quinta-feira, 30 de março de 2017

DEMOCRATIZAÇÃO DO VINHO EM FORTALEZA POR MEIO DA ENOCRACIA E ENO CULTURA



Thiago Mendes

Da união entre as palavras Enologia – ramo da ciência que estuda os vinhos – e Democracia – uma organização de todos para todos, surgiu em 2015 a Enocracia, centro de estudos que também funciona como casa de vinhos,  contribuindo para disseminar em Fortaleza a cultura que gira em torno dessa bebida, que é acessível desde a sua origem.

A Enocracia vai além da comercialização de mais de 100 rótulos internacionais. Tem como missão tornar-se referência no estudo e ensino de vinho na cidade, ao promover cursos, degustações, palestras e eventos relacionados ao tema.
Para tanto, os sócios Alberico Terceiro e Valdir Nascimento contam com importantes parcerias: Neiva Terceiro, chef boulanger e proprietária de Neiva Terceiro Pães e Vinhos, que fornece todos os pães, desenvolve produtos e pratos especiais para os eventos da Enocracia, e Zeh Lima Filho, sommelier, professor de Enologia do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e comentarista de vinhos da Rádio O POVO/CBN. Ele é o responsável por criar e organizar dos eventos e programas de vinhos da casa.
Entre fevereiro de 2015 e março de 2016, a Enocracia já realizou mais de 20 cursos, oficinas e degustações, com a participação de mais de 300 alunos. Entre as maiores conquistas está a parceria com a Eno Cultura, instituição de São Paulo comandada pelos empresários Thiago Mendes e Paulo Brammer. A academia ministra “cursos customizados” com temas personalizados e configurados de acordo com as necessidades de cada cliente, atendendo confrarias, grupos de amigos e eventos corporativos.

Paulo Brammer

Por meio dessa parceria, a Enocracia trouxe para Fortaleza a qualificação profissional em vinhos e destilados da instituição inglesa WSET (Wine & Spirit Education Trust). Atualmente, está com inscrições abertas para os níveis 1 e 2, devendo ofertar em breve o nível 3 dessa certificação internacional. De acordo com Thiago Mendes, as qualificações da WSET são a maneira mais fácil e estruturada para uma pessoa iniciar no mundo do vinho.
 “Nosso objetivo é estabelecer a excelência através da educação, ajudar o progresso da indústria e partilhar a nossa paixão por vinhos com outros que desejam aprender”, revela Paulo Brammer. Um dos principais diferenciais é que os diretores da Eno Cultura possuem o nível 4 – Diploma em Vinhos e Destilados da WSET  –  e também o certificado de Educadores WSET, além de serem membros Associados do Instituto do Vinho e Destilado (AIWS), aberto apenas para profissionais que alcançam o Nível 4 da WSET. 
Zeh Lima Filho

A experiência tem sido gratificante para Zeh Lima Filho: "O percurso da WSET me trouxe um real crescimento de visão do mundo do vinho e influiu positivamente não só na qualidade no meu trabalho como sommelier, mas como apreciador da bebida. Recomendo por razões profissionais, culturais, gastronômicas ou simplesmente edônicas”.

SERVIÇO: 
Enocracia: Centro de Estudos e Eventos de Vinho
Endereço: Rua Vicente Leite, 1130, Meireles – Fortaleza/CE.
Telefone: 85 3268.3565
A loja é aberta de terça-feira a sábado, das 16h às 20hs.
Atualmente estão abertas as inscrições para a certificação WSET Nível 1 e Nível 2. O Nível 1 acontece no sábado, dia 12 de agosto, das 9 às 18hs, com degustação de 10 vinhos. O investimento é de R$ 1080. Já o Nível 2 é uma certificação de nível intermediário e acontece de 21 a 24 de junho envolvendo a degustação de mais de 50 vinhos. As inscrições para ambos cursos podem ser feitos pela internet http://enocultura.com.br/wset


CULINÁRIA DE VÁRIOS PAÍSES GANHAM TOQUE CRIATIVO E AUTORAL DO MAYÚ

Mundialmente conhecidas, as culinárias francesa, italiana e asiática se mantêm no menu do almoço do Mayú em 2022, que também traz os sab...