sexta-feira, 27 de abril de 2018

A CASA SEM MEDIDAS ABRE SUAS PORTAS

Fortaleza ganhou no último dia 21 de abril um novo espaço colaborativo, voltado para a valorização do design, do artesanato e da economia criativa: a Casa Sem Medida, que surge como um ponto de encontro para a troca de experiências e divulgação do design autoral cearense em todas as suas vertentes, como ainda para o entretenimento e à produção cultural. Cada espaço Casa abriga mentes criativas, que se norteiam pela economia colaborativa, o consumo consciente e o design como elemento diferencial.

No ambiente d’A Casa, aonde era a sala do imóvel, está agora A Loja da Casa. A multimarcas funciona como um showroom de designers, estilistas e criadores autônomos independentes, em comando integrado e colaborativo, ao reunir inicialmente oito marcas autorais cearenses que têm no seu DNA o design como elemento de diferenciação. São artistas da forma, que desenvolvem artesanal e minuciosamente roupas, artefatos e joias, privilegiando a qualidade, a criatividade e a exclusividade de cada peça.

Em joalheria, três marcas com estilos únicos enriquecem o espaço d’A Loja da Casa: a Elemento Fio, pela arquiteta Suyenne Lemos; a Padma, da designer Evelyn Matthews, e Telma Aguiar com sua Joalheria Contemporânea. Na moda, a criatividade e talento de Monique Dieb (naTulipa), como das irmãs Monike, Marcelle e Manuella Oliveira (pela K); de Angélica Freitas com Jô de Paula (na Todos os Poemas) e de Ellen Mesquita (pela Freakstein) se mesclam para oferecer ao público um mix de peças que brincam com os desejos e imaginários. A Tirachic completa o time com acessórios femininos e objetos de decoração, desenvolvidos por Cláudia Capeto e Ione Pioner.

Serviço:
Casa Sem Medida
Endereço: R. José Vilar, nº 3040 – Dionísio Torres
Funcionamento: de terça a sexta-feira, de 10h às 19h. Aos sábados, de 10h às 18h.

Foto: Divulgação

PROJETO DE CASA AUTOMATIZADA POR COMANDO DE VOZ REPRESENTA ESCOLA PIXELS EM NATAL


Uma casa automatizada através de um comando de voz. Tudo por meio de um assistente virtual chamado Jarvis, que foi desenvolvido pelo suíço Albio Martins, das Indústrias Kripytoniano. Esse foi o projeto piloto dos alunos Eric Maia e Gabriel Bezerra, sob orientação do professor Sandro Mesquita, que representaram a Escola de Design e Tecnologia Pixels na Campus Party Natal.

O evento foi realizado no Centro de Convenções da capital potiguar em abril último.  O projeto está sendo aprimorado e em breve estará exposto em um evento especial que a Pixels está preparando. O protótipo foi desenvolvido também pelos estudantes Tiago Diógenes,  Persio Lima e Romildo Feliciano.

A Campus Party é a maior experiência tecnológica do mundo que reúne jovens geeks em um festival de inovação, criatividade, ciência, empreendedorismo e universo digital. Conta hoje com mais de 540 mil campuseiros cadastrados em todo mundo, e já produziu edições em vários países da Europa e América Latina. O evento está presente no Brasil há dez anos e em 2018 terá edições em São Paulo, Natal, Salvador, Brasília e Belo Horizonte.

Sobre a Pixels
Com duas unidades em Fortaleza, nos bairros de Fátima e Parquelândia,  a Escola de Design e Tecnologia Pixels tem como objetivo principal  levar educação e treinamento de qualidade, através de cursos nos segmentos do design, animação, robótica e games. Saiba mais em www.pixelsescola.com .

Cursos de robótica
A escola oferta ao público infantil o curso Genius que inclui a Robótica com ferramentas do Lego e Arduíno, proporcionando a realização de atividades e projetos mecatrônicos, conciliando teoria e prática. 

A Pixels conta ainda com o curso Robotic, destinado ao público jovem,  pelo qual o aluno desenvolve projetos que abordam princípios da Física, Conceitos de Robótica e Lógicas de Programação. Isso unindo prática e mecânica com diversão por meio de projetos na plataforma Arduíno. Alguns exemplos de projetos desenvolvidos pelo curso são carro autônomo, braço mecânico e casa automatizada.

Foto: Divulgação

DANÇA CONTEMPORÂNEA FRANCESA ENCERRA GIRO DAS ARTES

Depois do show StepUp, do grupo musical espanhol Aupa QUARTET, e do espetáculo teatral Hamlet, do suíço Boris Nikitin, o projeto Giro das Artes encerra no dia 04 de maio sua primeira edição com a dança contemporânea de duas atrações da França: Kubilai Khan investigations e Herman Diephuis. A programação acontece às 18 horas no Cineteatro São Luiz, com acesso gratuito. Além das apresentações, haverá workshop de dança ministrado pelos artistas convidados. A atividade é destinada a grupos e bailarinos locais convidados.

Uma das atrações é a companhia Kubilai Khan investigations, fundada há 20 anos e que tem mais de 30 criações representadas na França e em mais de 60 países. Ela traz ao Giro das Artes o solo Black Belt, com o intérprete Idio Chichava. Com criação coreográfica e música de Frank Micheletti e luz de Ivan Mathis, a obrachama o público a contemplar uma África em movimento a partir de uma visão interna e não fantasiada que se tem sobre o continente.

Na mesma noite o público vai conferir Tremor and More, dirigida por Herman Diephuis em colaboração com o bailarino brasileiro Jorge Ferreira, que é o intérprete desta obra. Neste trabalho exploram, através da dança, a capacidade de transformação do intérprete. Nascido em Amsterdã e residente em Paris, Herman Diephuis trabalhou como intérprete por muitos anos com coreógrafos como Régine Chopinot, Mathilde Monnier, Jean-François Duroure, Philippe Decouflé, François Verret, Jerome Bel, Xavier Le Roy e Alain Buffard. Em 2004 criou a associação ONNO para implementar suas próprias criações e projetos. 

Informações: contato@quitandadasartes.com e (85)3235.4063.

Foto: Divulgação

CULINÁRIA DE VÁRIOS PAÍSES GANHAM TOQUE CRIATIVO E AUTORAL DO MAYÚ

Mundialmente conhecidas, as culinárias francesa, italiana e asiática se mantêm no menu do almoço do Mayú em 2022, que também traz os sab...