quarta-feira, 26 de agosto de 2020

JOÃO MONTEIRO VENCE CONCURSO DE GASTRONOMIA DO SENAC

Um baião de dois feito com técnica de risoto: eis o vencedor do concurso “A Comida Cearense que Virá”. O Risoião Cearense, de João Monteiro da Silva Neto, garantiu o primeiro lugar na competição, seguido por Geórgia Maria Ramos da Silva Goiana, com o prato Flor de Mandacaru, e Ivanir da Silva Pinheiro Arrais, com o Talharim Baião de Dois com Tilápia. Os dois primeiros colocados ganharam bolsas para os cursos do Senac e o terceiro, um kit de livros de gastronomia da Editora Senac Ceará.

A final foi realizada na última sexta-feira (21), no Senac Reference. Os pratos foram avaliados pelos chefs do Restaurante Mayú, Ivan Prado e Diego Freire, e pelo professor, historiador, gastrônomo e membro do Observatório Cearense da Cultura alimentar – OCCA, Roberto Araújo. Entre os critérios adotados pelos avaliadores, constaram: criatividade das propostas, o uso de insumos cearenses, a higiene e a organização no preparo dos alimentos, a apresentação dos pratos, os seus sabores e as suas texturas.

Além da técnica de risoto, o diferencial do prato está na escolha dos insumos. O Risoião Cearense, conta o campeão, utiliza arroz da serra e fava verde cozidos no leite de coco com piaba, acompanha ainda farofa rústica de amêndoas de babaçu e jaca com gergelim e coco seco, extraído para fazer o leite de coco usado no “risoto”.  

 “O Senac é referência na formação dos profissionais de Gastronomia, não só no Ceará, mas nacionalmente. Considerando que essa formação vai além do desenvolvimento de competências e técnicas, realizamos o concurso para levantar importantes reflexões para o setor. Afinal, a sustentabilidade da cadeia produtiva passa também pela valorização dos insumos e da cultura alimentar regional. A competição foi pautada ainda pela inovação e criatividade, habilidades que distinguem os profissionais que mais se destacam no mercado”, explica o Diretor Regional Sesc Senac Ceará, Rodrigo Leite.

SEST SENAT REALIZA ATENDIMENTO PSICOLÓGICO GRATUITO PARA PROFISSIONAIS DO TRANSPORTE

Distúrbio de saúde mental caracterizado por sentimentos de preocupação, ansiedade ou medo que são fortes o bastante para interferir nas atividades diárias, tornaram-se ainda mais intensos na pandemia por conta do isolamento social.

Exemplos de transtornos de ansiedade incluem ataques de pânico, transtorno obsessivo-compulsivo e transtorno de estresse pós-traumático. Os sintomas incluem estresse desproporcional ao impacto do evento, incapacidade de superar uma preocupação e inquietação.

O Sest Senat Fortaleza realiza serviços de Psicologia online ou presencial através do portaldocliente.sestsenat.org.br ou pelo número (85) 3304-4144. Os serviços são gratuitos para os profissionais do transporte e dependentes e a preços acessíveis para a comunidade.


CULINÁRIA DE VÁRIOS PAÍSES GANHAM TOQUE CRIATIVO E AUTORAL DO MAYÚ

Mundialmente conhecidas, as culinárias francesa, italiana e asiática se mantêm no menu do almoço do Mayú em 2022, que também traz os sab...