segunda-feira, 6 de março de 2017

QUARTETO DE CORDAS VOVÓ DEDÉ APRESENTA-SE NO PORANGABUÇU



O projeto Clássicos na Lagoa apresenta na próxima sexta, dia 10 de março, às 17h, às margens da Lagoa do Porangabuçu, o Quarteto de Cordas Vovó Dedé. A união de dois violinos, uma viola, um violoncelo e um repertório que une compositores eruditos, como Joseph Haydn, Amadeus, Mozart, Sebastian Bach e o compositor brasileiro Villa-Lobos, são os ingredientes da apresentação do projeto Clássicos na Lagoa de março. O projeto  realiza todos os meses concertos de música erudita no Porangabuçu. 

O Quarteto de Cordas Vovó Dedé, que reúne instrumentistas da Escola de Arte e Cultura Casa de Vovó Dedé, instituição criada há mais de 20 anos, tem como eixo central a formação musical. O grupo iniciou a apresentação do seu repertório de Música de Câmera em 2013, com o objetivo de incentivar a audição de jovens músicos, bem como despertar neles o gosto pelo trabalho musical em grupo. Dirigido pelo violinista e professor Joselito Carvalho, o grupo é composto pelos instrumentistas Marcos Leite (violino1), Rafael Ribeiro (violino 2), Amauri Barbosa (viola) e Yanaêh Vasconcelos (violoncelo). A Escola de Arte e Cultura Casa de Vovó Dedé é hoje responsável pela educação musical de mais de 300 jovens, que aprendem a dominar instrumentos como violão, acordeom, piano, violoncelo, flauta e violino. 

A instituição, mantida pela família do empresário Mansueto Barbosa, falecido em 2002, é responsável pela formação de grandes músicos como as pianistas Michelle Lucena e Karina Toledo, que já se apresentaram no projeto Clássicos na Lagoa e atualmente estudam em um conservatório de música na França. O projeto vem incentivando, desde o ano passado, a apreciação da música erudita por meio da apresentação mensal de grupos de formação musical clássica. 

O projeto é fruto da parceria entre o Instituto de Ciências Médicas Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ICM), que está construindo um grande hospital de referência em cardiologia no Porangabuçu, o Instituto Beatriz e Lauro Fiúza (IBLF) e a Plataforma Sinfonia do Amanhã, que promovem formação musical e intercâmbio de experiências. 

Serviço: 
Clássicos na Lagoa 
Apresentação: Quarteto de Cordas Vovó Dedé 
Data: 10 de março de 2017 
Horário: 17 horas 
Local: Lagoa do Porangabuçu 

CULINÁRIA DE VÁRIOS PAÍSES GANHAM TOQUE CRIATIVO E AUTORAL DO MAYÚ

Mundialmente conhecidas, as culinárias francesa, italiana e asiática se mantêm no menu do almoço do Mayú em 2022, que também traz os sab...