quinta-feira, 4 de outubro de 2018

CAMERATA DE CORDAS DA UFC FAZ APRESENTAÇÃO NO CLÁSSICOS NA LAGOA

Sinfonias de cordas do período clássico da música erudita mundial. Esse é o tema da próxima edição do Clássicos na Lagoa, com a Camerata de Cordas da Universidade Federal do Ceará (UFC). Esta apresentação encerra uma série de concertos sobre a era clássica e abre espaço para que se iniciem, a partir de novembro, as apresentações voltadas ao período romântico. O evento acontece nesta sexta (05/10), às 17h, na Lagoa do Porangabussu.

A Camerata de Cordas da UFC é um grupo formado há dois anos por professores do curso de Licenciatura em Música do Instituto de Cultura e Arte. Sob direção das professoras Liu Man Ying (violino e viola) e Dora Utermohl de Queiroz (violoncelo e contrabaixo), a Camerata é constituída por 25 integrantes, dentre eles alunos da graduação de Música da universidade e de outros cursos. O projeto, que conta com o apoio da Secretaria de Cultura Artística da UFC, também envolve a participação de profissionais da comunidade, jovens vestibulandos e adolescentes.


Serviço:
Projeto: Clássicos na Lagoa
Apresentação: Camerata de Cordas da UFC
Local: Lagoa do Porangabussu
Data: 5 de outubro de 2018 – sexta-feira
Horário: 17 horas







MARACATU SOLAR GRAVA CD E DVD AO VIVO NO SÃO LUIZ

O  palco principal do Cineteatro São Luiz, receberá no dia 06 de outubro, às 19h, mais de 150 brincantes do Maracatu Solar que interpretam o espetáculo “Um Cada Um...Um Cada Sol...”, uma verdadeira ópera popular que agrega elementos de ancestralidades, identidades étnicas , e religiosidades através das linguagens da música, da dança e da artesania por meio de figurinos e adereços.

O Maracatu Solar, institucionalmente um Programa de Formação Cultural Continuada da Associação Cultural Solidariedade e Arte – SOLAR, foi fundado nos finais de 2006 por um grupo de artistas, entre estes Pingo de Fortaleza, Alan Mendonça, Descartes Gadelha, Tieta Pontes e Wiltom Matos, entre outros, e desde então vem desenvolvendo um conjunto de ações que procuram agregar valores a essas importante e referencial manifestação cultural cearense.

O espetáculo “Um Cada Um...Um Cada Sol...” procura sintetizar a historicidade do Maracatu Solar e apresentar ao público  a passagem de um cortejo simbólico de coroação de uma rainha negra por meio da interpretação de 17 canções referenciais de seu hinário, acompanhadas de suas respectivas coreografias e  interpretadas por seus brincantes divididos em batuqueiros, dançarinos, cantores e músicos. O espetáculo traz a sonoridade do batuque acrescida de um naipe de sopros, experiência já realizada pelo Maracatu Solar no projeto Batuque de Carnaval, apresentado em praça púbica em janeiro desse ano.

O espetáculo contará com as participações especiais dos cantores, todos eles brincantes do Maracatu Solar:  Pingo de Fortaleza, Jord Guedes, Eliahne Brasileiro, Dgal, Cariolano Solar, Wiltom Matos, Juliana Roza, Artur Guindugli, Juliana Eva, Inês Mapurunga e Yane Caracas, além de contar com Descartes Gadelha, griô do Maracatu Solar e responsável pelos arranjos rítmicos do grupo,  que será o solista do espetáculo no universo da percussão.  A regência de Um cada Um...Um cada Sol... ficará a cargo de Catherine Furtado. No campo da dança a coordenação das coreografias é de Fabrício Óliver, Débora Íngred e Gil Rodrigues.

No repertório alguns clássicos do maracatu cearense como Maculelê (Pingo de Fortaleza e Guaracy Rodrigues), Noite Azul (Pingo de Fortaleza, Parahyba e Augusto Moita), Maracatu Solar (Descartes Gadelha, Inês Mapurunga, Wiltom Matos, Pingo de Fortaleza e Alan Mendonça), Solencanto (Pingo de Fortaleza) Paz de Oxalá (Pingo de Fortaleza e Guaracy Rodrigues), além de todas as parcerias de Pingo de Fortaleza e Descartes Gadelha compostas para o Maracatu Solar (Oxum de Mim, O axé Oculto de Ossain entre outras) e inédita  “Para Minha Mãe Yemanjá” composta por Pingo de Fortaleza e Descartes Gadelha para ser a loa oficial do Maracatu Solar em 2019.

Serviço:
“Um Cada Um...Um Cada Sol...” – Show de Gravação do  CD e DVD do Maracatu Solar
Local: Cineteatro São Luiz
Dia: 06 de outubro de 2018
Horário:19h
Ingressos: R$10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia) 
Informações: (85) 3226 1189 / 9.9987 7321




FUNDAÇÃO RAIMUNDO FAGNER APRESENTA A MAGIA DAS CANTIGAS DE RODA NO MÊS DAS CRIANÇAS

Durante o mês de outubro, a Fundação Raimundo Fagner resgata as músicas e as brincadeiras da infância do passado através do espetáculo “Cantigas de Roda”. A montagem, que conta com a participação de 90 crianças do projeto “Aprendendo com Arte”, pode ser vista na próxima segunda-feira, 08, na Escola Santa Clara de Assis, no Eusébio, com sessões às 09h e 15h. A entrada é gratuita.

Sob direção cênica de Mariana Eli, o show é uma verdadeira imersão na inocência das brincadeiras infantis nos quintais e nas ruas, provocando uma reflexão sobre como a diversão das crianças passou a desocupar esses espaços. Apresentado por artistas mirins de 7 a 12 anos, o espetáculo faz uma releitura de grandes hits (samba, maracatu, valsa, marcha rancho, rock, entre outros), estimulando o processo de aprendizagem por meio da música e do teatro.

As apresentações seguem durante o mês de outubro. No dia 12, às 16h30min, será no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, dentro da programação do 8º TIC - Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará. Depois retorna às escolas no dia 22, às 09h e 15h, na Escola Tia Eli; e no dia 29 às 09h e 15h no Conselho Escolar do Cies Anísio Teixeira.

Ainda em 2018, o projeto estreia dois espetáculos recitais. Em novembro, “Música Barroca” reúne jovens de 13 a 17 anos para apresentar canções do estilo artístico que surgiu na segunda metade do século XVI e se estendeu até o começo do século XVIII, caracterizado pelo excesso de ornamentos. Em dezembro, o concerto “Noite de Natal” divide cerca de 160 educandos na orquestra em flautas, coral, violão e percussão, que trazem músicas clássicas dessa época do ano.

SERVIÇO:
Apresentação do espetáculo “Cantigas de Roda”, da Fundação Raimundo Fagner, com crianças de 7 a 12 anos. Acesso gratuito
Datas: 08, 12, 22 e 29 de outubro de 2018
Contato: Fundação Raimundo Fagner (85) 32743726 / site: www.frfagner.com.br





ESTAÇÃO LUZ ANUNCIA PARCERIA COM O CINEASTA HALDER GOMES

A comédia "Bate Coração", novo projeto em longa-metragem da Estação Luz Filmes, com direção de Glauber Filho e distribuição da Downtown Filmes, ganhou um importante reforço na etapa final de preparação para chegar às salas de cinema de todo o País. Diretor de filmes premiados e de grande bilheteria, como “Cine Holiúdy”, “O Shaolin do Sertão” e “Os Parças”, o cineasta Halder Gomes, que desde o início contribui com o Projeto “Bate Coração”, passa a ser oficialmente produtor associado do filme.

Os detalhes da parceria e os diversos aspectos que envolvem os desafios da produção cinematográfica no Ceará e no Brasil, bem como as últimas atualizações sobre o longa metragem cearense, foram apresentados na tarde desta quarta-feira, dia 3 de outubro, em um bate-papo para a imprensa e convidados, realizado no Greta Café, com a participação do diretor da Estação Luiz Filmes, Sidney Girão, do cineasta e diretor de “Bate Coração”, Glauber Filho e do próprio cineasta Halder Gomes.

“Bate Coração” trata com seriedade e ao mesmo tempo leveza um enredo onde o ponto central da trama gira em torno de um transplante de coração. Um dos objetivos da produção é abrir espaço para um saudável debate a respeito da conscientização para a doação de órgãos como forma de melhorar a realidade dos transplantes no País e, assim, ajudar a salvar mais vidas.

Todo filmado em Fortaleza (CE) entre julho e agosto de 2017, "Bate Coração” envolveu durante o período de gravações cerca de 300 profissionais de forma direta e outras mil pessoas indiretamente, proporcionando à capital cearense uma visibilidade nacional e um período de bastante movimentação, com locações sendo feitas tanto em espaços fechados quanto em espaços públicos. "Trouxemos a experiência de mais de uma década de produções da Estação Luz Filmes para produzir um filme de grande qualidade técnica, mas também com uma narrativa contemporânea e consciente do papel de todos em um tema que pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas", explica Sidney Girão, diretor da Estação Luz Filmes.

Para o diretor Glauber Filho, as filmagens foram especiais graças aos atores e à equipe técnica, todos integrados e trabalhando de forma harmonizada. Outro destaque, para o diretor, é a relevância do tema. “O longa é uma ficção com dramas que podem ser encontrados na vida real. Nesse sentindo, é um desafio fazer um filme que tenha uma questão espiritualista em uma comédia. Todo cuidado é um respeito à dignidade humana”, reforça o diretor.

Com previsão de estreia para o primeiro semestre de 2019, o longa-metragem “Bate Coração” apresenta dois núcleos narrativos. O primeiro do publicitário Sandro, interpretado pelo ator André Bankoff, e o segundo tem à frente Isadora, uma travesti interpretada pelo ator Aramis Trindade. Sandro, com 40 anos, é solteiro e “metido” a conquistador, só pensa em trabalho e aproveitar a boa vida. 

O personagem apresenta uma série de preconceitos, mas tenta dissimulá-los por meio de uma postura politicamente correta. Heterossexual, Sandro prova a todo custo a sua virilidade de macho que se apaixona por sua médica de transplante, doutora Cláudia. Já Isadora, é uma travesti de aproximadamente 50 anos e dona de um salão de beleza localizado na periferia. Isadora já é vivida, passou por vários obstáculos na vida e conseguiu vencê-los sem perder sua dignidade.

Atores André Bankoff e Aramis Trindade


Na noite de Ano Novo, Sandro sofre um ataque do coração e precisa fazer um transplante de urgência e acaba recebendo o coração de Isadora, que havia morrido poucos momentos antes, na mesma noite, vítima de um acidente. Após o transplante, Isadora, em espírito e contra sua vontade, passa a seguir os passos do publicitário. Enquanto isso, Sandro passa a perceber algumas mudanças de comportamento e tenta se envolver com a doutora Cláudia.

O roteiro do filme "Bate Coração" foi desenvolvido por Daniel Dias, Glauber Filho e Ronaldo Ciambroni e inspirado nas peças "Acredite, Um Espírito Baixou em Mim” e “O Coração Safado”, ambas de Ronaldo Ciambroni.

Sidney Girão, Glauber Filho e Halder Gomes

CULINÁRIA DE VÁRIOS PAÍSES GANHAM TOQUE CRIATIVO E AUTORAL DO MAYÚ

Mundialmente conhecidas, as culinárias francesa, italiana e asiática se mantêm no menu do almoço do Mayú em 2022, que também traz os sab...