quinta-feira, 30 de junho de 2016

FUÁ DA SIL COMEMORA 2 ANOS



Neste sábado, dia 02 de julho, das 17 às 22 horas, tem comemoração especial pelos dois anos do “Fuá da Sil”, evento que já se tornou uma amplificação dos envolvimentos culturais e dos encontros afetivos, impulsionados pela estilista Silvania de Deus, sua equipe e convidados. Em plena Rua dos Tabajaras, nº 660, na Praia de Iracema, como por dentro do próprio ateliê e até na casa contígua da criadora, o Fuá da Sil exibe além das roupas e acessórios da estilista, promoções e uma série de apresentações culturais, que nessa edição festiva vem especialmente com as delícias gastronômicas de Rosele Tejada na cozinha, as criações da artista visual e escritora Raisa Christina na sala e a voz enternecedora da cantora Lorena Nunes no Concerto na Calçada.
O Fuá da Sil começou em 2014, quando a estilista que há quase duas décadas mora e trabalha na Praia de Iracema “apostou em movimentar e reunir a rede afetiva formada em torno do seu ambiente criativo e da própria vida, reunindo amigos e conhecidos destes ao promover encontros com outros criadores e apreciadores das artes”, exalta Silvania de Deus, carinhosamente conhecida como Sil. Nos dias de Fuá, a rua vira ponto de convergência, que se integra e adentra pelos ambientes aconchegantes da sua loja e moradia, em descontraído clima festivo.

Para esse sábado de dois anos do Fuá da Sil, a Rose, como é chamada pelos amigos a quituteira Rosele Tejada, levará as suas comidinhas deliciosas a preços justos. Como participante desde o primeiro Fuá, ela que também já foi moradora da Praia de Iracema, faz parte incondicional da história do Ateliê da Sil e do evento. Já a Raisa, cujo traço singular ganha cada vez mais espaço nas redes sociais, exibirá uma série de desenhos em caneta sobre fotografia, realizada em parceria com a fotógrafa Jamile Queiroz, na sala da casa da Sil.
Lorena Nunes, por sua vez, vai encantar ao entoar versos, que mostram os porquês dela despontar como uma das revelações da nova geração de músicos do Ceará, fazendo o Concerto na Calçada.“É uma apresentação musical despretensiosa, como a de músicos de rua, que tocam pra quem passar”, detalham os organizadores, que não amplificam o som às alturas, pois “o desejo é mesmo o de aproximar as pessoas, fazer a Rua dos Tabajaras vibrar em outra frequência, ecoar outros afetos, de modo que só a música consegue”.

Rede cultural e de afetos
Nesses dois anos de Fuá, os organizadores celebram que mais de 35 artistas, grupos e coletivos já participaram do evento. Nas artes visuais e design: Simone Barreto, Fernanda Meireles, Rafael Limaverde, coletivo Dindin da Fruta, o pernambucano Rinaldo Silva, Lu Sacoleira, Lana Benigno, Sérgio da Silveira, Nathalia Canamary, Juliana Azevedo, Diego Pascual, Ramon Cavalcante, Bruna Bortolotti, Daniel Chastinet, Lui Duarte, Diego Panassol e Camila de Paula.
Na música, nomes como Marta Aurélia, Ayrton Pessoa, Marco Fukuda, Heriberto Porto, Valdo Aderaldo, Moacir Bedê, Pala Tesser, Oscar Arruda, Glauco Leandro, Vitor Colares, Eric Barbosa, Jordão Luz, Daniel Medina, Ilya Borges, Carlos Hardy, além dos grupos Flor Amorosa, Siri no Mangue e Samba de Rosas, dentre outros. Já a gastronomia foi bem representada por KerlaAlencar e sua Pequena Padaria Caseira, Adriana Ximenes do Brigita Bistrô e a pernambucana Germana Accioly do Segredo Culinária, além de Rosele Tejada.

Loja virtual e promoção
Em todos os Fuás, a Sil apresenta novidades na loja. Recentemente o Ateliê da Sil lançou uma loja virtual (loja.ateliedasil.com.br/) com edição limitada de peças desenvolvidas a partir das modelagens do Ateliê e  com estampas exclusivas desenhadas pelosartistas convidados dos projetos“A casa que nos habita” e “O tropicalista”. Durante o Fuá especial de dois anos e até o dia 9 de julho, muitos modelos de peças únicas estarão com até 60% de desconto.

Ateliê da Sil – Roupa feita à mão!
Há quase 20 anos no mesmo endereço, na Praia de Iracema em Fortaleza, o Ateliê da Sil é o lugar de trabalho da estilista Silvania de Deus, onde a criadora elabora e produz suas invenções, junto à equipe. Lá, cada roupa que se apresenta, passou pelas mãos cuidadosas da própria Sil, que coordena todo o processo; da Silvaninha, que modela e corta; do Alexandre e da Gracilda, que costuram, e da Ada, que executa os crochés. Ainda tem a participação do Enrico Rocha, que divide com a Sil o planejamento e a comunicação, como da Karla, que realiza o atendimento na loja. Resumindo, a criação no Ateliê da Sil é “um modo de nos sentirmos mais bonitos. Um modo de sentir no corpo, feito roupa”, revelam.

FUÁ DA SIL – EDIÇÃO ESPECIAL 2 ANOS
Quando: Sábado (02/07), das 17 às 22 horas
Onde:Rua dos Tabajaras, 660, Praia de Iracema

CULINÁRIA DE VÁRIOS PAÍSES GANHAM TOQUE CRIATIVO E AUTORAL DO MAYÚ

Mundialmente conhecidas, as culinárias francesa, italiana e asiática se mantêm no menu do almoço do Mayú em 2022, que também traz os sab...