quarta-feira, 16 de maio de 2018

CASACOR CEARÁ 2018 REÚNE PROFISSIONAIS NUM RESGATE AO PASSADO DA MOSTRA

Nesta quarta-feira (16/05), o imóvel que sedia a CASACOR Ceará 2018 recebeu a visita especial de seis profissionais que têm uma coisa em comum: todos participaram da primeira edição do evento, em 1999. Os profissionais se reuniram para preparar projetos especiais em comemoração aos 20 anos da mostra.

Participaram da visita Sergei de Castro, Racine Mourão, Marcus Novais, Inês Porto, Luce Galvão de Sá e Rosalinda Pinheiro. Os profissionais  apresentaram ideias que vão unir o aniversário de duas décadas da CASACOR Ceará, com o tema da mostra deste ano denominado “CASA VIVA”. É definido pela celebração dos espaços e a caracterização do lar como um refúgio físico, mental e espiritual, lugar onde também se confraterniza com amigos, familiares e pets.

Mais de 40 ambientes vão ocupar o espaço durante a mostra, todos, projetados por renomados profissionais dos segmentos de arquitetura e decoração. Neste ano de comemoração o foco estará na valorização da cultura, da arte cearense, do morar, das experiências, em relacionar o ambiente, a natureza e as pessoas. Este ano, a CASACOR Ceará acontece durante os dias 13 de setembro e segue até 23 de outubro.




FORTALEZA RECEBE PREMIADO ESPETÁCULO GRANDES SERTÕES: VEREDAS

Como transpor ao palco uma leitura da maior obra literária brasileira do século XX? Mais que uma pergunta, esta foi a missão da diretora teatral Bia Lessa ao decidir coisificar os universos contidos em Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa, e as inúmeras possibilidades de análise do romance. 



A resposta será apresentada ao público de Fortaleza no dia 12 de agosto às 20h, no Theatro José de Alencar. O espetáculo, vencedor do Prêmio APCA 2017 na categoria Melhor Direção (Bia Lessa), do Prêmio Shell nas categorias Melhor Direção (Bia Lessa) e Melhor Ator (Caio Blat) e do Prêmio Bravo! 2018 na categoria Melhor Espetáculo de Teatro (Grande Sertão: Veredas), chega a Fortaleza após temporada de casa lotada, em São Paulo e no Rio de Janeiro. 

No elenco estão Caio Blat, Luíza Lemmertz, Luísa Arraes, Leonardo Miggiorin, José Maria Rodrigues, Balbino de Paula, Daniel Passi, Elias de Castro, Lucas Oranmian e Clara Lessa. Para dar vida ao mítico sertão, Bia reuniu nomes como Egberto Gismonti (música), Camila Toledo (concepção espacial, com a colaboração de Paulo Mendes da Rocha), Sylvie Leblanc (figurino) e Fernando Mello da Costa (adereços).



MOTA MACHADO REALIZA AÇÕES NA PRAÇA CANUTO 1000

Nos dias 19 e 20 de maio, acontece uma programação especial e gratuita para os visitantes da Praça Canuto 1000. No sábado, 19, a programação inicia às 16h  com a Feirinha Kombinado Itinerância Criativa. Uma mostra de produtos artesanais, onde 24 expositores apresentam artigos de decoração, jardinagem, vestuário e acessórios.
Também às 16h, começa a funcionar o espaço culinário da praça com: Fruit Truck, Dindim Bom D+, Citroen Patisserie, Big Burguer e Crépitos. Além das atividades destinadas às crianças com jogos de revezamento, mini-gincanas, mini-golf, túnel gigante de tecido, portal mágico e brincadeiras com cordas e bambolês.
Às 18h acontece a apresentação de coral em homenagem ao Dia das Mães. A atração é realizada pelo Duetos Escola de Música. E, às 18h30, ocorre a Sessão de Filmes Silenciosa. Forma exclusiva de assistir cinema ao ar livre, os participantes podem acompanhar o som do filme com fones de ouvido de alta definição, sem fio.  O filme a ser exibido será “Valente”, da Disney.
No domingo, 20, a Feirinha Kombinado Itinerância Criativa e o espaço culinário voltam para a praça. Além das atividades regulares da praça como, playground, pet place e bicicletário e Bike Fix, equipamento para pequenos consertos em bicicletas.
A Praça Canuto 1000 é um projeto desenvolvido pelas arquitetas Laura Rios e Liana Feingold para a construtora Mota Machado. A praça é uma das ações da empresa em comemoração ao seu cinquentenário, uma forma de interagir com a população da cidade e fornece um espaço de convivência e bem estar.

DIGO NOGUEIRA FAZ SHOW EM FORTALEZA


O cantor e compositor Diogo Nogueira  faz apresentação única no próximo dia 26 de maio, s 21h, com muita batucada e samba de raiz no Teatro RioMar Fortaleza. Esse som está presente em seu novo álbum e primeiro projeto inteiramente autoral, “Munduê”.

Além de parcerias com nomes da nova geração, o artista dedica o trabalho a mestres do gênero, como Noel Rosa, Zeca Pagodinho, Cartola, Candeia, Monarco, Paulinho da Viola, Jorge Aragão e Nelson Cavaquinho, entre outros. 

Foto: Rafaê Silva II

CEARÁ PARTICIPA DE FEIRA DE TURISMO NA ALEMANHA


O Ceará participa até amanhã (17/05) na Alemanha de uma das principais feiras de turismo da Europa: a IMEX Frankfurt, uma das mais importantes para o turismo de reuniões e eventos. A Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) aproveita a feira para divulgar os principais atrativos do Estado, o Centro de Eventos do Ceará (CEC) e a nova frequência direta operada pela Condor de Frankfurt para Fortaleza, que terá início em junho.

Com um estande próprio, a Setur busca atrair influenciadores corporativos, de eventos e de viagens de incentivo para trazer novas oportunidades de negócio para o Estado. “Essa feira é uma oportunidade para mostrarmos nossa infraestrutura turística, de serviços, nossos novos voos internacionais e também o Centro de Eventos, o mais moderno equipamento do tipo na América Latina”, destaca o secretário do Turismo, Arialdo Pinho.

A Alemanha é um dos cinco maiores mercados emissores de turistas para o Ceará. Grande parte desse número é em razão do voo direto da Condor, que já opera há quase quatro anos com sucesso. Durante o ano passado, foram quase 25 mil turistas da Alemanha, o que representa cerca de 10% do total de visitantes estrangeiros que o Ceará recebeu em 2017. Em todo o País, no ano passado, mais de 200 mil turistas alemães estiveram no Brasil a Negócios e a Lazer.


CLÍNICA SIM CONTA COM CKECK UP ODONTOLÓGICO DIGITAL

Sempre antenada no que há de mais moderno em manutenção, diagnóstico e tratamentos de saúde, a Clínica SIM inova e oferece ao público um check-up odontológico digital. Em tempo real, e por meio de uma tela que transmite imagens em alta resolução realizadas por uma câmera, o dentista avaliador decide junto com o paciente qual o tratamento melhor e mais adequado e ainda tira dúvidas para conseguir um sorriso perfeito. Em seguida todo o prontuário e o passo a passo do plano de tratamento é informatizado em um sistema que salva o histórico de saúde do paciente, tanto médico quanto odontológico.

Além de fazer essas avaliações odontológicas de última geração, a Clínica SIM está elaborando uma ampla plataforma online e offline de saúde. "A convergência do mundo online e offline já é uma realidade. Caminhando nesse sentido, em breve, usaremos pontos de apoio nas nossas unidades que permitirão medir dados de biometria como peso, altura, pressão e glicemia", revela o diretor de crescimento da Clínica SIM, Yuri Kaminski.

Todos esses dados, médicos e odontológicos ficam armazenados em uma plataforma única de saúde, permitindo ao paciente uma ter visão 360º do seu histórico e um histórico vivo e dinâmico do dia a dia da sua saúde, além de servirem para disparar alertas de saúde e como insumos para um diagnóstico médico ainda mais rápido e preciso. "Definitivamente, o futuro da saúde já está muito próximo de nós", enfatiza Kaminski.

O Checkup Odontológico Digital é um serviço aberto a pacientes e não pacientes da SIM.


EDUARDO STERBLITCH ESTREIA COMÉDIA NO VIA SUL

O clássico espetáculo Peer Gynt, do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen, montado em 1867, ganha uma livre adaptação para o universo brasileiro em “O Rei do Mundo – Uma Comédia Sobrenatural”, em cartaz nos dias 19 e 20 de maio, às 21h e 20h, respectivamente, no Theatro Via Sul Fortaleza.

Com texto e direção de Roberto Alvim, a peça é protagonizada por Eduardo Sterblitch e conta ainda com Louise D`Tuani, Diego Becker, Claudinei Brandão e Thiago Brianti no elenco.

A trama é uma comédia sobrenatural que conta a história de Pedro Peregrino, de sua infância até a velhice. Mentiroso, irresponsável, egoísta e sem escrúpulos, o personagem deseja se tornar rico e poderoso, além de estar disposto a passar por cima de tudo e todos para alcançar sua meta: ser o Rei do Mundo. 

Com tons de acidez e dramaticidade, a montagem faz um retrato do Brasil contemporâneo. A ideia é que a plateia se veja, se identifique e encontre novas maneiras de viver e de encarar o lado obscuro do país com toda a corrupção e violência.

Informações: (85) 3099-1290.


FORTALEZA RECEBE EXPOSIÇÕES DO PRÊMIO CNI SESI SENAI MARCANTONIO VILAÇA PARA AS ARTES PLÁSTICAS

Considerada a mais importante iniciativa do gênero no País, o Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas desembarca em Fortaleza, mais precisamente no Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC|CE), no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), e no Museu da Indústria. 


As visitações acontecem de 18 de maio a 1º de julho nos dois espaços, que receberão três exposições, todas com entrada franca. No dia 17, às 19h, o Museu da Indústria abre suas portas, apenas para convidados, para a abertura da exposição A Intenção e o Gesto. No dia 18 de maio, às 18h, o evento de abertura ao público ocorre no MAC|CE, com visita guiada às exposições com os curadores Marcus Lontra, Josué Mattos e Dodora Guimarães Esmeraldo, além da performance Verzuimd Braziel com o artista Daniel Santiago.

O MAC|CE recebe a mostra com os trabalhos dos cinco artistas vencedores da sexta edição do Prêmio: Daniel Lannes (RJ), Fernando Lindote (SC), Jaime Lauriano (SP), Pedro Motta (MG) e Rochelle Costi (SP); e a exposição VerzuimdBraziel - Brasil Desamparado, do curador premiado Josué Mattos, que reúne trabalhos dos artistas André Parente, Anna Bella Geiger, Carla Zaccagnini, Cildo Meireles, Clara Ianni, Dalton Paula, Daniel Jablonski e Camila Goulart, Daniel Santiago, Ivan Grilo, Lourival Cuquinha, Regina Parra, Regina Silveira, Santarosa Barreto, Thiago Honório, Thiago Martins de Melo e Vitor Cesar. 



Em paralelo às mostras do Prêmio, é realizada a exposição A Intenção e o Gesto, que integra o projeto Arte e Indústria. A iniciativa homenageia artistas com processos de criação relacionados à produção industrial. Em sua terceira edição, o projeto tem a curadoria de Marcus Lontra e reúne trabalhos do artista Sérvulo Esmeraldo, homenageado desta edição, e de mais 10 artistas contemporâneos que dialogam com sua produção: Almandrade, Ana Maria Tavares, Angelo Venosa, Arthur Lescher, Delson Uchoa, Hildebrando de Castro, Guto Lacaz, Iran do Espírito Santo, Jaildo Marinho, Raul Córdula e Paulo Pereira. 

Em Fortaleza, A Intenção e o Gesto será dividida entre o MAC/CE, que receberá cerca de 40 obras de Sérvulo Esmeraldo, constituindo-se em uma grande exposição do artista, enquanto no Museu da Indústria outros 08 trabalhos do homenageado se unem à exibição das obras dos artistas Almandrade, Ana Maria Tavares, Angelo Venosa, Arthur Lescher, Delson Uchoa, Hildebrando de Castro, Guto Lacaz, Iran do Espírito Santo, Jaildo Marinho, Raul Córdula e Paulo Pereira, que dialogam com a produção de Esmeraldo. 

As visitas podem ser feitas de terça a sexta-feira, das 9h às 19h (último acesso às 18h30); sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (último acesso às 20h30).




CULINÁRIA DE VÁRIOS PAÍSES GANHAM TOQUE CRIATIVO E AUTORAL DO MAYÚ

Mundialmente conhecidas, as culinárias francesa, italiana e asiática se mantêm no menu do almoço do Mayú em 2022, que também traz os sab...