quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

PROGRAMAÇÃO "FÉRIAS NO DRAGÃO - CEARÁ EM ALTA"


Nos últimos dias da programação especial “Férias no Dragão – Ceará em Alta”, o Dragão do Mar reforça o convite para quem curte o universo das artes cênicas. Nesta semana, o centro de arte e cultura apresenta mais cinco espetáculos de teatro e dança, produções genuinamente cearenses que mostram a potência criativa da cena local. 

A semana traz ainda cinco exposições de artes visuais, Planeta Hip Hop, programação infantil e feirinha. Todas as atrações são gratuitas, mas as apresentações no Teatro Dragão do Mar e Teatro das Marias requerem a retirada de ingresso, que serão distribuídos duas horas antes do início dos espetáculos.

As atrações cênicas têm início nesta quinta, 16, com a Trupe Motim de Teatro, de Quixeré, interior do Ceará, encenando “Imaginário Criador”. É a partir do ponto de vista de uma barata que a trama se desenrola, toda ao ar livre, a partir de 19h, na Praça Almirante Saldanha, fazendo jus ao trabalho de pesquisa do grupo em ruas e espaços cênicos não convencionais.Ainda na quinta, 16, o ator e bailarino Luiz Otávio Queiroz dança “ZOOM”. Uma aproximação toda particular com o nosso próprio tempo. Com trilha sonora de Ayrton Pessoa Bob, o espetáculo será apresentado às 20h, no Teatro Dragão do Mar.


Imaginário Criador - Trupe Motim

Clarissa Costa e John Morais, bailarinos da Omí Cia. de Dança, são as atrações da sexta-feira, 17, no Teatro das Marias, a partir de 19h. Em duo, dançam “Felizes para Sempre”, espetáculo movido pelas questões inexplicáveis do amor. Com pitadas de ironia e bom humor, passeiam entre técnicas de danças de salão e a Língua Brasileira de Sinais. Também na sexta, 17, o Teatro das Marias recebe às 20, o coletivo “Tambor de Crioula Filhos do Sol”, formado há seis anos com o intuito de aprender e difundir o folguedo em âmbito local. A ordem é reverenciar e experimentar a dança afrodescendente da cultura maranhense, praticada em louvor a São Benedito, considerado padroeiro dos tocadores e brincantes de manifestações culturais e dos tambores de crioula existentes.


No sábado, 18, às 19h, no Teatro Dragão do Mar, o Grupo Terceiro Corpo encena a peça “Asja Lacis já não me escreve”, uma montagem que resulta do Laboratório de Pesquisa Teatral do Porto Iracema, estudo feito em 2016, girando em tornoda figura de Asja Lacis, colaboradora de Meyerhold e de Eisenstein, próxima do grupo de Maiakóvski. Asja é a amante de Walter Benjamin, e, por intermédio dela, Brecht e Benjamin se conhecem. Ao final dos anos 30, Asja Lacis desaparece num campo de concentração stalinista.

Asja Lacis já não me escreve

Quem for curtir a programação de “Férias no Dragão” pode visitar as cinco exposições que estão em cartaz no Centro Dragão do Mar, todas gratuitas, de terça a domingo. Raimundo Cela – Um mestre brasileiro dá merecido destaque a um dos maiores pintores cearenses; A Arte da Lembrança – A Saudade na Fotografia Brasileira reúne imagens de 36 artistas brasileiros; Miolo de Pote: A Cerâmica Cearense Primitiva e Atual recupera toda a beleza da arte milenar do barro; Narrativas e Alteridade - O outro de Nós lança luz sobre o trabalho de nove fotógrafos do Nordeste, enquanto Vaqueiros mostra todo o simbolismo e paisagem do universo sertanejo e a vida do vaqueiro como trabalhador.

A partir de 19h, os sábados são do Planeta Hip Hop. Sob a cúpula do Planetário, pode-se ver dança ou break, em performances favorecidos pela acústica natural da área. O convite se estende às tardes de domingo, com a feirinha Fuxico no Dragão, que, a partir de 16h, reúne ao ar livre expositores de artesanatos e comidinhas caseiras, na Arena Dragão do Mar.

Aos domingos, o  projeto Brincando e Pintando no Dragão, que acontece sempre de 16h às 19h, na praça Verde do Dragão do Mar, é diversão garantida para pais e filhos.

PROGRAMAÇÃO:
Exposições – 9h às 19h (acesso até 18h30) De terça a sexta / 14h às 21h (acesso até 20h30) sábados, domingos e feriados > Gratuito

Dia 16 | Quinta
IMAGINÁRIO CRIADOR - Trupe Motim de Teatro
19h > Praça almirante Saldanha > Livre #teatroderua
ZOOM - Luiz Otávio Queiroz
20h > Teatro Dragão do Mar > 16 anos #dança

Dia 17 | Sexta
FELIZES PARA SEMPRE  - Clarissa Costa e John Morais
19h > Teatro das Marias > Livre #dança
TAMBOR DE CRIOULA FILHOS DO SOL
20h > Teatro das Marias > Gratuito > 14 anos #dança

Dia 18 | Sábado
ASJA LACIS, JÁ NÃO ME ESCREVE - Grupo terceiro Corpo
19h > Teatro Dragão do Mar > Gratuito > 14 anos #teatro
Fuxico no Dragão – 16h às 20h > atrações artísticas e uma feirinha com expositores de produtos criativos e gastronômicos > na Arena Dragão do Mar
Planeta Hip Hop - 19h > sob a cúpula do Planetário
* PROGRAMAÇÃO SUJEITA A ALTERAÇÕES!

SERVIÇO
Férias no Dragão - Ceará em Alta

Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Entrada: gratuitas e pagas
Retirada de ingressos - As atrações gratuitas do Teatro Dragão do Mar e Anfiteatro preveem retirada de ingressos duas horas antes do início dos espetáculos, nas bilheterias do Dragão.
Mais informações: http://www.dragaodomar.org.br/

CULINÁRIA DE VÁRIOS PAÍSES GANHAM TOQUE CRIATIVO E AUTORAL DO MAYÚ

Mundialmente conhecidas, as culinárias francesa, italiana e asiática se mantêm no menu do almoço do Mayú em 2022, que também traz os sab...