quarta-feira, 7 de março de 2018

VEM AÍ O 7º FESTIVAL ALBERTO NEPOMUCENO

Aracati, Canoa Quebrada, Canindé, Icó e Fortaleza recebem ​de 10 a 18 de março a 7ª edição do F​AN - F​estival Alberto Nepomuceno. O FAN 2018 ​apresenta uma série de atividades artísticas, de concertos a encontro de DJs, visitas guiadas e ​rodas de conversa, ​lançamento de selos e itinerários poéticos, ações com livros e leitura. A programação ​é gratuita e para todas as idades​. O FAN 2018 fortalece o uso de espaços públicos ​como​ ​bibliotecas, igrejas, ​escolas, ​museus, teatros e vai, como nas edições anteriores, à zona rural.

No programa de atividades: A História do Tango com o argentino Alejandro Rodriguez, Trio Nepomuceno,Villa-Lobos para Criança com o grupo a Pessoa Bob, Luiz Gonzaga e outras canções do sertão com a cantora Marta Aurélia, Sexteto Irmãos Cruz, música eletrônica com Preto Neon e ações dos projetos PARATODOS e Cidade Portátil. 

Cantora Marta Aurélia
Foto: Éden Barbosa

O FAN 2018 abre a programação sábado, dia 10, no Teatro da Ribeira dos Icós. “Com o lançamento da série Cidade Portátil às 18h, o FAN reafirma sua atuação junto a acervos que ampliam a compreensão da cidade como um bem público”, diz Cris Queiroz, da direção do FAN. Criada e desenvolvida por Izabel Gurgel, Cidade Portátil projeta imagens no espaço urbano compondo narrativas sobre os lugares que carregamos conosco. Lançamento com a participação do Projeto PARATODOS, criado pela DJ Renatinha há oito anos.

Antes, às 14h, a cantora Marta Aurélia conduz a roda de conversa “Vox - A voz como instrumento de arte, autoconhecimento e sociabilidade”, reforçando o caráter de formação do FAN. “Luiz Gonzaga e outras canções do sertão” é o show que a cantora Marta Aurélia apresenta, domingo, dia 11, às 18h na Igreja do Rosário, no núcleo histórico da cidade. Exemplar do que os estudiosos chamam de barroco sertanejo, a Igreja do Rosário vai abrigar um espetáculo especialmente desenvolvido a convite da direção do festival. 

O espetáculo traz canções que falam do sertão na voz de Marta Aurélia, acompanhada pelo acordeom do músico Ayrton Pessoa Bob. “Selecionar as canções foi tarefa árdua pela amplitude e diversidade de obras e autores, mas o repertório final irá dar uma palhinha do que representa a música sertaneja nordestina na música popular brasileira”, aposta a intérprete.

Às 19h, ainda na Igreja do Rosário, o Cidade Portátil volta ao som da DJ Renatinha do Projeto PARATODOS. 

Duo Preto Neon na escola indígena, da Aldeia Gameleira, em Canindé

O duo musical Preto Neon conduz a Roda de Conversa na Escola Indígena Expedito Oliveira Rocha da Aldeia Gameleira, zona rural de Canindé, na terça, dia 13, às 15h. União de dois personagens, dois instrumentos, entre o digital e o orgânico, o beat e a densidade, as personalidades de João Emannuel e Lucas Santos se revezam em múltiplos sons e instrumentos, abordando uma viagem, não só sonora, mas também visual. No repertório, música experimental eletrônica, sintetizadores, graves e darksound.


Duo Pedro Neon

FAN realiza primeiro concerto do Museu da Fotografia

Um concerto seguido de roda de conversa com a Luthieria Catavento no Museu da Fotografia de Fortaleza inicia a programação do FAN 2018 em Fortaleza, na quarta, dia 14, às 14h. Coordenada pelo músico e luthier Fernando Sardo, a Luthieria Catavento é um dos grupos de referência da ONG Tapera das Artes, de Aquiraz. O grupo se destaca pela forma em que constrói seus instrumentos e pelos materiais utilizados, como cabaça, madeira, PVC, entre outros materiais recicláveis ou colhidos da flora cearense. Os sons extraídos desses instrumentos são exóticos e encantadores. Logo após, às 15h, os participantes são convidados a uma Visita Guiada pelo MFF- Museu da Fotografia de Fortaleza.

Fala sobre Alberto Nepomuceno em Aracati e Concerto Villa-Lobos para criança em Canoa Quebrada

Alberto Nepomuceno personagem do livro Ana em Veneza, de João Silvério Trevisan, é o tema da roda de conversa conduzida pela jornalista Izabel Gurgel na Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ, quinta, dia 15, às 19h30. É o FAN 2018 em Aracati.

O Projeto Long Play da DJ Renatinha abre o FAN 2018 em Canoa Quebrada, na Biblioteca Comunitária Eulina Freire dos Santos, sexta, dia 16, às 17h, e promove o encontro de três gerações de DJs de Canoa Quebrada. “Convidamos os primeiros DJs de forró e reggae, Vianez e Tiadai”, diz Renata Onofre, da direção do Festival. Na roda de DJs: Silas Rockers, Vinton Records, Buchecha, Caio Chocolate e Marcos Drums.

Às 18h, na série Cidade Portátil o FAN apresenta “Labirinto Canoa: siga o fio das labirinteiras” com rotas de passeios que sugerem apreciar o lugar a partir de saberes, como o das labirinteiras e de aristas como Niciano e Mauro Oceans, Stefano Libertini e Ricardo Keferaus, do Projeto Canoa em Cores.

Em seguida, às 19h, “Villa-Lobos para Criança”. Um espetáculo do grupo A Pessoa Bob na releitura da obra “Cirandinhas para Piano” do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos.  A orquestração definida pelo trio tem como intuito intensificar o traço lúdico da obra, em doze peças com divertidas referências a cantigas populares do universo infantil, que o grupo não só diversifica na instrumentação, como inclui um pequeno metalofone e um Casiotone, clássico mini-teclado amador dos anos 80.

Às 20h, “A História do Tango”: concerto do argentino Alejandro Rodriguez no FAN Intercâmbios Internacionais.  Alejandro é criador da orquestra O Método, integrante da orquestra Típica La Vidú, compositor e arranjador.

A programação em Canoa Quebrada encerra-se com o lançamento do selo Andorinhas da Rede Comunitária da Primeira Infância. 

Trio Alberto Nepomuceno, Sexteto Irmãos Cruz, Preto Neon e Luthieria Catavento em Fortaleza no último fim de semana do FAN

No sábado, dia 17, o Festival apresenta às 17h, uma aula-espetáculo com a Luthieria Catavento, na Livraria Cultura. A Luthieria é um grupo que fabrica seus instrumentos a partir de materiais reciclados e irá promover um encontro com a música em meio aos livros.


Trio Nepomuceno UFC
Foto: Pedro Humberto

No domingo, dia 18, a partir das 17h, a Arena Dragão do Centro Dragão do Mar recebe as últimas apresentações do 7º FAN. Abre a programação o Sexteto Irmãos Cruz, que envolve sobretudo a sonoridade de Astor Piazzolla. O grupo é formado por seis jovens irmãos, bisnetos e netos de músicos, e carrega intensa trajetória na música. No repertório, música instrumental erudita e popular, com arranjos criativos.

A partir das 18h, o Trio Nepomuceno da UFC homenageia o maestro cearense que abriu caminhos na cena musical brasileira e é inspiração para o Festival: Alberto Nepomuceno. Formado pela violinista Liu Man Ying, pela violoncelista Dora Utermohl de Queiroz e pelo pianista Vitor Duarte, todos professores do curso de Licenciatura em Música do Instituto de Artes da Universidade Federal do Ceará, o Trio exaltará a obra do compositor Alberto Nepomuceno, regente e pianista nascido em Fortaleza, considerado o pai do nacionalismo da música erudita brasileira.

Encerrando a programação do FAN 2018, a partir das 19h o duo Preto Neon.




Nenhum comentário:

CULINÁRIA DE VÁRIOS PAÍSES GANHAM TOQUE CRIATIVO E AUTORAL DO MAYÚ

Mundialmente conhecidas, as culinárias francesa, italiana e asiática se mantêm no menu do almoço do Mayú em 2022, que também traz os sab...