segunda-feira, 22 de outubro de 2018

EXPOSIÇÃO "VACAS MAGRAS" DE VOLTA À UNIFOR

Intitulada “Vacas Magras”, a intervenção urbana da artista plástica Márcia Pinheiro, composta por 10 esculturas em tamanho real,de animais subnutridos, símbolos da seca no sertão, feitas de fibra de vidro e resina, volta ao Campus da Universidade de Fortaleza (Unifor) a partir desta terça (23/10) e vai até dia 20 de dezembro deste ano. As “Vacas Magras” estiveram expostas de fevereiro a abril de 2017, também no Campus da Unifor.

De acordo com Márcia Pinheiro, “as vacas têm a função de sensibilizar as pessoas e aproximá-las da realidade enfrentada pelos moradores do interior. Realidade essa que está próxima de nós, mas muitas vezes é esquecida.”  A identificação da artista com o sertão, cenário recorrente em seu trabalho, vem da família, especialmente da mãe, que mora na cidade de Milhã, no interior do Ceará.

Além de sensibilizar, a artista complementa que as esculturas dos bovinos desnutridos e esqueléticos servem para alertar sobre o problema da seca e revela que em seus trabalhos sempre predomina alguma problemática social. “Meu objetivo sempre é chamar atenção das pessoas para as questões sociais através da arte”.


Sobre a reação do público, ela conta: “Sempre me surpreendo com a forma como as pessoas interagem com o trabalho. Algumas tocam, conversam, dão nomes e até alimentam as vacas. É muito gratificante conseguir fazer as pessoas refletirem sobre algo, inesperadamente, principalmente numa espaço público, no meio da correria que é a rotina de todos nós no mundo atual”, comenta Márcia.

A exposição “Vacas Magras” foi viabilizada por meio da Lei Rouanet e realização conjunta da Fundação Edson Queiroz - Universidade de Fortaleza, Núcleo de Produções Culturais e Esportivas – Nuproce, Ministério da Cultura e Governo Federal e com patrocínio do Bradesco.




Nenhum comentário:

CULINÁRIA DE VÁRIOS PAÍSES GANHAM TOQUE CRIATIVO E AUTORAL DO MAYÚ

Mundialmente conhecidas, as culinárias francesa, italiana e asiática se mantêm no menu do almoço do Mayú em 2022, que também traz os sab...