terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

CAIXA CULTURAL PROMOVE OFICINAS DE ORIGAMI E MEDIAÇÃO ESPECIAL

Está em cartaz na Caixa Cultural Fortaleza a exposição Ukiyoe – a magia da gravura japonesa, que reúne gravuras realizadas no Japão entre os séculos XVII e XIX, além de livros e máscaras. Como programação paralela, acontecem neste sábado (16/02) as últimas oficinas de origami, às 14h e às 16h, para quem se inscreveu previamente. No dia 24/02, das 15 às 16h, tem mediação especial para os visitantes que desejam saber mais informações, analisar e discutir assuntos abordados nas obras. A exposição segue em cartaz até 10 de março e, nesse período, está recolhendo alimentos não perecíveis, calçados e roupas para beneficiar a Fundação Educacional Silvestre Gomes. As caixas da campanha estão no espaço Café Cultural.

As gravuras Ukiyoe retratam, em sua maioria, o estilo de vida dos japoneses no período EDO (1603 a 1668), no qual o país foi governado pelos xoguns da família Tokugawa. Nesta época, pela primeira vez, a população urbana japonesa teve oportunidade de se interessar pela cultura, moda e divertimento. Este estilo de vida foi denominado ukiyo (mundo flutuante), do qual faziam parte poesia, música, gueixas, os teatros kabuki e bunkaro e as prostitutas Oiran. Os registros em xilogravura dessa vida hedonista foram chamados de ukiyo-e (retratos de um mundo flutuante). As gravuras representam também cidades, províncias, o Monte Fuji, animais, flores, pássaros e heróis. 

As obras pertencem a um dos mais importantes acervos de arte no Brasil, a coleção João Maurício de Araújo Pinho, do Rio de Janeiro. Segundo a curadora Anna Paola Baptista, a exposição Ukiyoe – a magia da gravura japonesa é um cartão de visita para a cultura tradicional japonesa: “A mostra nos apresenta as paisagens e as gentes do Japão, bem como lança luz sobre aspectos de sua cultura e costumes tais como a dança, o teatro e a religião. Será possível constatar também a grande influência que a gravura japonesa exerceu sobre importantes nomes da arte europeia, como Edgar Degas, Édouard Manet, Claude Monet, Vicent Van Gogh e Henri de Toulouse-Lautrec”, declara. 



CTRL + PLAY ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS PARA NOVAS TURMAS

A Ctrl+Play, escola de programação de Games, Aplicativos e Robótica para crianças e adolescentes, está com inscrições abertas para as novas turmas dos cursos regulares Ctrl+Kids e Ctrl+Teens. As aulas são divididas em módulos de 18 aulas cada e acontecerão uma vez por semana na sede da instituição (Rua Valdetário Mota, 1517 - Cocó), com horários disponíveis de segunda a sexta e também aos sábados.

O curso Ctrl+Kids é baseado na metodologia STEAM, que engloba ensinamentos sobre tecnologia, ciências, engenharia, artes e matemática e introduz crianças de 07 a 09 anos no universo da programação e robótica. Os módulos abordam desde os conceitos de lógica de programação e robótica; criação de aplicativos; produção de jogos 2D; até a programação de jogos e impressora 3D. Já o curso Ctrl+Teens proporciona aos jovens de 10 a 13 anos conceitos de lógica de programação, robótica, criação de jogos, modelagem 3D e muito mais.

A grande novidade para 2019 é a implantação da placa Micro:Bits, um dispositivo criado pela BBC para ensinar programação e robótica de forma fácil e lúdica, já utilizada por um milhão de crianças no Reino Unido, permitindo a criação de vários projetos envolvendo eletrônica, Internet das Coisas e habilidades Maker.

Para o diretor da Ctrl+Play Fortaleza, Almino Loiola, a educação tecnológica por meio da robótica e programação proporciona inúmeros benefícios. “As crianças têm capacidade de aprendizado infinitamente maior que a nossa. Este momento é o mais oportuno para aprender, pois em contato com tecnologias, elas aprimoram o seu raciocínio lógico, ficam mais abertas à experimentação, a matemática torna-se prazerosa e a criatividade é aguçada”, comenta.


ESPECIALISTAS DO PÃO DE AÇÚCAR MINISTRAM PALESTRA EM FORTALEZA

Pensando na experiência em loja de seus clientes, o Pão de Açúcar criou o Plano Verão, ação que tem como objetivo promover eventos e ações de encantamento com a temática do período mais quente do ano, reforçando os pilares de saudabilidade e gastronomia da marca. 

A programação inclui palestras com os especialistas do Pão de Açúcar na loja de São João, em Fortaleza (Av. Santos Dumont, 1169- Aldeota) às quintas-feiras. A agenda finaliza nesta quinta (14/02) às 17h e às 20h com Alex Moraes, sommelier de Cervejas, Mestre em Estilos pelo Instituto da Cerveja e vencedor do 1º Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cerveja.

As apresentações contam com degustações guiadas e curiosidades sobre os produtos. Para participar das palestras e degustações basta se inscrever horas antes com os consultores das lojas participantes. As vagas serão limitadas a 25 pessoas por palestra e, por isso, o ideal é que a inscrição seja feita o quanto antes para garantir a participação. 

A programação de Palestras com Especialistas contou ainda com a participação de Eliana Relvas, engenheira de alimentos com especialização em café e do consultor em queijos, Fernando Oliveira, responsável por treinar os atendentes de queijos de todas as lojas do Brasil.






EUSÉBIO CLASSIC CAR PROMOVE CARNAVAL À MODA ANTIGA

O Shopping Eusébio vai sediar neste sábado, 16, a partir das 16 horas, o 50º encontro do Eusébio Classic Car, o clube de carros antigos e raros do município da Região Metropolitana de Fortaleza. Cerca de 70 automóveis estarão em exposição no estacionamento do shopping e o tema desta edição não poderia ser outro: Carnaval à moda antiga. O bloco “Sai da frente que não tem freio” promete animar o público com as marchinhas dos anos 50, 60 e 70. 

Diversos modelos clássicos, datados do século passado como Fusca, Puma, Impala, Cadillac, Maverick e Jeep sairão em desfile pela CE-040 até chegar no estacionamento do shopping, onde ficarão disponíveis para a apreciação dos amantes de carros. 

Quem quiser participar como expositor, basta estacionar o automóvel antigo no Shopping Eusébio e começar a trocar ideias com os colecionadores sobre compra e venda de veículos ou peças, para combinar viagens ou passeios, para tirar dúvidas sobre dicas de oficinas e quais são as manutenções preventivas necessárias ou apenas para uma boa conversa. Para quem quiser apenas admirar os veículos, o acesso é gratuito.


Clube de carro
Nostálgico, Arnóbio Tomaz é um dos fundadores do Eusébio Classic Car, que nasceu em 2014 e reúne mais de 350 sócios. Ele conta que sentiu a necessidade de formar o clube, quando se mudou para a cidade e percebeu que não havia nenhum grupo formal voltado aos carros antigos. 

De acordo com Arnóbio, havia somente a ideia, no entanto não existia um local com a estrutura almejada para receber os futuros sócios. Por isso, com a chegada ao município do Shopping Eusébio, era a oportunidade que faltava para colocar o desejo em prática. Assim, engatou o projeto e acelerou os planos de fundar o Eusébio Classic Car. 

O encontro ficou marcado para acontecer todos os terceiros sábados de cada mês. “Meu sonho era fundar esse clube e hoje já somos o maior clube de carros antigos do Brasil”, declara o colecionador e presidente do clube. 

Serviço:
50º Encontro do Eusébio Classic Car e o bloco “Sai da frente que não tem freio”
Dia 16 de fevereiro (sábado) das 16h às 21h
Local: Pátio do Shopping Eusébio -  Av. Eusébio de Queiroz, 1890, Tamatanduba, Eusébio, 
Acesso: GRATUITO



SEST SENAT E FETRANS LANÇAM CAMPANHA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

O Sest Senat Fortaleza e a Fetrans, por meio do Programa Despoluir,  realizam durante o mês de fevereiro em parceria com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), o Núcleo de Controle de Vetores (Nuvet) e o Controle de Arboviroses da Secretaria de Saúde do Estado  do Ceará (Sesa), campanha de Responsabilidade Socioambiental, realizando diversas ações ao longo do mês.

Com o conceito “As suas escolhas fazem a diferença”, a campanha lançada nacionalmente no início de fevereiro, tem o objetivo de chamar a atenção para o impacto que o consumo desenfreado de elementos essenciais para a sobrevivência pode gerar. Além disso, a campanha pretende estimular a mudança de hábitos, que pode solucionar problemas ou amenizá-los para um futuro melhor. 

A próxima ação acontece na próxima quinta (14/02) das 9h às 10h, na sede da Empresa Viação Fortaleza, com palestra sobre “A Prevenção ao mosquito Aedes Aegypt e o cenário da dengue”, ministrada por representantes do Nuvet e Sesa, além de Tenda da Saúde do Sest Senat, com serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicemia e distribuição de brindes. 

No dia 15 de fevereiro, das 8h às 12h, as ações acontecem na sede da Empresa Vitória, com palestra sobre Consumo Consciente, ministrada por representante do Programa Despoluir, além de Tenda da Saúde do Sest Senat, com serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicemia e distribuição de brindes. 

A palestra “A Prevenção ao mosquito Aedes Aegypt e o cenário da dengue” será também realizada pelo Nuvet na sede do Sest Senat/Fetrans nos dias 19 de fevereiro (16 às 17h) e 22 de fevereiro (10h30min às 11h30min).

Os trabalhadores da Viação Urbana participam dia 25 de fevereiro na sede da empresa, das 9h às 10h, de palestra sobre “O Uso racional da água”, ministrada por representante da Cagece. Na ocasião, também acontece a Tenda da Saúde Sest Senat, com serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicemia e distribuição de brindes. 


Serviço:
Campanha de Responsabilidade Socioambiental Sest Senat e Fetrans (Programa Despoluir)
Sede Sest Senat e Fetrans: Rua Dona Leopoldina, 1050 – Centro
Tel: (85) 3304-4111



CULINÁRIA DE VÁRIOS PAÍSES GANHAM TOQUE CRIATIVO E AUTORAL DO MAYÚ

Mundialmente conhecidas, as culinárias francesa, italiana e asiática se mantêm no menu do almoço do Mayú em 2022, que também traz os sab...