casamento. Seu marido (Giuseppe Oristânio) é turrão e machista e não tolera a ideia da separação. Fechando o elenco, temos “as mulheres da vida” de Beatriz: irmã, mãe e filha, personagens vividas pela atriz Josie Antello . O público vivencia alegrias, desilusões, neuroses da vida urbana, o prazer que se esconde no dia a dia, as relações amorosas e o poder transformador da coragem e do afeto.

Serviço:
Doidas e Santas
Dias 27 de Outubro de 2018 - Theatro Via Sul Fortaleza
Horários:  19:00 e 21:30h (sábado)
Sessão com tradução de libras, às 21h30
Gênero: Comédia
Classificação indicativa: 12 anos 
Duração: 85 min.
Vendas: www.ingressorapido.com.br 



MOTA MACHADO FAZ LANÇAMENTO EXCLUSIVO NA CASACOR CEARÁ


A Construtora Mota Machado no ano de comemoração do seu cinquentenário, realizou diversas ações em seus espaços na CASACOR Ceará 2018. Nesta terça (23), a empresa fecha sua programação com evento exclusivo: o lançamento  do seu novo empreendimento de alto padrão que será construído em um dos bairros mais nobres da Capital, o Meireles.

O evento, para clientes e convidados, acontece no ambiente Rooftop Gourmet, criado pela arquiteta, Rosalinda Pinheiro.

Com mais 3 milhões de metros quadrados em mais de 200 empreendimentos, a construtora Mota Machado chega aos 50 anos de atuação pautada pela credibilidade, qualidade e respeito ao cliente. Atuando no segmento de construção civil residencial de alto e médio padrão, comercial e empreendimentos voltados para o lazer.

Foto: Divulgação

EMPRESA VITÓRIA É VICE- CAMPEÃ DA COPA DO SETOR DE TRANSPORTE

Representando o Sest senat Fortaleza, o time da Empresa Vitória foi vice-campeão da sétima edição da Copa Sest Senat de Futebol 7 Society, cujos jogos aconteceram no último final de semana (20 e 21/10) em Pelotas (RS), trazendo para Fortaleza a medalha de prata.

Com um placar de 2x1 em um jogo bastante acirrado, o time da Empresa Vitória conquistou o segundo lugar contra o time de Pelotas, anfitrião do certame e que garantiu o bicampeonato. A equipe de Contagem (MG) ficou em terceiro lugar e em quarto lugar ficou  o time da equipe de Manaus (AM).   

Segundo o regulamento, os jogos do ano seguinte são realizados na cidade do time campeão, desde que ainda não tenha sediado as partidas. Como Pelotas e Fortaleza já venceram e já sediaram a semifinal e a final da Copa, a próxima anfitriã será a terceira colocada, a unidade de Contagem.  O objetivo é fazer com que o campeonato chegue ao máximo possível de cidades.





CULINÁRIA DE VÁRIOS PAÍSES GANHAM TOQUE CRIATIVO E AUTORAL DO MAYÚ

Mundialmente conhecidas, as culinárias francesa, italiana e asiática se mantêm no menu do almoço do Mayú em 2022, que também traz os sab...