quarta-feira, 11 de abril de 2018

DRAGÃO DO MAR RECEBE EXPÔ INÉDITA SOBRE MANDELA

O fundador e diretor do Museu do Apartheid,  Christopher Till, visita nesta sexta-feira (13), às 9h,  Museu da Cultura Cearense, no Dragão do Mar, para acertar os detalhes sobre a montagem da exposição “Mandela: de Prisioneiro a Presidente”, mostra ainda inédita no Brasil, que reunirá fotos e vídeos que contam a trajetória do líder sul-africano, em celebração ao seu centenário, em julho. 

A vinda da exposição é fruto de parceria entre o Instituto Dragão do Mar e o Instituto Brasil África (IBRAF), detentor dos direitos da mostra para o Brasil. Também visitarão o espaço Abena Busia, embaixadora de Gana no Brasil e membro do Conselho Consultivo do IBRAF para a exposição, e João Bosco Monte, presidente do IBRAF.

Fortaleza será a primeira cidade brasileira a receber a mostra que, numa temporada de cinco meses, também passará por Brasília e Salvador. ​ Já passou por França, Suécia, Estados Unidos, Equador, Argentina, Peru e Luxemburgo e foi vista por mais de um milhão e 100 mil pessoas. 

Dividida em seis temas, “A pessoa”, “O camarada”, “O líder”, “O prisioneiro”, “O negociador” e “O homem de estado”, a mostra traz detalhes sobre a vida pessoal e a luta política de Mandela, abordando seus 28 anos de prisão, a vitória no Prêmio Nobel da Paz, até a eleição como primeiro presidente negro da África do Sul, em 1994. Entre os destaques da exposição, está uma réplica da cela da Ilha de Robben, cubículo com apenas 5m², onde o líder sul-africano ficou 18 anos preso.

Foto: Divulgação

CAROL BEZERRA APRESENTA PROJETO DE MANUTENÇÃO DOS PARQUES DO PRAÇA AMIGA DA CRIANÇA

A primeira dama de Fortaleza Carol Bezerra apresentou nesta quarta-feira (11/04), às 17h, na Praça Narcísia Borges, o projeto de manutenção dos parques infantis instalados nas praças e parques públicos de Fortaleza.

Os equipamentos fazem parte do Programa Praça Amiga da Criança, instituído a partir do Plano Municipal pela Primeira infância de Fortaleza, estabelecido em Lei n. 10221 de 13/06/2014, regulamentada pelo Decreto Nº 13.581, de 13 de maio de 2015. O Praça Amiga da Criança atende às premissas contidas no Plano Municipal pela Primeira Infância.

A manutenção está orçada em R$ 4.595.851,41 e será executada pela Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor), que também é responsável pela a manutenção da arborização e do paisagismo das praças.

Carol Bezerra
Foto:Divulgação

VEM AÍ O DFB 2018!

“Olhar a realidade através de todas as camadas, abrangendo todos os sentidos e todas as direções”, resume Claudio Silveira, ao anunciar a proposta da edição 2018 do DFB Festival, uma das mais relevantes mostras multidisciplinares do Nordeste e maior encontro da moda autoral da América Latina. O realizador do DFB reforça que, “em tempos de temperatura elevada em todos os setores da nossa sociedade, é preciso se posicionar de forma positiva para garantir a máxima participação de todos os indivíduos, sem discriminação, censura ou limitação”. 

A fala de Claudio reflete os princípios da Economia Circular e da Economia Criativa, que norteiam o evento este ano e que já vêm sendo abordados em edições anteriores. Ao consolidar-se como evento multidisciplinar, o DFB Festival 2018 reforça sua missão maior: promover a inovação e o acesso às mais diversas formas de produção criativa.

Realizado de 09 a 12 de maio, o evento volta, pela quarta vez, ao Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza, e apresenta uma extensa programação reunindo cultura, música, moda, dança, gastronomia, empreendedorismo e formação.  

No DFB Festival, moda é sinônimo de oportunidade e suas ações reafirmam sua missão primordial: proporcionar o acesso do público a talentos emergentes e em formação, bem como marcas e designers que não se encaixam nos formatos mais tradicionais do trade.

Para fomentar o novo, o DFB realiza, desde 2001, o Concurso dos Novos, tradicional competição aberta a instituições de ensino superior e técnico de todo o Brasil. Nesta edição, as instituições participantes devem desenvolver coleções-cápsula com o tema: “Economia Circular: todos os ângulos da inovação e da renovação no pensamento e no fazer moda”.

A programação será aberta no dia 09/05 com um talkshow com o estilista mineiro Ronaldo Fraga, sobre as conexões entre moda e cultura, seguido de conversa criativa entre o estilista e a pesquisadora Cristiane Mesquita. 

No dia 10/05, a pauta aborda o universo masculino e conta com talkshow do carioca Mario Queiroz, estilista e realizador do seminário Homem Brasileiro e convidados como o estilista David Lee, o designer Erico Gondim e a consultora de produtos educacionais do Senac/Ce, Eveline Costa. 

As relações entre maquiagem e estilo são o assunto do dia 11/05, que recebe na arena Senac especialistas em beleza e styling do London College of Fashion e conversa criativa com a cosmetóloga Simone Barcelos. 

Encerrando a programação do DPM, o quarto dia abordará sustentabilidade, cooperação e empreendedorismo, e irá contar com a participação de Itiana Pasetti (Revoada), Gabriela Mazepa e o trio de gestoras do projeto Elo Collab, que integra o lineup de desfiles do DFB Festival 2018.

E para quem não conseguir ir até o Terminal Marítimo, o DFB Festival 2018 montará o Studio DFB, a base oficial para entrevistas, bate-papos e encontros com grandes nomes que passam pelo Evento, com conteúdo transmitido online durante os 4 dias de evento.

Cláudio Silveira
Foto: Divulgação

CURSO ENSINA A CRIAR SEU PRÓPRIO APLICATIVO ANDROID

Já pensou em criar o seu próprio aplicativo Android? Conhece alguém que se interessa pelo assunto? A Iwtraining está com inscrições abertas para o Curso de Desenvolvimento Android. Os interessados vão aprender a desenvolver aplicações para SmartPhones e Tablets que utilizam a plataforma do Google de uma maneira simples e prática. O curso abordará ainda assuntos essenciais para que você esteja capacitado para atender boa parte das demandas de aplicativos do Google Play. As inscrições podem ser feitas online AQUI.

O curso é umas das novidades do maior Centro de Treinamento da Adobe no Ceará. A Iwtraining Treinamentos agora faz parte do Grupo Pixels, a maior escola de Design e Tecnologia do Brasil.

A iwtraining é uma empresa exclusivamente dedicada a treinamentos nas áreas de Web, Design e Tecnologia da Informação, além de vender as soluções de softwares de seus parceiros. Diferenciando-se dos demais cursos de informática, a iwtraining apresenta uma proposta completa para o ensino, aliando-se aos principais fabricantes de produtos para Web & Design do mercado, como Adobe, Corel e Microsoft.

A iwtraining é uma AATC (Adobe Authorized Training Center), estando habilitada a emitir o Certificado Oficial Adobe para a maioria dos produtos Adobe com exclusividade no Ceará. Parte do quadro gestor da iwtraining trabalha no ramo de tecnologia da informação a mais de 11 anos.

Mais informações: (85) 3104-1414 - Whatsapp e Telegram: 85 9.8155-2230
Faça a sua reserva:https://www.facebook.com/iwtraining/videos/2110140639001096/


THEATRO VIA SUL FORTALEZA RECEBE COMPETIÇÃO DE RISO "UTC- NÃO PODE RIR"

Sucesso no Youtube e em suas apresentações no eixo Rio-São Paulo, o UTC (Ultimate Trocadilho Championship) - Não Pode Rir, chega ao Theatro Via Sul Fortaleza para única apresentação no dia 14 de abril, sábado, às 21h.

Apresentado pelos Castro Brothers, O UTC é um campeonato realizado no formato mata-mata, onde dois oponentes se enfrentam com o objetivo de fazer o outro rir. Quem ri, perde. Em cada rodada, um dos humoristas deve pegar uma carta na mesa que contém um trocadilho infame. Ele contará o trocadilho usando qualquer artifício que quiser – imitação, vozes, acessórios externos etc.

Os Castro Brothers são um dos principais produtores de conteúdo audiovisual para internet do Brasil. Seu canal no YouTube, idealizado pelos irmãos Marcos e Matheus Castro, é um dos maiores do país - tendo mais de 290 milhões de visualizações e 2.6 milhões de assinantes.

Foto: Divulgação

PREMIADO ESPETÁCULO “AUÊ” CHEGA À CAIXA CULTURAL FORTALEZA

A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, de 27 a 29 de abril de 2018, o espetáculo Auê, do grupo Barca de Corações Partidos, que apresenta 21 canções autorais e inéditas em uma peça que mescla teatro, dança, performance e, claro, música. 

Seguindo o conceito principal do trabalho, os atores promovem uma verdadeira celebração musical – ou um auê, como preferir – no palco. O repertório faz jus ao nome da companhia e traz uma leva de canções cujo tema principal é o amor e todas as suas dores e delícias. 

As músicas foram compostas pelos atores da Barca (Adrén Alves, Alfredo Del Penho, Beto Lemos, Eduardo Rios, Fábio Enriquez, Renato Luciano, Ricca Barros) e alguns colaboradores, como o cantor e compositor Moyseis Marques, que protagonizou a ‘Ópera do Malandro’ com eles, e Laila Garin, atriz de ‘Elis – A Musical ’. 

As composições foram produzidas nas muitas excursões da trupe e ‘apresentadas’ em ônibus, vans e camarins Brasil afora. Ao longo dos números, a diversidade musical e rítmica das canções fica explícita nos arranjos assinados por Alfredo Del-Penho e Beto Lemos, que passam por samba de roda, baião, rock, valsa, ijexá, maracatu e coco. 

Informações:(85) 3453-2770.

Foto: Daniel Barboza

FORRÓ REAL FAZ SHOW NO BAR DO CEBOLINHA

A festa "Baú do Real - A noite da realeza" vai abrilhantar a quinta-feira (12/04) do Bar do Cebolinha Maraponga, com o melhor dos sucessos da banda tradicional cearense, Forró Real, a partir das 21 horas e ainda tem Seu Minino e Lucas Payzim.

São mais de duas décadas de muito forró e irreverência em cima do palco. A voz inconfundível de Fernandinho lidera o time de vocalistas da banda mais forrozeira do Brasil, junto com Sebastian e  Mannu Castro. A banda gravou um DVD super especial em comemoração aos 20 anos de carreira. 

O trabalho emocionou os fãs, que puderam rever as principais vocalistas que já passaram pelo grupo, como Taty Girl, Laninha Show, Nildinha Cearense, Rose Morais, juntamente com Janaína Alves (na época vocalista da banda). O Forró Real é chamado carinhosamente pelos fãs de “Real de Aço” e é uma das bandas mais conceituadas no segmento do forró.

Foto: Divulgação

CULINÁRIA DE VÁRIOS PAÍSES GANHAM TOQUE CRIATIVO E AUTORAL DO MAYÚ

Mundialmente conhecidas, as culinárias francesa, italiana e asiática se mantêm no menu do almoço do Mayú em 2022, que também traz os sab...