terça-feira, 7 de março de 2017

JOÃO BOSCO, YAMANDU COSTA E TURÍBIO SANTOS APRESENTAM-SE JUNTOS EM FORTALEZA


A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, de 17 a 19 de março, o show Cordas Brasileiras, com João Bosco, Yamandu Costa e Turíbio Santos. O projeto apresenta, pela primeira vez em Fortaleza, três grandes nomes do cenário musical brasileiro que possuem algo em comum: a impressionante habilidade com seus instrumentos de cordas.
 
Em curta temporada, o Cordas Brasileiras tem início na sexta, dia 17, com a apresentação de Turíbio Santos, às 20 horas. No sábado, 18, no mesmo horário, é a vez de João Bosco subir ao palco e tocar seus clássicos da MPB. No domingo, dia 19, às 19h, Yamandu Costa encerra o projeto tocando seu violão de sete cordas. 

Turíbio Santos – Dia 17 (sexta) 
Turíbio Santos é um dos maiores nomes do violão erudito brasileiro. Desenvolveu uma carreira de sucesso tanto no universo erudito quanto no popular. Fundou, em 1983, a Orquestra Brasileira de Violões. Titular da cadeira número 38 da Academia Brasileira de Música, com 64 discos gravados no Brasil e no exterior, este maranhense radicado no Rio de Janeiro, consagrou-se um dos grandes nomes do violão com apenas 22 anos, ao conquistar o primeiro lugar no VII Concours International de Guitare do Office de Radiodiffusion et Television Française (ORTF), premiação que lhe rendeu um convite para lecionar no Conservatório do Xeme Arrondissement, em Paris.
 
Na Europa, teve a oportunidade de aprimorar a sua técnica com os mestres Julian Bream e Andrés Segóvia. Os quinze anos de residência na Europa resultaram na gravação de mais de 20 discos.
 
Turíbio é diretor do Museu Villa-Lobos. Sua gestão, que iniciou em 1986, é marcada por ações voltadas para a proteção e universalização da obra do maestro. E, desde 2000, a convite do cineasta João Salles, Turíbio coordena o Projeto Villa-Lobinhos, voltado para o aprendizado musical de crianças carentes.
 
João Bosco – Dia 18 (sábado) 
Compositor, cantor e instrumentista, João Bosco é um dos maiores artistas do nosso país e responsável pela criação de grandes clássicos da nossa música popular brasileira, eternizados na sua própria voz e na outros grandes artistas. É um dos artistas brasileiros mais prestigiados e reconhecidos por seu talento no Brasil e no mundo. Em 1972, conheceu Elis Regina, que gravou uma parceria sua com Aldir Blanc: Bala com bala, e em seguida, o bolero Dois pra lá, dois pra cá. Sua obra já foi gravada por outros grandes artistas, como Maria Bethânia, Gal Costa e Zizi Possi.
 
Yamandu Costa – Dia 19 (domingo)
Violonista e compositor de Passo Fundo (RS), Yamandu Costa começou a estudar violão aos sete anos de idade com o pai e, aos 17 anos, apresentou-se em São Paulo no Circuito Cultural Banco do Brasil. A partir daí, passou a ser reconhecido como músico revelação do violão brasileiro e hoje é um dos maiores fenômenos da música brasileira.
 
Yamandu toca do choro a música clássica brasileira, mas também é um gaúcho cheio de milongas, tangos, zambas e chamamés. Um violonista e compositor que não se enquadra em nenhuma corrente musical, ele é uma mistura de todos os estilos e cria interpretações de rara personalidade no seu violão de sete cordas. Em 2010, o CD Luz da Aurora, com Hamilton de Holanda, foi indicado para o Grammy Latino. Em 2012, ganhou em Cuba o Prêmio Internacional Cubadisco pelo CD Mafuá e uma Menção do Prêmio ALBA pelo CD Lida.
 
Ficha Técnica:
 
Turíbio Santos – Violão
João Bosco – Violão
Yamandu Costa – Violão
Carlos Fausto – Técnico de som
Vander Lopes, Letícia Trindade e Glauker Bernardes –  Produção Executiva
Projesom - Sonorização
Proluz – Iluminação
Serviço:
 
Música: Cordas Brasileiras
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 17 a 19 de março de 2017
Horários: sexta e sábado, às 20h | domingo, às 19h
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: Livre
Ingressos:  R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)
Vendas a partir do dia 16/03, das 10h às 20h, na bilheteria do local (venda restrita a quatro ingressos por pessoa, sendo no máximo dois ingressos por sessão)
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais
Serviço de manobrista gratuito no local 
Informações gerais | Bilheteria da CAIXA Cultural Fortaleza: 
(85) 3453-2770
 

COMPLEXO CRIATIVO PROMETE ALAVANCAR ECONOMIA, ARTE E CULTURA



Criar um espaço capaz de conectar estilos, negócios, artes, sonhos e principalmente pessoas. Essa foi a motivação do empresário André Barros Leal. Pós graduado em design de interior e também tatuador, Deco, como é conhecido, sempre sentiu-se incomodado com os espaços tradicionais de trabalho e a falta de conexão desses lugares com uma network de negócios e pessoas que incentivassem o crescimento e a estruturação das atividades, principalmente em termos de economia criativa. 

E foi assim que surgiu a ideia da Inkload Creative Dock, com inauguração marcada para esta terça, dia 7, às 19h, na Rua João Alves de Albuquerque, 341 - Parque Manibura. "Como o nome sugere, é uma doca para aportar os mais variados tipos de atividades e pessoas, sem fronteiras e preconceitos, onde o valor está no talento do trabalho de cada um e não no tamanho da empresa e valor de investimento”, explica Deco.



O complexo respira as novas possibilidades de interações entre públicos e abriga galeria de arte, estúdio de tatuagem, produtores de artesanato, food trucks, coworking, café, bar e cursos de aperfeiçoamento. A Inkload Creative Dock está instalada em uma área de 700m², com espaços criados em containers redesenhados para comportar cada tipo de ação e está assim dividida: 

Studio - estúdio de tatuagem com quatro estações de trabalho dos tatuadores da Inkload Studio; 
Stock - loja de artigos de produtores locais, atualmente com peças das empresas: Meu Óculos de Madeira, Tribe, Stache, NGurgel, Jinja e Umnosdois;
Office - coworking com Recepção, Estação com 16 nichos para trabalho, 4 salas de atendimento, Sala de Reunião e Espaço Multiuso;
Café Bar - espaço com funcionamento como café no horário de expediente. A partir das 19h funciona como bar temático; 
Espaço Multiuso - área para instalação de exposições artísticas de talentos locais, cursos e palestras, já com aulas programadas da Desencaixa (aperfeiçoamento) e línguas com Max Personal Teacher; 
Praça Inkload - área de convivência arborizada que abriga os food trucks e o palco onde acontecem apresentações musicais semanalmente de terça a sábado, a partir das 19h. 

Serviço: 
Inauguração Inkload Creative Dock 
Terça - 07/03
Hora: 19h 

Rua João Alves de Albuquerque, 341 - Parque Manibura

CULINÁRIA DE VÁRIOS PAÍSES GANHAM TOQUE CRIATIVO E AUTORAL DO MAYÚ

Mundialmente conhecidas, as culinárias francesa, italiana e asiática se mantêm no menu do almoço do Mayú em 2022, que também traz os sab...