quinta-feira, 16 de agosto de 2018

CEARENSE GILBERTO SILVA PARTICIPA DO PANAMERICANO DE PARACICLISMO


O ciclista cearense Gilberto Silva vai representar o Ceará na etapa brasileira do Circuito Panamericano de Paraciclismo de Estrada. O evento acontecerá pela primeira vez no Brasil, entre os dias 24 e 26 de agosto, em São Caetano do Sul, estado de São Paulo.

Gilberto Silva teve paralisia infantil com apenas um ano de idade e durante a infância fez diversas cirurgias para corrigir as marcas da doença, porém ficou com uma sequela na perna. Aos 11 anos ganhou sua primeira bicicleta e se apaixonou pelo que seria o esporte da sua vida. Patrocinado pelo Instituto Aço Cearense há oito anos, Gilberto já se destacou em diversos campeonatos de ciclismo e paraciclismo e hoje é considerado um grande atleta do Ceará.  

O paraciclista, que é o atual campeão na categoria no ranking brasileiro de 2017, já alcançou mais de 300 pódios em sua carreira esportiva. Hoje, se prepara para alcançar uma vitória inédita no Panamericano de Paraciclismo. Participante da categoria C5, Gilberto diz estar muito preparado para encarar o novo desafio. “É a primeira vez que vou participar de um Panamericano, estou com ótimas expectativas, pois estou em uma boa fase, com excelente condicionamento, muito foco e um bom equipamento”, afirma o ciclista.




“MOSTRA MUNDO GIRAMUNDO” E “PEDRO E O LOBO” NA CAIXA CULTURAL FORTALEZA

A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, de 24 de agosto a 21 de outubro, a “Mostra Mundo Giramundo”, uma coleção de peças de conteúdo lúdico e educativo que busca revelar o modo de trabalho e o processo criativo do grupo, nacionalmente conhecido por atuar com o universo do teatro de bonecos. Em sinergia com a mostra, de 24 a 26 de agosto serão realizadas apresentações de “Pedro e o Lobo”, o espetáculo mais apresentado da história do Giramundo. Dentro da programação ainda, no dia 26 de agosto, haverá a palestra “Processo de Montagem Teatral”, que irá demonstrar como é feita a montagem dos espetáculos.

O espetáculo e a palestra têm o propósito de aproximar o espectador do ofício do marionetista e de sua realidade prática. O principal objetivo da “Mostra Mundo Giramundo” é a formação de plateia e criação de um espaço de reflexão crítica sobre o teatro de bonecos através de atividades multidisciplinares.

Serviço: 
Exposição: "Mostra Mundo Giramundo"
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 24 de agosto a 21 de outubro
Horários: terça a sábado, das 10h às 20h | domingo, das 12h às 19h
Classificação indicativa: Livre
Ingressos: Entrada franca



CANTORAS CEARENSES HOMENAGEIAM LED ZEPPELIN

Com a participação de mulheres do rock cearense, como Nayra Costa, Claudine Albuquerque, Shirley Cordeiro e Marília Lima, o Theatro Via Sul Fortaleza recebe nesta sexta (17/08), às 21h, o projeto “Mulheres Cantam Led Zeppelin”, que homenageia a lendária banda de rock britânica. O espetáculo foi sucesso em sua primeira edição realizada no Theatro José de Alencar.

Idealizado pelo baterista e produtor Adriano Azevedo, o projeto reúne cinco belas vozes e dez amantes da obra deixada por essa banda, o que torna o espetáculo único e com uma das maiores produções de rock local já realizadas. 

Dentro da programação que antecede o espetáculo, além de ensaios abertos, será realizada uma audição pública para seleção de uma nova cantora que integrará esse maravilhoso time de vozes femininas.  Para a seleção da cantora, cada participante terá direito a cantar uma música da banda Led Zeppelin, a sua escolha, sendo avaliada por um júri composto por cinco pessoas formadoras de opinião com experiência musical.



RICARDO BACELAR LANÇA SEBASTIANA EM SHOW NO IGUATEMI

Depois de turnê em Portugal, em palcos de Lisboa e Cascais, e apresentação na concorrida Blue Note, no Rio de Janeiro, o pianista, compositor e arranjador cearense Ricardo Bacelar lança em Fortaleza o CD Sebastiana com show no dia 26 de agosto, às 18 horas, na Área Verde do Shopping Iguatemi. O acesso é gratuito. 

Com uma vertente jazzística Sebastiana é o terceiro trabalho solo de Ricardo Bacelar. O disco foi gravado e mixado em 2017 em Miami, nos Estados Unidos, nos lendários estúdios Hit Factory (Criteria) e Rebel 11. Lançado em maio de 2018 na América Latina, Japão, Europa e Estados Unidos, entrou na lista dos 50 discos mais tocados nas rádios de jazz norte-americanas e durante 16 semanas ficou entre os 100 mais tocados. 

Sebastiana gravita em torno de uma releitura latino-americana de uma porção do repertório da música brasileira. Apresenta obras de compositores como Luiz Gonzaga, Gilberto Gil, Lô Borges, Villa-Lobos, Milton Nascimento e Ronaldo Bastos, Tom Jobim e Vinicius de Moraes, Ivan Lins e Victor Martins, Flora Purim e Luiz Roberto Bertrami, com arranjos de Bacelar.

Para o lançamento de Sebastiana em Fortaleza, Ricardo Bacelar apresenta o repertório do álbum, entre as quais A Volta da Asa Branca (Luiz Gonzaga e Zé Dantas), Menina Baiana (Gilberto Gil), Oh Mana Deixa Eu Ir (Caicó Cantiga, de Heitor Villa-Lobos, Milton Nascimento e Teca Calazans), Depois dos Temporais (Ivan Lins e Vitor Martins), Sebastiana (Rosil Cacalcanti) e Sernambetiba, 1992 (Ricardo Bacelar e Cesar Lemos). 

Interpreta também algumas músicas de seu segundo disco, Concerto para moviola, como So may it secretely begin (Pat Metheny), Nanã (Moacir Santos/ Mario Telles) e Agua de Beber (Tom Jobim/Vinicius de Moraes). No palco, será acompanhado por Lu D’Sosa (guitarra), Miquéias dos Santos (baixo), Thiago (sax), Hoto Júnior (percussão) e Roberto Marçal (bateria).



COMEÇA HOJE A III FEIRA DO CORDEL BRASILEIRO EM FORTALEZA

Começa nesta quinta (16/08) e prossegue até domingo (19/08) na CAIXA Cultural Fortaleza, a III Feira do Cordel Brasileiro, onde cordelistas, pesquisadores, xilogravadores, músicos, repentistas violeiros, emboladores, declamadores, escritores e folheteiros de várias partes do País terão um encontro marcado com todos os públicos interessados pela autêntica cultura brasileira. Programação 100% gratuita.

Serão quatro dias dedicados ao gênero literário do cordel e às artes que com ele têm afinidades. Este ano o evento homenageia dois grandes nomes da cultura nordestina: Luiz Gonzaga - Rei do Baião e o pioneiro do cordel e inspirador de “O Auto da Compadecida”, Leandro Gomes de Barros. 

Idealizada pelo cordelista, escritor, ilustrador e editor cearense Klévisson Viana, com realização pela Associação de Escritores, Trovadores e Folheteiros do Estado do Ceará (AESTROFE), a Feira do Cordel Brasileiro tem a cada edição encantado um número maior de pessoas. 

Entre as atrações, o músico-cordelista Beto Brito (parceiro de Zé Ramalho e de Robertinho do Recife); o cantor, compositor, arranjador, letrista e violonista do antigo Grupo Bendegó, Gereba Barreto, e o cordelista e forrozeiro Marcus Lucena, o 'Cantador dos 4 Cantos' que acompanhado pelo músico Tarcísio Sardinha apresenta o seu mais recente trabalho. Mais uma vez, a presença do icônico cordelista, repentista e sambador Mestre Bule-Bule, que vem lançar o seu novo livro “Orixás em cordel”, em parceria com Klévisson Viana.

Ainda nas atrações os excelentes repentistas Zé Viola, o Mestre da Cultura Geraldo Amâncio Pereira e o jovem talento Guilherme Nobre, além do grupo folclórico Coco do Iguape; os cordelistas Chico Pedrosa, Tiago Monteiro, Paola Torres, Pedro Paulo Paulino, Jota Batista, Olegário Alfredo, Julie Ane Oliveira, Evaristo Geraldo, Lucarocas, Valdecy Alves, Paulo de Tarso, Maércio Siqueira, Raul Poeta, Moisés Marinho, Francisco Melchiádes, Romário Braga, Marcos Abreu, Paiva Neves, Stélio Torquato, Leila Freitas, Rivani Nasário, Rafael Brito e Eduardo Macedo, cordelista e xilogravurista criador da imagem que ilustra essa edição da Feira do Cordel Brasileiro. 

Dentre os pesquisadores, a Feira recebe os brasileiros Rosilene Melo, Rosemberg Cariry, Ione Severo, Oswald Barroso, Maria Alice Amorim, Alberto Perdigão, Arievaldo Vianna, Carlos Dantas, Marco Haurélio, Bráulio Tavares e o português António de Abreu Freire.


Uma grande novidade será a palestra “Imagens da Ficção Científica no Cordel” com Bráulio Tavares. Conhecido pesquisador dessas duas formas literárias, Bráulio usará folhetos clássicos e contemporâneos para mostrar como cordelistas brasileiros versam sobre o tema, exibindo folhetos que abordam a viagem interplanetária, robôs-transformers, alienígenas, seres mutantes, entre outros elementos que explicitam a identificação entre as duas “literaturas da imaginação”.

Além dos shows, recitais e palestras, a Feira promove lançamentos literários, exposição de obras raras e a venda de folhetos de cordel, livros, camisetas e CDs referenciais. Também serão realizadas oficinas de xilogravura e de cordel.

* Mais informações na página do evento no Facebook: https://www.facebook.com/IIIFeiradoCordelBrasileiro 

  
Serviço:
III FEIRA DO CORDEL BRASILEIRO
Local: CAIXA Cultural Fortaleza 
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema 
Data: 16 a 19 de agosto de 2018
Horários: quinta a sábado das 14h às 21h. Domingo: das 14h às 19h
Classificação indicativa: Livre 




CULINÁRIA DE VÁRIOS PAÍSES GANHAM TOQUE CRIATIVO E AUTORAL DO MAYÚ

Mundialmente conhecidas, as culinárias francesa, italiana e asiática se mantêm no menu do almoço do Mayú em 2022, que também traz os sab...