terça-feira, 12 de março de 2019

ORQUESTRA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA ESTREIA NO CINETEATRO SÃO LUIZ

A Orquestra Contemporânea Brasileira (OCB) estreia dia 26 de março, às 19h, no Cineteatro São Luiz, como parte da programação alusiva aos 60 anos do equipamento cultural. Formada por músicos profissionais, o grupo se apresenta com formação sinfônica, constituída por 43 músicos que tocam instrumentos de corda, sopro e percussão.  

Na ocasião, serão interpretadas obras de compositores como Bach, Mozart, Vivaldi e dos brasileiros Chiquinha Gonzaga, Guerra-Peixe e Luiz Gonzaga. O repertório passará por estilos que vão do barroco à música popular brasileira, marcando uma das características da orquestra que é a combinação de música erudita e popular e a valorização de compositores nacionais. Esta é a primeira de uma série de apresentações que serão realizadas mensalmente no Cineteatro São Luiz.

Além de contribuir com a ampliação do mercado da música no Estado, a OCB assumiu um importante compromisso com a formação de novos instrumentistas. Estão sendo selecionados jovens bolsistas que irão se apresentar junto aos músicos profissionais e participar de aulas e masterclasses com professores do Brasil e do exterior. A orquestra tem um núcleo de formação musical em Fortaleza, em parceria com o IFCE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará), que prepara monitores e regentes com o apoio da SECULT-CE. Estão sendo criados ainda núcleos no interior do Estado, nas cidades de Pindoretama e São Gonçalo do Amarante.

A direção artística da OCB é do maestro Arley França, Doutor em Educação, Mestre e Licenciado em Música, e fundador da Orquestra de Sopros de Pindoretama. O maestro acumula a experiência de criação de mais de 40 bandas e orquestras infanto-juvenis no Ceará e a direção de concertos na Alemanha e Noruega. Orientou-se em regência em cursos realizados na Inglaterra, Itália e Estados Unidos e integra o projeto Orquestrando o Brasil, do maestro João Carlos Martins.

Sala com maior média de espectadores por sessão de cinema no Brasil, o Cineteatro São Luiz em seu primeiro ciclo de gestão desde sua reabertura pela SECULT-CE (maio de 2015) recebeu 602.437 espectadores em 2.667 atividades, chegando a média diária de 450 espectadores. Sendo capaz de abrigar, em alta performance, diversas linguagens artísticas em seus “seis palcos”, o equipamento chega em março de 2019 aos 61 anos em plena atividade.  Para comemorar a data, 36 filmes serão exibidos em 42 sessões de cinema gratuitas, além de espetáculos musicais, teatrais, de dança, musical e a estreia da Orquestra Contemporânea Brasileira.


ASSAÍ AUMENTA EM 20% O VOLUME DE COBERTURAS DE CHOCOLATE EM BARRA PARA ESTA PÁSCOA


A cada ano, cresce a procura por ovos de Páscoa caseiros e outras guloseimas feitas à mão, como bolos, tortas, trufas e bombons. Além de serem opções mais econômicas que as industrializadas, os produtos caseiros ainda podem ser personalizados.

Para atender aos micro e pequenos empreendedores que produzem essas delícias e se abastecem com antecedência para a data, o Assaí reforça anualmente o estoque de coberturas de chocolate em barra – ideais para moldar e rechear bombons, ovos de Páscoa e outras sobremesas. Em 2019, a rede comprou 20% a  mais em volume desses itens, na comparação com o mesmo período do ano passado, e prevê um aumento de 20% nas vendas do produto até o fim de março.

Além de oferecer todos os itens necessários para a produção de ovos de Páscoa e outras sobremesas, o Assaí também apoia a capacitação de empreendedores interessados em ampliar a renda com a venda de chocolates caseiros. Por meio da plataforma Academia Assaí Bons Negócios (www.academiaassai.com.br), em parceria com o Instituto GPA, a rede disponibiliza o curso Vendas por Encomenda.

As aulas são gratuitas e abordam temas como estratégias para aumentar as vendas, como divulgar e onde distribuir seus produtos e como precificar corretamente e lucrar mais. A Academia Assaí Bons Negócios tem como objetivo promover o aprimoramento dos negócios dos microempreendedores, especialmente os do ramo alimentício.

Foto: Divulgação

SHOW "GEORGE HARRISON EM BLUES" LOTA O TJA NO ENCERRAMENTO DO FESTIVAL JAZZ & BLUES

A histórica 20ª edição do Festival Jazz & Blues foi encerrada em clima de entusiasmo no último sábado (09), com o Theatro José de Alencar lotado por um público caloroso para o show "George Harrison em Blues", espetáculo montado especialmente para o evento, com grandes nomes da cena cearense: Felipe Cazaux, Roberto Lessa, Rafael Balboa, Márcio Holanda, Eduardo Neves, Kildare Rios e Marcelo Holanda.

A homenagem ao ex-beatle, com grandes clássicos do quarteto de Liverpool e de sua carreira solo, apresentados em novos arranjos concebidos pela banda, já havia lotado a Cidade Jazz & Blues, em Guaramiranga, no domingo de Carnaval (03/03), atraindo público superior a mil pessoas. No TJA foram mais de 800 espectadores, aplaudindo clássicos como "Something", "Here comes the sun" e "While my guitar gently weeps", além de mbém composições reveladoras da influência blueseira de George Harrison, como "Taxman", "Old brown shoe", "I me mine" e "For you blue".

Ao final do espetáculo, muitos elogios e cumprimentos para Felipe Cazaux (de aclamada carreira solo e aplaudida trajetória com o grupo Mad Monkees), Roberto Lessa (guitarrista, cantor e compositor das bandas Blues Label e Gumbo Blues), Rafael Balboa (cantor e guitarrista de destaque na cena blues cearense), Márcio Holanda (guitarrista e tecladista da banda cover dos Beatles, Sargento Pimenta e de variados projetos de rock e blues em Fortaleza), Eduardo Neves (guitarrista e cantor da banda Rubber Soul), Kildare Rios (baixista, tecladista e vocalista fundador da Rubber Soul) e Marcelo Holanda (baterista da Blues Label e da Gumbo Blues).




CULINÁRIA DE VÁRIOS PAÍSES GANHAM TOQUE CRIATIVO E AUTORAL DO MAYÚ

Mundialmente conhecidas, as culinárias francesa, italiana e asiática se mantêm no menu do almoço do Mayú em 2022, que também traz os sab...