quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

KARTHAZ STUDIO ANUNCIA CHAMADA PÚBLICA PARA O PROGRAMA OCUPAÇÃO KARTHAZ

Estão abertas até o dia 25 de janeiro as inscrições para a terceira edição do Programa de Ocupação Karthaz 2019, que acontece de fevereiro a junho. O Programa de Ocupação Karthaz é uma plataforma permanente e independente que incentiva e apoia a criação de espetáculos de dança no Ceará, com o objetivo de facilitar a montagem de espetáculos de dança para a circulação ou participação em editais de circulação, no estado do Ceará.

No programa, os coreógrafos (as) e/ou companhias/grupos selecionados têm a oportunidade de explorar e desenvolver um espetáculo inédito durante uma ocupação de 05 meses no Karthaz  Studio, em Fortaleza. A presente seleção são para as 03 criações que começam a partir do dia 04 de fevereiro de 2019. 

O programa é destinado a coreógrafos(as) e companhias/grupos de dança profissionais com extensa experiência no setor e a eles oferece um estúdio equipado, próprio para atividades de criação em dança.O Programa de Ocupação Karthaz não se envolve na produção ou venda posterior do espetáculo, mas oferece suporte a seus produtores. 

Os 03 novos convidados serão selecionados pelo curador do programa, Linhares Junior, diretor do Karthaz Studio. Serão selecionados até 03 companhias/grupos/coreógrafos (as) que integrarão a terceira temporada do programa em 2019. 

As inscrições devem ser feitas através do preenchimento da ficha de inscrição disponível no site do Karthaz Studio no link (http://www.karthazstudio.com). O resultado será comunicado no dia 30 de janeiro 2019 no site do Karthaz Studio. Informações: Tel. 085-30254713 (Segunda a Sexta da 14 às 18h). 

Grupo Carnís

CTRL+ PLAY LANÇA CURSOS DE FÉRIAS

Com a chegada das férias, a escola de programação e robótica, Ctrl+Play, preparou cursos de aprendizado tecnológico para crianças e adolescentes. Em janeiro, nos dias 14 e 23/01 de 14h às 17h; e 15 e 24/01 de 09h às 12h será ministrada a capacitação “Meu Primeiro Game”. A iniciativa é voltada para jovens de 08 a 17 anos que terão a oportunidade de criar, a partir de conceitos de programação e design, seu próprio jogo e publicá-lo online. 

O segundo, “Programando com Minecraft”, acontecerá nos dias 14, 15, 23 e 24/01, para jovens de 7 a 14 anos que terão uma introdução à lógica de programação através de scripts dentro do jogo Minecraft. Com vagas limitadas, os cursos serão realizados na sede da Ctrl+Play, no Cocó. Presente em 6 estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Pernambuco), a empresa conta com mais de 2.500 alunos.





WALDONYS É O NOVO GAROTO-PROPAGANDA DA FACULDADE CDL

A Faculdade CDL estreia, nesta quinta-feira (10/01), um novo comercial para divulgar o vestibular 2019, dentro do conceito da atual campanha “Psiu! Estude na Melhor Escola de Negócios do Ceará”. O filme, que tem duração de 30 segundos, é estrelado pelo cantor Waldonys, que gravou a trilha sonora, uma paródia da música “Sabiá”, de Luiz Gonzaga.

A música escolhida para ambientar o comercial não poderia ser outra, já que a onomatopeia “Psiu!”, marca da música, é utilizada na campanha como ferramenta de comunicação para criar referência à marca. O objetivo é chamar a atenção e reforçar o conceito de instituição de ensino superior mais qualificada para capacitar profissionais nas áreas de negócios e tecnologias da informação.

O filme de 30 segundos é composto por três cenas, em que possíveis estudantes da Faculdade estão em situações de seus cotidianos e ouvem o jingle e então se interessam pelo vestibular. No final, aparece Waldonys convidando para estudar na Melhor Escola de Negócios do Ceará.

A produtora responsável pelo filme é Studio Foco 2.8, que executou a ideia assinada pela Dégagé Comunicação, empresa que atua há 18 anos no mercado de comunicação do Ceará, atendendo clientes como a CDL de Fortaleza, o Cine Ceará e o Festival Jazz & Blues de Guaramiranga.






TEATRO NEGRO DE PRAGA APRESENTA TURNÊ NO BRASIL

Apresentado em diversos países, o espetáculo “Antologia - O Original Teatro Negro de Praga” volta ao Brasil após 20 anos. Original da República Tcheca, o espetáculo apresenta o Teatro Negro de Praga produzido por Jiry Srnec. 

O espetáculo acontece em Fortaleza no dia 31 de janeiro às 20h no Teatro RioMar Fortaleza. Depois segue para Natal (02/02), Rio de Janeiro (05/02), São Paulo (06/02) e Porto Alegre (10/02). 

Esse tipo de obra ficou conhecida e foi popularizada na cidade de Praga, na República Tcheca, por utilizar a luz negra (black light) para criar imagens surreais e mágicas características da técnica. A técnica popularizada em Praga já participou de 77 festivais internacionais e realizou mais de 250 apresentações internacionais em 68 países.

O Teatro Negro teve sua origem na China, onde as peças eram apresentadas em telas de projeção com fundo de luz de velas. O Teatro Negro moderno iniciou nos anos 50, usando as tecnologias da época, como projeção cinematográfica, iluminação e luz negra. Esse tipo de espetáculo combinava o teatro tradicional com pantomina (um tipo de mímica), dança e arte circense.


CAIXA CULTURAL FORTALEZA RECEBE EXPOSIÇÃO “J. BORGES 80 ANOS”

A CAIXA Cultural Fortaleza recebe, entre 09 de janeiro e 10 de março, a exposição J. Borges 80 Anos, que traz uma coletânea de 40 xilogravuras, sendo 10 inéditas, com temas que retratam a trajetória de vida do artista J. Borges, considerado pelo dramaturgo Ariano Suassuna como o melhor gravador popular do Brasil.

J. Borges
Foto: Xirumba

Na exposição que celebra os 80 anos do artista, completados em 2016, os visitantes poderão conferir obras que retratam diversas fases da história de J. Borges com os temas ‘No Tempo da Minha Infância’, ‘Na Minha Adolescência’, ‘Vendendo Bolas Dançando e Bebendo’, ‘Serviços do Campo’, ‘Cantando Cordel’, ‘Plantio de Algodão’, ‘A vida na Mata’, ‘Plantio e Corte de Cana’, ‘Forró Nordestino’, ‘Viagens a Trabalho e Negócios’.

"Estou muito alegre com essa exposição sobre os meus 80 anos. Eu ainda quero viver bastante. O que me inspira é a vida, é a continuação, é o movimento. É aquilo que eu vejo, aquilo que eu sinto", afirma J. Borges. Com curadoria de José Carlos Viana e Marcelle Farias, a exposição reserva um lugar especial para a poesia popular com um espaço dedicado à literatura de cordel.

Foto: Davi Mello

Cordelista há mais de 50 anos, os versos de J. Borges tratam do cotidiano do agreste, acontecimentos políticos, fatos lendários, folclóricos e pitorescos da vida. A mostra trará ainda obras assinadas por J. Miguel e Manassés Borges, filhos e aprendizes do artista, além da exibição de uma cinebiografia sobre vida e obra do artista, assinada pelo jornalista Eduardo Homem.

J. Borges desenha direto na madeira, equilibrando cheios e vazios com maestria, sem a produção de esboços, estudos ou rascunhos. O título é o mote para Borges criar o desenho, no qual as narrativas próprias do cordel têm seu espaço na expressiva imagem da gravura.

Serviço:
Exposição J. Borges 80 Anos
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287 - Praia de Iracema
Horário: terça-feira a sábado, das 10h às 20h | domingo, das 12h às 19h
Classificação indicativa: Livre
Entrada gratuita


CULINÁRIA DE VÁRIOS PAÍSES GANHAM TOQUE CRIATIVO E AUTORAL DO MAYÚ

Mundialmente conhecidas, as culinárias francesa, italiana e asiática se mantêm no menu do almoço do Mayú em 2022, que também traz os sab...