quinta-feira, 18 de outubro de 2018

BLUBELL APRESENTA SHOW “CONFISSÕES DE CAMARIM” NA CAIXA CULTURAL FORTALEZA

A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, de 19 a 21 de outubro, o show “Confissões de Camarim”, onde a cantora e compositora paulista Blubell interpreta canções do seu quinto álbum (homônimo ao espetáculo), lançado em 2016. No repertório, misturas de música pop contemporânea e jazz com a performance teatral de Blubell, que também entoa faixas de discos anteriores. Ela ainda empunha guitarra em algumas músicas e sobe ao palco com a banda composta por Bruno Serroni (violoncello), Zé Ruivo (teclados) e Richard Ribeiro (bateria e programações). O show se desvenda como uma peça de teatro em três atos: “o primeiro ato é mais dançante, o segundo mais romântico e o terceiro mais ‘maluquete’”, aponta a artista. 

Produzido por Marcio Arantes (Liniker e Mariana Aydar), que trouxe ao álbum novas tonalidades contemporâneas à provocante verve vintage da cantante, “Confissões de Camarim” consagra Blubell como uma das vozes brasileiras da atualidade e pelas composições autorais. Sua assinatura permeia as 11 faixas do disco, que conta ainda com participação de Zeca Baleiro em "A Tardinha", com letra do maranhense, e a versão da cantora para “Pretexto”, de Pélico. Blubell segreda penitências de amor, prazeres e fluências vindas com as cores lustradas do cotidiano, entre poéticas revelações, finas doses de ironia e encantamentos da vida, como na bossa-novista "Vida em Vermelho" com levada ska; na balada "Cosmos"; em "Another Day", cantada em inglês e com pegada beatlemaníaca e no "Bolero do Bem" com nuances de reggae.

A multiplicidade rítmica traz músicas modernas com cara de antigas, como "Funny Honeymoon" e "Ontem", além da diversidade em "Liberdade X Segurança", canção mais existencialista que romântica; na mensagem irmanada ao público em "No Camarim" e na final "We're All Alone". No show, Blubell ainda retoma discos anteriores, como "Eu Sou do Tempo Em Que A Gente Se Telefonava" e "Diva É A Mãe", entre as embaladas revelações de “Confissões de Camarim”. 

Foto: Natan Santiago

TRIBUNAL DE JUSTIÇA RECEBE EXPOSIÇÃO SOBRE A DITADURA MILITAR

Seguindo a programação de exposição, a mostra “Imagens que Ardem” agora é inaugurada no Tribunal de Justiça do Estado do Ceará – TJCE, após exibição na Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará – ESMEC. Está é a primeira exposição itinerante do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF) e traz fotos icônicas da Coleção Paula e Silvio Frota, que registram o período da ditadura militar. A abertura será  nesta sexta (19/10) às 11h, e fica aberta para visitação durante um mês. Em seguida, será encerrada no Fórum Clóvis Beviláqua. 

São 50 fotografias feitas por Evandro Teixeira, Juca Martins e Orlando Brito, que contam fatos marcantes do período da política brasileira, compreendido entre os anos 1964 e 1985, em que os militares governaram o país. 

A mostra tem curadoria do fotógrafo Silas de Paula, membro do Conselho Curador do Museu. Para ele, os registros são uma descrição aguda e pessoal da ditadura militar, onde as relações imaginárias entre o real que a foto mostra e o que o sujeito viveu, fundem-se e revelam que abolir o dissenso é banir a subjetivação política, reduzindo a política ao policial. “As fotos desses grandes mestres ardem em nosso imaginário onde ambiguidades são replicadas, mas entre sonho e realidade percebemos que - mais do que nunca - é necessário olhar o futuro, tendo em vista o passado, para trabalharmos o presente”, afirma.

Em todos os lugares por onde passa a exposição itinerante, a visitação é gratuita e aberta ao público.


SERVIÇO:
Exposição Itinerante Museu da Fotografia - TJCE
Período: início em 19/10 – segue em exposição por um mês
Horário: 8 às 18h – segunda à sexta-feira
Local: Tribunal de Justiça do Estado do Ceará
Endereço: Av. General Afonso Albuquerque Lima, S/N. - Cambeba CEP: 60822-325 
Fone: (85) 3207-7000
Visitação: gratuita
Mais informações: (85) 3017-3661


CULINÁRIA DE VÁRIOS PAÍSES GANHAM TOQUE CRIATIVO E AUTORAL DO MAYÚ

Mundialmente conhecidas, as culinárias francesa, italiana e asiática se mantêm no menu do almoço do Mayú em 2022, que também traz os sab...